Sábado, 25 de Maio de 2019 - 14:30

Jacuipense goleia Náutico e avança à final da Super Copa Natal Sub-17

por Gabriel Rios

Jacuipense goleia Náutico e avança à final da Super Copa Natal Sub-17
Foto: Divulgação

O Jacuipense goleou o Náutico por 5 a 0, na manhã deste sábado (25), em Parnamirim, e se classificou para a final da Super Copa Natal Sub-17. Os gols foram marcados por Fábio, duas vezes, João Anjos, Anderson e Pé de Bolo. 

 

A grande decisão acontece neste domingo (26), às 9h, em Parnamirim. O adversário será o Ceará. 

 

Único representante baiano na competição, o Leão do Sisal segue invicto. Em seis jogos foram cinco vitórias e apenas um empate. Já são 18 gols marcados e dois sofridos. 
 

Simões Filho: Suspeito de líder do tráfico é executado dentro de casa
Foto: Reprodução / Google Street View

Suspeito de liderar o tráfico de drogas em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, Humberto José Soares, 47, foi executado dentro de sua casa, no bairro da Granja, na última sexta-feira (24). Segundo o site Fala Simões Filho, três homens encapuzados invadiram a casa da vítima e cometeram o crime.

De acordo com a Polícia Militar, soldados da guarnição do Centro, da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar do município (22ªCIPM) haviam sido informados de um suposto homicídio no local e encontraram o corpo de Humberto.

Os suspeitos do crime ainda não forma identificados e o caso segue em investigação.

Maior traficante de Simões Filho se converte, cantor gospel e prega contra criminalidade
Foto: Reprodução / Youtube

A transformação na vida de Júlio Bonfim Santana de Jesus pode ser considerada como um milagre. Júlio era um dos traficantes mais procuradores de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador. Mas agora, depois de sua conversão, ele é conhecido como Pastor Irmão Júlio. Na última quinta-feira (23), ele lançou o videoclipe de sua nova canção: “Ordeno os anjos”.

 

O clipe, que retrata um assalto a ônibus e lança a reflexão sobre respeito ao próximo. A música ainda destaca a importância da oração antes de sair de casa e foi inspirada no Salmo 91:11. “Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos”, diz a passagem. O pastor é casado e pai de quatro filhos. Ele divide sua residência entre a Estrada de Candeias, em Simões Filho e o bairro Arenoso, em Salvador, onde congrega a Igreja Batista Missionária Shalon Adonai. Ele morou durante algum tempo em Alagoinhas, enquanto estava foragido, há seis anos, quando era o traficante mais procurado de Simões Filho. Foi nesta época em que ele se entregou à Polícia. Ele ficou preso por 11 meses no Presídio de Salvador.

 

Quando se converteu, ele diz que houve muito receio de sua verdadeira transformação.  “Houve muita desconfiança, com o tempo as pessoas viram, mas passei por muita luta. Cheguei a passar por dificuldade financeira, as pessoas me davam roupa, que eu não tinha condições de comprar.  Teve um momento em que eu achei que não iria conseguir”, relembra. Atualmente, Irmão Júlio utiliza da música para conscientizar os jovens a abandonem a vida do crime. O cantor está em estúdio na preparação de mais um novo álbum e garante: “próximo clipe volta a ser gravado em Simões Filho, no estilo Samba Reggae”.

Itapebi: Ponte do Rio Jequitinhonha segue parcialmente interditada para obras
Foto: Reprodução / Radar 64

A ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, nas imediações do município de Itapebi, permanece parcialmente interditada por conta de uma obra. De acordo com o portal Radar 64, o termino da manutenção do equipamento é previsto para o dia 10 de junho.

De acordo com a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-BA), serviços de recuperação estão sendo executados na ponte e, portanto, só é permitida a passagem de veículos com até 45 toneladas de carga. A manutenção está sendo feita no vão 13 da estrutura.

Feira: Homem tem casa invadida e é agredido com cabo de vassoura no olho
Foto: Paulo José / Acorda Cidade

Um homem foi socorrido no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, na última sexta-feira (24), após ter sido agredido com um cabo de vassoura. Segundo informações do Acorda Cidade, após ter a casa invadida, ele foi golpeado no olho com um cabo de vassoura.

De acordo com o boletim policial, Rodrigo Almeida de Jesus, 26, estava em sua casa, no bairro Tomba, quando foi surpreendido pelos agressores. De acordo com a publicação, o crime teria acontecido às 16h. A vítima foi levada por vizinhos ao hospital. Ainda segundo a reportagem, Rodrigo à polícia o nome do mandante do crime e o motivo, mas a informação não foi divulgada para não obstruir a investigação.
 

Bellintani anuncia Ba-Vi no Joia da Princesa pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes
Foto: Francisco Carlos/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, confirmou as datas e os locais de dois jogos da equipe de transição do Esquadrão pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Por meio de sua conta no Twitter, o dirigente revelou que o Ba-Vi, no dia 6 de junho, será disputado em Feira de Santana, e o confronto contra o Sport, que acontece no dia 20 de junho, será realizado em Alagoinhas. 

 

Além das datas, o presidente também revelou que a Caravana Tricolor terá muitas novidades nessas partidas, e garantiu que mais cidades serão visitadas. 

 

Pela estreia na competição, o Bahia bateu o Internacional por 3 a 0 em Pituaçu. O próximo confronto será contra o Ceará, na quinta-feira (30), às 15h, na Cidade Vozão. 
 

