Conquista: Avião de Bolsonaro faz teste de pouso em novo aeroporto
Foto: Reprodução / Blog do Anderson

O avião do presidente Jair Bolsonaro (PSL) pousou nesta sexta-feira (19) no Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, para ajustes antes da inauguração do espaço, nesta terça-feira (23), quando o chefe de estado efetivamente estará na cidade.

As informações são do Blog do Anderson. A comitiva presidencial vistoriou o local e traçou os últimos ajustes para que o avião volte à Conquista na segunda.

Na ocasião, além de Bolsonaro, estará presente o governador Rui Costa (PT). Nesta semana, os governos estadual e federal entraram em toda de colisão para definir a responsabilidade da construção do equipamento. Enquanto o governo da Bahia reivindicou a incumbência (leia mais aqui), o presidente disse que “dinheiro é do povo” (leia mais aqui). 

Carnaval fora de época: Baylão do Robyssão agita público de Baixa Grande e Madre Deus
Foto: Divulgação

O cantor de pagofunk Robyssão é uma das atrações confirmadas na micareta de Baixa Grande, neste sábado (20). Na cidade, localizada na região centro-norte do estado, o artista vai apresentar o tradicional Baylão do Robyssão em meio ao Carnaval fora de época. Já no dia seguinte, domingo (21), Robyssão marca presença em Madre de Deus e comanda na cidade da Região Metropolitana de Salvador a festa “Baile do Rei”. Para ambas as apresentações, o cantor promete um repertório com hits como “Senta com as Suas Amigas”, “Toma Toma” e “Nota de Cem”. 

Teixeira de Freitas: Bombeiros resgatam criança em poço de 25 metros
Foto: Divulgação / Bombeiros

Bombeiros do 18º Grupamento de Bombeiros Militar de Teixeira de Freitas resgataram um garoto de 10 anos que havia caído em um poço com cerca de 25 metros de profundidade. O menino estava consciente, mas assutado e com início de hipotermia - por conta da água no poço.

 

As equipes fizeram a técnica de resgate vertical e conduziram a vítima para uma unidade de saúde pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

 

O resgate aconteceu na tarde desta quinta-feira (18) e três guarnições participaram da ação. De acordo com os bombeiros, é importante que locais com poço estejam cobertos de forma segura para ecoar queda, principalmente de crianças, idosos e animais.

Bolsonaro quer inaugurar Aeroporto em Conquista sem participação do povo
Foto: Flickr / Planalto

Esperado há vários anos, o novo aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, será inaugurado na próxima terça-feira (23) sem a presença da população da cidade e de outros municípios da região. Isso porque a Presidência da República determinou que o ato de inauguração acontecerá na área interna do novo equipamento, sem nenhuma participação do povo. De acordo com o Cerimonial da Presidência, responsável pela organização do evento, serão apenas 300 convidados.

Feira: Zé Neto diz que vai pedir investigação em pátio do Detran
Foto: Bahia Notícias

O deputado federal Zé Neto (PT) declarou ao site Acorda Cidade que vai conversar com o diretor-geral do Detran para pedir uma investigação relacionada aos serviços prestados pelo pátio terceirizado do órgão em Feira de Santana, no bairro Campo Limpo. Reclamações sobre as taxas cobradas e acerca da demora no atendimento teriam motivado o parlamentar.

 

“Eu já venho cismando com essa turma do pátio, pois o pátio não é coberto, é caro. Foi uma licitação que vamos pedir pra investigar. No meu ponto de vista já descumpriu muita coisa, não só maus-tratos como também falta de interlocução com a comunidade. Vou conversar com o diretor do Detran na próxima segunda, pois acredito que deve haver uma investigação pesada contra eles. Não tenho nada contra ninguém, mas tenho obrigação de fazer o que a comunidade tem colocado pra gente. Vou exigir uma investigação. A gente vai trabalhar no sentido de dar uma resposta para a comunidade”, salientou.

 

Na ocasião, Neto afirmou que os responsáveis pelo pátio têm a autorização do estado para prestar o serviço, mas se alguma irregularidade for comprovada, o contrato com a terceirizada deverá ser rescindido.

Araci: Polícia encontra 2 toneladas de maconha escondidas em sacos de farinha
Foto: Divulgação / PRF-BA

Equipes da Polícia Militar da Bahia (PM), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam aproximadamente duas toneladas de maconha em uma ação conjunta realizada nesta quinta-feira (18), na BR 116.

