Sesab descarta suspeita de coronavírus em caso registrado no interior da Bahia
Foto: Elói Corrêa / GOVBA

Após a Prefeitura de Jacaraci apontar a ocorrência de um paciente com suspeita de infecção pelo vírus 2019-nCov, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) descarta a possibilidade de ser um caso de coronavírus no estado. De acordo com o órgão oficial, a Bahia não possui nenhum caso em suspeição relacionado a doença que já matou mais de 100 pessoas na China.

 

Em nota enviada à imprensa, a Sesab afirma que foi notificada sobre a situação do homem nessa terça-feira (28). A informação inicial era de que ele estava internado em um hospital da cidade baiana, com quadro de infecção respiratória e histórico de viagem recente ao Japão - segundo a Prefeitura de Jacaraci, o homem é japonês, mas esteve em contato com chineses durante o voo que o trouxe ao Brasil, no último sábado (25). Com isso, ele foi transferido para Salvador, onde foi atendido no Instituto Couto Maia, que é referência estadual em doenças infecciosas e a avaliação inicial é de que o caso não preenche os requisitos para ser enquadrado como suspeito de coronavírus.

 

Ainda assim, a Sesab ressalta que todas as medidas habituais de isolamento para casos suspeitos de infecção por vírus do grupo influenza (H1N1, H3N2, Influenza B) estão sendo tomadas, bem como a rotina laboratorial para diagnóstico de casos semelhantes está sendo conduzida pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). 

 

A precaução é pertinente também porque, apenas em 2019, a Bahia registrou 1.821 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por vírus respiratórios, com 132 mortes. Para reduzir o risco geral de contração ou transmissão de infecções respiratórias agudas, o que inclui o novo coronavírus, o Ministério da Saúde recomenda uma série de cuidados básicos. Algumas das medidas são: evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença; e evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações. Além disso, profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção). (Atualizada às 13h36)

Feira de Santana teve em 2019 segundo ano com redução de mortes, aponta SSP
Foto: Divulgação

Segunda maior cidade da Bahia, Feira de Santana fechou o ano de 2019 com redução no número de mortes violentas. O mesmo já havia acontecido em 2018, em relação ao ano anterior.

 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a polícia contabilizou 349 assassinatos no ano passado, 369 em 2018 e 371 em 2017. "Assim como no restante do Brasil, cerca de 80% dos casos têm relação com o tráfico de drogas. As vítimas, na maioria dos casos, são integrantes das organizações criminosas ou usuários de entorpecentes com dívidas. Diante disso, aperfeiçoamos o nosso trabalho integrado com a PM no combate das facções", ressaltou o titular da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), delegado Roberto Leal.

 

Com mais esse caso, o comandante de Policiamento na Região Leste, coronel Luziel Andrade, destacou que a polícia está nas ruas, no combate ao crime, 24 horas por dia.

Suspeito de estuprar menina de 11 anos é preso em Paulo Afonso
Foto: Divulgação / SSP-BA

Um homem foi preso, na manhã dessa terça-feira (28), por suspeita de estuprar uma menina de 11 anos, em Paulo Afonso. O crime também ocorreu na cidade.

 

Segundo informações do G1, a delegada Antônia Jane, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), disse que no domingo (26), a criança tinha fugido de casa e ido até a residência do suspeito. Ao longo da madrugada, a mãe descobriu onde a criança estava e a levou de volta para casa. Então, na segunda (27), a menina voltou a fugir para a casa do homem.

 

Não há mais informações sobre o crime, mas, de acordo com a publicação, o suspeito tem 20 anos e foi preso em flagrante na própria residência. Ele foi encaminhado à delegacia local para depois passar por uma audiência de custódia. Já a criança passou por exames de perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Quarta, 29 de Janeiro de 2020 - 07:00

Vitória e Juazeirense se enfrentam nesta quarta-feira no Barradão

por Glauber Guerra

Vitória e Juazeirense se enfrentam nesta quarta-feira no Barradão
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

Vitória e Juazeirense se enfrentam nesta quarta-feira (29), às 19h30, no Barradão, com um pensamento só: em busca dos três pontos. O time rubro-negro vem de um triunfo e um empate, enquanto o Cancão de Fogo acumula dois empates.

 

O atacante Eron garante que o Vitória irá jogar de forma ofensiva.

 

“Buscando a vitória, porque a gente é o grande do jogo, a camisa pesa, então vamos buscar o resultado o tempo todo”, afirmou.

 

Para a partida, o técnico Agnaldo Liz tem dúvidas. O atacante Caíque Souza, com dores no joelho, será reavaliado minutos antes do jogo. Além disso, o lateral Wellison se recupera de uma gripe.

 

A Juazeirense será dirigida pelo auxiliar Luiz Carlos Mendes, já que o técnico Vladimir de Jesus foi demitido após o empate em 1 a 1 com o Jacobina, na semana passada. 


Foto: Moysés Suzart/ Ascom/ Juazeirense

 

O zagueiro Kanu, capitão da Juazeirense, e que já defendeu o Vitória, falou da emoção em retornar ao Barradão. Ele garantiu que não irá comemorar, caso marque um gol.

 

“Todos sabem que eu sou Vitória de coração. Eu não vou comemorar, com respeito e gratidão à torcida, ao clube e pelas pessoas que trabalharam comigo enquanto eu estive no Vitória”, disse o defensor.

 

FICHA TÉCNICA
Vitória x Juazeirense
Campeonato Baiano – 3ª rodada
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 29/01/2020  (quarta-feira)
Horário: 19h30
Árbitro: Emerson Ricardo
Assistentes: Marcos Welb Rocha de Amorim e Ledes José Coutinho Neto.