Região de Guanambi registra 4 mortes com suspeita de dengue hemorrágica
Foto: Alexandre Carvalho

A Secretaria de Saúde registrou, neste ano, a ocorrência de quatro mortes por dengue hemorrágica na região de Guanambi, que é composta por 11 municípios. A informação é do blog Sudoeste Bahia. Ao todo, foram registrados mais de 300 casos de dengue nos locais.

Segundo informações do jornalista Bonny Silva, uma das mortes aconteceu no município de Candiba, onde o alerta para a dengue é grande A identidade da pessoa não foi identificada, mas se sabe que era um homem. 

De acordo com informações da coordenadora das ações da Divisão de Vigilância Epidemiológica Estadual (Divep), Luciene Miranda, técnicos ficarão em Candiba durante 15 dias para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, em conjunto com o Núcleo Regional de Saúde de Guanambi.
 

Sábado, 25 de Maio de 2019 - 00:00

Cansanção: PMs são acusados de espancar morador que se recusou a ser abordado

por Francis Juliano

Cansanção: PMs são acusados de espancar morador que se recusou a ser abordado
Foto: Leitor BN / WhatsApp

Três policiais militares de Cansanção, na região sisaleira, foram indiciados por suspeita de espancamento a um jovem, de 19 anos. O inquérito feito pela Delegacia da cidade foi entregue à Promotoria de Justiça na última segunda-feira (20). O caso ocorreu no dia 13 de maio, por volta das 20h30 no bairro Casas Populares.

 

Em depoimento à delegacia de Cansanção, Rafael de Jesus Santos disse que foi abordado por policiais militares quando estava na frente da casa dele. Ao negar uma ordem para se levantar e colocar as mãos para cima, Rafael disse ter recebido um tapa no rosto. Em revide, arremessou um bloco, que feriu um dos policiais. Depois disso, o jovem disse ter sido espancado. Relatou chutes, pancadas com cassetete, coronhadas e até um mata-leão. Um exame de corpo e delito apontou edemas e hematomas na face.

 

Conforme a versão de um dos policiais ouvidos, a guarnição tinha se dirigido ao bairro depois de uma denúncia de furto. Eles começaram a fazer abordagens, e quando se aproximaram de Rafael, o jovem teria jogado um bloco de cimento, que causou "corte grande" na cabeça de um dos agentes . Os PMs também disseram que Rafael tentou tomar a arma de um deles, fato negado pela defesa do jovem.

 

O advogado que representa o morador declarou ainda que um tio e um primo de Rafael também foram agredidos, no entanto o fato não foi registrado em boletim de ocorrência.

 

O Bahia Notícias entrou em contato com o Comando da Polícia Militar da Bahia. A corporação informou que a 4ª CIA do 6° BPM ratificou o relato do policial sobre a chamada de suspeita de furto e que os militares não foram alvo de nenhuma denúncia. Os agentes seguem na ativa.

 

Sábado, 25 de Maio de 2019 - 00:00

Sucesso na web, quadrinista baiano lançará dois livros das 'Crônicas de Wesley'

por Lara Teixeira

Sucesso na web, quadrinista baiano lançará dois livros das 'Crônicas de Wesley'
Foto: Arquivo pessoal

O quadrinista e ilustrador Wesley Mercês está prestes a lançar os seus dois primeiros livros de tirinhas. Conhecido pelas "Crônicas de Wesley", a página de tirinhas do artista no Facebook já tem cerca de 2 milhões de curtidas.

 

Natural de Vitória da Conquista, o estudante de Design criou sua primeira história em quadrinhos para os amigos do colégio. "O pessoal acabou gostando muito da tirinha e eu fiz mais sete", disse Wesley. Depois de mostrar as novas histórias, seus colegas o incentivaram a criar uma conta para que ele publicasse suas tirinhas. Mas Wesley revelou ao Bahia Notícias que a página só surgiu após ele se interessar por uma garota, sua atual esposa. "Eu gostei muito dela e o pessoal falou para eu criar uma página. Fiquei com isso na cabeça: 'talvez ela goste mais de mim com a página'. hoje sou casado com ela, a Laíz". 

 

Em 2013, o projeto "As Crônicas de Wesley" estreou no Facebook e teve um retorno que o jovem artista não esperava. "Surgiu da resenha com a galera, e eu pensei que fosse ficar só entre amigos, não era o objetivo que tivesse crescido, mas as coisas foram tomando grandes proporções. Quando a página completou 10 meses, já tinha mais de 1 milhão de pessoas curtindo. Foi uma loucura para mim, entre 10 meses, fazer algumas tirinhas e já ter essa quantidade de seguidores foi muito diferente, e foi aí que eu percebi que tinha pegado fogo o négocio, e que eu poderia continuar". 

 

Atualmente, Wesley já criou 100 personagens para as crônicas, mas ele destaca que os principais são cerca de seis ou sete. O artista começou abordando nas histórias em quadrinhos coisas que aconteciam no seu dia a dia, como esquecer o fone de ouvido em casa quando vai para a escola, ou algo engraçado que tinha acontecido durante as aulas. "Era sempre inspirado em coisas que aconteciam na realidade", afirma Mercês. Explorando sua criatividade, o quadrinista começou a colocar coisas "surreais" nas crônicas. "Às vezes aparece um unicórnio, a morte. Eu brinco com piadas do cotidiano inserindo conteúdo lúdico". 