 

Os policiais receberam uma denúncia de tráfico de drogas na região de Araci e sobre um caminhão que estava estacionado em um posto de combustível próximo a entrada da cidade.

 

Durante a averiguação da denúncia, os agentes encontraram centenas de tabletes de substância com odor característico ao da maconha, escondidos no compartimento de carga de um caminhão com placa do Paraná em meio a sacas de farinha. 

 

Um outro veículo foi abordado e descobriu-se que os ocupantes acompanhavam o transporte da droga. 

 

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal em Feira de Santana.

 

Veja o vídeo:
 

Antônio Cardoso: Greve paralisa aulas em escolas municipais há mais de 10 dias
Foto: Divulgação / PMAC

Cerca de dois mil e quinhentos alunos estão sem aulas nas escolas municipais de Antônio Cardoso, no Portal do Sertão, há mais de dez dias por conta de uma greve de professores. Segundo o G1, a paralisação foi iniciada no dia 8 de julho. Os docentes reivindicam aumento salarial.

 

O secretário de educação, Cleves de Oliveira, disse que o município não tem condições de conceder reajuste aos professores por causa das quedas nos repasses de verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Vitória da Conquista: Aeroporto Glauber Rocha marca nova fase no turismo de negócios
Foto: Manu Dias / GOVBA

A inauguração do Aeroporto Glauber Rocha na próxima terça-feira (23), em Vitória da Conquista, vai  proporcionar ao Sudoeste baiano um crescimento semelhante ao de regiões próximas a Salvador, além de viabilizar novos voos e uma nova fase no transporte aéreo da região. Cerca de 2 milhões de pessoas serão beneficiadas com o equipamento. 

 

A ordem de serviço para a construção do aeroporto foi assinada em 2014, quando o governador Rui Costa ainda era secretário da Casa Civil. Nesta quinta-feira (18), em visita ao novo equipamento, Rui lembrou que, nos últimos seis anos, os aeroportos Glauber Rocha e de Natal foram os únicos construídos no Nordeste. 

 

Ele ainda destacou as melhorias que o novo empreendimento vai proporcionar. “Antes, os aviões vinham para Vitória da Conquista e não se sabia se iria pousar, por causa das serras e da neblina. Agora, isso não acontece mais. O novo aeroporto atende não somente a Bahia, mas também o norte de Minas. Na terça-feira [23], vamos fazer a inauguração oficial. A partir do dia 25, a Gol já vai operar aqui. Teremos voos diários para São Paulo e para Minas Gerais. Conquista, com certeza, será um dos principais aeroportos de fluxo do Nordeste”, ressaltou


O governo estadual recebeu, em 2016, a autorização da Secretaria de Aviação Civil para licitar as obras do terminal de passageiros do novo aeroporto de Vitória de Conquista. Em junho de 2018, o aviso de licitação da concessão pública foi publicado no Diário Oficial do Estado e em agosto do mesmo ano a empresa responsável pela pela gestão, manutenção e exploração das áreas e serviços do novo terminal pelo prazo de 30 anos foi escolhida. 

 

O novo aeroporto vai ter o dobro da capacidade do antigo aeroporto, sendo possível ampliar a movimentação para 500 mil passageiros até 2020. Agora, grandes aeronaves, a exemplo do Boeing 773-700 (com capacidade para 138 passageiros), poderão pousar em Conquista.


Outra novidade é que o Glauber Rocha também vai minimizar as interferências climáticas nos pousos e decolagens por ter equipamentos mais avançados de navegação aérea.

Coronel João Sá: Força-tarefa vistoria 521 imóveis; 65 estão interditados
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros da Bahia

Em torno de 521 imóveis foram vistoriados em Coronel João Sá, na divisa com Sergipe, até a noite desta quinta-feira (18). Desse total, 65 casas estão interditadas. Nesta sexta-feira (19), cestas básicas, alimentos e águas são distribuídos para as famílias atingidas. A ação foi feita por unidades do Corpo de Bombeiros do Estado que segue na região desde o último dia 12 de julho, após o rompimento da Barragem do Quati, em Pedro Alexandre.

 

Além de bombeiros, a equipe conta com profissionais da Defesa Civil, agentes de saúde e outros órgãos municipais. Segundo o Corpo de Bombeiros, duas barragens em Pedro Alexandre tiveram os volumes de água reduzidos de forma controlada pelas equipes. Outras duas represas situadas em uma propriedade privada devem ser esvaziadas.

