Tucano: Líder de facção sai armado na condicional e volta para prisão
Foto: Divulgação \ SSP

Patrulhamento de rotina da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste, na manhã deste domingo (18), na cidade de Tucano, localizou Jadson Silva Soares, o “Americano”. O criminoso, que estava cumprindo pena no presídio de Paulo Afonso e ganhou a liberdade através de condicional, foi flagrado armado.

Os militares receberam a denúncia de homem armado na Pousada San Filé, às margens da BR-116, e foram apurar. No local, Americano foi cercado e se entregou. O traficante de drogas tem envolvimento também com homicídios, roubos e corrupção de menores na cidade de Tucano.

Com ele foram apreendidos uma pistola calibre 40, carregador, munições, celulares e uma corrente. "Trabalho preventivo conquistando mais um grande resultado. Diariamente espalhamos as equipes pela região e, desta vez, capturamos um dos mais perigosos da área", comemorou o major Wellington Morais, comandante da Cipe Nordeste.

Domingo, 19 de Maio de 2019 - 16:30

Destaque da partida, Jair avalia empate fora de casa contra América-RN: 'Foi bom'

por Gabriel Rios

Destaque da partida, Jair avalia empate fora de casa contra América-RN: 'Foi bom'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Herói no empate do Bahia de Feira com o América-RN, na Arena das Dunas, no último sábado (18), pela 3ª rodada da Série D do Brasileiro, o goleiro Jair analisou o confronto contra o líder do Grupo A6. Para o arqueiro, que fez duas defesas à queima roupa na partida, o Tremendão soube suportar a pressão, mas poderia ter aproveitado os contra-ataques.

 

“Pelas circunstâncias do jogo, o empate foi bom. A equipe deles começou pressionando, nos trouxe dificuldades, mas fomos ajustando durante a partida. Criamos oportunidades no contra-ataque, em um desses lances o atleta deles poderia ter sido expulso por impedir uma chance clara de gol. Fizemos um grande jogo aqui, suportamos a pressão e criamos chances”, disse Jair em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Os times voltam a se enfrentar no próximo sábado (25), às 16h, na Arena Cajueiro. Precisando vencer para encostar no América-RN, Jair pediu mais tranqüilidade na tomada de decisão.

 

“Cometemos muitos erros, agora precisamos corrigi-los para próxima partida. Precisamos ser mais calculistas nos contra-ataques, ter mais tranquilidade na tomada de decisão. Esperamos fazer um grande jogo e conseguir a vitória”, afirmou o arqueiro.

 

o Tremendão segue na 2ª colocação do grupo com quatro pontos conquistados.

Domingo, 19 de Maio de 2019 - 13:40

Itaparica: Dois irmãos morrem a tiros dentro de casa

Itaparica: Dois irmãos morrem a tiros dentro de casa
Foto: Reprodução / Google Maps

Dois irmãos, de 17 e 20 anos, morreram a tiros dentro da casa onde moravam na Ilha de Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador. O crime ocorreu na madrugada deste domingo (19) na Rua da Mangueira, na localidade de Amoreira, por volta das 2h30. Policiais foram acionados, se dirigiram ao local, mas as vítimas – identificadas como Walace Lima dos Santos, de 17 anos, e Werley Lima dos Santos, de 20, já sem vida.

 

A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas e devem ser investigadas pela 19ª Delegacia.

Santo Amaro: Bembé do Mercado celebra entrega de presente em último dia de festa
Foto: Georgenes Sampaio / TV Bahia

O tradicional e histórico Bembé do Mercado segue até este domingo (19) em Santo Amaro, no Recôncavo baiano. Neste ano, a festa completa 130 anos. Neste domingo, o desfecho do evento é uma caminhada em que os participantes saem da feira livre da cidade em direção à praia de Itapema onde é entregue o presente aos orixás.

 

O Bembé do Mercado ocorre desde 13 de maio de 1889, um ano após a abolição da escravatura, quando os negros resolveram celebrar a condição de livres. A festa é considerada a maior de candomblé de rua do mundo. Em torno de 44 terreiros de religiões de matrizes africanas participam das atividades. Eles discutem também direitos e espaços de afirmação política na busca por reparação histórica.

Lauro de Freitas: Chacina em Portão mata 5 pessoas; suspeita é de ligação com tráfico
Foto: Reprodução / Google Maps

Cinco pessoas foram mortas a tiros na noite deste sábado (18) na localidade de Portão, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Duas das vítimas eram adolescentes, um garoto de 15 anos e uma menor de 12. As outras vítimas foram um jovem de 19 anos, Guilherme Gomes da Silva, uma mulher de 35 anos, Raimunda Jesus dos Santos, e um homem de 36 anos, Rogério Oliveira da Silva.

