Itabela: Carreta cai em ribanceira de 15 metros e fere três pessoas na BR-101
Foto: Reprodução / Radar 64

Um acidente com uma carreta que transportava estruturas metálicas deixou três homens feridos na BR-101, na tarde desta quinta-feira (21), no trecho de Itabela, no sul do estado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo caiu de uma altura de 15 metros.

 

Conforme noticiou o G1, a PRF disse que o motorista da carreta perdeu o controle da direção e invadiu o acostamento, caindo na ribanceira logo em seguida. As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Regional de Eunápolis.

 

Não se sabe o estado de saúde dos feridos.

Santa Terezinha sedia Campeonato de Mountain Bike XCO neste fim de semana
Foto: Divulgação / FBC

O Campeonato Baiano de Mountain Bike XCO 2019 irá movimentar o fim de semana em Santa Terezinha, no interior da Bahia. O evento, que acontece nos dias 23 e 24 de novembro, terá participação de mais de 200 atletas. As provas serão realizadas no Bike Park, circuito montado na Fazenda Bastião, no centro da cidade.

 

No sábado (23), as provas começam a partir das 14h. Já no domingo (24), as provas acontecem durante todo o dia. Vale destacar que o evento soma pontos para o ranking estadual da modalidade.

Lauro: Inscrições para o 1º casamento coletivo LGBT+ começam nesta segunda
Casamento realizado pela Defensoria Pública em agosto | Foto: Reprodução

Quinze casais de Lauro de Freitas serão beneficiados com a oficialização da união através do primeiro casamento coletivo LGBT+ da cidade. A cerimônia é uma ação de uma parceria da prefeitura com a Defensoria Pública do Estado da Bahia. As inscrições dos casais interessados começam na próxima segunda-feira (25) e vão até 13 de dezembro.

 

Os interessados deverão enviar e-mail para a Defensoria Pública (inscricaocasamentolgbtqilauro@defensoria.ba.def.br), solicitando a ficha de inscrição ou podem se dirigir até o órgão. os casais serão encaminhados para o cartório portando os documentos necessários, onde irão se habilitar para a cerimônia. Os casais que não conseguirem se habilitar para esta edição por conta do número de vagas deverão ter as fichas arquivadas para a segunda edição do evento.

 

De acordo com o defensor público Daniel Soeiro, este evento busca ajudar pessoas que não têm condições financeiras para a realização de cerimônia, além de sensibilizar a sociedade sobre os direitos da comunidade LGBT+. “Embora o casamento LGBT seja permitido desde 2013, com a decisão do Supremo Tribunal Federal, a gente sabe que ainda existe um preconceito muito grande em nossa sociedade. Muitas vezes, os casais deixam de oficializar uma relação por receio. Então, o que queremos é sensibilizar a sociedade para este direito que é garantido”, comentou.

 

A gerente do Departamento LGBT de Lauro de Freitas, Josélia França, o primeiro casamento coletivo do município representa um fortalecimento da cidadania e contempla os direitos adquiridos pelo movimento. “Estamos muito satisfeitos com a realização do 1º casamento coletivo. Essa política está sendo executada em várias cidades e Lauro de Freitas não poderia ficar de fora. A nossa expectativa é que essa política seja executada diariamente, pois esse é um direito garantido por lei”, opinou. 

Mata de São João: 351 óculos são entregues para estudantes
Foto: Reprodução / A Tarde

Um projeto da prefeitura de Mata de São João entregou 351 óculos para estudantes da rede municipal de educação. O "Olhar no Futuro" também possibilitou a realização de 880 consultas com oftalmologistas na policlínica do município. A atividade aconteceu com o objetivo de diagnosticar problemas de visão em crianças das escolas públicas.

 

“Eu ainda não tinha percebido que minha filha tinha problema de vistas e fiquei contente que ela teve o atendimento com o oftalmologista e recebeu os óculos e tudo de graça”, declarou a mãe de uma das estudantes, Ana Cláudia Conceição.

 

Segundo a secretária de Educação Maricélia Rodrigues, diagnosticar problemas de visão é importante para um melhor desenvolvimento escolar. "Temos que detectar no início, antes que eles percam o estímulo em estudar. Com os óculos, eles vão enxergar perfeitamente o conteúdo transmitido em sala de aula pela professora”, reforçou.

 

As informações são do A Tarde.

Hapvida e museu cearense promovem atividades lúdicas para crianças hospitalizadas
Foto: Divulgação

Crianças de 2 a 12 anos, que passam por tratamento de saúde no Hospital Francisca de Sande, em Feira de Santana, serão contemplados com atividades lúdicas entre os dias 25 e 29 de novembro. 

 

A iniciativa, projeto Museu nos Hospitais, é uma parceria entre a Hapvida e o Museu de Fotografia de Fortaleza (MFF) e vai permitir que pais e responsáveis também participem das dinâmicas. Dentro da programação do projeto serão realizadas fotografias digitais, pintura de figuras iconográficas, além de leitura de histórias. 

