Camamu: Prefeita é afastada do cargo e presidente da Câmara assume vaga
por Cláudia Cardozo / Francis Juliano

A prefeita de Camamu, no Baixo Sul baiano, Ioná Queiroz, foi afastada da prefeitura. Uma decisão da Comarca Eleitoral local desta sexta-feira (28) autoriza o presidente da Câmara Municipal a assumir a vaga da prefeita. O município também terá uma eleição extraordinária no prazo de 20 a 40 dias, contados a partir do dia 26 de junho, data da decisão.
Ioná foi cassada a partir de um processo por improbidade administrativa – no caso, abuso de poder econômico – nas eleições de 2008. À época, ela também concorria ao cargo de prefeita e também foi eleita. A gestora voltou a se candidatar em 2016 mesmo com a cassação em vigor, mas foi beneficiada por uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) que garantiu o registro de candidatura.
No entanto, no último dia 4 de junho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a cassação da chapa de Ioná, referente às eleições de 2008 (ver aqui). No entendimento da parte que ingressou com o pedido de indeferimento da candidatura, Ioná não poderia se candidatar na eleição suplementar deste ano por, supostamente, ser a causadora do novo pleito. Todavia, por ter tido o registro deferido pelo TRE-BA em 2016, a Justiça Eleitoral pode entender que ela não gerou a realização de novas eleições, o que permitiria a participação dela nas urnas. A questão só deve ser resolvida quando houver o pedido de registro da candidatura, caso a ex-prefeita deseje participar da disputa. Ioná, entretanto, pode concorrer em 2020, já que se passariam os 8 anos previstos na condenação por improbidade administrativa devido ao caso de 2008. (Atualizada às 17h35)
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Francisco Gabriel Rêgo
Epifania para uma universidade: o sonho da UFNB
Quatro territórios e um mesmo objetivo: ressignificar e transpor suas limitações históricas. Uma mesma região e um único propósito: construir uma Universidade Federal transformadora, popular, capaz de espelhar a força e a vida de cada um dos territórios que compõe a Mesorregião do Nordeste da Bahia.