 

Um jovem, de 23 anos, foi baleado, mas sobreviveu. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), os crimes ocorreram por volta de 19h24, na Rua Boca da Mata. A suspeita é que os assassinatos estejam associados ao tráfico de drogas na região. A autoria e a motivação devem ser investigadas.

Cruz das Almas: Idosa de 68 anos sofre tentativa de morte; acusado, de 82, é preso
Foto: Reprodução / Forte na Notícias

Uma idosa, de 68 anos, sofreu tentativa de feminicídio, neste sábado (18) em Cruz das Almas, Recôncavo baiano. O ex-marido da vítima, também idoso, de 82 anos, foi preso após ser identificado por uma das filhas do casal, já em Salvador, para onde fugiu após as agressões. A suspeita é que ele não aceitava o relacionamento e por isso cometeu o crime. Segundo a Polícia Civil, via G1, o caso ocorreu na localidade de Sapucaia. Após chegar de uma caminhada, por volta das 6h, a vítima foi surpreendida pelo ex-companheiro. Ela tentou se proteger, mas o homem a golpeou. 

 

A Polícia Militar chegou a informar que os golpes eram de facão, mas a Polícia Civil informou que o objeto era um rastelo, instrumento de metal utilizado para coletar folhas e grama solta. Ainda segundo a Polícia, o idoso tem histórico de violência, com boletins de ocorrência por agressão a outros membros da família. A vítima foi socorrida por familiares para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Não há mais informações sobre o estado de saúde dela. 

Castro Alves: Arraiá do Poeta 2019 terá Estakazero, Falamansa, Adelmário e Parangolé
Foto: Divulgação

Para apresentar as atrações que vão animar a Praça da Liberdade durante os festejos juninos, a prefeitura de Castro Alves realizou o lançamento oficial do Arraiá do Poeta 2019, que acontecerá entre os dias 22 e 25 de junho. O anarriê começa no sábado (22) com apresentação da banda Estakazero e da cantora Jeanne Lima. No domingo (23), o arrastapé fica por conta do Falamansa, banda Oliveira e Cacau com Leite.

 

Na noite de São João, segunda-feira (24), a festa segue no comando do forrozeiro Flávio José, além da banda Catuaba com Amendoim e Rode Torres. No último dia, terça-feira (25) o Arraiá será encerrado com o forró de Adelmário Coelho, que em seguida dará lugar as bandas Lambasaia e Parangolé, para iniciar as comemorações do aniversário da cidade. 


A Praça da Liberdade ainda vai receber no palco principal bandas e atrações da região, no como Trem de Xote, Caliane Canto, Amor em Pedaços, Lucas Matos e Michel Moraes. Os forrozeiros terão ainda acesso a casa de taipa, barracas de comidas típicas e feirinha de economia solidária, com venda de produtos.

Domingo, 19 de Maio de 2019 - 09:20

Goleiro da Juazeirense relata insulto racista de torcedor em Goiás

por Gabriel Rios

Goleiro da Juazeirense relata insulto racista de torcedor em Goiás
Foto: Divulgação

O goleiro Deijair relatou ter sido vítima de racismo durante a partida entre Juazeirense e Aparecidense-GO, neste sábado (18), pela Série D do Campeonato Brasileiro. Durante o confronto, vencido pelos goianos por 2 a 1, o atleta afirmou ter sido chamado de macaco. O arqueiro ainda se dirigiu ao alambrado para confrontar o torcedor e acabou sendo expulso da partida.

 

Esposa de Deijair, a advogada Luamar Sepúlveda comentou o caso. Ao Bahia Notícias ela explicou o ocorrido: “Fui surpreendida com a notícia que meu marido tinha sofrido um ato de racismo. Aguardei ele sair do jogo e confirmei com ele. Ele me passou que no meio do segundo tempo, inclusive a transmissão que estava passando no My Cujoo foi suspensa após a confusão. Alguns torcedores da Aparecidense começaram a ofender os jogadores da Juazeirense. Um torcedor específico atirou um copo de cerveja no Deijair e o chamou de negro, fedido, fuleiro... E algumas pessoas no local também escutaram o chamando de macaco. Ele se chateou, reportou ao quarto árbitro, que passou para o árbitro que incrivelmente o expulsou alegando estar tumultuando a partida”, relatou Luamar.

 

Ainda segundo a advogada, Deijair tentou prestar queixa em um posto policial, mas foi informado que não haveria a possibilidade de fazer o Boletim de Ocorrência no local. Com isso, ela afirmou que está aguardando o goleiro chegar em Juazeiro para fazer.  “Deijair não dormiu e está muito abalado. Vamos fazer o Boletim em Juazeiro e também faremos uma denúncia ao Ministério Público para se tratar do caso”.

