Frente Parlamentar pelo Saneamento promove evento na Bahia
A Bahia sediou, nesta segunda-feira (19), um encontro entre deputados federais, governadores e secretários estaduais de todo o Nordeste para discutir como o saneamento básico pode avançar na região.
O evento integra as ações da Frente Parlamentar Mista Pelo Saneamento, fundada em maio deste ano, na criação dos grupos de trabalho regionais. O Nordeste é o primeiro a organizar um evento sobre o tema.
Segundo o deputado federal Enrico Misasi (PV), idealizador e coordenador geral da Frente Parlamentar pelo Saneamento, a escolha da região se deve a uma série de fatores. "Primeiro, pela premência do tema na região, e segundo pela coincidência de termos nesta mesma data o início da Climate Weeks em Salvador, evento da ONU que discute os efeitos da mudança climática na América Latina e Caribe”, aponta.
A temática do encontro se relacionou a questões como o desenvolvimento de projetos regionalizados, bem como a formalização de consórcios intermunicipais. “A realidade brasileira indica que a maioria dos nossos municípios não possuem mais do que 50 mil habitantes. Algumas cidades, como Madre de Deus, aqui na Bahia, não chegam nem a 25 mil. Fica praticamente impossível caminhar no desenvolvimento de estudos, planos e projetos, sem nos unirmos com as cidades que estão em nosso entorno”, garante Jeferson Andrade (DEM), prefeito de Madre de Deus e presidente do Consórcio Somar, que conta com quatro cidades do Recôncavo.
O presidente do Instituto Movimento Cidades Inteligentes, Luigi Longo, defende que o Plano Nacional de Saneamento e a Política Nacional de Resíduos Sólidos indica o único caminho para a solução dos problemas de esgoto, tratamento de água, drenagem e gestão de resíduos é a regionalização. "Esse é o modelo que queremos disseminar em todas a reuniões regionais que iremos realizar nos próximos meses”, frisa.
Assuntos como o meio ambiente urbano e os esforços do poder público como agente de mudança nos números do saneamento foram tratados na ocasião.
