Quinta, 17 de Outubro de 2019 - 14:54

Óleo chega à Baía de Todos-os-Santos; Paraguaçu e Subaé podem ser atingidos

por Ian Meneses / Bruno Leite

Óleo chega à Baía de Todos-os-Santos; Paraguaçu e Subaé podem ser atingidos
Foto: Reprodução / Prefeitura de Vera Cruz

As manchas de óleo que atingem o Nordeste chegaram à Baía de Todos-os-Santos. Pelotas do petróleo bruto foram vistas na manhã desta quinta-feira (17) na praia do Jaburu, em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. A informação, confirmada pela Superintendência de Defesa Civil da Bahia (Sudec), aponta que até agora apenas a faixa de areia desta praia foi atingida.

 

De acordo com o superintendente da Sudec, Paulo Sergio Menezes Luz, o responsável pela Defesa Civil de Vera Cruz, Marcelo Faraó, já foi contatado e equipes foram designadas para a limpeza da faixa de areia. "Ele está fazendo a limpeza e retitraram um volume que, até o momento, é de três metros cúbicos de material", explicou. 

As operações de recolhimento das manchas de óleo estão se concentrando nas praias, segundo o superintendente, órgãos como a Marinha do Brasil e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), estudam uma maneira eficaz de conter o material ainda na água. 

 

Paulo Sergio Luz revelou ainda que há o risco das manchas chegarem até os dois rios que desembocam na Baía, o Paraguaçu e o Subaé, mas que o órgão segue trabalhando para encontrar uma estratégia de contenção. "Ainda não chegou, vamos ver se até lá descobrimos um jeito de conter ela [a mancha]", concluiu.

 

 


O prefeito de Vera Cruz, Marcus Vinicius Marques Gil (MDB), se pronunciou sobre a situação através de nota declarando que se trata de um "crime ambiental". Ele cobrou a implantação de um programa emergencial pelo governo federal para haja a "preservação do ecossistema" e "para compensação de todos os pescadores e marisqueiras". Atualizado às 17h51.

Histórico de Conteúdo