Vitória:  João Pedro; Welisson, Carlos, Nuno e Leocovick; Gabriel Bispo, Figueiredo e Nickson; Gabriel Santiago, Eron e Caíque Souza (Negueba). Técnico: Agnaldo Liz.


Juazeirense: Milton; Rodrigo Ramos, Kanu, Wendell e Digão; Waguinho, Júnior Gáucho, Clebson e Elcarlos; Jeam e Douglas Valle. Técnico: Luiz Carlos Mendes.

Dois irmãos foram espancados por quase uma hora em Eunápolis; um deles morreu
Foto: Reprodução / Radar 64

Dois irmãos foram espancados com pedaços de pau e barra ferro por quase uma hora, nesta segunda-feira (27) em Eunápolis. Um deles morreu. As informações são do portal Radar 64.

 

Geraldo Magno Santos Oliveira, 39 anos, teve as duas pernas fraturadas e está internado no Hospital Regional. Sebastião Santos Oliveira, 40, que também teve os membros inferiores quebrados, morreu no local.

 

Os dois foram deixados amarrados numa árvore, em uma área de mata no bairro Vila Olímpica, zona norte da cidade. O crime, segundo o sobrevivente, foi praticado por seis homens.

 

Conforme a polícia, por volta das 7h da manhã, os agressores invadiram a casa dos irmãos, localizada no mesmo bairro. Os dois foram rendidos e levados para uma área de vegetação. No local, eles foram amarrados e violentamente agredidos.

 

Geraldo declarou que, após os assassinos deixarem o local, ele e o irmão passaram a gritar por socorro, mas ninguém aparecia. Ainda segundo ele, por volta das 15h, seu irmão não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.

 

Por volta das 17h, 10h após o início das agressões, uma irmã de Geraldo e Sebastião, que já estava à procura dos dois, os encontrou e acionou o Samu. Os socorristas constataram que Sebastião já estava morto. Geraldo foi levado para o hospital.
A polícia apreendeu no local um pedaço de madeira de quase um metro, com manchas de sangue.

 

Geraldo acredita que o crime foi planejado por dois homens, com os quais ele e o irmão se desentenderam no último sábado (25).

 

Na noite de sexta-feira (24), conforme o relato, os irmãos se envolveram com uma mulher que estava em um bar no bairro Alecrim II. No dia seguinte, eles foram interpelados pelos dois homens, que não teriam ficado satisfeitos com o envolvimento deles com a mulher. Houve uma forte discussão, inclusive com ameaças de morte. A polícia ainda não identificou os suspeitos.

Porto Seguro: Homenagens a São Brás em Trancoso durarão 4 dias; veja programação
Foto: Reprodução / Vitrine da Costa

Entre as próximas sexta (31) e segunda-feira (3), o distrito de Trancoso, no município de Porto Seguro, festejará São Brás, padroeiro do local. Conforme informações do portal Radar 64, as comemorações incluem missas e procissão, mas também muito samba, danças e brincadeiras para crianças.

 

Confira a programação dos festejos, que ocorrerão no Quadrado Histórico, em Trancoso:

 

Entre sexta e domingo (2), haverá o tríduo: três dias de orações e celebrações religiosas, sempre iniciando às 19h.

 

Ainda no domingo, após as orações, às 21h, o grupo Samba do Couro fará a festa dos presentes, com muita música.

 

A festa atravessará a madrugada entre domingo e segunda-feira, data oficial do Dia de São Brás, com apresentações musicais até 5h da manhã.

 

Entre 8h da manhã e meio-dia, a comunidade irá preparar um almoço, que será servido até às 14h.

 

Após o almoço, as crianças de Trancoso poderão se divertir nas brincadeiras organizadas pela comunidade até às 16h.

 

Terminadas as brincadeiras, às 16h, as festividades serão encerradas com missa, procissão e a tradicional Dança do Moribundo, às 18h.

Bom Jesus da Lapa é único destino brasileiro  em lista dos templos mais exóticos do mundo
Foto: Reprodução / TripAdvisor

O Santuário de Bom Jesus da Lapa, a 800km de Salvador, foi incluido em uma lista com os 12 templos religiosos “mais exóticos do mundo” pelo site melhoresrestinos.com.br. O site destacou a “aparência nada convencional” desses locais e ressalta que a beleza e o jeito “diferentão” desses destinos vão muito além da religião. 

 

O Santuário de Bom Jesus da Lapa, no Oeste baiano, é o único destino brasileiro da lista, que destaca ainda os mais de 300 anos de tradição da Romaria do Bom Jesus, que já é a terceira em número de visitantes no Brasil, com um público estimado de 700 mil romeiros, perdendo apenas para Aparecida (SP) e Juazeiro do Norte (CE). 

 

O site descreve o Morro do Bom Jesus  com mais 90 metros de altura e as seis grutas em seu interior. Conta também uma curiosidade: “as grutas serviam como morada de onças, até serem descobertas, em 1691, quando começaram a ser decoradas com imagens sacras”.

 

A maioria dos destinos da lista fica na Ásia, como o Templo do Dragão localizado na Tailândia. A lista cita ainda o Stonehenge, o misterioso círculo de pedras no interior da Grã-Bretanha que data do ano 3000 a.C.

Tucano: Homem é preso com 120 comprimidos de anfetamina e R$ 58 mil
Foto: Divulgação / SSP-BA

Policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste, no município de Tucano, apreendeu 120 comprimidos de anfetamina e R$ 58 mil em espécie com um homem natural de João Pessoa, nesta terça-feira (28).

 

“Estávamos no patrulhamento diário quando abordamos o veículo Fiat Toro, cor branca, placa QSJ 9559 e o condutor foi flagrado com a droga sintética e essa grande quantidade de dinheiro”, contou o comandante da Cipe Nordeste, major Wellington Morais. 

