Baianos do atletismo são destaques no Campeonato Pernambucano Sub-20
Foto: Divulgação

Os atletas da Escolinha de Atletismo Flamengo se destacaram no Campeonato Pernambucano Sub-20 da modalidade. Representando o município baiano de Jaguarari, a delegação conquistou 13 medalhas, além de garantirem vagas no Campeonato Brasileiro da categoria.

 

Todos os integrantes conquistaram ao menos duas medalhas no torneio, entre eles os irmãos gêmeos Alessandro Bonfim e Ticiane Bonfim. O atleta conquistou o ouro nos 3000m com obstáculos e a prata nos 5000m da mesma categoria, enquanto a velocista faturou o bronze nos 3000m e 3000m com obstáculos.

 

Jonatha Natanael alcançou ouro nos 800m e 1.500m sub 20, e ainda chegou ao terceiro lugar nos 800m entre os adultos; Núbia de Oliveira conquistou ouro no 800m sub 20 e prata nos 800m adulto; Erivânia da Silva medalhou nos 3.000m com obstáculo no sub 20 e segundo nos 5.000m da categoria; Emilly de Miranda chegou aos bronzes nos 100m e 200m.

 

Com as vagas garantidas, os atletas agora se preparam para o Brasileiro Sub-20, que acontece no final de maio. Caso alcancem a pontuação necessária, eles farão parte da Seleção Brasileira que disputa o Pan-Americano na Costa Rica, em julho.

Sales lamenta revés na estreia e mira confronto contra PFC-Cajazeiras: 'Jogo de seis pontos'
Técnico estreou pela Doce Mel | Foto: Robson Guedes

O técnico Paulo Sales estreou no comando da Doce Mel com derrota. Neste domingo (24), a equipe foi vencida pela UNIRB por 2 a 1, no Carneirão, em Alagoinhas, pela 3ª rodada da Série B do Campeonato Baiano. Em entrevista ao Bahia Notícias, o treinador lamentou o revés e disse que o pouco tempo de treinamento foi um fator determinante no resultado.

 

“Não foi a esperada [estreia], mas as equipes se reforçaram, a UNIRB também e nós levamos uma base do Jacobina. Em virtude ao último jogo, talvez tenha influenciado pelo pouco tempo de treinamento que a equipe teve. Acredito muito na equipe e a partir de domingo apresentaremos um futebol melhor e sairemos com o resultado positivo. A torcida da Doce Mel é fiel, vai lotar o estádio e nos ajudar. Não podemos mais perder no campeonato. Continuo acreditando muito na equipe”, destacou.

 

Sales se refere ao jogo contra o PFC-Cajazeiras, marcado para o próximo domingo (31), às 15h, no Estádio Municipal Pedro Caetano, válido pela 4ª rodada do certame estadual. Ele elogiou a equipe adversária e definiu o confronto como jogo de “seis pontos”.

 

“A semana de trabalho será importante. A direção tem consciência que necessitamos de mais três ou quatro jogadores. Jogando em Ipiaú a probabilidade de vencer é muito grande. É um jogo de seis pontos, é uma equipe muito boa a do Cajazeiras. A tendência é que com mais algumas contratações, a equipe possa deslanchar”, explicou.

 

A Doce Mel ocupa a 4ª colocação com três pontos conquistados. O PFC-Cajazeiras é o 2º, com seis.  

Juazeiro: Suspeito de atropelar sete pessoas após carro invadir mercado é preso
Foto: Reprodução / TV Bahia

O homem suspeito de atropelar sete pessoas na rotatória do Mercado do Produtor, em Juazeiro, município do norte da Bahia, no sábado (23), foi preso nesta segunda-feira (25). Ele teve a prisão preventiva decretada no domingo (24). Um idoso de 63 anos morreu após ser atingido pelo veículo (veja aqui).

 

Conforme as informações do G1, o homem, que não teve a identidade revelada, se negou a fazer o teste do bafômetro e foi levado para a delegacia, onde ficou detido após as testemunhas serem ouvidas. A suspeita é de que ele estava alcoolizado quando atropelou as vítimas.

 

Segundo a polícia, testemunhas relataram que o condutor do veículo perdeu o controle do carro na BA-210 e atingiu o grupo que estava em um ponto aguardando transporte, próximo a uma feirinha de uma central de abastecimento. Ainda de acordo com a publicação, o veículo também atingiu uma barraca de feira e chegou a capotar.

 

O idoso que morreu foi identificado como João Lopes Frazão Filho. Ele chegou a ser levado para o Hospital de Traumas em Petrolina (PE), mas não resistiu aos ferimentos.

 

As outras seis vítimas foram Rejane Silva de Melo, de 34 anos, Rogério Oliveira de Santana, 43, Valmir Francisco Silva Santos, 53, Maria Liliane de Araujo, 36, Elisio Alves Cardoso, 57, e Carlos de Santana Nascimento, de 21 anos.

 

Rejane e Rogério foram socorridas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro, em estado grave. Valmir foi levado para a mesma UPA, mas com ferimentos leves. Já Maria Liliane, Elísio e Carlos, assim como o idoso, foram levados para o Hospital de Traumas em estado grave. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde das vítimas.

Livramento de Nossa Senhora: Homem é preso suspeito de sedar e estuprar adolescente
Foto: Divulgação

Um homem de 45 anos foi preso suspeito de sedar e estuprar uma adolescente de 16 anos, no município de Livramento de Nossa Senhora, região do Sertão Produtivo, no domingo (24).

 

Conforme as informações da Polícia Civil, a vítima é amiga da família do suspeito, identificado como Carlos Alberto Vasconcelos Araújo Filho. A garota foi abusada quando passou a noite na mesma residência do suspeito.

 

“A garota relatou não ter tido condições de reagir, por estar sentindo muita tontura e apresentar um quadro de confusão mental”, explicou o delegado Cláudio pereira, titular da Delegacia Territorial (DT) de Livramento.

 

Ainda de acordo com a polícia, Carlos serviu um copo de refrigerante contendo sedativo à vítima, horas antes do crime.

 

O suspeito foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante por violação sexual mediante fraude. Ele segue custodiado na carceragem da DT/Livramento.

Aulas são suspensas e energia de postes é cortada em Mucuri e Nova Viçosa
Foto: Reprodução / Toda Bahia

As aulas foram suspensas e os postes de iluminação pública tiveram a energia cortada nas cidades de Mucuri e Nova Viçosa, no sul da Bahia.

 

Conforme as informações do G1, as medidas foram adotadas por conta  da tempestade tropical que se aproxima da região e da costa do estado do Espírito Santo.

 

Segundo o superintendente da Defesa Civil da Bahia, Paulo Sérgio Luz, os efeitos da tempestade devem ser sentidos pela população até terça-feira (26). No entanto, ele informou que a tempestade perdeu força e já se afasta das cidades do sul da Bahia.

 

"A tempestade se encontra na direção do município de Linhares [cidade no Espírito Santo], a cerca de 180 km da cidade de Mucuri. A previsão é que ela se dissipe na quarta-feira", explica.

 

Ainda de acordo com ele, os ventos mais fortes estão soprando a 60 km por hora sentido mar para costa. "Hoje foi registrado em caravelas um vento que chegou a 40 km por hora. Até o momento, não tivemos registros de outros transtornos nos municípios", relata.

 

No sábado (23), o ciclone ainda era uma depressão tropical. No entanto, os ventos ganharam velocidade e ele passou a ser classificado como tempestade tropical. Ela foi batizada de Iba, que significa “ruim” em tupi-guarani (veja mais aqui).

Praia do Forte: Prefeitura suspende utilização de poço por empresa para captação de água
Foto: Reprodução / Bahia na Política

A Prefeitura Municipal de Mata de São João, através da Secretaria de  Meio Ambiente (Seplan), suspendeu a utilização de um poço para captação de água dentro da construção de um condomínio, em Praia do Forte, em nota divulgada nesta segunda-feira (25).