 

 “Também fizemos visitas em abrigos para tirar dúvidas e dar informações dos moradores afetados pela enchente e ajudamos no cadastramento da população”, disse o coordenador da operação em Coronel João Sá, capitão BM Albert Mascarenhas.

Mostra itinerante 'Riquezas Minerais da Bahia e os Fósseis do Estado' chega a Sapeaçu 
Foto: Divulgação

O município de Sapeaçu, no Recôncavo baiano, receberá, de 23 a 25 de julho, uma mostra itinerante do Museu Geológico da Bahia (MGB). Com entrada gratuita, a exposição “Riquezas Minerais da Bahia e os Fósseis do Estado” fica aberta para visitação das 8h às 21h, no Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo Jonival Lucas.


Na ocasião, o público poderá conferir parte do acervo do museu, que reúne rochas espaciais, como meteoritos e outros representantes da megafauna fóssil, além de mais 400 peças, entre painéis, réplicas e amostras de minérios, como talco, magnesita, cromo, cobre, ferro, vanádio, bauxita (alumínio). O acervo contempla ainda pedras ornamentais como gipsita, caulim e argilas e pedras preciosas (esmeralda, ametista, citrino) e outras variedades do quartzo.  


"Essa exposição, que circula vários municípios do estado, tem o objetivo de transmitir e popularizar o conhecimento das Geociências e aproximar do Museu a população do interior. Quando divulgamos nosso patrimônio mineral, a comunidade tem a oportunidade de conhecer sobre as riquezas da Bahia e suas aplicações", disse João Leão, vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, pasta responsável pela ação, em parceria com a prefeitura local.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Mostra itinerante “Riquezas Minerais da Bahia e os Fósseis do Estado”
QUANDO: Terça a quinta-feira, 23 a 25 de julho, das 8h às 21h
ONDE: Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo Jonival Lucas – Sapeaçu (BA)
VALOR: Entrada gratuita

São Gonçalo dos Campos: Mulher é condenada por matar marido após discussão
Foto: Aldo Matos / Acorda Cidade

Uma mulher foi condenada a um ano de prisão por homicídio culposo, quando há intenção de matar. O júri ocorreu nesta quinta-feira (18) no fórum municipal de São Gonçalo dos Campos, no Recôncavo. Segundo o Acorda Cidade, a professora Meire dos Santos Pedreira era acusada de matar o marido, o policial civil Mário Cézar Pedreira Filho na mesma cidade, em 2015.

 

Os dois teriam brigado antes do crime após a professora ter afirmado que tinha recebido uma mensagem de uma suposta amante do marido, afirmando que não iria deixá-lo. A ré disse ter pegado uma arma para se defender, mas acabou disparando. A mulher ainda prestou socorro, mas o marido não resistiu. No julgamento, ela ainda disse que sofria agressões do marido. Em uma delas informou ter fraturado um braço. A mulher responderá a pena em liberdade.

Sexta, 19 de Julho de 2019 - 13:20

'Pistoleiro' pega mais de 18 anos de prisão; réu foi contratado por irmão da vítima

por Cláudia Cardozo / Francis Juliano

'Pistoleiro' pega mais de 18 anos de prisão; réu foi contratado por irmão da vítima
Foto: Reprodução / Ronaldo Leite News

Um homem acusado de matar um idoso em Inhambupe, no agreste baiano, foi condenado a 18 anos e 8 meses de prisão por matar um idoso. O irmão da vítima, apontado como mandante do crime, segue foragido desde o dia do crime, ocorrido em 19 de setembro de 2014.

 

O júri – presidido pelo juiz José Brandão Netto nesta quarta-feira (10) – apontou para homicídio qualificado, quando não deu direito de defesa da vítima, identificada como Carmelito Caetano da Silva, e foi movido por promessa de pagamento. O valor não foi informado. Segundo a sentença, o réu, não identificado, já estava em prisão preventiva desde 23 de setembro de 2014, 

Sexta, 19 de Julho de 2019 - 13:00

Vice de São Francisco do Conde admite que quer ser candidato a prefeito em 2020

por Jade Coelho / Rodrigo Daniel Silva

Vice de São Francisco do Conde admite que quer ser candidato a prefeito em 2020
Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias

Vice-prefeito de São Francisco do Conde, Nem do Caipe (PT), disse, nesta sexta-feira (19), que quer ser candidato a prefeito da cidade na eleição de 2020, quando acontecerá a sucessão de Evandro Almeida (PP).