 

Em depoimento na Delegacia Territorial de Tucano, o suspeito informou que era comerciante e que um caminhoneiro entregou os comprimidos para ele. O homem também não soube explicar a autoria do dinheiro. “Autuamos ele por tráfico de drogas. Ele ficará preso à disposição da Justiça”, disse o delegado titular, Equiber dos Santos Alves.

Terça, 28 de Janeiro de 2020 - 17:30

Kanu diz que não vai comemorar caso marque gol na partida contra o Vitória

por Glauber Guerra / Milena Lopes

Kanu diz que não vai comemorar caso marque gol na partida contra o Vitória
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

A equipe do Juazeirense vai enfrentar o Vitória pela terceira rodada do Campeonato Baiano na próxima quarta-feira (29) e o zagueiro Kanu falou com o Bahia Notícias sobre as expectativas para o jogo e da emoção de voltar à casa do rubro-negro, Clube que ele defendeu por quatro temporadas. 

 

“A equipe está bem treinada e a expectativa está boa para o jogo”, declarou Kanu. O zagueiro comentou que já faz cerca de 40 dias que o time está se preparando e isso já vem deixando o Juazeirense ciente do duelo que vão enfrentar.“Vai ser um jogo difícil”, admitiu o jogador. “O Vitória no Barradão sempre foi forte”, completou.

 

Quanto à sua volta à casa do Leão, ele falou da emoção e do respeito pelo Clube rubro-negro. “O coração fica batendo a mil”, assumiu. “Fiquei no Vitória quatro temporadas, um dos melhores momentos da minha carreira”, relembrou, se referindo aos anos entre 2015 e 2018. Entre 2015 e 2016 o zagueiro passou também pelo OH Leuven, da Bélgica. 

 

Como torcedor do Vitória, Kanu foi questionado sobre como vai reagir caso faça um gol pelo Juazeirense. “Todos sabem que eu sou Vitória de coração” confirmou. “Eu não vou comemorar, com respeito e gratidão à torcida, ao Clube e pelas pessoas que trabalharam comigo enquanto eu estive no Vitória”, alegou o jogador.   

 

Sobre o reencontro com ex-colegas, Kanu falou especialmente do atacante Eron. “É um menino que eu vi crescer”, admitiu. “É um menino de qualidade, que vai dar trabalho, como toda a equipe do Vitória, que é uma equipe bem treinada”, destacou o zagueiro. 

 

A partida entre o Juazeirense e o Vitória pelo Baianão vai acontecer no Barradão, às 19h30. Apesar de reconhecer a dificuldade em enfrentar o ex-Clube, ele mencionou pensamentos positivos para sua equipe: “Vamos tentar fazer um bom jogo para sair com esses três pontos”.

Porto Seguro: Policial suspeito de abuso sexual é solto após audiência de custódia
Foto: Reprodução / Radar 64

O policial militar que está sendo acusado de abusar sexualmente de uma adolescente de 14 anos (veja aqui) foi ouvido por um juiz, nesta segunda-feira (27), no fórum de Porto Seguro. Segundo informações do portal Radar 64, a Justiça decidiu que ele deve responder em liberdade ao inquérito instaurado na delegacia do município.

 

O homem tem 41 anos e foi preso acusado de obrigar, neste domingo (26), uma turista de 14 anos a pegar em seu órgão sexual, além de ter tocado nas partes íntimas da menor. A jovem estava acompanhada na praia por duas primas, também menores de idade. O policial foi contido por outras pessoas que estavam na praia. A Polícia Militar afastou o soldado das atividades até a conclusão das investigações.

Feira de Santana reduz número de mortes violentas pelo segundo ano seguido
Foto: Divulgação / SSP-BA

Feira de Santana reduziu, pelo segundo ano seguido, o número de mortes violentas, sejam elas homicídios, latrocínio ou lesão dolosa seguida de morte. As informações são da Secretaria de Segurança Pública.

 

O segundo maior município da Bahia registrou 349 casos em 2019, 20 a menos em comparação a 2018, quando a Polícia contabilizou 369 mortes violentas. Em 2017, foram 371 ocorrências.

 

"Assim como no restante do Brasil, cerca de 80% dos casos têm relação com o tráfico de drogas. As vítimas, na maioria dos casos, são integrantes de organizações criminosas ou usuários de entorpecentes com dívidas. Diante disso, aperfeiçoamos o nosso trabalho integrado com a PM no combate das facções", contou o titular da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), delegado Roberto Leal.

 

O comandante de Policiamento na Região Leste, coronel Luziel Andrade lembrou que a polícia está nas ruas 24h por dia, porém a violência deve ser combatida por todos. "Não temos o poder de evitar que um jovem entre para a criminalidade. Esperamos que em 2020 todos trabalhem em conjunto em busca de uma sociedade melhor", completou o oficial.

Governo assina nesta quarta ordem de serviço para requalificação de museu em Candeias
Foto: Arquivo/ IPAC

A ordem de serviço para a requalificação do Museu Wanderley Pinho, em Candeias, será assinada nesta quarta-feira (20). Executada com recursos de R$24 milhões do Prodetur Nacional Bahia, através de financiamento do BID, a obra é a primeira das 14 intervenções que serão realizadas na Baia de Todos-os-Santos, sob a responsabilidade da Secretaria do Turismo do Estado (Setur). 


Localizado no distrito de Caboto, em Candeias, o museu conta com acervo de mais de 200 peças que contam uma história da Bahia e do Brasil desde o século 17. Ele ocupa um casarão de quatro andares e 55 cômodos, onde funcionava o antigo Engenho Freguesia.  Tombado como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o equipamento é administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

Terça, 28 de Janeiro de 2020 - 14:30

Juazeirense confirma Luiz Carlos Mendes no comando do time contra o Vitória

por Leandro Aragão

Juazeirense confirma Luiz Carlos Mendes no comando do time contra o Vitória
Foto: Divulgação / Juazeirense

A Juazeirense promoveu nesta terça-feira (28) o auxiliar Luiz Carlos Mendes, de 54 anos, como técnico interino. Com isso, ele será o comandante do time na partida contra o Vitória, nesta quarta (29), às 19h30, no Barradão, pela terceira rodada do Baianão. No último domingo (26), o clube de Juazeiro demitiu Vladimir de Jesus do cargo de treinador (lembre aqui).

