Terça, 26 de Maio de 2020 - 13:25

Com 90% de UTIs ocupadas, Ilhéus aguarda mais 35 leitos para tratar Covid-19

por Francis Juliano

Com 90% de UTIs ocupadas, Ilhéus aguarda mais 35 leitos para tratar Covid-19
Foto: Bahia Notícias

As vagas de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Ilhéus, no sul baiano, para tratamento do novo coronavírus estão com 90% da capacidade comprometida. A informação foi dada pelo prefeito Mário Alexandre durante live ao Bahia Notícias nesta terça-feira (26). "Estamos com 29 dos 31 leitos ocupados, mas com pacientes com perspectiva de alta", disse durante a entrevista.  A situação não alarma o gestor. Segundo ele, a entrega de mais 35 leitos de UTI e a redução da transmissividade de 30% para 3% frearam o avanço do novo coronavírus na cidade.

 

"Durante o começo, teve dias com mais de 30% de transmissividade. Hoje, a gente está com 3%. Fizemos muitas medidas restritivas, como fechamento de comércio, bloqueios de ruas do centro, suspensão de transporte coletivo há mais de 65 dias, obrigamos o uso de máscaras", declarou.  Um dos problemas enfrentados pelo prefeito no começo foram as aglomerações. Mário Alexandre disse que teve dar esporro "no bom sentido" para alertar moradores.

 

'ESPORRO'

"Graça a Deus, com muita conscientização, grande parte da população já tem consciência. Mas com os desobedientes, eu digo que brigo para salvar a vida deles mesmos. Fizemos um grande trabalho publicitário, dei esporro mesmo no bom sentido porque nessa hora a gente tem que defender a vida", afirmou.

 

VOLTA DE COMÉRCIO

Em relação ao retorno das atividades comerciais, parlisadas há cerca de 70 dias, o prefeito disse que a condição depende da manutenção do nível de transmissividade da Covid-19, que deve estar abaixo de 4%. "Não é abrir o comércio. Nós estamos fazendo o planejamento e alguns serviços que sejam essencias e que o risco de contaminação seja menor, a gente começa gradativamente a abri”, declarou. Ainda segundo o gestor há mais de 15 dias a média de transmissão da doença está em 3%, o que favorece o planejamento da volta do comércio.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Site Bahia Notícias (@bahianoticias) em

Histórico de Conteúdo