 

“Estamos cansados, são coisas que acontecem no nosso cotidiano. Mas agora foi dentro do trabalho dele, e eu, como esposa e advogada, não deixarei meu marido ser lesionado. Queremos mostrar para as pessoas que isso ainda acontece e queremos acabar com isso”, lamentou a advogada.

 

Ela ainda criticou a Aparecidense, que como mandante do jogo, apenas publicou em suas redes sociais que “não compactua com esse tipo de atitude”.

 

“A Aparecidense foi tão leviana que publicou que não compactua com esse tipo de atitude. O que é esse tipo de atitude? O descaso é tamanho que não fizeram nenhuma nota oficial. Vamos pensar no que fazer um pouco mais a frente. Mas no momento nosso interesse não é comercial”.

 

Na súmula do jogo, o árbitro Silvio André Loureiro de Lima relatou o motivo da expulsão: "Aos 42 minutos do segundo tempo, expulsei com cartão vermelho direto o referido atleta, por sair do banco de reservas de sua equipe e dirigindo-se ao alambrado, o mesmo chutou o alambrado e tentou agredir um torcedor caracterizado com as cores da equipe A.A. Aparecidense. O atleta expulso alegou ter sido xingado pelo torcedor envolvido de macado. Cumpro informar que o quarteto de arbitragem não presenciou tal fato e, até o fim deste relatório não foi apresentado a identificação do torcedor envolvido e nem o boletim de ocorrência do atleta da equipe Juazeirense".

 

Logo após a partida, o Cancão de Fogo lamentou o ocorrido em suas redes sociais.

 

"Lamentável. O respeito precisa estar dentro e fora de campo. O goleiro Deijair tem todo nosso apoio e solidariedade. O jogador foi vítima de mais um ato de racismo no futebol durante partida contra Aparecidense na Série D do Brasileirão em Goiás. Se já não bastasse sofrer com um dos piores sentimentos existentes no ser humano, o goleiro chegou a ser expulso do confronto".

Brumado: Estudante de direito morre ao cair de prédio no centro da cidade
Foto: Lay Amorim / Achei Sudoeste

Uma estudante de direito, de 22 anos, veio a óbito após cair de um prédio no centro de Brumado, no Sertão Produtivo, sudoeste baiano. Maria Aparecida Oliveira dos Santos chegou a ser atendida no Hospital Professor Magalhães Neto, mas não resistiu. Segundo o site Achei Sudoeste, a jovem chegou em estado grave na unidade de saúde, após ser socorrida pelo Samu.

 

Santos cursava direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus XX, em Brumado. Ela também integrava o Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã na Defensoria Pública Estadual (DPE) local.

Série D: Bahia de Feira arranca empate fora de casa; Juazeirense perde em Goiás
Foto: Magnus Nascimento / América-RN

Dois baianos entraram em campo neste sábado (18) pela Série D do Campeonato Brasileiro. O Bahia de Feira encarou o América-RN, na Arena das Dunas, e arrancou um importante empate. Os donos da casa pressionaram, mas Jair foi destaque e conseguiu segurar o 0 a 0. 

 

Com o resultado, o Tremendão segue na 2ª colocação com quatro pontos conquistados. Os times voltam a se enfrentar no próximo sábado (25), às 16h, na Arena Cajueiro, pela 4ª rodada do certame nacional. 

 

Já a Juazeirense também atuou fora de casa, mas acabou sendo derrotada para a Aparecidense-GO por 2 a 1, no Anibal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia. O Cancão de Fogo até saiu na frente com Toni Galego, mas Rodriguinho, duas vezes, virou para os mandantes. 

O Cancão de Fogo perdeu de virada para os goianos | Foto: Reprodução / Blog do Geraldo José

Com o revés, a Juazeirense perdeu a liderança para os goianos. No próximo sábado (25), será a vez do Cancão receber a Aparecidense no Adauto Moraes, às 16h, pela 4ª rodada da Série D.

Feira: PRF-BA apreende carga de cocaína avaliada em R$ 450 mil
Foto: Divulgação / PRF-BA

Uma carga de cocaína avaliada em cerca de R$ 450 mil foi apreendida neste sábado em um trecho da BR-116 em Feira de Santana. A droga, cerca de 30 quilos, estava escondida em um compartimento oculto no painel de um carro embaladas em tabletes. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), o flagrante ocorreu após ordem de parada ao veículo, na altura do km 429 da rodovia.