 

 

 

O ilustrador tenta acompanhar ao máximo as interações feitas pelas 1.723.311 pessoas que curtem a página. Ele disse ao BN que através dos comentários e das curtidas nas tirinhas consegue definir melhor o assunto que vai abordar em suas histórias. 

 

"Quando eu sinto que as tirinhas não estão tendo muitas curtidas, ou engajamento do pessoal, eu sempre tento puxar para um lado que os agrade mais. Tem o meu toque, mas como artista eu preciso produzir algo que as pessoas gostem. Eu nunca vou deixar os meus princípios, mas vou procurar agradar cada vez mais eles. Então é um meio termo, eu sempre mantenho o padrão principal da página com todos os princípios e normas que eu já estabeleci, mas sempre tentando me aperfeiçoar para alcançar mais público". 

 

"Algo interessante é que o público vai mudando com o tempo. Houve tirinhas que eu postei que hoje seriam consideradas preconceituosas, com piadas que há uns quatro anos as pessoas não levavam para o lado tão pessoal, hoje eles já levam. Então eu já tenho que mudar e adaptar o humor todo dia para o pessoal continuar acompanhando", destaca Wesley.  

 

 

 

Após perceber que já tinha mais de 500 tirinhas online, Wesley, junto com o diretor da editoria Lendari, decidiu lançar obras literárias com suas histórias. "Depois de conversar bastante a gente percebeu que são muitas tirinhas e dava para distribuir em muitos livros. Decidimos lançar esses dois primeiros. A Lendari tem um selo exclusivo para tirinhas brasileiras chamado PULP Comics. Está sendo uma oportunidade bem legal para mim". 

 

O quadrinista lançou no início do mês de maio a pré-venda dos livros e disse que já recebeu diversos comentários sobre a novidade. "A primeira semana acabou surpreendendo e a gente sabe que quando o livro for lançado mesmo nós teremos um retorno maior, porque muita gente já mandou recado avisando que está esperando o livro ser lançado". O lançamento está previsto para o dia 7 ou 8 de junho. 

 

Entre os planos a longo prazo do artista criar animações das "Crônicas de Wesley" é o principal. "É o meu objetivo de vida. 'As Crônicas de Wesley' são na verdade um conjunto de histórias que já estão escritas e pensadas, mas eu ainda não tenho recursos para realizar. Por isso eu estou elaborando pouco a pouco". 

Sexta, 24 de Maio de 2019 - 19:30

Gustavo Balloteli é relacionado para duelo da Juazeirense contra Aparecidense-GO

por Gabriel Rios / Glauber Guerra

Gustavo Balloteli é relacionado para duelo da Juazeirense contra Aparecidense-GO
Foto: Divulgação / Agência CH

O atacante Gustavo Balotelli foi relacionado pelo técnico Carlos Rabello e poderá atuar pela Juazeirense contra a Aparecidense-GO, neste sábado (25), às 16h, no Adauto Morares, pela 4ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Ele retornou ao Cancão de Fogo após rescindir contrato de empréstimo com o CRB (veja aqui).

 

O nome do atleta foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, na tarde desta sexta-feira (24), e deixou o atacante apto para entrar em campo.

 

Contando com Balotelli, o técnico Rabello relacionou 20 jogadores para o confronto. O Cancão figura na 3ª colocação do Grupo A9, com quatro pontos conquistados. A equipe goiana lidera com seis pontos.

 

RELACIONADOS

Goleiro: Gleibson e Bruno;

Laterais:  Weverton, Willian, Cesar;

Zagueiros: Emílio, Emerson e Márcio;

Volantes: Willian Kaefer, Waguinho, e Iran

Meias: Caio, Clebson, Eduardo e Marquinhos

Atacantes: Toni Galego, Hugo, Nino, Balotelli e Ítalo.

Ex-gestor e atual prefeito de Caetité são denunciados pelo MPF por associação criminosa
Fotos: Portal do Sertão e Cláudio Amaral/Achei Sudoeste

O Ministério Público Federal (MPF), em Guanambi, moveu nesta sexta-feira (24) uma ação penal contra o ex-prefeito de Caetité, José Barreira Filho, o atual, Aldo Gondim, secretário de Administração na administração Barreira, e outras oito pessoas. Eles foram denunciados por fraude em licitação e associação criminosa.

Segundo investigações feitas em conjunto entre MPF, Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU), foi concluído que entre os anos de 2009 e 2016, 28 licitações foram fraudadas em Caetité durante a gestão de Barreira.
De acordo com a apuração, todos os processos licitatórios foram vencidos por empresas de fachada controladas pelo empresário Josmar Fernanfes dos Santos (Fernandes Projetos e Construções Ltda. e JK Tech Construções Ltda.). Os valores firmados de maneira ilegal são de R$14.303.415,15 – a JK Tech recebeu R$ 8.909.967,42, e a Fernandes, R$5.393.447,73.

A ação do MPF se resume as atribuições dos acionados pelas fraudes de cinco licitações feitas entre 2011 e 2012 envolvendo recursos do Fundo de Manutenção Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os demais casos estão sob os cuidados do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por conta do não envolvimento de recursos federais.