"Eu acredito que sim [serei o candidato]. Quando é vice é pleiteando um dia ser prefeito. Então, estou nesta caminhada, mas depende do povo e do trabalho da gestão", declarou, em entrevista ao Bahia Notícias, durante visita do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), à Fundação Doutor Jesus.

O petista afirmou, ainda, que a crise dos últimos no setor do petróleo no Brasil – provocada pela operação Lava Jato – afetou a economia de São Francisco do Conde. "A gente está perdendo muito. A receita está baixando bastante. A gente tem muitos problemas sociais e estamos passando por um momento difícil", frisou. 

Cairu: Baleia jubarte é flagrada em mar de Morro de São Paulo
Foto: Reprodução / G1

Uma baleia jubarte foi flagrada no mar de Morro de São Paulo, em Cairu, no Baixo Sul do estado. As imagens foram feitas por um funcionário de uma operadora de passeios da região. Segundo o G1, o animal foi visto “brincando”. Levanta a cauda para fora da água e batia com ela no mar.

 

Conforme William Wazlawik, dono da empresa de passeios, o fato ocorreu na quarta-feira (17). O projeto Baleia Jubarte, que faz o acompanhamento desses animais, informou que cerca de 20 mil baleias devem passar pelo litoral da Bahia entre julho e outubro. A época é de reprodução das jubartes.

Aroldo Moreira vai comandar a seleção de Santo Amaro no Intermunicipal 2019
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias

Santo Amaro vai vir forte para o Campeonato Intermunicipal 2019. A seleção terá uma comissão técnica profissional. Aroldo Moreira será o técnico da equipe na disputa do título da competição amadora que chega à sua 62ª edição. O comandante foi treinador do time sub-20 do Bahia e tem passagens por Vitória, Juazeiro, Juazeirense, Flu de Feira, Galícia, Asa de Arapiraca, Camaçari. Neste ano, ele dirigiu a Juazeirense nos primeiros quatro jogos do Baianão.

 

Além de Aroldo Moreira, Santo Amaro também terá Paulo Musse como preparador de goleiros. O ex-arqueiro já defendeu a dupla Ba-Vi e como integrante de comissão técnica já trabalhou na base do Leão. A preparação física dos atletas ficará a cargo de Vinícius Foca, que tem passagem pelo Rubro-Negro da capital.

 

Santos Amaro divulgou também a lista atual do elenco:

 

Goleiros: Edvan Araci (Euclides da Cunha em 2018), Nathan (Cachoeira em 2018)
Zagueiros: Willian Santana (Santo Amaro em 2018), George (Cachoeira em 2018), Fabrício (Eunápolis em 2018), Yupi (Santo Amaro em 2018)
Laterais-esquerdos: Thiago (Santo Amaro em 2018), Geraldo (Saubara em 2018)
Laterais-direitos: Levy (Santo Amaro em 2018), Neném (não atuou em 2018)
Volantes: Leo Fay (Cachoeira em 2018), Kadinho (Santo Amaro em 2018), Samuel (não atuou em 2018)
Meias: Iltinho (Santo Amaro em 2018), Paulo César (Santo Amaro em 2018), Gajão (Euclides da Cunha em 2018), Pitchaco (Cachoeira em 2018)

Atacantes: Pelezinho (Santo Amaro em 2018), Mychel Douglas (Santo Amaro em 2018), Junior Bahia (estreia no Intermunicipal), Luka (Cachoeira em 2018), Terrestre (não atuou em 2018), Icaro (não atuou em 2018)

Sexta, 19 de Julho de 2019 - 11:20

Ilhéus: TJ-BA nega recurso de prefeitura que pedia desligamento de aprovados em concurso

por Cláudia Cardozo / Francis Juliano

Ilhéus: TJ-BA nega recurso de prefeitura que pedia desligamento de aprovados em concurso
Foto: Divulgação

A prefeitura de Ilhéus, no litoral sul, teve negado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) um recurso que pretendia o desligamento de professores aprovados em um concurso público. A medida foi publicada nesta sexta-feira (19) pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e foi tomada pela presidente da Corte, Gesivaldo Britto.

 

A gestão local alegou a não existência de déficit de pessoal, além de impacto nas contas do Município para a dispensa dos docentes. A prefeitura ainda justificou que os gastos com pessoal relativos aos servidores não concursados/não estáveis já seria "muito superior às despesas com os aprovados no último concurso", diz trecho da decisão.

 

Outro argumento da prefeitura é que os gastos com os concursados resultaria em reprovação das contas da prefeitura por extrapolar gastos com folha [seria superior aos 54% da receita corrente líquida como prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal para municípios].