 

Na abordagem, o homem, de 36 anos, confessou que levava um carregamento de pasta base de cocaína. Ao ser questionado, o homem informou que recebeu a droga em São Paulo (SP) e a levaria para Feira de Santana ao valor de R$ 2 mil.

 

O acusado e a droga foram levados para uma delegacia em Feira de Santana (BA). Ele vai responder pelo crime de tráfico de drogas.

Criação de carneiro cresce no oeste baiano; região tem 46 mil cabeças de espécie
Foto: Reprodução / G1

O consumo de carne de carneiro, ovelha e cordeiro tem crescido no oeste baiano. A região registra um rebanho de 46 mil cabeças, sendo que 22 mil são de Luís Eduardo Magalhães e São Desidério. Segundo o Bahia Rural, o consumo desse tipo de carne tem a ver também com a formação de muitos moradores da região, que tem origem no sul do país.

 

Produtores ouvidos pela reportagem disseram que a ampliação do rebanho poderia ocorrer caso resolvessem problemas com energia elétrica e selo de autorização para venda em outros municípios e estados. Em resposta, a Coelba informou que está à disposição dos criadores para solucionar as questões.

 

Em uma fazenda da região, os animais são desmamados quando completam 19 quilos. Depois, vão para fase de confinamento, que dura 45 dias. Ao final desse período, o animal chega a pesar 40 quilos, condição que já pode ter a carne vendida.

Sábado, 18 de Maio de 2019 - 17:36

Baianão sub-20: Bahia vence o Canaã e sai na frente pela taça

por Ulisses Gama

Baianão sub-20: Bahia vence o Canaã e sai na frente pela taça
Foto: Divulgação / EC Bahia

O time sub-20 do Bahia saiu na frente pelo título baiano da categoria neste sábado ao vencer o Canaã por 1 a 0, no estádio Joviniano Lopes, em Irecê. O único gol da partida foi marcado por Douglas.

 

A formação inicial do Bahia de Pablo Fernandez foi a seguinte: Fabrício; Edimundo, Enck, Lucimário e Mayk; Clayton, Caio Mello e Pablo; Gian, Saldanha e Douglas.

 

Já o Canaã atuou com Ganjão; Gabriel, Bruno, Prates e Alan; Zum, Ângelo e Soares; Iago, Wesley e PH.

 

Com o resultado, o Esquadrãozinho pode até empatar, que mesmo assim consegue o título estadual. O Canaã, por sua vez, precisa vencer por dois gols de diferença. Em caso de triunfo com saldo de um gol, a taça será definida nos pênaltis.

Sábado, 18 de Maio de 2019 - 15:30

Série D: Lira destaca necessidade de vitória e aponta evolução do Flu de Feira

por Ulisses Gama

Série D: Lira destaca necessidade de vitória e aponta evolução do Flu de Feira
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Ainda sem vencer na Série D do Campeonato Brasileiro, o Fluminense de Feira enfrenta o Coruripe neste domingo (19), às 16h, no Joia da Princesa, com a missão de sair com um bom resultado. Técnico da equipe, Arnaldo Lira apontou a necessidade do triunfo e destacou a evolução que o grupo vem tendo desde o empate em 2 a 2 com o Sergipe, na última rodada.

 

"Precisamos vencer. Apesar de ter jogado bem contra o Sergipe, tivemos a oportunidade de ganhar o jogo mas perdemos um pênalti, perdemos chances, mas o time jogou bem, me deixou satisfeito... Agora a gente acredita que podemos jogar melhor contra o Coruripe", disse, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

O comandante indicou que o atacante Luan deve começar jogando e relatou a busca por armar um time jovem e competitivo.

 

"O Luan vai ter a oportunidade de começar jogando. A gente achou por bem tirar o Peixoto. Com ele e o Levi o time ficou mais rápido. Estamos tentando colocar juventude nesse time. Um time alegre, jogando para frente", indicou o treinador, que esbanjou confiança no sucesso do Touro do Sertão.

 

"É um trabalho difícil porque você chega em 15 dias e tem que fazer uma reformulação. É mais difícil, mas gente está acostumaado com a pressão. Onde eu passo sou campeão. Tenho certeza que farei um grande trabalho aqui", acrescentou.

 

No momento, o Fluminense de Feira é o terceiro colocado do grupo A8, com dois pontos.

UFSB diz que vai reduzir investimento em pesquisa para pagar energia e água 
Foto: Divulgação

Por causa do contingenciamento do Ministério da Educação (MEC), a Universidade Federal do Sudoeste da Bahia (UFSB) informou que será obrigada a reduzir investimento em pesquisa e extensão para pagar contas de energia e água.