Além de Aldo Gondim, José Barreira Filho e o empresário Josmar dos Santos, foram denunciados Júlio César Cotrim, os então agentes públicos, Arnaldo Azevedo Silva, Gláucia Maria Rodrigues de Oliveira e Rubiamara Gomes de Souza. Respondem, ainda, os agentes públicos à época Eugênio Soares da Silva, por fraude em licitações, e Thaís Rodrigues da Cunha e Nilo Joaquim Azevedo – que ocupava o cargo de Secretário de Serviços Públicos – por associação criminosa.

Não é a primeira vez que a gestão Barreira é investigada e os empresários Josmar dos Santos e Júlio Contrim são condenados. Em 2016, a dupla foi presa na Operação Burla (leia mais aqui), quando o juiz eleitoral eleitoral da 63ª Zona de Caetité, José Eduardo das Neves Brito, suspendeu todos contratos firmados entre a prefeitura de Caetité com as empresas envolvidas. Atualmente, diversas ações penais e de improbidade tramitam na Justiça Federal em Guanambi. Josmar já tem condenações que somam mais de nove anos de prisão. Júlio, por sua vez, coleciona sentenças que totalizam mais de 17 anos.

Agora, o MPF aguarda que a Justiça Federal faça a análise da denúncia e decida pelo seu recebimento para que, então, seja instaurada a ação penal. Em seguida, os denunciados passarão a ser réus e caberá ao juiz escolhido dar seguimento ao processo, o que pode resultar na condenação e na aplicação de penas aos denunciados.

Em 2015, José Barreira Filho teve o mandato cassado por abuso de poder econômico e captação de sufrágio (leia mais aqui). Em 2013, ele foi multado pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) por gastos excessivos com fogos de artifício (leia mais aqui). 

São Desidério: Motorista de ônibus escolar é preso por dirigir veículo embriagado
Foto: Reprodução / TV Oeste

Um motorista do transporte escolar de São Desidério, no oeste da Bahia, foi preso nesta quinta-feira (23) após ser flagrado com sinais de embriaguez. Segundo a TV Oeste, o homem transportava estudantes no ônibus e chegou a bater em uma placa de sinalização durante o trajeto. O condutor, que não teve a identidade revelada, foi denunciado pelos próprios estudantes. Para a polícia, o homem confessou ter consumido bebida alcoólica.

 

Segundo o delegado Carlos Ferro, que investiga o caso, durante a abordagem, como o município não tem equipamentos de bafômetro, os policias aplicaram um protocolo do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O resultado deu positivo, sinalizando quadro de embriaguez. após prestar depoimento e pagar uma fiança de R$ 1,5 mil o motorista foi liberado. Já os estudantes passaram a ser transportados em outro veículo.

 

Em nota, a prefeitura disse que acionou a empresa terceirizada responsável pelo veículo e declarou que um novo motorista assumiu o posto na manhã desta sexta-feira (24).

Mucuri: Ex-gestor terá de devolver R$ 312,2 mil à prefeitura
Foto: Reprodução / Blog Verdades Políticas

O ex-prefeito de Mucuri, no extremo sul baiano, Paulo Alexandre Matos Griffo, terá de devolver R$ 312,2 mil ao Erário. A decisão foi tomada em sessão desta quinta-feira (24) do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA). A soma se deve a irregularidades em licitações e contratos celebrados com a empresa Tratoria Locações. O caso, que ocorreu em 2016, também será enviado para investigação do Ministério Público do Estado (MP-BA).

 

Ainda segundo o TCM-BA, a companhia foi contratada para o serviço de transporte escolar pelo montante de R$4,2 milhões. Conforme o relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, o gestor não apresentou as planilhas de medição em cinco processos de pagamento. Sem os comprovantes ficou injustificada a saída do recurso.

 

Paulinho de Tixa, como o ex-gestor é conhecido, foi multado também em R$5 mil. Ainda cabe recurso da decisão.

Sexta, 24 de Maio de 2019 - 17:30

Série D: De olho na classificação, Jacuipense mira triunfo contra o Vitória-PE

por Leandro Aragão / Gabriel Rios

Série D: De olho na classificação, Jacuipense mira triunfo contra o Vitória-PE
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias

Líder do Grupo A7 com 100% de aproveitamento, o Jacuipense encara o lanterna Vitória-PE querendo encaminhar à classificação para próxima fase da Série D do Brasileiro. A partida acontece neste domingo (26), às 16h, na Arena Pernambuco, pela 4ª rodada do certame nacional. O técnico Jonilson Veloso comentou a expectativa para o jogo e disse que não abrirá mão da maneira de jogar.

 

“A gente sempre trabalha jogo após jogo. O nosso objetivo é conseguir mais uma vitória e, com fé em Deus, a classificação. O Jacuipense tem seu jeito de jogar, não vamos abrir mão, mas será uma partida muito difícil. Estamos tranquilos e confiantes. A expectativa é a melhor possível”, afirmou Veloso em entrevista ao Bahia Notícias.

 

O técnico Jonilson Veloso deve mandar a campo à seguinte formação: Jordan; Paulinho, Matheus, Railon e Padilha; Uelliton, Borges, Thiago Lima e Danilo Rios; Marcelo Nicácio e Jil Bahia.

 

O Leão do Sisal é o líder da chave com nove pontos conquistados. O time pernambucano ainda não pontuou e segura à lanterna do grupo.