 

"Sou funcionário do clube. O que o presidente definir eu estou aqui para cumprir", afirmou o interino.

 

Nascido em Recife, capital de Pernambuco, Luiz Carlos chegou ao Cancão de Fogo no início deste ano. Como auxiliar, ele passou por clubes como Santa Cruz e Vila Nova-GO, mas também conta com experiências como treinador do Nacional de Patos-PB e Treze-PB.

 

Na manhã desta terça, Luiz Carlos Mendes comandou a sua primeira atividade como técnico interino no CT do Fazendão, que ainda pertence ao Bahia. No turno da tarde, o elenco do Cancão de Fogo realiza o último trabalho de preparação para o compromisso diante do Vitória.

 

A Juazeirense soma dois pontos e ocupa a sétima colocação na tabela de classificação. Já o Vitória, com quatro, aparece na quarta posição.

Barreiras está entre as cidades baianas com maior aumento no estoque de empregos
Foto: Divulgação

Reconhecida em prêmio pela excelência na gestão e apontada pelo IBGE como o município com maior crescimento do PIB entre as cidades do Norte e do Nordeste do país, Barreiras conquistou mais um destaque. Em 2019, ela registrou o maior aumento, entre as 11 maiores cidades da Bahia, no estoque de empregos do estado.

 

Os dados, divulgados na última sexta-feira (24), são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De acordo com a gestão municipal, Barreiras registrou um aumento de 7,90% nos vínculos com carteira assinada, em comparação com o ano anterior.

 

Para o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa (DEM), os números atestam que a prefeitura tem criado as condições para atrair empresas e investimentos ao município, desenvolvendo um ambiente ideal para geração de novos postos de trabalho. “Através do programa ‘Desenvolve Barreiras’, temos feito o dever de casa, imprimindo um ritmo muito forte de trabalho nesses três anos, transformamos nossa cidade em um grande canteiro de obras em todos os setores da administração, esse é um ambiente favorável aos investimentos da iniciativa privada, com diversas empresas dos mais diversos setores abrindo as portas em nosso município”, comemora o gestor.

 

Na avaliação dele, isso faz com que o município se consolide como polo comercial, educacional, de saúde, serviços e entretenimento. O comércio se fortaleceu ainda mais com a chegada de novas empresas como a Lojas Nosso Lar, Oxigênio, Supera dentre outras, gerando mais e novos empregos. Além disso, o município tem recebido empreendimentos importantes, como o parque de energia solar, Sertão Solar Barreiras.

Terça, 28 de Janeiro de 2020 - 13:31

Trading: Repaginado, Sauípe Premium foca nas famílias como público-alvo

por Gabriel Carvalho | gabriel.jornalismo@gmail.com

Trading: Repaginado, Sauípe Premium foca nas famílias como público-alvo
Fotos: Gabriel Carvalho/BN
 
Após passar por uma reforma nos seus quartos e dependências, o Sauípe Premium, principal resort do Complexo Costa do Sauípe, que agora incorpora Brisa ao nome, está voltado para o público família. Seguindo um padrão internacional, o equipamento oferece o sistema all inclusive, que permite ao hóspede o consumo gratuito e ilimitado de comidas e bebidas, incluindo alcoólicas. A coluna Trading conferiu as novidades.
 
A estrutura é composta por apartamentos com capacidade para até quatro pessoas com cama king size e sofá-cama, além de varanda e vista para o mar, piscina com borda infinita, um restaurante e dois bares, sendo um localizado no lobby e outro na piscina. Algumas das atrações gastronômicas preferidas do público são os quitutes preparados por uma baiana os tradicionais acarajé, abará e bolinho de estudante feitos na hora. Além disso, petiscos como camarão ao alho e oléo, batatas fritas e salgadinhos são servidos no menu. Quem está de dieta pode saborear opções diet, light, sem glúten e sem lactose.
 
 
Nos restaurantes pagos, o visitante tem a oportunidade de degustar o melhor da culinária local e internacional a la carte, com sobremesas feitas com frutas da estação e menu com frutos do mar e cozinha regional. Em visita ao complexo, fomos aos restaurantes Bendito Fruto e Baea. Lá, escolhemos o prato Baía de Todos-os-Santos, que é um grelhado de camarões, lulas e polvo. Já no Baea, optamos por uma moqueca de camarão e por uma carne do sol com aipim e manteiga de garrafa.
 

 
 
O hotel também oferece espaços para relaxar com massagens (algumas pagas à parte) e cadeiras à beira da piscina, bem como hidroginástica, brincadeiras e outras atividades, todas gratuitas como a observação de soltura de tartarugas, o por do sol e uma visita à quermesse e à própria vila de entretenimento que há no complexo. O trajeto pode ser feito a pé ou em um ônibus (grátis) que passa a cada 20 minutos na gente dos estabelecimentos do complexo. 
 
Foto: Gabriel Carvalho
 
Atividades para os pequenos – Durante a visita ao Sauipe Premium Brisa, notamos um grande número de famílias com crianças de 0 a 14 anos. E o que não faltam são atividades para essa turma. Os menores podem usufruir da piscina em partes mais rasas, brinquedoteca, dentre outros. Já os maiores podem jogar futebol, andar de bicicleta, roda gigante, jogos de argolas ou arriscar uma oficina de trapézio. 
 