Ao G1, a instituição informou que o chamado orçamento discricionário – referente aos recursos que a gestão da universidade pode decidir como utilizar a partir de suas demandas próprias – é de R$ 31.529.663,00 para a UFSB em 2019.

Do total, que inclui tudo o que pode ser aplicado em termos de custeio e investimento, foram bloqueados R$ 17.014.631,00, o que equivale ao percentual de 54% — não fazem parte do orçamento discricionário o pagamento de salários, encargos trabalhistas, aposentadorias e pensões.

'Vamos fazer valer o mando de campo', diz técnico do Doce Mel sobre final da Série B
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

O primeiro jogo da decisão da Série B do Campeonato Baiano acontece neste domingo (19), às 15h, no Estádio Municipal Pedro Caetano, em Ipiaú. Técnico do Doce Mel, Elias Borges quer fazer valer o mando de campo no jogo de ida, mas salientou que a decisão terá 180 minutos.

 

“Serão dois jogos bastante difíceis, mas temos plenas condições. É uma grande decisão. O Olímpia é uma equipe qualificada, que tem um bom treinador. Serão dois jogos disputados, uma decisão de 180 minutos. Vamos procurar fazer valer o mando de campo. A equipe que tiver melhor taticamente e com o psicológico equilibrado, sairá vencedora da competição. A gente vai entrar com muita determinação nesse primeiro jogo para tirarmos uma vantagem para o jogo da volta. Não será jogo fácil”, analisou Elias Borges em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Por ter feito pior campanha, o primeiro jogo será em casa. A segunda partida será em Pituaçu no dia 26 de maio.

Sexta, 17 de Maio de 2019 - 19:30

Lesionado, Danilo Rios desfalca o Jacuipense contra o Vitória-PE pela Série D

por Gabriel Rios

Lesionado, Danilo Rios desfalca o Jacuipense contra o Vitória-PE pela Série D
Foto: Divulgação / Jacuipense

O Jacuipense terá um desfalque importante para o confronto contra o Vitória-PE. O meia Danilo Rios sentiu um incômodo no adutor e foi vetado pela comissão técnica e pelo Departamento Médico do clube. A contusão aconteceu no triunfo contra o Campinense no último domingo (12).

 

“Acabei saindo do jogo por conta dessa dor. Tratei da lesão durante a semana, mas conversamos e decidimos continuar o tratamento para não prejudicar e correr o risco de ficar fora de mais jogos”, disse Danilo ao Bahia Notícias.

 

A partida contra o time pernambucano acontece neste domingo (19), às 16h, no Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe, pela 3ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. O Leão do Sisal lidera o Grupo A7 com seis pontos conquistados. O Vitória-PE é o lanterna e ainda não pontuou.

Litoral Norte: Inema identifica 254 hectares de área desmatada em 6 cidades
Foto: Divulgação / Inema

Uma ação identificou 254,7 hectares desmatados em seis municípios do Litoral Norte baiano. A área, que corresponde a cerca de 254 campos de futebol, fica nos municípios de Jandaíra, Esplanada, Entre Rios, Cardeal da Silva, Conde e Itanagra. Segundo o Inema [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos], a ação começou em 22 de abril e terminou nesta quinta-feira (16). Além das áreas desmatadas, o Inema apreendeu na região 222,19 m³ de madeira proveniente de desmatamento ilegal.

 

Também foram localizados 30 fornos usados para a produção de carvão vegetal, 1.134 sacos de carvão e vários materiais lenhosos. Durante a fiscalização, o Instituto aplicou autos de infração de apreensão e de interdição temporária para as atividades clandestinas. Ninguém foi detido.

 

A ação contou com colaboração da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e do Ministério Público da Bahia (MPBA).

Sexta, 17 de Maio de 2019 - 16:20

Pintadas: TJ indefere liminar e mantém esposa de prefeito em cargo de secretária

por Cláudia Cardozo / Francis Juliano

Pintadas: TJ indefere liminar e mantém esposa de prefeito em cargo de secretária
Foto: Reprodução / VR 14

Uma decisão da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) indeferiu uma liminar do Ministério Público do Estado (MP-BA) que pedia a exoneração da esposa do prefeito de Pintadas, na Bacia do Jacuípe, João Batista Ferreira Almeida, o “Batista da Farmácia”. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (17) no Diário da Justiça Eletrônico.

 

Segundo o MP-BA, há nepotismo [favorecimento de parentes] na nomeação de Elinalva Coelho de Almeida, esposa do gestor, no cargo de secretária do Desenvolvimento Social do município. Na argumentação, o MP citou a Súmula Vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal (STF) que veda as contratações de parentes até o terceiro grau [tios e sobrinhos, por exemplo].