 

A decisão foi anunciada após os moradores de Praia do Forte denunciarem ao Bahia Notícias o suposto uso da água da Lagoa Timeantube para a construção de um condomínio no último sábado (23) (veja mais aqui).

 

Segundo a prefeitura, o caminhão pipa que aparece em um vídeo veiculado pelo WhatsApp abastecendo tonéis de água, supostamente coletada na lagoa, se trata da água coletada de um poço escavado dentro da propriedade onde está sendo feita a obra.

 

A prefeitura ainda exigiu a declaração emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para a captação de água subterrânea. Caso não seja apresentada no prazo de 72 horas da notificação, a obra será multada.

 

Ao Bahia Notícias, a empresa Realeza Construções e Empreendimentos Ltda e a Single Home, proprietária do empreendimento que está sendo construído, negaram a utilização de caminhão pipa da empresa para retirar água da lagoa (veja aqui).

Belmonte: Caçador é baleado após cair na própria armadilha em plantação de eucalipto
Foto: Reprodução / Radar64

Um homem de 32 anos foi atingido por uma espingarda artesanal após cair na armadilha de caça que havia montado, em uma plantação de eucalipto próximo ao distrito de Barrolândia, em Belmonte, no domingo (24).

 

Segundo o Radar64, Varnei Júnior de Jesus Santos foi baleado no braço esquerdo depois de um disparo acidental.

 

Após o acidente, a vítima foi até o posto de saúde local pedir socorro. Ele foi encaminhado para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro.

Ibiassucê: Empresa de cerâmica assina TAC para plantar mil mudas de árvores
Foto: Divulgação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) aplicou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) à empresa Cerâmica Sudoeste para reparação de danos ambientais e morais causados no município de Ibiassucê. O documento foi firmado na quarta-feira (20) e é o 13º assinado com empresas ceramistas da região. A empresa se comprometeu a plantar um viveiro de mil mudas de plantas nativas para reparar as matas ciliares e nascentes da cidade. O replante terá apoio da prefeitura da cidade.

 

Outra obrigação assumida pela empresa no TAC foi a construção, junto a outros empreendimentos do ramo ceramista, de uma sala vermelha ou semi-UTI no Hospital Municipal de Ibiassucê. Atualmente com suas atividades encerradas, a Cerâmica Sudoeste também se comprometeu a, caso volte a funcionar, operar a Licença Ambiental necessária para o exercício da mineração; obter a autorização do Departamento Nacional da Produção Mineral para possuir o título minerário; utilizar material lenhoso de algaroba, podas de árvore ou eucalipto de acordo com as providências de plano de fomento; e manter um responsável técnico para responder pelo funcionamento da empresa.

Segunda, 25 de Março de 2019 - 15:30

Técnico do São Francisco espera recuperar moral das atletas após goleada sofrida

por Leandro Aragão

Técnico do São Francisco espera recuperar moral das atletas após goleada sofrida
Foto: Reprodução

O São Francisco vai encarar o Santos nesta quarta-feira (27), às 15h, no Estádio Francisco Filho, em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, pela terceira rodada Campeonato Brasileiro Feminino. O time vem de goleada sofrida para o Internacional, no último sábado (23), por humilhantes 7 a 0, no Beira-Rio. O técnico Carlos Alberto espera recuperar o moral das jogadoras para o desafio diante do Peixe.

 

"Conversamos bastante em relação ao que aconteceu no jogo contra o Inter. Nós temos uma equipe muito nova, com faixa etária baixa. É uma equipe que está em formação, mas não pode se abater. Só tem um jeito da gente resolver, que é trabalhar e buscar o resultado. É um time de qualidade, que trabalha e é bem focado. Não tem outro segredo que não seja o trabalho. Conversamos bastante e vamos trabalhar para reverter essa situação", disse em entrevista ao Bahia Notícias.

 

O São Francisco estreou no Brasileirão Feminino, com vitória sobre o Sport por 3 a 0, jogando em casa. O time encontra-se na nona posição com três pontos na tabela de classificação do certame. Já o Santos, que venceu seus dois jogos, aparece na quarta colocação com seis pontos.

Vale do Jiquiriçá: Duas mulheres morrem após batida entre 2 motos BR-420
Foto: Walmir Brito/Líder FM

Duas mulheres foram a óbito após uma batida entre duas motocicletas na BR-420, entre Mutuípe e Laje, no Vale do Jiquiriçá. O acidente ocorreu por volta das 10h30 deste domingo (24). Segundo o Blog do Marcos Frahm, as vítimas conduziam as motocicletas. Vitória Santos, de 19 anos, que residia na zona rural de Laje, morreu no local.

 

A outra mulher, identificada como Cássia Cardoso, chegou a ser levada pelo Samu ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, mas não resistiu aos ferimentos. Uma terceira vítima, de identidade não revelada e ocupava a garupa da moto conduzida por Vitória, foi socorrida com ferimentos. Não foi informado o estado de saúde dela. 

Segunda, 25 de Março de 2019 - 14:20

Brumado: Projeto de monumento ao candomblé gera polêmica

Brumado: Projeto de monumento ao candomblé gera polêmica
Foto: Luciano Santos / 97 News

Uma proposta de criação de um monumento em alusão ao candomblé tem gerado polêmica em Brumado, no Sertão Produtivo, sudoeste baiano. O projeto de Lei 07/2019 prevê a construção no canteiro central da Avenida Lindolfo Azevedo Brito, na BA-148, em frente ao "Castelo Alto de Xangô". Na próxima sexta-feira (29), a Câmara de Brumado leva o projeto à votação.

 

Segundo o 97 News, mesmo que na proposta – sugerida pelo pai de santo Dionata de Xangô – seja expresso o fato de que o monumento deve ser mantido por doações de particulares e instituições privadas, a bancada evangélica criticou a iniciativa.

 

Ao site, o vereador José da Silva Santos, representante da bancada evangélica, disse que o projeto beneficia a fé de alguns, e não de um todo. “O nosso estado é laico. Respeitamos todas as religiões, porém, se for construir um monumento alusivo ao candomblé, também será de direito construir monumentos a outras culturas religiosas em nossa cidade”, disse o edil.

 

Em resposta, o babalorixá Dionata de Xangô, que é estudante de direito, afirmou que o monumento é legítimo e que já existem na cidade monumentos de outras religiões. “Se ele defende a laicidade do estado, como que ele explica o monumento aos dez mandamentos feitos por uma igreja evangélica na Praça Senhor do Bonfim”, rebateu o pai de santo. 

Segunda, 25 de Março de 2019 - 13:30

Sílvio mantém confiança em classificação do Vitória da Conquista à final do Baiano

por Leandro Aragão

Sílvio mantém confiança em classificação do Vitória da Conquista à final do Baiano
Foto: Luciana Flores / Divulgação / Vitória da Conquista

O zagueiro e capitão Sílvio segue confiante na classificação do Vitória da Conquista à final do Campeonato Baiano. O Bode decide a vaga com o Bahia de Feira, no próximo domingo (31), na casa do adversário. O segundo jogo da semifinal acontece na Arena Cajueiro a partir das 16h.

 

"Mesmo jogando na casa do adversário, a confiança é grande para o jogo. Não vai ser fácil, mas estamos nos preparando para tudo que pode acontecer no jogo", disse em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Após empatar em 1 a 1 no primeiro jogo disputado no Lomantão, o Vitória da Conquista precisa de um simples triunfo sobre o Bahia de Feira, no próximo encontro, para ficar com a vaga na final do Baianão. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis.

