Ioná Queiroz tem candidatura indeferida para a prefeitura de Camamu
por Bruno Leite

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) indeferiu a candidatura de Ioná Queiroz Nascimento (PT) para a prefeitura de Camamu, no Baixo Sul. A decisão, tomada pelo juiz José Ayres de Souza Nascimento Júnior, atende ao pedido de impugnação duas outras coligações que devem concorrer ao pleito e do Ministério Público Eleitoral (MPE).
Segundo a decisão, a candidatura de Ioná esbarraria na Lei da Ficha Limpa por ter seu mandato cassado em junho deste ano pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na época, a ex-prefeita foi condenada por abuso do poder econômico na campanha eleitoral de 2008.
Em 2016, Ioná participou do pleito eleitoral jub-judice, sendo eleita e posteriormente cassada, fazendo com que eleições complementares fossem convocadas. O juiz lembrou o fato e alegou na sentença que "Camamu não tolera mais eleições suplementares ou descontinuidade de governo", e complementou dizendo que "a população quer e deseja normalidade, com governantes probos e competentes".
O texto ainda diz que desde 2004, nenhum gestor de Camamu chegou ao fim do seu mandato.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Alessandro Macedo
A LC 178 e as despesas com pessoal: mais um enterro da Lei de Responsabilidade Fiscal
Como bom baiano, e em pleno dia do Senhor do Bonfim, dia 13 de janeiro de 2021, data que renovamos a esperança de dias melhores, sobretudo, neste difíceis meses de pandemia, somos literalmente chamados há mais um enterro, agora da nossa Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, que já tinha sido mutilada pela Lei Complementar nº 173, que flexibilizou regras daquela norma, dando in tese, um cheque em branco aos gestores para descumprir travas importantes da LRF que tentavam a tão sonhada “gestão fiscal responsável”, jamais atingida por força dos gestores públicos, que sempre utilizaram a máquina pública para o clientelismo, o fisiologismo e o nepotismo, características do modelo patrimonialista ainda presente no Estado brasileiro.