Novidades -  Uma das atrações do complexo é a Vila Assombrada, que pode ser conferida para quem tem acima de dez anos. O interior do equipamento guarda surpresas “assustadoras” e os participantes da gincana têm 20 minutos para desvendar o enigma dos cangaceiros. A atração é paga à parte e mais informações podem ser obtidas na recepção da vila. 
 
SERVIÇO:
 
Central de vendas: (11) 3512-4830 (71) 3512-0100
Mais informações: https://www.sauipepremium.com.br/
https://www.costadosauipe.com.br/
Terça, 28 de Janeiro de 2020 - 13:20

Conceição do Almeida: MP-BA investiga prefeito após anúncio de atrações do São João

por Cláudia Cardozo / Ailma Teixeira

Conceição do Almeida: MP-BA investiga prefeito após anúncio de atrações do São João
Foto: Divulgação

O prefeito de Conceição do Almeida, Adailton Campos Sobral, passou a ser investigado pelo Ministério Público do Estado da Bahia na semana passada. O inquérito publicado no Diário Oficial de Justiça se refere ao crime de improbidade administrativa e visa apurar denúncias da suposta organização de uma festa junina no município, sem que a gestão possua os recursos necessários para custear as despesas do evento.

 

Intitulada "São João do Almeidão 2020", a festa foi divulgada pela gestão municipal no último dia 3. O banner compartilhado na página do Facebook diz que as atrações já confirmadas são Harmonia do Samba, Cavaleiros do Forró, Zezé de Camargo e Luciano, Flávio José e Léo Santana. Essas atrações vão se apresentar no palco "Cidade Feliz", mas a data de cada show ainda não foi divulgada.

 

 

O Bahia Notícias procurou a Prefeitura de Conceição do Almeida para apurar como pretendem custear o evento, mas não obteve retorno nos canais disponíveis.

Terça, 28 de Janeiro de 2020 - 10:40

Chuva deixa cerca de 30 famílias desalojadas em Ubaíra

Chuva deixa cerca de 30 famílias desalojadas em Ubaíra
Foto: Reprodução / Blog Marcos Frahm

Os estragos causados pela chuva em Ubaíra, na região do Vale do Jiquiriçá, prejudicaram diversas pessoas. Cerca de 30 famílias foram obrigadas a deixar suas casas e precisaram ser acolhidas pela prefeitura, com o recebimento de aluguel social e encaminhamento para outras residências.

 

Segundo informações do Blog do Marcos Frahm, nessa segunda-feira (27), a gestão municipal contou com apoio de cidades vizinhos, que enviaram máquinas e outros equipamentos para ajudar no mutirão de limpeza. Mas, ainda assim, a devastação continua nítida nas ruas, principalmente na parte central da cidade, que foi a área mais atingida. Imagens mostram que pavimentações e praças foram danificadas, além de carros arrastados pela enxurrada (veja aqui).

 

De acordo com a publicação, uma equipe da Defesa Civil enviada pelo Governo do Estado faz um levantamento dos danos causados pela chuva. Com isso, alguns imóveis, inclusive no comércio, foram condenados.

Juazeirense anuncia a contratação de novo preparador de goleiros
Foto: Divulgação / Juazeirense

A Juazeirense anunciou nesta segunda-feira (27) a contratação do novo preparador de goleiros. Fernando Vagner Silva Santos, mais conhecido como Ferro, chega para substituir Francisco Leandro Neto na função.

 

Aos 40 anos, Ferro tem no currículo trabalhos no Serrano, Galícia, Itabuna, Jequié e Unirb, no futebol baiano. Ele também teve passagem pelo Aracruz e Rio Branco, do Espírito Santo.

 

Ferro é o primeiro nome da nova comissão técnica da Juazeirense. No último domingo (26), a diretoria do clube de Juazeiro demitiu o técnico Vladimir de Jesus (lembre aqui). Enquanto não chega um novo treinador, o comando do time está à cargo do auxiliar Luiz Carlos.

 

A Juazeirense volta ao gramado nesta quarta (29), às 19h30, para enfrentar o Vitória, no Barradão, pela terceira rodada do Campeonato Baiano. O Cancão de Fogo tem dois pontos conquistados e ocupa a sétima colocação na tabela de classificação. O Leão tem quatro e aparece na quarta posição.

Reestruturação de escolas em Alagoinhas já beneficiou 58 unidades, destaca prefeitura
Foto: Divulgação

Com a reestruturação da rede municipal de ensino de Alagoinhas, 58 unidades escolares já passaram por obras, o que representa 74,35% das escolas da cidade. São pequenas, médias e grandes intervenções.

 

A gestão do prefeito Joaquim Neto (DEM) começou pela zona rural, onde a situação de abandono e a falta de estrutura mínima para atender à comunidade escolar eram críticas. Em 2017, foram entregues reformas da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, na localidade do Encantado, da Escola Municipal Érico Veríssimo, na Capoeira, construída com recursos próprios pela gestão, e da Escola Tomé de Souza, na comunidade Espuma. 

 

Meses depois, em abril de 2018, foi entregue a Conceição, no distrito de Riacho da Guia, as obras de requalificação da Escola Municipal Péricles Nogueira.

 

Já no ano passado, o prefeito inaugurou a Escola Municipal Santa Luzia, no povoado da Calu e deu início a obras de requalificação na Escola Municipal Helenita Santana da Costa, na comunidade de Narandiba, e de ampliação da Escola Municipal Luzia Margarida Pinto, no Ponto do Beiju.

Terça, 28 de Janeiro de 2020 - 09:20

Afastado por nepotismo em Irecê, irmão de vereador ganha cargo na gestão de Rui

por Lucas Arraz

Afastado por nepotismo em Irecê, irmão de vereador ganha cargo na gestão de Rui
Foto: Reprodução / Eleições 2016

Professor de História e irmão do vereador Murilo França Paiva Silva - o Murilo do Asa Sul - , Alan França Paiva Silva ganhou um cargo na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de Rui Costa. Em agosto de 2018, Alan França foi afastado da prefeitura de Irecê pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) por suspeita de nepotismo na gestão do prefeito Elmo Vaz (PSB) (veja aqui). 