Rui entrega máquinas e equipamentos para agricultura familiar de 368 municípios
Foto: Manu Dias/GOVBA

O governo do Estado entregou nesta segunda-feira (25) máquinas, equipamentos e veículos para um total de 368 municípios baianos. Segundo o governador Rui Costa, a iniciativa visa fortalecer a agricultura familiar no estado. A entrega ocorreu durante evento no Parque de Exposições, em Salvador. Prefeituras e entidades do ramo estiveram no encontro para receber os itens. O ato representa um custo de R$ 47 milhões.

 

“Hoje, diversos municípios baianos estão recebendo máquinas que vão ajudar a melhorar a vida das pessoas, auxiliar nas obras urbanas e garantir novas tecnologias para a infraestrutura hídrica na zona rural. Com os equipamentos, as associações e cooperativas poderão aumentar a produção, melhorando a renda das famílias na área rural e fortalecendo o comércio das pequenas e médias cidades da Bahia”, disse o governador.  

 

Foram entregues: 86 tratores; nove caminhões baú; 14 caminhões basculante; sete pás carregadeiras; 15 rolos compactadores; 22 caminhões-pipa; 13 escavadeiras hidráulicas; 756 implementos agrícolas e quatro máquinas para produção de asfalto. Ainda foram entregues 30 veículos para reforço da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Os equipamentos entregues fazem parte de iniciativas que envolvem as secretarias estaduais da Agricultura (Seagri) e de Desenvolvimento Rural (SDR).

 

“Com relação às máquinas grandes, nós estamos fazendo a entrega para os consórcios. Isso faz com que as máquinas sejam melhor aproveitadas. Os tratores, por exemplo, são destinados diretamente ao gestor municipal, tendo as associações como destinatários finais. São equipamentos que melhoram a logística de produção da nossa agricultura”, declarou Lucas Bastos, titular da Seagri.

Bacia do Jacuípe: Três cidades têm transbordamento de barragens devido a chuvas
Barragem Grande, Riachão do Jacuípe/Foto: Reprodução / Portal VR14

Pelo menos três cidades da região da Bacia do Jacuípe registraram transbordamento de açudes devido às chuvas do fim de semana. Segundo o Portal VR14, os casos ocorreram em Riachão do Jacuípe, na Barragem Grande; em Capela do Alto Alegre, em uma represa no povoado Beira-Rio; e em Baixa Grande, no açude do povoado de Mandacaru.

 

As precipitações também ocorreram em Mairi onde choveu cerca de 300 milímetros nos últimos dias. Ipirá, Várzea do Povo, Pé de Serra e Pintadas também registraram chuvas.

Capela do Alto Alegre/Foto: Reprodução/Portal VR14

 

Baixa Grande/Foto: Reprodução/Portal VR14

Segunda, 25 de Março de 2019 - 12:30

Brasileiro Feminino: Jogo do São Francisco contra o Santos é antecipado

por Leandro Aragão

Brasileiro Feminino: Jogo do São Francisco contra o Santos é antecipado
Foto: Lindainês Santos / Divulgação / São Francisco

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) antecipou o compromisso do São Francisco diante do Santos pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. O time baiano vai entrar em campo nesta quarta-feira (27), ao invés de quinta (28). O horário e o local da partida foram mantidos. A bola rola no Estádio Francisco Filho, em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, a partir das 15h.

 

A delegação do São Francisco viajou de Porto Alegre, onde enfrentou o Internacional, direto para São Paulo. Na última rodada, o time baiano foi goleado por 7 a 0 pela equipe gaúcha. O São Francisco ocupa a nona colocação com três pontos na tabela de classificação do Brasileirão Feminino.

Segunda, 25 de Março de 2019 - 11:40

Abaré: Prefeito é afastado novamente após ação de vereadores

por Cláudia Cardozo / Francis Juliano

Abaré: Prefeito é afastado novamente após ação de vereadores
Foto: Reprodução / Blog do Carlos Britto

Uma decisão da Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) afasta o prefeito de Abaré, Fernando Tolentino (PT), do cargo. A decisão – que saiu na edição desta segunda-feira (25) do Diário da Justiça pela internet – atende pedido judicial do presidente da Câmara local, Adiel Paiva (PSD), e da presidente da Comissão Processante da Casa, Ana Paula (MDB).

 

Os vereadores queriam que vigorasse o resultado da sessão do dia 2 de março, que cassou o mandato de Tolentino (ver aqui). Porém, no mesmo dia, o gestor voltou ao cargo após recorrer à Justiça, sendo atendido via mandado de segurança pelo juiz Martinho Ferraz da Nóbrega Júnior, da Comarca de Paulo Afonso (ver aqui). À época, Tolentino alegou que não foi lhe dado o amplo direito de defesa, tese contrariada pelos vereadores oposicionistas. 

 

O agora prefeito afastado é acusado de manter o pagamento do aluguel de um imóvel abandonado por mais de um ano, com valor pago mensalmente de R$ 8,6 mil.

Dias D’Ávila: Motorista morre em batida entre carro e caminhão-baú na BA-093
Foto: Reprodução / Bahia Norte

Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida em uma colisão frontal entre um carro e um caminhão-baú em um trecho da BA-093, em Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo a Bahia Norte, que administra a rodovia, o acidente ocorreu por volta de 6h30, no KM-23, próximo a uma cervejaria da região, nesta segunda-feira (25).

 

Conforme o G1, o motorista do carro morreu no local. Outra pessoa, que também estava no veículo, ficou gravemente ferida e foi levada ao Hospital Geral de Camaçari, após atendimentos da Bahia Norte. Não há mais informações sobre o estado de saúde dela. Já o motorista do caminhão não teve ferimentos. 

Porto Seguro: Aeroporto tem atrasos e cancelamentos de voos devido a mau tempo
Foto: Clériston Santana / TV Bahia

O Aeroporto de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, registrou atrasos e cancelamentos de voos neste domingo (24) devido ao tempo chuvoso. O terminal ficou lotado de passageiros que buscavam informações sobre decolagens. Segundo a TV Santa Cruz, havia pessoas em pé, sentadas e até deitadas no chão. Avisos sobre os voos eram emitidos pelo sistema de som do aeroporto.

 

Conforme o setor de anúncio e operações do aeroporto, dos cerca de 20 voos previstos para a manhã de domingo, apenas cinco conseguiram pousar. Pelo menos três foram cancelados e alguns foram alternados. Ainda não há detalhes de quantos passageiros tiveram o voo cancelado. Ainda segundo a emissora, no começo da tarde, alguns passageiros foram levados para hotéis da cidade.

 

No decorrer da tarde, as operações começaram a ser normalizadas, depois que a chuva ficou menos intensa. A previsão é que as chuvas devem continuar até a sexta-feira (29), segundo informou o site Climatempo. 

LEM: Chuva deixa ruas alagadas, invade casas e causa acidentes
Foto: Reprodução / Blog do Braga

As chuvas que caíram em Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste baiano, neste domingo (24) deixaram diversas ruas alagadas e causaram prejuízos em veículos. A água também invadiu casas em diferentes bairros da cidade. Segundo o Climatempo, a previsão é que o tempo chuvoso siga até pelo menos a sexta-feira (29) na cidade.

 

Neste domingo, as precipitações causaram alagamentos em diversas vias, como a Avenida Salvador, e as ruas São Francisco, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Paraíba, Guarani, entre outras. Conforme o Blog do Braga, carros e motocicletas caíram em buracos na Rua Mato Grosso. Apesar dos danos, os motoristas não ficaram feridos. 

Teatro Popular de Ilhéus realiza Mostra de Cordel nesta sexta
Evento terá apresentação do Grupo 4° Compasso | Foto: Divulgação

O Teatro Popular de Ilhéus realiza a “Mostra de Poesia Popular de Cordel”, nesta sexta-feira (29), a partir das 19h, com entrada franca.


Com o objetivo de incentivar a expressão da literatura popular e de cordel na região, o encontro acontecerá na área externa da Tenda, onde o público poderá conferir um encontro de poetas cordelistas em performances declamadas de poemas de cordel.