'Gestão solitária é a pior que se pode ter', diz Rosemberg em evento com prefeitos
Foto: Divulgação / Eduarto Tito

O líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) defendeu durante participação no seminário sobre “Caminhos para o Desenvolvimento da Gestão Pública”, em Itabuna, que neste momento de crise no país, os gestores municipais precisam “buscar a criatividade”. No evento que reuniu 32 prefeituras do Sul, Extremo Sul e Sudoeste do estado, Rosemberg Pinto (PT) defendeu que prefeitos não sobreviverão se não buscarem o estímulo ao empreendedorismo. 

 

“A participação da comunidade e a constituição de grupos que possam aconselhá-los. A gestão solitária neste momento é a pior gestão que se pode ter”, defendeu o governista.

 

O evento que ainda contou com a presença do vice-governador João Leão (PP), de prefeitos, secretários municipais e a sociedade civil organizada, também discutiu o tema “Transformação Urbana, Negócios e Cultura”. Na sua explanação, Rosemberg defendeu a atualização da forma de implementar e atrair novos negócios para as cidades.

 

“Quando o governador Rui Costa chegar em Ilhéus, por exemplo, não podemos abordá-lo apenas pela questão do cacau. O governador tem que ser abordado pela política de turismo para os próximos 50 anos. Assim é que daremos uma reviravolta na região”, afirmou, ao apontar a necessidade de união dos municípios. “Itabuna e Ilhéus, por exemplo, não podem estar uma de costa para outra. Ilhéus e Itabuna têm que estar viradas uma para outra, cara a cara, porque a junção das duas cidades é o que vai garantir desenvolvimento da região”, disse.

 

Sobre a cultura, o deputado afirmou ser fundamental no processo de transformação de uma cidade. “Não podemos fugir das nossas origens, da nossa regionalidade e, para garantirmos isso, a cultura terá que estar inserida nesse processo”, sugeriu. 

 

O evento na Capital do Sul da Bahia foi organizado pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc). A entidade reúne 32 cidades das três regiões. Nas eleições de 2018, Rosemberg, reeleito com 101.945 votos, recebeu pouco mais da metade do total de sufrágios dos eleitores das três regiões, se tornando uma das principais lideranças políticas e principal interlocutor regional junto ao governo Rui Costa. “Vamos pensar para frente, no sentido de criar novas oportunidades de geração de emprego e renda, mas também na geração de qualidade de vida para as pessoas que moram nas nossas cidades”, concluiu. 

Juazeiro: Cabelereiro tem rosto desfigurado por agressão e relata crime de homofobia
Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

Um cabeleireiro teve o rosto desfigurado após ser agredido com um copo de vidro em Juazeiro, no Sertão do São Francisco. A denúncia foi registrada nesta quinta-feira (23). Jackson Ruan Rodrigues, de 23 anos, disse nesta sexta-feira (24) ao G1 que não conhecia o suspeito até então e associou o caso à homofobia. Segundo a vítima, ele deixava a casa da avó quando percebeu que estava sendo seguido. Depois, o agressor o provocou, tentou cheirá-lo e perguntou se ele era menino ou menina. O jovem relatou o caso pelas redes sociais.

 

“Ele tentava me pegar e eu continuei andando sem dar atenção. Fiquei com medo. Quando ele perguntou se eu era menino ou menina, eu parei e olhei para ele. Então ele veio em cima de mim e quebrou um copo no meu rosto. Eu corri e meus familiares me socorreram. Se eu não tivesse corrido, poderia ter acontecido algo pior. Isso aconteceu a uns 40 metros da casa da minha avó, em um bairro que eu cresci, onde todos me conhecem", contou o jovem.

 

O caso ocorreu no último sábado (18). O jovem disse ainda que o homem estava em um bar antes de persegui-lo. Por conta das agressões, ele precisou levar pontos na bochecha e sobrancelha. Mesmo com o episódio, o jovem afirmou que tem recebido mensagens de apoio.

Irecê: Prefeito nega irregularidade e diz que contratação se baseou em lei
Foto: Reprodução / Youtube

O prefeito de Irecê, no centro norte baiano, Elmo Vaz declarou que a contratação tida como irregular pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) não apresenta irregularidades (veja aqui). O fato envolve a contratação em 2017 da ANM – Serviços de Apoio e Assessoria Administrativa Eirele – ME, para prestação de serviços técnicos com objetivo de recuperar débitos de operadoras de telefonia com a prefeitura.

 

Em nota, o prefeito diz que apesar de a Constituição Federal estabelecer, no artigo 37, inciso XXI, a obrigatoriedade de licitação como condição para celebração de contratos pela Administração Pública, a mesma legislação também estabelece situações em que a prefeitura pode contratar sem licitação. O fundamento estaria previsto nos artigos 24 e 25 da Lei Geral de Licitações. A prefeitura também declarou que o fato de existir mais de uma pessoa especializada não afasta a possibilidade de inexigibilidade de licitação.

 

“O que determina a inexigibilidade de licitação é a inviabilidade de competição, e não a impossibilidade de disputa. Assim, não se deve confundir “competição” com “disputa”, pois tais expressões possuem sentidos jurídicos diversos. Em relação ao saldo do trabalho da assessoria, o prefeito afirmou que foram recuperados cerca de R$ 500 mil para a gestão ireceense.

