Guanambi: Vereadores se declaram contra construção de mina de rejeitos
Foto: Reprodução / Agência Sertão

Vereadores de Guanambi, no Sertão Produtivo, sudoeste baiano, se declararam contra a construção de uma barragem de rejeitos no município. A posição, por unanimidade, foi tomada na noite desta segunda-feira (27) durante sessão ordinária da Câmara. Na ocasião, os legisladores recebiam representantes da Bahia Mineração (Bamin) que apresentaram o projeto da mina Pedra de Ferro.

 

Conforme a Agência Sertão, vereadores criticaram a proposta e apontaram problemas como falta de investimento, mudança de modelo de construção [de a montante para a jusante] após a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, falta de debate com a população, entre outras críticas. Um plebiscito também foi sugerido para saber se a população aprova ou não a construção da mina de rejeitos. Moradores também compareceram a sessão e também manifestaram reprovação ao projeto da mineradora.

 

Ainda segundo o site, a barragem da Bamin será três vezes maior do que a barragem de Ceraíma, cinco vezes maior do que a barragem de Fundão, que se rompeu em Mariana, e doze vezes maior do que a barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho.

Histórico de Conteúdo