O evento terá ainda uma apresentação do Grupo 4° Compasso, formado por jovens oriundos da Filarmônica Capitania dos Ilhéos e que tem a proposta de resgatar gêneros brasileiros tradicionais e misturar com os urbanos.


Na ocasião, também acontece a “Feirinha Popular de Produtos Regionais”, com abertura marcada para as 18h.

Segunda, 25 de Março de 2019 - 07:40

Amélia Rodrigues: Chuva faz motorista se abrigar em cima de carro

por Francis Juliano

Amélia Rodrigues: Chuva faz motorista se abrigar em cima de carro
Foto: Leitor BN WhatsApp

As chuvas devem continuar nesta segunda-feira (25) em Amélia Rodrigues, no Portal do Sertão. Segundo o Climatempo, a probabilidade de chuva chega a 90% nesta segunda, e as precipitações devem seguir até a sexta-feira (29). Na tarde deste domingo (24), o volume de água deixou um carro, que estava próximo à BR-324, quase submerso. O motorista deve de se abrigar em cima do veículo. Por conta das chuvas – o trânsito ficou lento na rodovia – que faz a ligação Salvador-Feira de Santana, no momento do temporal.

Segunda, 25 de Março de 2019 - 00:00

Anunciada há 10 anos, ponte Salvador-Itaparica só deve sair do papel em 2021

por Rebeca Menezes

Anunciada há 10 anos, ponte Salvador-Itaparica só deve sair do papel em 2021
Foto: Divulgação

No dia 24 de março de 2009, uma terça-feira, o então governador da Bahia Jaques Wagner informou que entregaria à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, um projeto para a construção de uma ponte que ligaria Salvador à Ilha de Itaparica (veja aqui). O anúncio foi feito durante a I Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, que acontecia em Salvador, e citado inclusive pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Aqui na Bahia, só do PAC, previsto de investimentos até 2012 
 Dilma, se eu falar e não for verdade, você fica quieta, se for verdade, você balança a cabeça, que é verdade , ou seja, nós temos R$ 45 bilhões previstos de investimentos aqui para a Bahia. Já não contente com tudo o que recebe, o Wagner me apresenta proposta de um projeto, levando aqui, a ponte atravessando até Itaparica. E ele já me disse que a obra custa mais de R$ 1 bilhão. Certamente, certamente o projeto será olhado com carinho, com paixão e, certamente, Wagner, se eu não fizer, outro fará. Não posso prometer", disse o então presidente para o público que o assistia.

E foi bom não fazer promessas. Dez anos depois da obra ser citada pela primeira vez – que foram completados neste domingo (24) – , Lula está preso acusado em diversas investigações sobre corrupção. Dilma Rousseff foi eleita presidente do Brasil por dois mandatos, mas sofreu impeachment. Wagner já foi ministro da Defesa, ministro da Casa Civil, ministro-chefe de gabinete, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e eleito senador pela Bahia. A ponte? Sequer saiu do papel.


A ideia em si surgiu muito antes do anúncio de Wagner. Durante um debate realizado na Universidade federal da Bahia (Ufba) em junho de 2013, o secretário estadual de Planejamento à época, José Sérgio Gabrielli, disse que o projeto original do equipamento é ainda mais antigo. Segundo Gabrielli, em 1967 o arquiteto Sérgio Bernardes formulara uma proposta dentro do Plano Diretor do Centro Industrial de Aratu (CIA), que criava um anel viário, com três tipos de traçados, sendo duas para o trânsito de veículos pesados, além de uma ponte entre a capital e a Ilha de Itaparica.

 

Ainda assim, as obras não devem começar a curto prazo. Questionada sobre a atual previsão do governo para que a ponte comece efetivamente a ser construída, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), atualmente responsável pelo projeto, respondeu que espera-se que o contrato seja assinado ainda este ano e que as atividades preliminares durem de 6 a 12 meses. Assim, as obras devem começar entre meados de 2020 e o início de 2021. Além da SDE, a ponte também é tocada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e pela Casa Civil.

 

Até o momento, o Governo do Estado já investiu cerca de R$ 87 milhões para a elaboração do conjunto de estudos de projetos do Sistema Rodoviário Oeste, o equivalente a 1,2% do valor total das obras previstas para o novo sistema viário, "o que é compatível com os custos esperados para projetos dessa magnitude", segundo a SDE.


Dentre os levantamentos feitos, estão o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental – EIA/RIMA, realizados pelo Consórcio V&S e Nemus, que resultou na Licença Prévia emitida em junho de 2016; os estudos urbanísticos realizados pelo Consórcio Demacamp, Pólis e Oficina, incluindo Plano Urbanístico Intermunicipal da Ilha de Itaparica (PUI), Planos Locais Urbanísticos Municipais (PLURs) e a revisão dos Planos de Desenvolvimento Urbano (PDDUs) dos municípios de Itaparica e Vera Cruz, além do Cadastro Imobiliário da área urbana da Ilha de Itaparica e dos Estudos de Impacto de Vizinhança; Estudos Técnicos de Hidráulica Marítima e ventos realizados pela COPPETEC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Estudos de navegação, sondagens, estudos de tráfego e o Projeto Básico de engenharia, elaborado pelo Consórcio COWI, Enescil e Maia Melo. Os levantamentos estão disponíveis no site criado pelo governo para reunir e publicizar as informações sobre o projeto (acesse aqui).


A ponte Salvador-Itaparica terá 12,3 quilômetros de extensão - o que a garantirá a 23ª posição no ranking mundial de pontes. Ela também será a maior ponte sobre lâmina d'água da América Latina, superando a Rio-Niterói, que tem 8,8 km. O custo estimado é de R$ 5,34 bilhões, sendo R$ 1,51 bilhão de dinheiro público.


Em Salvador, o equipamento começa entre a Feira de São Joaquim e o terminal do sistema ferry-boat, conectando-se com a Via Expressa por meio de viadutos e túneis – o atual projeto prevê a construção de quatro viadutos e dois túneis. Apesar de se estudar a possibilidade da cabeceira ser colocada na região do Subúrbio de Salvador, observou-se que a ponte precisaria de quase 7 quilômetros a mais, o que aumentaria os custos. Além disso, um estudo de tráfego apontou que 90% do fluxo originário da travessia irá para as regiões centro e sul da capital baiana, o que geraria um tráfego desnecessário para os usuários.

Fonte: Estudo de Tráfego da TTC, análise da equipe / Governo da Bahia


A ideia é que se tenha 3 pedágios no Sistema Rodoviário Oeste, entre os quais estará o da Ilha, próximo à cabeceira da ponte. Na última semana, durante uma audiência pública sobre o projeto, o governo divulgou os preços estimados que serão cobrados no pedágio para a travessia. Segundo Paulo Henrique Almeida, coordenador Técnico do Projeto, os valores são "salgados", mas são mais baratos do que os motoristas gastariam usando outros meios para chegar de um ponto ao outro. Os valores divulgados são muito próximos ao informado por Gabrielli em 2013: na época, José Sergio argumentou que não se poderia cobrar mais do que o custo para o veículo atravessar por meio do sistema de ferry-boat, por exemplo, o que até então foi mantido. A concessão vai durar 35 anos, contando 5 anos de construção e os demais de operação. 

Arte: Priscila Melo / Bahia Notícias

A OBRA
A primeira etapa de construção do complexo, segundo a SDE, contará com quatro segmentos:

-os acessos em Salvador (viadutos e túneis);

-a Ponte propriamente dita, que liga o bairro do Comércio, na Cidade Baixa, à praia de Gameleira, na Ilha de Itaparica;

-a implantação de uma nova rodovia expressa na Ilha, para o desvio do tráfego de passagem;

-a duplicação da BA 001 entre a nova rodovia e a Ponte do Funil.
 