 

Na SDR, o historiador foi nomeado Coordenador Técnico, símbolo DAS-2D, da Diretoria Operacional, da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Jogo do Flu de Feira fecha com déficit e Pastor Tom reclama de cobrança pelo policiamento
Foto: Divulgação / Ag. AL-BA

Os números do borderô do jogo entre Fluminense de Feira e Vitória, realizado no último domingo (26), no Joia da Princesa, não agradou o presidente do clube mandante, o deputado estadual Pastor Tom (PSL). Em sessão parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta segunda-feira (27), o político e cartola reclamou da despesa com os policiais militares que fizeram a segurança do estádio de Feira de Santana.

 

"Tive a oportunidade de estar ali no público participando do jogo do Fluminense e do Vitória. Tivemos uma renda de mais de R$ 19 mil e desses 19 mil reais, eu achava que esta renda ficaria para o Fluminense de Feira. Quando eu vi o borderô, vi algo muito estranho, onde o Governo do Estado cobrando, excelentíssimo deputado Bobô, os policiais militares trabalharem no estádio. Então, com a renda de R$ 19 mil, o Fluminense de Feira está com déficit na Federação Bahiana de quase R$ 6 mil. Isso é um absurdo! Isso é um absurdo o que está acontecendo no futebol da Bahia. Os times de futebol pagando para a polícia estar no estádio. Isso é um absurdo! Como é que vamos fazer futebol desse jeito na Bahia? O Governo do Estado cobrando para policiais militares no estádio. Agora, eu entendo que existe competição como acontece na Bahia toda. No Intermunicipal eu não vejo o Governo do Estado cobrar", discursou.

 

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou o borderô do jogo entre Flu de Feira e Vitória nesta segunda. O estádio recebeu 2.870 pessoas e obteve R$ 19.100 de receita, mas despesas foram de R$ 19.263,67, o que resultou num déficit de R$ 3.023,67. O documento indica que o valor pago pela presença de 60 policiais militares foi de R$ 6.183,52.

 

Vale destacar que o inciso IX do artigo 7º do Regulamento Geral de Competições para 2020, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), diz que é competência do clube mandante do jogo, "zelar pela segurança de atletas e comissões técnicas, árbitros e assistentes, profissionais da imprensa e demais pessoas que estejam atuando como prestadoras de serviços autorizados".

 

Dentro de campo, a partida Vitória terminou empatada em 2 a 2. O Touro do Sertão é o sexto colocado com dois pontos na tabela de classificação. Com dois a mais, o Leão ocupa o quarto lugar.

Terça, 28 de Janeiro de 2020 - 07:40

Após morte causada pelas chuvas, Prefeitura de Feira declara situação de emergência

por Ailma Teixeira

Após morte causada pelas chuvas, Prefeitura de Feira declara situação de emergência
Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

Depois que uma pessoa morreu em decorrência dos transtornos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município de Feira de Santana na semana passada (veja aqui), o prefeito Colbert Martins (MDB) declarou situação de emergência na cidade por 90 dias. A medida, que se refere ao volume de chuvas no período entre a última quinta-feira (23) e domingo (26), foi publicada no Diário Oficial da cidade nesta terça (28).

 

O decreto destaca que esta situação é válida apenas para as áreas comprovadamente afetadas pelas chuvas, que são Campo Limpo, Baraúnas, Gabriela, Pampalona, Cidade Nova, Parque Brasil, Ponto Central, Papagaio, Campo do Gado, Mangabeira, Alto do Papagaio, Queimadinha, Parque Ipê, Loteamento José Ronaldo, Feira X, Viveiros, George Américo, Jardim Cruzeiro, Parque Getúlio Vargas e Pedra do Descanso. A decisão também autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para minimizar os danos à população.
 

Além disso, segundo o portal Acorda Cidade, o prefeito afirmou que vai até Brasília solicitar a liberação de unidades do programa "Minha Casa, Minha Vida", que estejam vazias, para as pessoas que ficaram desabrigadas.

 

“Estamos oferecendo o máximo possível para evitarmos qualquer tipo de dano maior. Essas famílias estão em casas de outras pessoas, todas já receberam a visita da nossa assistência social e também da defesa civil. Se a gente não conseguiu identificar alguém, peço que essas pessoas entrem em contato através do 156, que a gente está pronto para ajudar da melhor forma possível”, disse Martins. 

 

De acordo com ele, a prefeitura está oferecendo aluguel social, enxovais e alimentos a cerca de 25 famílias que tiveram casas com problemas grandes. Outras 50 famílias perderam eletrodomésticos e estão com casas rachadas e úmidas, sem condições de habitação. (Atualizada às 7h56)

FBF adia partida entre Juazeirense e Doce Mel pelo Campeonato Baiano
Estádio Adauto Moraes é o palco do jogo | Foto: Divulgação

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) anunciou nesta segunda-feira (27) o adiamento da partida entre Juazeirense e Doce Mel, pela quarta rodada do Campeonato Baiano. O embate estava marcado para o próximo domingo (2) e foi remarcado para a outra quarta (5), às 20h, no Estádio Adauto Moraes.

 

De acordo com FBF, a mudança foi solicitada pelo clube mandante, ou seja, pela Juazeirense. O time de Juazeiro encontra-se na sétima posição com dois pontos na tabela de classificação. Ainda sem pontuar, o Doce Mel é o último colocado.