Sexta, 19 de Julho de 2019 - 10:30

Na briga pelo acesso à Série C, Juazeirense viaja para Brusque com força máxima

por Leandro Aragão

Na briga pelo acesso à Série C, Juazeirense viaja para Brusque com força máxima
Foto: Carlos Humberto / Agência CH

A delegação da Juazeirense viajou na madrugada nesta sexta-feira (19) para Brusque. No domingo (21), às 16h, o Cancão de Fogo entra em campo no Estádio Augusto Bauer para a decisão contra o Brusque pelo jogo de volta das quartas de final da Série D do Brasileiro. Sem desfalques e com o retorno do meia Clebson, que cumpriu suspensão, o técnico Maurílio Silva levou força máxima para Santa Catarina. Porém, o treinador vetou a divulgação da lista de relacionados.

 

Juazeirense e Brusque decidem a classificação à semifinal da competição e uma das quatro vagas de acesso à Série C de 2020. Por ter vencido o primeiro encontro por 1 a 0, o Cancão de Fogo precisa de um empate para vencer o confronto com o time catarinense. A repetição do placar, mas a favor do Brusque leva a disputa para os pênaltis.

Alagoinhas: Servidor acusado de ser mandante da morte de enfermeira é preso
Acusado era ex-namorada de vítima/Foto: Reprodução/TV Subaé

Um homem acusado de encomendar a morte da ex-namorada em abril do ano passado em Alagoinhas, no agreste baiano, foi preso nesta quinta-feira (18). O funcionário público Antônio Roberto Freitas Valverde Júnior é acusado pelo Ministério Público do Estado de ser o mandante da morte da enfermeira Rosângela Gomes Costa. A vítima foi morta a facadas dentro da casa onde morava, na Rua Margem da Linha (lembre aqui).

 

Conforme o promotor Gilber Santos de Oliveira, que fez a denúncia, Antônio Roberto prometeu pagamento de R$ 1,5 mil para Edson Alves dos Santos e Lenildo Santos da Silva, já denunciados como autores do feminicídio (ver aqui). Segundo o promotor, o acusado “decidiu” mandar matar a ex-namorada em razão de ciúmes. O crime cometido contra Rosângela Costa comoveu a cidade.

 

Devido ao caso, a enfermeira dá nome à Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) do município, inaugurada em maio de 2017 (ver aqui). Um dos autores do crime Lenildo Santos vai a Júri Popular no próximo dia 29 de julho. Já a defesa de Edson Alves recorreu da decisão que autorizou o julgamento popular, mas o recurso será ainda apreciado pelo Tribunal de Justiça da Bahia. 

Bolsonaro assina MP para manter servidores na DPU; Bahia poderia perder 3 postos
Foto: Google Street View

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, assinou Medida Provisória (MP) para manutenção na Defensoria Pública da União (DPU) dos 819 servidores requisitados do Poder Executivo Federal. A assinatura ocorreu nesta quinta-feira (18), em cerimônia no Palácio do Planalto alusiva aos 200 dias de governo. Na Bahia, poderiam ser encerradas as atividades da instituição em Juazeiro, Feira de Santana e Vitória da Conquista (saiba mais).
 

A decisão do presidente da República garante o funcionamento de todas as 43 unidades da DPU no interior, que corriam o risco de fechamento caso os servidores requisitados, responsáveis por 2/3 da força de trabalho administrativa da Defensoria, tivessem que voltar aos órgãos de origem a partir de 27 de julho. A possibilidade de devolução compulsória decorria da Lei 13.328/2016, que estabeleceu prazo máximo de três anos de tempo de requisição de servidores da administração pública federal direta pela DPU.

Com a MP assinada, a administração do órgão pode agora concentrar esforços junto ao Congresso Nacional para solução definitiva em relação ao quadro de pessoal por meio do Projeto de Lei 7.922/2014 ou substitutivo que crie a carreira administrativa própria da Defensoria Pública da União.

TCE reprova contas da EBDA e multa ex-diretores em R$ 39,3 mil
Foto: Divulgação / TCE-BA

O ex-presidente da EBDA [Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola] Elionaldo Faro Teles e o ex-diretor de administração da companhia Thiago Andrade Figueira terão de pagar multas de R$ 19,6 mil ao Estado. Os dois também terão de devolver R$ 17,2 mil ao Estado. As punições foram tomadas pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) que reprovou as contas da EBDA em 2014. Segundo a Corte, o motivo foram ilegalidades em licitações, execução de despesas públicas, omissão na prestação de contas, fiscalização de ajustes firmados.