Já a segunda etapa vai abranger as obras de:

-duplicação ou substituição da Ponte do Funil;

-duplicação das BAs 001 e 046 entre a Ponte do Funil e Santo Antônio de Jesus;

-requalificação da BA 001 entre Nazaré e Valença, e implantação da ligação entre Santo Antônio de Jesus e o entroncamento entre a BR-242 e a BR-116.


Para os trechos entre Salvador e a Ponte do Funil, segundo a secretaria, já estão disponíveis o projeto básico de engenharia e a licença prévia ambiental. Já para a segunda etapa, os investimentos devem ficar em torno de R$ 700 milhões, incluindo o contorno da cidade de Nazaré. Os projetos e os licenciamentos – que devem ser mais simples, já que se trata de duas rodovias já existentes – serão produzidos a partir do início dos trabalhos da primeira etapa. 


Esta parte compreende ainda o trecho da atual BA-001 entre as cidades de Nazaré e Valença. A obra de duplicação ficará a cargo da concessionária, que deverá se comprometer a realizá-la no momento em que o segmento atingir um volume de tráfego preestabelecido no contrato. Até lá, a concessionária será responsável pela conservação da estrada e por sua requalificação, incluindo intervenções pontuais de melhoramento da geometria e inserção de terceira faixa onde necessário.


Por sua vez, os trechos entre as cidades de Santo Antônio de Jesus e Castro Alves, e entre esta e o entroncamento da BR-242 com a BR-116, devem ficar a cargo do governo federal, com a União assumindo a construção como obra pública.

Segunda, 25 de Março de 2019 - 00:00

Cronologia: Os caminhos que (ainda não) levaram à ponte Salvador-Itaparica

por Rebeca Menezes

Cronologia: Os caminhos que (ainda não) levaram à ponte Salvador-Itaparica
Foto: Divulgação

O projeto da ponte Salvador-Itaparica teve como berço a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), que, quando a proposta foi anunciada pela primeira vez (relembre aqui), há 10 anos, era chefiada por Walter Pinheiro. Desde então, o projeto já foi tocado por outros quatro secretários: Antônio Alberto Valença (entre 2010 e 2011), Zezéu Ribeiro (entre 2011 a 2012), José Sergio Gabrielli (entre 2012 e 2015) e João Leão (de 2015 ao início de 2019). Em fevereiro deste ano, quando Pinheiro voltou à Seplan, já não tinha mais a ponte nas mãos: Leão assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e levou o projeto, sua menina dos olhos, debaixo do braço. O vice-governador foi quem até o momento mais se aproximou de ver o sonho concretizado, mas tem os últimos 10 anos como um alerta: o projeto, além de caro, não é fácil.


Verdade seja dita. De março de 2009, quando foi anunciada pelo então governador Jaques Wagner pela primeira vez, o governo do Estado não demorou de agir em relação ao projeto da ponte. Já em janeiro de 2010, lançou o edital para a Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) para que empresas se colocassem como interessadas em disputar a concorrência. Segundo a SDE, na época foram recebidas duas propostas de consórcios integrados por grandes empresas nacionais. Porém, o governo considerou que as contribuições apresentadas eram "insuficientes", e decidiu contratar a consultoria McKinsey & Company para "aprofundar o desenho e estruturação" do equipamento, partindo do que foi apresentado nas PMIs. A partir de então, a burocracia tratou de alongar, e muito, as coisas. A questão é que os políticos não queriam exatamente aceitar – ou ao menos transparecer – que não se tratava de algo simples de executar.


Em fevereiro de 2010, Walter Pinheiro disse que a ideia era "nacionalizar" o projeto, para que ele não ficasse restrito ao governo da Bahia, e inclui-lo no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. "Os recursos serão utilizados para elaboração de estudos e no ano de 2010 vamos precisar muito da bancada para inclusão da ponte no Plano Plurianual, no Plano de Investimentos e no PAC, para garantir que quando a gente fizer o edital do vetor oeste tenhamos já parte expressiva de recursos para a construção da ponte", disse em entrevista ao Bahia Notícias. Não foi o que aconteceu. 


Ainda em 2010, Pinheiro deixou a pasta para disputar o cargo de senador pela Bahia. Foi substituído por Antonio Valença. Em julho do mesmo, o novo secretário sugeriu que havia pouco de concreto na ideia. À época, não estava sequer definido onde a ponte começaria e terminaria. Também não se sabia prazo ou valor do projeto. “As propostas podem trazer redimensionamento e novos trechos rodoviários. Certamente vai para a Ilha e vai sair de Salvador. Nós temos a expectativa de que haja conexão com a Via Expressa”, avaliou. “Não é um projeto pequeno. É projeto para bilhão, mas não temos uma ideia definida", disse, ao ser questionado sobre qual seria o investimento.


Em 2011, ocorreu uma nova troca de gestão da Seplan, que foi assumida por Zezéu Ribeiro (que morreu em fevereiro de 2015). Poucos meses depois de assumir o cargo, Zezéu participou de uma reunião com a então secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, para discutir o cronograma de obras do Sistema Viário Oeste. Naquele ano, a previsão era que a ponte tivesse 11,7 quilômetros de extensão e 70 metros de altura. A ideia era lançar a licitação para a construção em 2014 e que as obras fossem concluídas em 2018. A partir daí, as previsões só mudaram.


Em outubro de 2012, por exemplo, o já senador Walter Pinheiro disse que a licitação para a obra poderia ser aberta no começo de 2013. Já em janeiro de 2013, quase um ano após assumir a Seplan, José Sérgio Gabrielli disse que sairia até março de 2014. Em agosto de 2014, durante campanha para o Senado, Otto Alencar disse que o projeto estaria pronto em outubro daquele ano e que, então, Wagner lançaria a licitação. Em outubro, Gabrielli chegou a anunciar, durante um seminário, que as obras da ponte começariam em agosto de 2015, com conclusão prevista para 2020.


Em março de 2015, contudo, a Seplan informou a chamada para a licitação só deveria acontecer no final daquele ano. Em dezembro, mais um adiamento: em nota, a Seplan disse que não havia mais prazo para o processo licitatório. “O cronograma foi modificado, primeiramente, em função da escala e complexidade do projeto, mas também pela evolução da conjuntura da crise econômica mundial”, justificou a pasta, em nota enviada ao BN.


Em março de 2016, o chefe da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster, reforçou o que seria o motivo da cautela: a crise econômica que atingiu mais forte o Brasil pouco tempo após a reeleição da presidente Dilma Rousseff. "Seria um equívoco a gente lançar nesse momento um edital, quando não tem garantia de alguém que não queira depois dar continuidade”, explicou Dauster em entrevista ao Bahia Notícias. "É um projeto também de valor muito elevado, em uma conjuntura muito difícil de se ter dinheiro. É normal que ele esteja em um estágio mais inicial”, afirmou, sete anos após o primeiro anúncio.


Somente em agosto de 2017 houve um avanço mais palpável na discussão sobre a construção da ponte: foi lançado um chamamento público com o objetivo de prospecção de mercado e de acolhimento de novas contribuições técnicas para os estudos realizados pelo Estado, um passo na direção da futura concessão da construção e operação do Sistema Rodoviário Oeste.


O chamamento deu um gás a mais ao governo do Estado, que começou a mostrar mais otimismo. Em dezembro daquele ano, Rui Costa chegou a dizer que o edital poderia já sair em 2018. "Estamos recebendo todos que queiram conhecer e detalhar [um projeto]. A partir de janeiro, nós podemos, com essa e as outras empresas interessadas, estruturar e montar o edital de licitação. Ocorrendo tudo bem, nós vamos lançar o edital ainda no primeiro semestre de 2018”, afirmou o governador. Em agosto de 2018, Rui ainda acreditava que as licitações sairiam até o fim do ano, promessa que foi refeita em outubro do mesmo ano. Novamente, não aconteceu.