Barreiras: Vara do Trabalho faz videoconferência para ouvir testemunha
Foto: TRT-BA

A Vara do Trabalho de Barreiras, no extremo oeste baiano, realizou com sucesso, na terça (21), uma videoconferência-piloto para ouvir testemunha. Durante a audiência, a juíza do Trabalho Andréa Presas, titular da unidade, colheu o depoimento de uma testemunha que se encontrava no Fórum Trabalhista de Vitória da Conquista, cidade localizada no centro-sul do estado.

 

De acordo com o juiz auxiliar da Corregedoria Regional, Firmo Ferreira Leal, o teste visa apurar a qualidade do link de internet entre as duas cidades e dos equipamentos adquiridos para essa finalidade. “Se tudo correr bem, devemos começar a implantar o serviço em todas as Varas do Trabalho do Tribunal a partir do início de julho”, informa.

 

A distância entre as cidades de Barreiras e Vitória da Conquista é de 688 km. Sem a videoconferência, a oitiva da testemunha se daria através de carta precatória inquiritória, o que envolveria outro juiz (juiz deprecado), em outra cidade, que pudesse colher o depoimento. “Esse processo é mais lento, pois depende da disponibilidade da Vara Deprecada”, explica a magistrada.

 

O novo sistema propõe diminuir custos, burocracia na comunicação e ser mais eficiente. “A videoconferência tem várias vantagens. Apenas para citar duas: ela permite que as partes e testemunhas sejam ouvidas, mesmo a distância, pelo juiz natural da causa. Também encurta o tempo do processo”, ressalta a juíza titular de Barreiras. O sistema poderá ser usado também para capacitação de servidores e reuniões diversas relativas à atividade institucional.

Sexta, 24 de Maio de 2019 - 12:30

Jacuipense vence o ABC e avança para a semifinal da Super Copa Natal Sub-17

por Leandro Aragão

Jacuipense vence o ABC e avança para a semifinal da Super Copa Natal Sub-17
Foto: Divulgação

O Jacuipense venceu o ABC por 3 a 1, na manhã desta sexta-feira (24), no Frasqueirão, pelas quartas de final da Super Copa Natal Sub-17. Os gols do time baiano foram marcados por Júlio, Bruno e Anderson.

 

Na semifinal, a garotada do Leão Grená, comandada pelo técnico Fábio Frubal, vai encarar o Náutico. A partida será neste sábado (25), às 8h, em Parnamirim, interior do Rio Grande do Norte.

 

Em cinco jogos disputados na Super Copa Natal Sub-17, o Jacuipense venceu quatro e empatou um. O time marcou 13 gols e sofreu apenas dois.

Senhor do Bonfim: Três suspeitos de tráfico morrem após tiroteio com policiais civis
Foto: Divulgação / SSP-BA

Três jovens morreram em ação policial em Senhor do Bonfim, no Piemonte Norte do Itapicuru, nesta quinta-feira (23). Vieram a óbito Davi Clerisson Ferreira Silva, de 23 anos, Charlinton Joab Moura Oliveira, de 22, e Lucas Pereira da Silva, sem idade informada. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), uma denúncia anônima levou policiais civis a montar uma campana para averiguar a movimentação “estranha” de um veículo perto de um posto de gasolina da cidade.

 

O automóvel [Uno] foi fechado e os jovens, ocupantes do carro, teriam atirado com a aproximação da viatura. No confronto, os três foram baleados e não resistiram aos ferimentos. Ainda segundo a SSP-BA, o grupo respondia a inquéritos por tráfico de drogas, roubos e porte ilegal de arma de fogo. Com eles foram encontrados uma submetralhadora calibre 9mm, uma pistola calibre 45, três revólveres calibre 38 e 22, carregadores, munições, seis porções grandes de maconha prensada, três pedras de cocaína e quatro pedras de crack.

 

"Os policiais civis agiram rápido e evitaram que o trio atacasse rivais. O próximo passo é identificarmos o restante da quadrilha e capturá-los", declarou o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Flávio Góis.

Irecê: MP sugere afastamento de prefeito em caso de contratação em 2017
Foto: Reprodução / Toda Bahia

Uma denúncia do Ministério Público do Estado (MP-BA) sugere o afastamento do prefeito de Irecê, no centro norte, Elmo Vaz. Assinada pela procuradora-geral adjunta Sara Mandra Moraes Rusciolelli, a peça sugere, em caso de comprovação do delito, o afastamento do prefeito. A acusação é que o gestor fez contratação irregular de uma empresa de assessoria jurídica ANM- Serviços de Apoio e Assessoria Administrativa Eireli- ME em 2017.

 

O contrato, sem licitação, tinha como objeto “a assessoria jurídica para recuperação de receitas tributárias junto à empresa de telefonia e móvel relativos a débitos tributários do município”. O suposto fato foi encaminhado ao MP pela vereadora Margarida Cardoso, de oposição ao gestor. Conforme ainda a acusação, houve manejo indevido e ilegal de verba pública com danos ao Erário por conta de o acusado ter autorizado empenhos e pagamentos em favor da contratada, no montante total de R$ 130 mil.

 

A denúncia também afirma que servidores da prefeitura poderiam fazer o trabalho contratado. O processo tramita no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) com relatoria de Eseval Rocha.

BR de Aspirantes: Alagoinhas vai receber partida do time de transição do Bahia
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O Carneirão, em Alagoinhas, vai ser uma das casas do time de transição do Bahia no Campeonato Brasileiro de Aspirantes. De acordo com o presidente do clube, Guilherme Bellintani, a partida no tradicional estádio deve ser no jogo contra o Vitória, no dia 6 de junho, ou no dia 20 de junho, contra o Sport.