 

Confira a tabela da quarta rodada do Baianão atualizada:

Arte: Reprodução

Terça, 28 de Janeiro de 2020 - 00:00

Colbert Martins critica possível ida de Zé Ronaldo ao partido de Bolsonaro: 'Inadequado'

por Jade Coelho / Lula Bonfim

Colbert Martins critica possível ida de Zé Ronaldo ao partido de Bolsonaro: 'Inadequado'
Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias

Em entrevista ao Bahia Notícias, o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), cobrou seu partido, criticou a possível saída de Zé Ronaldo (DEM) para o partido do presidente Jair Bolsonaro  Aliança pelo Brasil e escolheu a união com o ex-prefeito como prioridade para as eleições municipais deste ano.

 

“Temos que manter a unidade com Zé Ronaldo e esse ritmo de crescimento e vitórias em Feira, que vem desde 2001. Eu e ele somos o que há de melhor para Feira de Santana em termos de trabalho”, disse o prefeito, que assumiu a administração após o democrata renunciar à prefeitura em 2018, para pleitear o governo baiano.

 

Segundo Colbert, a lembrança do nome de Zé Ronaldo para liderar na Bahia o partido do presidente da República se dá por conta do público e ostensivo apoio do ex-prefeito feirense a Bolsonaro durante as eleições de 2018. “Ele tem todas as condições de ser uma pessoa de grande representatividade federal. Mas no Democratas, que é o espaço que ele cultivou a vida inteira. Não seria adequada a saída dele para o Aliança. É uma questão de ajuste. Neste momento, eu acho absolutamente inadequado”, avaliou.

 

Colbert ainda cobrou do MDB uma estratégia política “mais veloz, para retomar o espaço que o partido sempre teve no estado da Bahia”. Segundo ele, apesar dos dois maiores municípios do interior Feira e Vitória da Conquista serem governados por emedebistas, o número de prefeitos ainda é muito pequeno. “O MDB precisa se reciclar muito fortemente na Bahia”, afirmou.

 

Perguntado se a aliança construída pelo MDB em Salvador se repetiria em Feira de Santana, Colbert negou. “Na eleição municipal, cada arranjo local tem sua característica própria. O que foi feito aqui em Salvador seguramente é diferente do que está sendo feito em Feira de Santana ou em Tanquinho. Certamente, vai ser diferente também em Conquista ou em Barreiras. É importante que se respeite as injunções locais”, finalizou.

Segunda, 27 de Janeiro de 2020 - 21:50

Rui Rezende retrata Amargosa em novo livro de fotografias

Rui Rezende retrata Amargosa em novo livro de fotografias
Foto: Ninho Lima/Divulgação

O novo livro do fotógrafo Rui Rezende traz um acervo visual do município de Amargosa e será lançado no próximo dia 6 de fevereiro. Em “Amargosa: Nossa Terra, Nossa Gente”, Rui produz um grande álbum afetivo e colaborativo de todo o território da cidade. A publicação foi produzida em coautoria com fotógrafos e pesquisadores locais convidados por Rezende. O lançamento vai acontecer a partir das 16h, no coreto da Praça do Jardim, em Amargosa.

 

“O livro é um presente para todas as pessoas que gostam da nossa doce Amargosa. Com ele, estou atendendo a muitos pedidos de muitas pessoas que, ao longo da minha carreira, cobraram-me um livro da nossa cidade”, explica Rezende. Segundo o fotógrafo, é ali onde estão as raízes e a fonte de inspiração para o seu trabalho.

 

A obra conta ainda alguns causos sobre as transformações que Amargosa passou. “Além do trem, existiram muitas coisas incríveis na nossa cidade, as quais já perdemos, como o cine Pérola, a beleza do jardim, a biblioteca municipal”, descreve o trecho de abertura da publicação.

 

No evento de lançamento, haverá a apresentação de fanfarra, a presença do músico e fotógrafo Paulo Gondim e uma exposição de fotos ao ar livre.

 

SERVIÇO
O QUÊ: Livro “Amargosa: Nossa Terra, Nossa Gente”
QUANDO: 6 de fevereiro, às 16h
ONDE: Praça do Jardim - Amargosa

Segunda, 27 de Janeiro de 2020 - 21:45

Elias Borges comandou Vitória da Conquista sem ter sido regularizado no BID

por Glauber Guerra / Milena Lopes

Elias Borges comandou Vitória da Conquista sem ter sido regularizado no BID
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

O técnico Elias Borges comandou o Vitória da Conquista de forma irregular. O treinador só teve o seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF no dia 24 de janeiro, dois dias depois da estreia do Bode no Campeonato Baiano. Na súmula emitida pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), consta que Elias foi o responsável por comandar a equipe, que empatou em 2 a 2 com o Jacuipense, no Estádio Lomanto Júnior, pela primeira rodada da competição estadual.

 

Caso seja denunciado no Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJD-BA), o Vitória da Conquista pode ser enquadrado no artigo 191, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que prevê “descumprimento de regulamento de competições”, com multa que varia de R$ 100 até R$ 100 mil. Já o capítulo V, artigo 24, do regulamento do Campeonato Baiano, aponta que “os clubes deverão providenciar o registro dos seus treinadores nos mesmos moldes dos procedimentos adotados para seus atletas, sem a necessidade de pagamento de taxas, conforme Lei.8.650, de 20/04/1993”

 

Procurado pelo Bahia Notícias, o presidente do Bode, Ederlane Amorim, informou que já estava ciente da situação, mas que seguiu a orientação da própria FBF. “Nós somos orientados pela Federação. Consultamos a Federação Baiana e fomos orientados de que não havia irregularidade”, garantiu ao BN. Ederlane minimizou a questão e disse que “se houver multa o clube vai pagar”. Questionado sobre qual seria o posicionamento em caso de denúncia ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-BA), o presidente disse que se isso ocorrer “o posicionamento será uma decisão interna”.