Ainda assim, o governo defende que o lançamento da licitação está finalmente próxima. Ao BN, a SDE informou que espera-se que o contrato seja assinado ainda este ano e que estas atividades preliminares durem de 6 a 12 meses. Assim, as obras devem começar entre meados de 2020 e o início de 2021.


Na última quinta-feira (21), durante audiência pública realizada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) sobre o equipamento, Leão negou que houve "promessas" de entrega da licitação, e reforçou que se trata de um projeto complexo. "Não é promessa, isso é um projeto muito grande. Isso começou em 2010. Quando nós fizemos a Via Expressa, que é onde tem aqueles dois túneis, aquilo ali foi baseado no projeto da ponte Salvador-Itaparica. Então isso é uma conquista, e uma obra de R$ 6 bilhões você não vai conquistar do dia pra noite. É uma obra muito complexa, tem uma série de ações que nós tivemos que fazer, que projetar, com um cuidado muito grande do Estado da Bahia, dos parceiros, pra que o projeto ficasse perfeito. E estamos chegando aqui agora à perfeição", avaliou.

 

VER PARA CRER
Mas se o governo do Estado sempre acreditou que a ponte sairia do papel, essa não era uma crença compartilhada por todos. Em 2010, em um café da manhã com empresários, na Associação Comercial da Bahia, Emílio Odebrecht, que presidia o Conselho de Administração, revelou descrença na ponte bilionária: "Sou cético. Não acredito. Acho que temos muitas outras alternativas que convêm melhor, como uma pista por Candeias". Tudo isso muito antes do Grupo Odebrecht ser alvo da Operação Lava Jato.


Dias depois, seu filho Marcelo Bahia Odebrecht, então presidente da empreiteira, negou que a família fosse "contra" a obra. "Meu pai não se posicionou contra a ponte. Vamos ser claros: sendo o projeto do porte que é, a gente tem que estar consciente dos desafios. O que existe é a consciência de todos os desafios da construção, dos investimentos, com a sua magnitude, a oposição que tem. É um projeto que tem seus desafios, não quer dizer que somos céticos. O projeto nasceu com meu avô (Norberto). Temos que ter consciência dos desafios”, argumentou Marcelo Odebrecht.


Mas foi o ceticismo que marcou o tom da oposição a Jaques Wagner e Rui Costa nos últimos dez anos. Para o grupo, os governistas usaram a ponte durante esse tempo como um projeto "eleitoreiro", para convencer a população de que haveria uma obra desse porte mesmo quando havia pouco de concreto para apresentar.


As críticas pesaram ainda mais durante a campanha de 2014. Como Gabrielli era cotado para ser candidato do PT ao governo do Estado, apontava-se que sua nomeação como secretário de Planejamento seria uma forma de ligar seu nome ao imaginário da ponte, fazendo com que o equipamento fosse uma das principais promessas de campanha.


Com os ânimos exaltados em um clima de intensa disputa eleitoral, em maio daquele ano o grupo ligado ao prefeito de Salvador, ACM Neto, organizou na Câmara de Vereadores um "aniversário", com direito a bolo, para marcar os 5 anos do anúncio de Wagner. O à época vereador Léo Prates disse que era uma forma de protesto pelo andamento do projeto. “Ainda não se vislumbra um prazo para o início das obras”, criticou o democrata.

Foto: Divulgação

 

Durante as eleições de 2018, o candidato ao Palácio de Ondina José Ronaldo voltou a criticar o usou "eleitoreiro" do projeto. Ronaldo acusou João Leão de tentar "iludir o povo" ao divulgar que a empresa vencedora da licitação para a construção do equipamento seria conhecida uma semana após a eleição. "De promessa, o povo já está cheio. Promessas que não saem do papel, como a Fiol, o Porto Sul, a duplicação da estrada Ilhéus-Itabuna, a Ponte de Ilhéus e diversas outras são usadas politicamente para enganar os eleitores", apontou.

Segunda, 25 de Março de 2019 - 00:00

Construção da ponte Salvador-Itaparica foi atrasada por crise, Lava Jato e eleições

por Rebeca Menezes

Construção da ponte Salvador-Itaparica foi atrasada por crise, Lava Jato e eleições
Foto: Divulgação

Mais do que apenas burocracia governamental prejudicou os planos do governo do Estado de construção da ponte Salvador-Itaparica até o momento. Dez anos após ser anunciada pela primeira vez (veja aqui), a obra teve sua licitação adiada diversas vezes e pelos mais diversos motivos (leia mais aqui).

 

O primeiro e mais importante motivo de atraso foi a percepção da complexidade de uma proposta como essa. O governo chegou a lançar uma Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) ainda em 2010, mas as alternativas estavam aquém do que a gestão esperava. As duas PMIs apresentadas serviram como uma espécie de embrião para o projeto atualmente consolidado, que contempla ainda diversos estudos que serão a base para quem for construir a ponte.


Mas é em março de 2014, cinco anos após o anúncio de Wagner, que surge o primeiro entrave além da capacidade da gestão estadual para uma obra desse porte. Foi nesse período que foi deflagrada a Operação Lava Jato – que coincidentemente começou a partir de investigações que começaram em 2009. A Operação da Polícia Federal, que já levou à prisão dois ex-presidentes da República (Luiz Inácio Lula da Silva e Michel Temer), também dificultou a vida das maiores empreiteiras do país. Como estavam envolvidas em acusações de corrupção e acordos de leniência com multas bilionárias, seria um risco assumir uma construção de R$ 6 bilhões, mesmo que estivesse tudo pronto.


Mais ou menos no mesmo período, uma crise econômica atingiu todo o mundo, mas com mais força o Brasil, que ainda passava por uma instabilidade política muito grande. Em meio a grandes insatisfações, Dilma Rousseff se reelege no final de 2014, mas começaria uma forte onda de rejeição e manobras do Congresso que culminaram em seu impeachment em agosto de 2016. Quando Michel Temer assume com a promessa de que vai retomar a economia, afetada por forte desconfiança, o presidente é acusado de corrupção em um processo que envolve até gravações de conversas confidenciais, o que deixa o mercado financeiro novamente com o pé atrás.


Em março de 2016, o próprio governador Rui Costa admitiu que não parecia um bom momento para tocar o projeto da ponte Salvador-Itaparica. Nessa época, o governo do Estado já investia fortemente em negociações com os chineses como os potenciais integrantes de uma Parceria Público-Privada (PPP) para tornar o sonho da ponte uma realidade. "Eu vou repetir o que uma empresa chinesa me disse. ‘Nós não estamos tão preocupados com a rentabilidade do negócio. Isso para nós é segundo plano. Nós estamos preocupados com a segurança dos nossos negócios’”, apontou Rui.


Mas nem só de estabilidade política se faz uma ponte. Em um momento em que o governo baiano conseguiu recuperar a confiança dos chineses e a economia brasileira começou a dar sinais de recuperação, Rui perdeu um importante aliado: o governo federal. Se com as gestões de Lula e Dilma a Bahia conseguiu muitos investimentos, e com Temer a relação se mantinha protocolar, a ascensão de Jair Bolsonaro ao Palácio do Planalto dificultou, e muito, a vida do chefe do Executivo baiano.


Bolsonaro teve na Bahia um de seus piores coeficientes eleitorais e tem o Partido dos Trabalhadores, de Rui Costa, como seu principal opositor. Em um cenário que exige um alto investimento do setor público, não ter o governo federal não é exatamente um bom agouro.


Por isso, a gestão estadual teve que novamente adequar seus planos. De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), atual responsável pela obra, a estruturação econômico-financeira do projeto continua em revisão. "A modelagem prevista inicialmente, sob a forma de uma PPP ancorada em importante aporte federal, foi prejudicada pela radical mudança na conjuntura político-econômica, que tem paralisado ou retardado quase todos os megaprojetos de infraestrutura de transportes no país. O governo do Estado tem trabalhado numa estruturação alternativa, que possa contar com algum apoio tanto do governo federal quanto de investidores internacionais", argumentou a pasta, em nota enviada ao BN. 