 

"Um dos dois jogos vai ser em Alagoinhas. É a primeira cidade que se candidatou, tem um campo bom, torcida que vai ao estádio...", disse, em entrevista à TV Bahêa, canal oficial do clube.

 

Ainda segundo o mandatário do Esquadrão de Aço, o projeto de levar o clube ao interior vai além da partida. 

 

"A gente escolheu isso como política de interiorização da nossa marca. A gente chama a torcida para apoiar e fazer com que seja um movimento importante. Vamos fazer um projeto de caravanas, de levar nosso Super-Homem, a Lindona do Bahêa, associação", indicou.

 

A última partida do Bahia no Carneirão foi em março, pela semifinal do Campeonato Baiano.
 

SAJ: Três morrem em ação policial contra tráfico de drogas
Acusado de liderar quadrilha, Piaba, morre/Foto: Divulgação / SSP-BA

Três homens morreram em uma ação policial em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo. Um dos mortos é Wilson dos Santos, o “Piaba”, apontado como líder de uma quadrilha de tráfico de drogas que atua na cidade. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), a ocorrência começou quando a irmã de Piaba, Jéssica dos Santos Guedes, de 22 anos, foi flagrada com uma espingarda, 27 porções de cocaína e 26 pedras de crack, no bairro Santo Antônio. Um adolescente, de 27 anos, que integraria a quadrilha, também foi apreendido na ação.

 

Ainda segundo a SSP-BA, Piaba e cerca de dez homens conseguiram escapar. Durante a perseguição, ocorreu um tiroteio entre três acusados e policiais. Os suspeitos foram baleados, depois levados para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, mas não resistiram. Além de Piaba, vieram a óbito Bruno Santos Oliveira e Aílton Pereira Silva Júnior. Os outros suspeitos conseguiram fugir.

 

Com o grupo foram encontrados duas pistolas calibres 9mm (uso restrito) e 40, um revólver calibre 38, carregadores, munições e uma grande quantidade de entorpecentes embalados. Participaram da operação equipes da 4ª Coorpin e do 14º BPM, ambos de Santo Antônio de Jesus, e da Rondesp Leste. Os fatos ocorreram na quarta-feira (22).

Barreiras: Homem morre em acidente que envolveu carro e 2 carretas
Foto: Ivonaldo Paiva / Blog do Braga

Um homem, ainda não identificado, morreu em um acidente após o carro que dirigia se envolveu em um acidente com duas carretas. O fato ocorreu no final da manhã desta quinta-feira (23) em Barreiras, extremo oeste baiano. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), via G1, o caso ocorreu na altura no km 767 da BR-242. O carro encostou na lateral de uma carreta, invadiu a contramão, rodou na pista e bateu de frente com a outra carreta.

 

A segunda carreta invadiu um matagal no entorno da rodovia, e o carro menor, que parou na pista, ficou destruído. Ainda segundo o G1, o motorista do carro de passeio chegou a ser socorrido pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos. Os condutores das carretas não tiveram ferimentos.

 

O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras. Devido ao acidente, o trecho da rodovia ficou parcialmente interditado por cerca de 2h. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Sexta, 24 de Maio de 2019 - 08:40

Sapeaçu: Prefeito será julgado por dizer que médico se aproveita para ver p* de pacientes

por Cláudia Cardozo / Francis Juliano

Sapeaçu: Prefeito será julgado por dizer que médico se aproveita para ver p* de pacientes
Foto: Reprodução / Jornal do Planalto

Um processo no mínimo inusitado vai ser julgado pela Comarca de Sapeaçu, no Recôncavo. É que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) remeteu em decisão desta sexta-feira (24) um processo contra o prefeito George Vieira Gois por perda de foro especial [o foro privilegiado]. O fato não tem relação nenhuma com a gestão. Doutor George, como o prefeito é conhecido, é acusado de “difamar” outro médico ao espalhar áudios em redes sociais sugerindo que a vítima se aproveita da condição de urologista para “ver o pinto dos pacientes”.

 

O prefeito ainda teria dito que o profissional “não se assume e fica se aproveitando que é urologista para ver o pinto dos homens”, além de afirmar que “ não tem nada contra homossexuais mas ele tem que se assumir” e, por fim que “ ele é uma bicha velha”. Desde maio do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os gestores só tem direito a foro especial quando as acusações se referem ao mandato em vigor.

Sexta, 24 de Maio de 2019 - 08:30

Irinaldo Jorge apita a decisão da Série B do Baiano entre Olímpia e Doce Mel

por Leandro Aragão

Irinaldo Jorge apita a decisão da Série B do Baiano entre Olímpia e Doce Mel
Foto: Moysés Suzart / Divulgação / EC Vitória

Irinaldo Jorge dos Santos Silva vai apitar a finalíssima da Série B do Baiano entre Olímpia e Doce Mel. O segundo duelo da decisão está marcado para o domingo (26), às 15h, em Pituaçu. Elicarlos Franco de Oliveira e Jucimar dos Santos Dias serão os auxiliares do juiz central, enquanto Josué Reis de Jesus Júnior ficará na função de quarto árbitro na partida que também vai definir o acesso à elite do futebol da Bahia. Apenas o campeão ganha vaga na Série A do estadual do ano que vem.