 

O processo será enviado ao Ministério Público do Estado (MP-BA) para apurar suspeita de improbidade administrativa [crime contra administração pública].  Na mesma sessão, o TCE-BA aprovou com ressalvas as prestações de contas da Setre [Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte], do exercício de 2015, e da Conder [Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia] de 2016.

 

Uma multa de R$ 2 mil foi aplicada à ex-gestora da Setre Nair Porto Prazeres. Já ao ex-diretor-presidente da Conder José Lúcio Lima Machado terá de pagar multa de R$ 2,5 mil.

Feira: Comércio vai abrir em feriado de Senhora Santana
Foto: Paulo José / Acorda Cidade

Uma autorização vai permitir que lojas do comércio de Feira de Santana possam abrir no feriado municipal de Senhora Santana. A festa da padroeira da cidade ocorre no próximo dia 26 de julho. O horário de funcionamento estabelecido vai das 9h às 14h. Ao Acorda Cidade, o presidente do sindicato patronal, José Carlos Moraes Lima, informou ainda que o Shopping Boulevard vai abrir das 14 às 20h (lojas) e o América Outlet, das 10h às 22h. 

Sexta, 19 de Julho de 2019 - 08:00

Pedro Alexandre: Ação 'sangra' barragens para evitar risco de novos rompimentos

por Francis Juliano

Pedro Alexandre: Ação 'sangra' barragens para evitar risco de novos rompimentos
Foto: Divulgação / Sudec

Ações da Defesa Civil do Estado fizeram "sangradouros" em barragens com risco de rompimento em Pedro Alexandre, na divisa com Sergipe. Na tarde desta quinta-feira (18), três barragens situadas na fazenda Senhor do Bonfim foram "sangradas" para escoar o excedente de água. Segundo o superintendente da Defesa Civil estadual, Paulo Luz, a ação é preventiva e impede que a água passe por cima da barragem.

 

Ao todo cinco barragens em Pedro Alexandre se romperam. O caso mais sério ocorreu na barragem do Quati. O reservatório se rompeu na última quinta-feira (11), causando inundações na própria cidade como também no município vizinho de Pedro Alexandre. Um levantamento também desta quinta aponta 2009 desalojados e 390 desabrigados em Coronel João Sá. Em Pedro Alexandre são 760 desalojados e 128 desabrigados.

 

Sexta, 19 de Julho de 2019 - 00:00

Bahia registra 1.475 casos de mortalidade materna em 10 anos

por Jade Coelho

Bahia registra 1.475 casos de mortalidade materna em 10 anos
Foto: Reprodução/Febrasgo

O projeto que libera cesárea no sistema público a pedido da gestante (entenda aqui e aqui) levantou um debate sobre inúmeras questões relacionadas ao parto. E uma das mais relevantes é a segurança de mãe e filho durante o procedimento.

 

Um levantamento feito pelo Bahia Notícias sobre os índices de mortalidade materna da Bahia aponta que em média, nos últimos 10 anos, 12 mulheres morreram por mês enquanto davam à luz em um hospital da Bahia. O dado foi calculado a partir de registros de mortalidade materna fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).


De 2009 até o ano passado o número de mortes de mães durante os partos foi de 1.475, uma média de 147 por ano. O ano em que o maior número de casos foi registrado foi 2009, com 200 óbitos maternos. Já 2018 foi o ano com o menor número nos últimos dez anos, em que 105 casos foram contabilizados. Neste ano, até o mês de abril, 29 mulheres morreram trazendo seus filhos ao mundo na Bahia. 

A Secretaria de Saúde não soube especificar em que tipo de circunstâncias os casos ocorreram, assim como o tipo de parto, se cesária ou vaginal. 

Entretanto, a pasta contabiliza o número de mulheres que morreram por gravidez que terminou em aborto no estado: foram 26 nos últimos dois anos, dois deles em 2019.  Esse número inclui gravidez ectópica, complicação da gravidez em que o embrião se forma fora do útero; mola hidatiforme, tumor benigno que se desenvolve no útero como resultado de uma gestação não viável; além de outros produtos anormais da concepção, aborto espontâneo e aborto não especificado. 