Segunda, 25 de Março de 2019 - 00:00

Ponte pode ampliar desenvolvimento, mas não há consenso sobre impactos

por Rebeca Menezes

Ponte pode ampliar desenvolvimento, mas não há consenso sobre impactos
Projeção de cabeceira da ponte no Comércio | Foto: Divulgação

A ideia de se construir uma ponte de bilhões de reais para ligar uma ponta à outra da Baía de Todos-os-Santos (BTS) vai além de diminuir distâncias. Colocada em prática, a construção vai significar a geração de milhares de empregos a curto e longo prazo, além de desenvolver outros eixos do estado fora da Região Metropolitana de Salvador. Mas ainda não há consenso sobre como fazer isso de uma forma sustentável e sem afetar outras potencialidades da região, mesmo após dez anos do projeto ser anunciado (veja aqui).


De acordo com os estudos feitos, o vetor de expansão está concentrado ao norte da BTS, mas o cenário mudaria com a reconfiguração da matriz logística. Porém, é preciso garantir que com o aumento do fluxo de veículos a Ilha de Itaparica não cresça desordenadamente, com especulação imobiliária e falta de estrutura para receber tantas pessoas. 

Foto: Divulgação


Para buscar um desenvolvimento planejado, o governo do Estados e representantes dos municípios de Salvador, Vera Cruz, Itaparica e Jaguaripe assinaram, em fevereiro de 2013, um acordo de cooperação técnica. As recomendações dos estudos de impacto de vizinhança e similares exigidos por lei exigiram adequações nos planos diretores municipais e a reestruturação da mobilidade urbana nas cidades impactadas.


Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), já foram realizados estudos urbanísticos, incluindo o Plano Urbanístico Intermunicipal da Ilha de Itaparica (PUI), Planos Locais Urbanísticos Municipais (PLURs) e a revisão dos Planos de Desenvolvimento Urbano (PDDUs) dos municípios de Itaparica e Vera Cruz, além do Cadastro Imobiliário da área urbana da Ilha de Itaparica e dos Estudos de Impacto de Vizinhança.


"Estão todos prontos. Inclusive nós já remetemos isso para a Ilha de Itaparica, para o município de Itaparica e para o município de Vera Cruz. Todos os PDDUs estão prontos e já estão sendo analisados pelas Câmaras de Vereadores", garantiu o secretário e vice-governador João Leão, em entrevista ao Bahia Notícias.


Mas um certo receio ainda ronda os moradores da ilha, que temem que não haja estrutura suficiente e cobram mais investimentos na região. Ao BN, a prefeita de Itaparica, Marlylda Barbuda, disse que a Câmara já começou a discussão do PDDU e que a cidade está confiante com a chegada da ponte, mas a gestão alerta para problemas importantes que precisam ser solucionados.
 
"A gente acredita na ponte. A gente entende que irá aproximar tanto Itaparica a Salvador quanto Salvador a Itaparica. A gente só teme as mazelas que podem chegar porventura com a ponte. Então na conversa que tivemos com o vice-governador esta semana, nós falamos sobre isso. A gente tem um problema de abastecimento de água, e no verão a gente sente isso de forma intensa; um problema de saneamento básico, no que tange a malha de esgotamento sanitário - somente 40% da cidade de Itaparica tem malha de esgoto -; tem um hospital que é de média complexidade...", enumerou. Marlylda citou ainda o cuidado com as áreas de preservação e para a agricultura familiar, para que não ocorra "a invasão de grandes resorts". "Temos que ter uma visão para que a cidade possa ser ocupada de uma forma que o povo não sofra as consequências da sua chegada. O PDDU vem pra regular isso". 


A prefeita ainda criticou gestões do Executivo estadual que trataram a cidade como um "apêndice" baiano. "Não estou dizendo que essa é uma questão somente do governador Rui, mas o governo do Estado nos teve como um apêndice dos 417 municípios da Bahia, e a gente tem vários potenciais. A cidade é vocacionada ao turismo, a gente não quer perder essa característica. A gente entende que a ponte traz benefícios, mas está exigindo respeito às características da cidade, para não perder a qualidade de vida que a gente tem, e que possa macular nossa tradição, nossa história", reforçou. 


Já Jorge Carvalho, presidente da Comissão Especial da Ponte na Câmara de Vereadores de Vera Cruz, diz que a Casa está avaliando o texto do PDDU com "muita cautela, porque não foi elaborado pela cidade, mas pelo governo do Estado". "A Bahia discutiu Vera Cruz, mas Vera Cruz ainda não foi ouvida. A população precisa saber o que vem de bom. É uma cidade que ainda está em crescimento, não temos faculdade, não temos hospital com leito de UTI. Então depois da vinda da ponte, a demanda vai ser gigantesca, e nós precisamos saber que tipo de infraestrutura o governo do Estado pensa em mandar pra lá", cobrou. Segundo ele, houve apenas audiências pública setoriais na região, mas nenhuma que apresentou o projeto como um todo e seus impactos.


Jorge afirma que já há consequências da chegada da ponte, como invasão de terrenos e crescimento de venda e construção de novos imóveis, mas que a cidade ainda não tem sequer uma estrutura mínima. "Lá, só temos 3,7% das ruas calçadas, pra se ter uma noção. E vamos implantar uma ponte, com um mega projeto, em uma cidade em que nem as (estradas) vicinais o governo do Estado calçou? Essa é nossa preocupação. Na teoria, é tudo maravilhoso. Depois eles implantam a ponte e largam a gente ao Deus dará. Por isso precisamos do compromisso do governo com a cidade", defendeu, questionando ainda sobre as garantias de preservação ambiental dos ecossistemas da Baía de Todos-os-Santos. Segundo o governo, há um custo estimado com programas ambientais de R$ 18,7 milhões por ano durante a construção, e R$ 5,1 milhões por ano durante a operação.


BAHIA MAIS PRÓXIMA
Segundo Leão, além de desenvolver a região da Ilha de Itaparica, a obra ainda vai deixar os baianos "mais próximos". "O Estado da Bahia vai crescer, e crescer muito, com a conclusão dessa obra. Nós vamos fazer com que 250 municípios do estado fiquem mais perto de Salvador, no mínimo, 100 quilômetros. Belmonte ficará 283 quilômetros mais perto de Salvador. Porto Seguro, 250 quilômetros. Então isso vai fazer com que a Bahia se aproxime", anunciou durante audiência pública sobre a ponte realizada no auditório da Seinfra nesta quinta-feira (21).

Foto: Divulgação


“A ponte será uma grande locomotiva, um novo vetor para desenvolver outras partes da Bahia, com benefícios para 10 milhões de habitantes e mais de 250 municípios. Essa grande intervenção viária vai proporcionar ainda o crescimento socioeconômico da própria Ilha de Itaparica, mas também do sul do Recôncavo e do Baixo Sul. Tudo isto, em virtude do encurtamento da distância para a capital e dos investimentos que serão atraídos para os municípios dessas regiões”, destaca o vice-governador.


Segundo o documento apresentado na última audiência pública, a intenção é aproveitar a "proximidade" para explorar ainda mais as potencialidades turísticas entre a BTS e a Costa do Dendê.

 

IMPASSE SOBRE ALTURA DA PONTE
Uma outra questão que ainda gera impasse no projeto é a altura da ponte. A projeção inicial era se chegar a um vão com 125 metros de altura, mas o governo atualmente trabalha com um máximo de 85 metros.