 

Por ter vencido o primeiro jogo por 2 a 1, disputado em Ipiaú, no último domingo (19), o Olímpia joga pelo empate para levantar o caneco. Já o Doce Mel precisa de uma vitória por dois gols de diferença para ficar com o título, mas se ganhar por apenas um tento a mais, a decisão irá para os pênaltis.

Conquista: Prefeito busca parceria com governador em gestão de escolas do município
Foto: Divulgação

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, e o governador Rui Costa, discutiram na tarde desta quinta-feira (23) propostas de parceria entre o Estado e o Município do sudoeste nas áreas de educação, saúde e transporte. Entre as iniciativas propostas pelo gestor conquistense, um convênio com o governo do estado, que inclui a Polícia Militar, para aproveitar oficiais da reserva da corporação na gestão de escolas municipais do ensino fundamental.

 

Segundo Gusmão, a ideia já ocorre na prática na Escola Municipal Tenente Coronel Manoel Joaquim Pinto de Paca, que atende mais de 100 crianças em tempo integral, do 1° ao 5° ano. "Com este convênio, temos a certeza que iremos melhorar os índices da Educação de Vitória da Conquista, pois sabemos dos excelentes resultados que as crianças da Escola Pinto Paca vêm alcançando, bem como temos ciência que os colégios militares do Estado têm um grande desempenho", detalhou Herzem.  

 

O encontro, realizado na sede da governadoria no CAB em Salvador, ainda tratou de demandas da Policlínica regional e da inauguração e intervenções na área do novo aeroporto da cidade. 

Sexta, 24 de Maio de 2019 - 07:30

Juazeirense anuncia retorno de Gustavo Balotelli

Juazeirense anuncia retorno de Gustavo Balotelli
Foto: Carlos Humberto / Agência CH

O atacante Gustavo Balotelli chega a Juazeiro nesta sexta-feira (24) para reforçar a Juazeirense na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. O jogador, de 22 anos, estava emprestado ao CRB, onde jogou três partidas, mas não conseguiu se firmar na equipe. O retorno ao time baiano já havia sido noticiado pelo Bahia Notícias (veja aqui). O presidente do Cancão de Fogo, o deputado estadual Roberto Carlos (PDT), disse que a rescisão com o clube alagoano foi acertada de forma amigável.

 

"A torcida pediu, a gente trouxe. Balotelli virou o xodó da nossa torcida esse ano, tem muita qualidade e vai nos ajudar bastante na busca do acesso à Série C. Conseguimos uma rescisão amigável com o CRB e conseguimos fechar o seu retorno agora há pouco", afirmou.

 

Agora, a Juazeirense trabalha para regularizar Balotelli a tempo de ficar à disposição do técnico Carlos Rabello já para o compromisso deste sábado (25), às 16h, contra o Aparecidense, no Estádio Adauto Moraes, pela quarta rodada da Série D.

 

Revelado pelo Bahia, Gustavo Balotelli chegou à Juazeirense no início desta temporada e foi um dos destaques do Cancão de Fogo. Ele marcou cinco gols em cinco jogos, sendo um deles no empate com o Vasco em 2 a 2, pela primeira fase da Copa do Brasil. O jovem atacante ainda acumula passagens pelo Nagoya Grampus e Kumamoto, do Japão, além do Ho Chi Minh City, do Vietnã.

Alex Travassos retorna à Juazeirense após passagem pelo PFC-Cajazeiras
Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com

Após atuar pelo PFC-Cajazeiras, o lateral Alex Travassos retorna à Juazeirense. O atleta foi emprestado pelo Cancão de Fogo para o time de Salvador. Porém, a equipe não conseguiu se classificar para a final da Série B do Campeonato Baiano.

 

A rescisão de contrato foi publicada na tarde desta quinta-feira (23) no Boletim Informativo Diário (BID). 

Foto: Reprodução / BID

A Juazeirense disputa a Série D do Campeonato Brasileiro. O próximo jogo do Cancão de Fogo será no sábado (25), às 16h, diante do Aparecidense-Go, no Adauto Moraes, pela 4ª rodada do certame nacional.

Seabra: PRF apreende carga de cigarros avaliada em R$ 800 mil
Foto: Divulgação / PRF-BA

Um caminhão com uma carga de cigarros contrabandeados avaliada em R$ 798 mil foi apreendido na manhã desta quarta-feira (22). O veículo, que transportava 3,9 milhões de unidades de cigarro, foi abordado na altura do km 408 da BR-242 em Seabra, na Chapada Diamantina. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), o condutor do veículo demonstrava nervosismo quando foi abordado, dando informações contraditórias ao relatar sobre a mercadoria transportada e o itinerário da viagem.

 

Após interrogatório dos PRFs, o homem confessou que havia saído de Curitiba (PR), com uma carga de 399 caixas de cigarros contrabandeados, de origem paraguaia, avaliada em R$ 798 mil. Ainda segundo a PRF, o motorista é reincidente na prática e já havia sido preso duas vezes pelo mesmo crime.

 

A primeira por policiais rodoviários federais do Mato Grosso do Sul e a segunda por policias militares do mesmo estado. O homem, que vai responder por contrabando, foi levado para uma delegacia de Seabra. Já a mercadoria contrabandeada seguiu para a Receita Federal em Feira de Santana.

Histórico de Conteúdo