 

Com um ponto, o Vitória da Conquista ocupa a nona posição no Campeonato Baiano.

Porto Seguro: Policial é preso por suspeita de abuso sexual a jovem de 14 anos
Foto: Reprodução / Radar 64

Um policial militar da Rondesp está sendo investigado por suspeita de abuso sexual. A vítima teria sido uma adolescente de 14 anos, natural de Brasília, que estava passando férias em Porto Seguro com a família. O caso ocorreu no fim da tarde deste domingo (26), na Praia de Taperapuã, orla norte da cidade.

 

Conforme informações do portal Radar 64, a jovem denunciou que estava na água com duas primas, de 14 e 10 anos, quando passou a ser importunada pelo policial. Segundo ela, o suspeito se aproximou e a obrigou a pegar em seu pênis. Ele também teria tocado nas partes íntimas da menor, por dentro do biquíni.

 

A adolescente contou que conseguiu sair do mar e pedir ajuda. Os pais, que também estavam na praia, disseram que ela chorava muito. O policial foi contido por pessoas que estavam na praia.

 

A Polícia Militar foi acionada e conduziu o homem de 41 anos para a delegacia. O soldado foi afastado de suas atividades, até a conclusão do inquérito. Enquanto isso, ficará detido em uma unidade da PM/BA.

Segunda, 27 de Janeiro de 2020 - 19:20

Itamaraju: Vereadores protocolam pedido de afastamento do prefeito; MP investiga o caso

por Ailma Teixeira / Lula Bonfim

Itamaraju: Vereadores protocolam pedido de afastamento do prefeito; MP investiga o caso
Foto: Reprodução / Siga a Notícia

Vereadores de Itamaraju, no Extremo Sul do estado, protocolaram no Ministério Público um pedido de afastamento do prefeito Marcelo Angênica (PSDB), no dia 19 de dezembro de 2019. Conforme apuração do Bahia Notícias, a promotoria viu que a representação tinha elementos e abriu um procedimento preparatório para investigação do caso.

 

Segundo informações do portal Siga a Notícia, o documento aponta que Angênica orquestrou várias ações na tentativa de impedir a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a prefeitura e seu secretário de Obras, Antônio Charbel, por suposto crime de falsificação de documentos públicos e fraude em licitação.

 

A representação foi assinada pelos vereadores Egnaldo Fernandes (PSDB), Marcão da CUT (PT), Cristina do Regional (Solidariedade) e Evando Rodrigues (Solidariedade), podendo resultar no afastamento cautelar do prefeito por um período de até seis meses, visando assegurar a independência dos trabalhos do legislativo municipal e os avanços dos trabalhos CPI.

 

Os parlamentares afirmam que, apesar da CPI ter sido aprovada pelos vereadores há dois meses, nenhum ato referente a criação da mesma foi publicado no Diário Oficial da Câmara. A casa legislativa está em recesso e retornará a seu expediente normal no próximo dia 18 de fevereiro.

Disputa em Feira é motivo velado das trocas de farpas entre Targino e Robinson na AL-BA
Fotos: Bahia Notícias e Divulgação

A presença eleitoral na cidade de Feira de Santana parece ser a verdadeira razão de um homérico embate entre os deputados Targino Machado (DEM) e Robinson Almeida (PT), nesta segunda-feira (27). Há aproximadamente duas semanas, Targino ventilou a possibilidade de deixar a liderança da bancada de oposição para disputar a prefeitura de Feira (leia mais aqui). Robinson, por outro lado, ampliou sua margem de votos naquela cidade nas eleições de 2018 após alinhamento político com o deputado federal e também pré-candidato a prefeito na Princesa do Sertão, Zé Neto (PT). 

 

Iniciada por divergências de posicionamentos em relação aos assuntos do dia na Casa Legislativa, ou seja, a PEC 159 como é apelidada a reforma da Previdência, que pode ser votada nesta terça (28), e o projeto que autoriza a venda do terreno do Colégio Odorico Tavares e tem votação prevista para esta segunda, a discussão mudou de direção e chegou às ofensas pessoais. 

 

Ao responder as críticas do líder da oposição, que incitou uma chacota pelos outdoors espalhados no estado, evidenciando sua contrariedade à reforma proposta pelo governo Bolsonaro, Robinson atacou o colega naquilo que, momentaneamente, lhe parece frágil, que é a dificuldade de construir unidade na bancada de oposição, sobretudo, diante das propostas apreciadas na convocação extraordinária (leia mais aqui).

 

De volta à Tribuna, Targino caracterizou  a "vida" do petista como "biruta que gira ao sabor do vento" e prometeu acabar com a "mamata de Robinson em Feira de Santana".

Neojiba abre inscrições e oferece vagas na capital e no interior
Foto: Reprodução / Neojiba

A Neojiba está com vagas abertas e neste ano apresentam algumas mudanças nas inscrições. Elas poderão ser feitas pela internet ou se a pessoa preferir, no próprio Núcleo onde as vagas estão abertas. Dentre as oportunidades estão para o ensino de iniciação musical de crianças e adolescentes e o ensino de diversos instrumentos.

 

O modelo de inscrição só é diferente para os grupos o (NCN) Núcleo Central Neojiba, onde fica a sede do Programa, no Parque do Queimado, em Salvador. Para esses grupos (do NCN) as inscrições  serão feitas exclusivamente online, através de formulários disponibilizados no site do Neojiba.

 

Caso haja mais interessados do que o número de vagas para os Núcleos Territoriais (Feira de Santana e Vitória da Conquista), haverá sorteio para a definição dos beneficiados. O sorteio será realizado nas dependências do referido Núcleo Territorial, em data a ser divulgada, e poderá ser acompanhado por todos os interessados.

 

Para outros detalhes sobre o programa, as vagas disponíveis e realizar a pré-inscrição, clique aqui.

Histórico de Conteúdo