A questão foi questionada pelo especialista em Direito Marítimo Zilan da Costa e Silva Moura, que acredita que essa decisão pode limitar a passagem de grandes navios e as manobras das embarcações, além de inviabilizar a existência de plataformas de petróleo na BTS. "O país está desenvolvendo o pré-sal. Tem pré-sal na costa brasileira inteira. Na costa de Sergipe, tem. A Bahia, como é protegida, temos um local privilegiado para serviços de apoio e manutenção de plataformas de petróleo. As plataformas de petróleo não poderão passar”, contou.


A questão também é acompanhada de perto pela Associação de Usuários dos Portos da Bahia (Usuport). Para Paulo Roberto Villa, diretor executivo da Usuport, é preciso garantir a segurança de operação dos navios e dos próprios usuários durante a travessia. "A ponte não pode prejudicar o acesso ao Porto de Salvador, assim como os navios não podem prejudicar a ponte. Com o que foi apresentado, existe o risco sim, esse risco não foi eliminado. Imagina um investimento dessa natureza e um navio atingir (a estrutura)? Vai interromper a ponte por vários anos. Então é uma coisa que tem que ser abordada", defendeu.


Paulo disse ainda que há que se ter cuidado para que o porto da capital baiana não perca um diferencial importante. "O Porto de Salvador é o único do Brasil capaz de receber linhas diretas com navios mãe com mais de 400 metros de comprimento. Nenhum porto do Sul do país tem condição de fazer isso. Nós não podemos perder essa capacidade. Essa é a nossa maior preocupação".


Em nota encaminhada ao BN, a SDE garantiu que os grandes navios de cruzeiro e os porta-contêineres maiores não precisarão passar sob a Ponte, pois continuarão utilizando o Porto de Salvador, e que o governo não acredita que a atividade de manutenção de plataformas, atualmente realizada nos estaleiros, justifique um gasto extra da ordem de R$ 1 bilhão para colocar a ponte a 125 metros de altura.


"Com a execução do projeto da ponte, está garantido mais desenvolvimento, emprego e renda para a Bahia e para os baianos. A construção de plataformas, por sua vez, são apenas possibilidades e não estão garantidas. Sendo assim, o governo optou por uma estratégia que assegure o crescimento econômico das regiões beneficiadas e a geração de postos de trabalho", diz a nota.


Contudo, a SDE reforça que isso não significa dizer que o governo não apoie o desenvolvimento da indústria naval na Bahia. "Ele apenas está fazendo uma análise de custo-benefício. A ponte terá um impacto muito maior na economia baiana do que a manutenção de plataformas. E, além disso, o Estaleiro [de Paraguaçu] terá mais de cinco anos para redesenhar sua estratégia, preparando-se para competir em outras atividades e em várias outras áreas da construção naval, como, aliás, já está fazendo ao obter licença para operar como terminal de combustíveis e ao participar de licitação da Marinha do Brasil destinada à produção de navios de guerra (corvetas)", conclui a pasta.

Ciclone ganha velocidade e se aproxima da Bahia; efeitos podem ser sentidos até terça
Foto: Reprodução / Correio

O ciclone que se aproxima do litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo pode chegar à costa com ventos de até 61 km/h. Os efeitos da tempestade tropical podem ser sentidos até a próxima terça-feira (26) (veja mais).

 

Neste sábado (23), o ciclone ainda era uma depressão tropical. No entanto, os ventos ganharam velocidade e ele passou a ser classificado como tempestade tropical. Ela foi batizada de Iba, que significa “ruim” em tupi-guarani.

 

As informações foram divulgadas neste domingo em um aviso emitido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), em colaboração com o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

"São esperados ventos fortes nas proximidades do litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo, podendo atingir 87 km/h (47 nós) em alto-mar, no setor Leste do ciclone, e 61 km/h (33 nós) junto à costa, durante todo o período de atuação do ciclone", relata o texto.

 

Segundo os institutos meteorológicos, também há a expectativa de mar grosso a muito grosso, com alturas de ondas entre 3,0 e 5,0 metros em alto-mar. Além disso, existe a possibilidade de de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre Vitória, no Espírito Santo, e Caravelas, na Bahia, com ondas de até 2,5 metros, até a noite de segunda (25).

Olímpia vence PFC-Cajazeiras e se isola na liderança da Série B do Baianão
Foto: Reprodução / Instagram

No duelo de líderes, melhor para os visitantes. O Olímpia venceu o PFC-Cajazeiras por 1 a 0, neste domingo (24), no Estádio 25 de Junho, em Cachoeira, pela 3ª rodada da Série B do Campeonato Baiano. O gol foi marcado por Jonas. Com o triunfo, o clube de Anderson Talisca se isolou na ponta com nove pontos. O PFC ficou com seis.

 

O próximo desafio do Olímpia será diante do Canaã, no domingo (31), às 15h, no José Rocha, em Jacobina. Já o PFC-Cajazeiras encara o Doce Mel, no Estádio Municipal Pedro Caetano, no mesmo dia e horário.

 

Já o UNIRB conquistou o primeiro triunfo da sua história. Neste domingo, o clube bateu o Doce Mel por 2 a 1, no Carneirão, pela 3ª rodada do certame estadual. Com o triunfo, a equipe deixou a lanterninha da competição e agora soma três pontos. Já o Doce Mel está em 4º também com três.

 

Na próxima rodada, o UNIRB recebe o Galícia, no domingo (31), às 15h, no Carneirão.

Idoso de 63 anos é capturado com carabina e revólver em Chorrochó
Foto: Divulgação / SSP-BA

Um idoso de 63 anos foi preso em flagrante na cidade de Chorrochó com uma carabina e um revólver. João Lopes da Conceição, foi detido enquanto policiais faziam patrulhamento rural na localidade de Tabuleiro.

 

Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga encontraram as armas dentro da casa do idoso. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Paulo Afonso. 

Domingo, 24 de Março de 2019 - 16:00

Acidente com viatura deixa três policiais feridos na BR-324

Acidente com viatura deixa três policiais feridos na BR-324
Foto: Divulgação

Uma viatura da Polícia Militar que seguia para a cidade de Santo Antônio de Jesus sofreu um acidente neste domingo (24) enquanto passava pela BR-324. O veículo aquaplanou na pista e capotou, deixando três policiais feridos.

 

De acordo com informações da Polícia Militar, chovia no momento do acidente. Os policias viajavam para participar de uma operação com o Inema. Após o acidente, eles entraram em contato com a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), que prestou auxílio aos feridos.

 

Um dos policiais foi encaminhado para o Hospital do Subúrbio, outro foi para o Hospital da Bahia e o terceiro seguiu para o Hospital Ouro Negro. O material da viatura acidentada foi recolhido do local.

Domingo, 24 de Março de 2019 - 12:00

Mesmo com ciclone no mar, Defesa Civil alerta para possível ressaca nas cidades do sul

por Francis Juliano / João Brandão

Mesmo com ciclone no mar, Defesa Civil alerta para possível ressaca nas cidades do sul
Foto: Divulgação

Mesmo com o ciclone tropical instalado em alto mar, a 150 metros de distância da costa de Porto Seguro, o superintendente da Defesa Civil da Bahia, Paulo Luz, disse que pode ter efeitos, como ressaca, nas cidades do sul baiano.

“Tem vento mais forte, soprando em direção ao mar, mas tem vento em direção à terra. Esse vendaval acaba com queda de árvores, destelhamento de casas, atinge rede elétrica, faltando energia nas cidades. Também tem risco muito alto para qualquer embarcação que esteja navegando no período até segunda-feira (25). Os meteorologistas chamam atenção para o vendaval que provoca uma espécie de ressaca. Seria uma situação muito preocupante”, afirmou Luz.

Ainda de acordo com ele, as cidades do sul da Bahia, como Belmonte, Porto Seguro e Mucuri já sofrem com a erosão marinha. “Mesmo sem ciclone, o mar já tem avançado em muitas ruas dessa cidade”, disse ele.

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