Coronel Anselmo Brandão pode ser candidato em 2020; Comandante da PM-BA afasta tema
Foto: Washington Silva / DCS PM-BA

Cada vez mais presente em eventos de projetos sociais e palestras pela Bahia, Coronel Anselmo Brandão pode ser um novo player político para as eleições municipais de 2020. O Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia na gestão do governador Rui Costa (PT), entretanto, ainda não fala abertamente sobre o assunto. 

 

Perguntado sobre a possibilidade de ser candidato no próximo ano, o comandante não descartou completamente a possibilidade, mas negou tratar sobre o assunto no momento. 

 

“Meu cargo não permite que eu trate de política e atualmente cumpro a missão que o governador me deu como comandante”, disse Anselmo Brandão durante posse de Mário Dantas na Associação Comercial da Bahia (ACB). 

 

Natural de Juazeiro, Brandão pode despontar como candidato na região. O destino político e o partido, no entanto, ainda não estão publicamente sacramentados, apesar da força política do PM animar grupos aliados do governador.

Polícia atua contra 'petrobaldes' na Bahia, mas casos como o de Candeias ainda são comuns
Foto: Leitor BN / WhatsApp
O caso de furto de combustível de um caminhão tanque em movimento em Candeias, registrado por um leitor do Bahia Notícias (veja aqui) na última terça-feira (16), não é isolado. Na verdade, os criminosos ganharam até um “apelido”: petrobaldes.
 
A modalidade é sempre parecida: utilizar baldes para retirar o líquido dos veículos que saem da refinaria. Funcionários de distribuidoras de combustíveis proprietárias de unidades em Mataripe – região em que fica a refinaria Landulpho Alves – relataram ao Bahia Notícias que as ações destas pessoas são recorrentes e de conhecimento público.
 
Procurado, o Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar da Bahia informou que a 10ª CIPM, em conjunto com a 3ª CIA do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), realiza "ações constantes contra furto de combustíveis na região de Candeias, com abordagens e diligências".
 
De acordo com nota encaminhada ao BN, também existe um trabalho conjunto com a Delegacia de Polícia Civil da região, inclusive com prisões de suspeitos, “mas infelizmente os mesmos indivíduos voltam a atuar”. A PM ainda ressalta que realiza um trabalho preventivo e repressivo, mas as circunstâncias deste trabalho e as medidas que são tomadas não foram reveladas.
 
Apesar da informação da Polícia Militar, a Delegacia de São Francisco do Conde, responsável pela região, afirmou que não há registro algum de casos de furto de combustível e que, portanto, não há nenhuma investigação nesse sentido. O diretor executivo do Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis do Estado da Bahia (Sindicomba), Sadi Leite, também foi procurado pela reportagem, mas disse desconhecer o problema.
 

O site buscou ainda a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que regula as atividades relacionadas a combustíveis no país e é responsável pela proteção dos interesses dos consumidores quanto ao preço, qualidade e oferta dos produtos, o órgão alegou estar disponível para atuar, mas que não recebeu nenhuma denúncia ou demanda do tipo. A ANP disse que dará todo apoio necessário aos órgãos policiais para o recolhimento e destinação do combustível apreendido.

Quinta, 18 de Julho de 2019 - 21:00

Governo Federal autoriza Garantia-Safra para 27 municípios da Bahia

por Jade Coelho / Bruno Leite

Governo Federal autoriza Garantia-Safra para 27 municípios da Bahia
Foto: Reprodução

Uma relação de 27 cidades da Bahia com agricultores aptos a receberem o auxílio Garantia-Safra foi publicada pelo Ministério da Agricultura nesta quarta-feira (17) através de uma portaria.

 

A medida autoriza que o pagamento do benefício relativo a safra de 2017/2018 seja realizado a partir deste mês, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamento de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.


Veja a lista de municípios baianos contemplados:



Foto: Diário Oficial da União
 

Quinta, 18 de Julho de 2019 - 20:20

Uauá: Falso policial é preso pela Cipe Caatinga

Uauá: Falso policial é preso pela Cipe Caatinga
Foto: Divulgação / Polícia Civil

Um homem, identificado como João Victor Soares de Santana, foi preso por uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Caatinga) nesta quinta-feira (18), na Lagoa João Ferreira, em Uauá.


O arsenal encontrado com ele incluía uma espingarda calibre 32, quatro cartuchos de fuzil, um simulacro de espingarda calibre 12, um simulacro de pistola G17, uma capa de colete balístico, uma cartucheira contendo quatro cartuchos e 13 estojos de metal.