 

No entanto, a relatora do caso, desembargadora Rosita Falcã de Almeida Maia, considerou que o próprio STF não proíbe as contratações de natureza política, como seria o caso da esposa do gestor. 

CNJ manda TJ-BA aplicar critérios para pagar precatórios de Camaçari
Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) deverá adotar providências para o pagamento de precatórios do município de Camaçari. A determinação é do corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, diante de um pedido de providencias feito contra o TJ por recusa a homologar o plano de pagamento de precatórios de 2018 e 2019, e ter revogado a homologação de 2017.

 

Segundo o ministro Humberto Martins, TJ-BA adotou a providência de que a Emenda Constitucional 99/2017 inaugurou um novo regime especial, anulou a extensão do prazo da moratória para o final de 2024, tornando sem efeito a norma introduzida pela emenda constitucional. Para o ministro, o erro deve ser corrigido para o cumprimento das normas que estabelecem os parâmetros de fixação dos valores devidos pelos entes federados no pagamento de precatórios.

 

O ministro determinou que o TJ aplique 14 providências, entre elas, a consolidação da dívida de precatórios do município considerando todo o passivo existente em dezembro de 2018; o recálculo do percentual mínimo da Receita Corrente Líquida (RCL) considerando a data de promulgação da EC 94/2016, fixando um novo valor para repasse financeiro mensal devido pelo município.

 

O ministro ainda verificou que o plano anual de pagamento de 2017 é formalmente válido, tendo a definição dos valores que são devidos pelo devedor a título de repasse da verba mensal para pagamento de precatórios naquele ano. "Os valores devidos no ano de 2017 são aqueles previstos no respectivo plano anual que foram devidamente aceitos pelo presidente do TJ. A alteração do plano anual de pagamento já adotado, sem a observância do contraditório e da ampla defesa, se mostra indutora de insegurança jurídica e patente ilegalidade", afirmou.

 

No pedido, o Município de Camaçari afirmou que foi surpreendido com a decisão do Núcleo Auxiliar de Conciliação e Precatórios que determinou a quitação de um saldo devedor apontado de R$ 92,7 milhões, mesmo após a homologação do plano de 2017. O município afirmou que, com as providências determinadas, haverá um incremento na ordem de 500% sobre o valor que deve ser pago por Camaçari em 2019. Além disso, disse que representara quitação forçada, apenas no ano de 2019, do equivalente a 63% de toda a dívida municipal inscrita em precatório, hoje no valor de R$ 241 milhões.

Polícia prende envolvido em morte de policial civil; crime ocorreu em Vera Cruz
Foto: Divulgação / SSP-BA

Um homem envolvido na morte do policial civil Waldeck Monteiro de Jesus foi preso nesta quarta-feira (15) em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. José Augusto Fonseca Santos Júnior estava em um conjunto habitacional quando foi detido por policiais civis da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

 

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o acusado foi encaminhado para a delegacia de Santo Antônio de Jesus onde confessou o crime. Ele segue preso à disposição da Justiça. O policial Waldeck Monteiro de Jesus foi morto no dia 9 de abril dentro da própria casa na localidade de Barra Grande (lembre aqui).

 

Dois homens teriam invadido a casa do policial para roubar o imóvel. O policial foi alvejado quando tentava pegar uma arma para se defender.

Baixo Sul: MPF cobra suspensão em obras de resort de luxo
Foto: Reprodução / TripAdvisor

Uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) na Bahia pede a interrupção do licenciamento para construção do resort de luxo Ponta dos Castelhanos na Ilha de Boipeba, no Baixo Sul baiano. Segundo o MPF, o empreendimento imobiliário pretende se instalar em imóvel de propriedade plena da União, inscrito sob regime de ocupação, de natureza precária.

 

O resort – do grupo econômico Mangaba Cultivo de Coco – pretende se instalar na Fazenda Castelhanos, antiga Fazenda Cova da Onça. A área equivale a quase 20% da Ilha de Boipeba. No projeto, estão previstos a construção de 69 lotes para residências fixas e de veraneio, duas pousadas com 3,5 mil m² cada, além de mais 82 casas, parque de lazer, píer e infraestrutura náutica. Há ainda no esboço aeródromo e um campo de golfe de 370 hectares [cerca de 370 campos de futebol].

 

A suspensão das obras, pede o MPF, deve durar até que a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) conclua a regularização fundiária dos territórios das comunidades tradicionais e decida se fará, ou não, a transferência da área remanescente. No documento, o MPF destaca a importância de preservar as comunidades tradicionais e os territórios delas, como forma de valorizar a diversidade cultural e biológica do Brasil.