 

“Recebemos a informação através do nosso canal de denúncias que João Victor estava intimidando a população ostentando armas e se dizendo policial. Ao chegarmos ele já inventou que era agente penitenciário”, contou o major Adriano Dias, comandante da Cipe Caatinga.

 

O delegado titular da Delegacia Territorial (DT) de Uauá, Barcos Aira, informou que o acusado, bem como o material apresentado, estão apreendidos na unidade.

Aeroporto de Conquista: 'Dinheiro é do povo, não meu, nem de Rui Costa', diz Bolsonaro
Foto: Divulgação

A paternidade do aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, foi um dos temas tratados pelo presidente Jair Bolsonaro, ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, na transmissão ao vivo no Facebook nesta quinta-feira (18). Na ocasião, o presidente frisou que 70% da obra foi custeada pelo governo federal e o restante partiu de recursos estaduais. Em seguida, Bolsonaro destacou que "não tem disputa [sobre paternidade], a obra é do Brasil".

 

"Parte do recurso é federal, parte é estadual, mas o dinheiro é do povo, não é meu e nem do governador Rui Costa", disse Bolsonaro ao fazer um convite ao governador na Bahia para que compareça ao evento de inauguração, agendado para a próxima terça-feira (23).

 

Durante a transmissão, Tarcísio de Freitas defendeu que a inauguração do equipamento em Vitória da Conquista demonstra "o compromisso do governo Bolsonaro com a infraestrutura da Bahia, do Nordeste", pelo fato da administração ter dado continuidade a obra.

 

O ministro ainda prometeu que a Bahia vai receber novas obras de infraestrutura. "Muito mais vem por ai, vem a BR-101, BR-116, Ferrovia de Integração e aeroporto de Salvador, que será entregue em outubro", listou.

Amigo do Doido: Rodrigo Maia visita Fundação Doutor Jesus nesta sexta-feira
Foto: Reprodução / Geraldo Magela / Agência Senado

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), desembarca na Bahia nesta sexta-feira (19) para visitar a Fundação Doutor Jesus, em Candeias, às margens da BR-324. 

 

O democrata aceitou o convite do deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) e do deputado estadual Pastor Isidório Filho (Avante) para conhecer o projeto social, idealizado e gerenciado pelos parlamentares baianos, que trata e acolhe dependentes químicos.

 

A visita acontece às 12h30 e o presidente da Câmara dos Deputados almoçará na Fundação. “Vamos apresentar a instituição como modelo no acolhimento e tratamento de quem quer deixar o vício. Trabalhamos aqui todos os dias e já conseguimos resultados muito positivos, como atesta a sociedade baiana. Vamos mostrar isso a Rodrigo Maia, com a certeza de que este é um projeto que pode ser multiplicado”, afirma Isidório Filho.

Quinta, 18 de Julho de 2019 - 18:20

Gov. Mangabeira: Prefeitura prorroga contrato com empresa de envolvido na Adsumus

por Lucas Arraz / Bruno Leite

 Gov. Mangabeira: Prefeitura prorroga contrato com empresa de envolvido na Adsumus
Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira, no Recôncavo da Bahia, renovou por mais um ano o contrato com a Moderna Publicidade, empresa que tem como proprietário o empresário Anderson Bela, preso em 2018 pela Operação Adsumus por conta de uma suposta participação em esquema de lavagem de dinheiro.

 

Como noticiou o Bahia Notícias (leia aqui), o contrato anterior com a empresa de Anderson Bela, no valor de R$ 214 mil, tinha duração de doze meses, que foram prorrogados agora por igual período e pelo mesmo valor.

 

Os serviços envolvem diversas atividades como a divulgação de matérias e atos, locução, veiculação em rádio, veiculação de outdoors e produção de conteúdo audiovisual para as secretarias do município.

 

Procurado pelo BN, o prefeito de Governador Mangabeira, Marcelo Pedreira (PP), informou que a renovação com a Moderna Publicidade foi muito mais vantajosa para o Município, pois, se fosse feita outra licitação, haveria um aumento nos valores. Ele ressaltou que o contrato atual tem preços muito razoáveis e abaixo dos praticados pelo mercado.

 

"O contrato vem sem sendo cumprido com eficiência, a empresa está totalmente regular, entrega com pontualidade e qualidade os serviços contratados, não havia, portanto, qualquer elemento que nos inclinasse a não promover a renovação, que é absolutamente legal e amparada pela legislação que versa sobre licitações", justificou o gestor, exemplificando que outros municípios têm contratos semelhantes. Atualizado às 14h41 de 19/07.

Histórico de Conteúdo