 

A ilha de Boipeba integra a Área de Proteção Ambiental das Ilhas de Tinharé e Boipeba. Um plano de manejo aprovado em 19 de junho de 1998 já reconhecia que a área de conservação era utilizada para pesca e extrativismo por comunidades tradicionais.

Lauro de Freitas: Polícia prende agressor de namorada; homem foi achado com armas
Foto: Divulgação / SSP-BA

Um homem acusado de agredir a companheira foi preso na madrugada desta sexta-feira (17) em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). João Magalhães Belém Carneiro Júnior foi detido após agredir a namorada e ser encontrado com armas, munições e carregadores. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), uma denúncia levou policiais da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar a ira até o local onde uma mulher estaria sendo agredida.

 

“Quando as guarnições chegaram ao local, confirmaram a situação e localizaram os armamentos", informou o comandante da 52ª CIPM, major Fabrício Silva.  Com o acusado ainda foram apreendidas oito armas, dentre elas um revólver calibre 38 e uma pistola .45 e cinco simulacros de pistola e metralhadora. Os policiais também acharam carregadores e 114 munições.

 

O agressor foi encaminhado para a 23ª Delegacia Territorial de Lauro de Freitas e foi autuado com base na Lei Maria da Penha.

Simões Filho: Protesto cobra melhorias em moradias da região do Ceasa
Foto: Cid Vaz / TV Bahia

Um protesto de moradores de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), fechou um trecho da BA-526, a CIA Aeroporto, na manhã desta sexta-feira (17). Munidos de cartazes, os manifestantes cobravam melhorias na infraestrutura de moradias na região do Ceasa.

 

Segundo o Cicom [Centro Integrado de Comunicações da Secretaria da Segurança Pública], a manifestação começou por volta das 4h20 e foi encerrada às 7h55. Devido à interrupção do tráfego, houve um congestionamento que chegou até a BR-324. Depois, o fluxo se normalizou.

Feira: Em greve, professores ocupam reitoria após não nomeação de reeleito
Foto: Reprodução / Forte na Notícias

Professores ocuparam a reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) nesta quinta-feira (16). O protesto ocorreu devido a não nomeação do reitor e vice-reitora eleita, informou a Associação dos Docentes da universidade (Adufs). A instituição segue sem reitor até que se nomeie um novo. Segundo o G1, a votação ocorreu em abril passado e sufragou em primeiro lugar com 3.395 votos [dos 5.437 válidos] a Chapa Mais Uefs (Evandro do Nascimento e Amali Mussi).

 

Depois vieram com 664 a Chapa Uefs de Todos (Dagoberto Freitas e Lílian Wanderley) e com 1.378 a Nova Uefs (koji Nagahama e Telma Teixeira). Segundo a Adufs, a posse de Evandro do Nascimento, que foi reeleito, e Amali Mussi estava marcada para esta quinta. Porém, a cerimônia não ocorreu porque a nomeação dos professores não foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

 

Os professores que ocuparam a reitoria também fizeram uma reunião como parte das atividades da greve das universidades estaduais. Já no fim da tarde, os docentes deixaram o local. A greve nas universidades estaduais ocorre desde o dia 9 de abril. Na Uefs, mais de 7 mil alunos estão sem aulas.

Guanambi: Ex-governador é condenado por forjar licitação quando era prefeito
Foto: Reprodução / Candiba News

O ex-governador da Bahia e ex-prefeito de Guanambi, no Sertão Produtivo, sudoeste, Nilo Coelho, foi condenado pela Justiça Federal por improbidade administrativa em um caso de fraude na locação de caminhões. O contrato – feito em 2009 quando Coelho era prefeito de Guanambi – previa um valor de mais de R$ 4 milhões. Além dele, foram também condenados os membros da comissão de licitação à época Elisângela Alves Teixeira, David Xavier Souza Júnior e Alencastre Honório Moura.

 

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), autor da denúncia, os réus faziam “licitação de fachada, para forjar competição entre falsos participantes para locação de vinte caminhões tipo basculante, com potência superior a 132 HP e capacidade de carga de 12m³”. O MPF apontou outras irregularidades na licitação, como restrições que impediam participação de outros interessados e edital que sem pesquisa prévia de preços. Até uma falsa sessão de julgamento em que só participaram membros comissão de licitação ocorreu.

 

O MPF também apontou que a licitação foi homologada e o contrato foi assinado em tempo recorde: no mesmo dia da análise das propostas, sem qualquer análise pela assessoria jurídica da prefeitura e pelo valor máximo estimado para o aluguel dos veículos. Para o MPF, o ex-prefeito e os servidores acionados “trataram a coisa pública como se sua fosse, realizando contratação direta ao seu bel prazer”.

 

Nilo Coelho e os três servidores também ficarão com os direitos políticos por cinco anos, além de ter de arcar com multa de três vezes o valor da última remuneração recebida na gestão de Nilo Coelho à frente de Guanambi. 

 

Em resposta, o ex-governador afirmou que a juíza identificou "irregularidades formais no procedimento, sem qualquer prejuízo ou dano ao erário". Coelho também negou que houve condenação por fraude ou irregularidade grave. "Nem o ex-prefeito nem os servidores foram condenados a devolver qualquer valor à União, a juíza ainda reconhece que a contratação foi em valor abaixo do preço de mercado, o que ocasionou economia para o Município". Atualizado às 14h13.

Centro de Cultura de Alagoinhas sedia VI Sunday Rock neste domingo
Foto: Divulgação

O Centro de Cultura de Alagoinhas sediará a sexta edição do Sunday Rock, neste domingo (19), a partir das 14h. 


O evento, que tem como objetivo promover a confraternização entre diversas formas de expressão artísticas e culturaias, terá em sua programação apresentações das bandas Organoclorados, Treta Roots, Sonória e Nanda Lins e os Astronautas.  


Os ingressos custam R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia). A classificação etária é livre. 

 

SERVIÇO
O QUÊ:
VI Sunday Rock
QUANDO: Domingo, 19 de maio, às 14h
ONDE: Centro de Cultura de Alagoinhas
VALOR: R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia)

Universidade do Sul da Bahia é instituição com maior corte de verbas do MEC
Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) foi a instituição superior que sofreu o maior corte anunciado pelo governo federal. A entidade sofrerá bloqueio de 53,96%, segundo levantamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Em nota nesta quinta-feira (16), a UFSB informou que dos R$ 31.529.663 referente ao orçamento discricionário de 2019, R$ 17.014.631 foram bloqueados.

 

No comunicado, a universidade disse que busca dialogar com o Ministério da Educação (MEC) sobre "os impactos e suas implicações na continuidade das atividades institucionais". A instituição conta com cerca de 4,5 mil estudantes. Depois da UFSB, a universidade federal que mais sofreu corte de verbas foi a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Foram 36,5% de bloqueio de verbas. Em terceiro, com corte de 31,98%, está a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Em encontro de líderes, Clebson mira triunfo contra Aparecidense-GO na Série D
Foto: Carlos Humberto / Agência CH

Após desclassificação na Pré-Copa do Nordeste, a Juazeirense volta suas atenções para a disputa da Série D do Brasileiro. No sábado (18), o Cancão, que lidera o Grupo A9, enfrenta a Aparecidense-GO, více-líder, às 17h, no Estádio Anibal Toledo, em Aparecida de Goiânia. Para o meia Clebson, o triunfo em Goiás será um importante passo rumo à classificação no certame nacional. 

 

"Vamos enfrentar uma equipe complicada. Uma equipe muito forte aqui e que nos últimos anos sempre tem mostrado força nas competições. Sabemos que um resultado positivo aqui nos dá uma condição bem favorável pra gente conseguir a classificação. Primeiramente a gente tem que pontuar. Se a gente manter esse padrão, o objetivo vai ser alcançado. Do outro lado tem jogadores de qualidade, uma equipe forte, mas precisamos propor o nosso jogo independente do adversário”, disse Clebson ao site oficial do clube. 

 

Apesar da desclassificação no certame regional, Clebson destacou a atuação do time: "Nós temos futebol pra subir. É uma equipe bem montada. Mostramos fora de casa um padrão de jogo bom, buscando o gol diante de um adversário com que tem um nível de qualidade maior do que as equipes que enfrentamos na Série D. É manter e focar nessa competição que é curta. Não podemos vacilar”. 

 

A Juazeirense lidera com quatro pontos conquistados. O clube goiano vem logo atrás com três. 

Ilhéus: Mulher é presa quando tentava levar 24 kg de maconha e cocaína para Itacaré

Uma mulher foi presa com 24 quilos de maconha e 500 gramas de cocaína na noite desta quarta-feira (15) em Ilhéus, no litoral sul. Os policiais seguem agora em busca de comparsas da acusada. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), Vanilla Brisa Alves da Silva foi detida em flagrante quando seguia para Itacaré, onde entregaria a carga.

 

A prisão ocorreu após denúncias enviadas ao policiais da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Ilhéus). Após parar e começar a revistar o carro, os policiais acharam a carga de drogas no porta-malas do táxi. Segundo o coordenador da 7ª Coorpin, delegado Evy Nery Paternostro, Vanilla Brisa foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e está a cargo da Justiça de Ilhéus. 

Histórico de Conteúdo