 

Segundo Simone Varella, Diretora de Comunicação e Marketing do Hapvida, o Museu nos Hospitais visa melhorar a qualidade de vida de crianças em período de tratamento e surge como um novo método para estimular a criatividade desses pacientes. 

 

“Ações como essa são processos de acolhimento e também de descoberta de talentos. Com essas oficinas, as crianças poderão ter uma experiência diferente com a arte da fotografia, dar vida à criatividade e mudar um pouco a rotina”, disse. 

 

Já Keli Pereira, coordenadora do programa, acredita que a iniciativa vai introduzir as crianças em uma nova perspectiva sobre a fotografia. “As atividades vão proporcionar uma familiarização com o universo imagético da fotografia, além de promover uma educação visual aos pequenos pacientes”, afirmou.

Vitória da Conquista negocia parceria com Bahia para vestir 'Esquadrão', revela presidente
Foto: Leandro Aragão / Bahia Notícias

O Vitória da Conquista está negociando com o Bahia para que seus novos uniformes sejam produzidos pelo Esquadrão. Ao Bahia Notícias, o presidente do clube, Ederlane Amorim, foi sucinto e afirmou que o negócio ainda não foi concretizado. 

 

"Estamos conversando, é uma possibilidade apenas", resumiu o dirigente.

Possível uniforme do Vitória da Conquista | Foto: Reprodução / Instagram @roupadejogo

 

Nesta quinta-feira (21), uma conta no Instagram, com o nome "Roupa de Jogo", postou os possíveis uniformes do Bode para 2020, já com a marca do Esquadrão, mas o presidente Ederlane apenas desconversou: "São protótipos de uma negociação. Não é uma informação oficial de um canal do clube", resumiu. 

 

Em 2020, o Vitória da Conquista terá o Campeonato Baiano e a Série D do Brasileiro como principais competições.

Frequência não registrava as faltas de servidora morta em 2017; ela ainda recebia
Foto: Reprodução / Informa Bahia

A servidora Zenildes Borges da Silva, lotada enquanto auxiliar de serviços gerais na Secretaria de Educação de Valente e que faleceu em 2017 (lembre aqui), não estava tendo a folha de frequência registrada como deveria. A informação foi dada pela prefeitura de Valente para justificar a presença do nome da funcionária na relação de pagamento mensal da administração municipal durante os dois últimos anos.

 

Em nota, a prefeitura disse que "as frequências produzidas pela chefia imediata não davam conta de seu afastamento e nem de seu falecimento", mas que com a tomada de conhecimento da denúncia, feita por vereadores da cidade e pelo Bahia Notícias, a instituição bancária responsável pelo processamento e pagamento da folha de salário foi procurada para informar se houve movimentação financeira na conta de Zenildes desde que ela morreu.

 

Segundo o banco, os valores depositados foram creditados na conta da servidora. Essas movimentações após a morte dela estariam passíveis de penalidades.

 

Um processo administrativo foi aberto pelo Executivo com a instauração de um inquérito para "apurar eventuais responsabilidades quanto à indução ao erro levando a Secretaria de Educação e o setor pessoal a continuar a processar a folha de pagamento da servidora".

Sexta, 22 de Novembro de 2019 - 16:20

Justiça Eleitoral reconsidera condenação da prefeita de Capim Grosso

por Cláudia Cardoso / Bruno Leite

Justiça Eleitoral reconsidera condenação da prefeita de Capim Grosso
Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral reconsiderou nesta sexta-feira (22) a condenação que havia cassado o mandato da prefeita de Capim Grosso Lydia Fontoura Pinheiro (PSD) e do vice-prefeito Frank Neto Oliveira Souza (PRB) (relembre aqui). A prefeita entrou com um recurso acusando a presença de um erro material que impossibilitaria a apreciação.

 

Eles eram acusados pela suposta prática de compra de votos e abuso de poder econômico e político através da máquina pública municipal, uma delas com a realização da inauguração da obra de uma praça - cujo erro foi apontado pelo recurso movido pela prefeita.

 

O Ministério Público Eleitoral (MPE) foi intimado e reconheceu a "impossibilidade processual de apreciação da ocorrência de abuso de poder político pela realização de inauguração da obra pública como evento da campanha no processo".

 

Na decisão, o juiz eleitoral André de Souza Dantas Vieira disse que "verifica-se que a embargante possui razão, uma vez que, a existência de erro material no julgado embargado". O magistrado considerou ainda que "a sentença protelada não se atentou para o fato de que há impeditivo legal para sua apreciação".

Capim Grosso: Adolescente grávida é morta a tiros na porta de casa
Foto: Reprodução / Augusto Urgente

Uma adolescente, de 17 anos, veio a óbito após ser baleada na porta de casa em Capim Grosso, no Piemonte da Diamantina, no fim da tarde desta quinta-feira (21). Até o começo da tarde desta sexta-feira (22) nenhum suspeito foi localizado, informou o G1.

 

A vítima, identificada como Thaís de Matos dos Santos, estava sentada na porta de casa, no bairro São Luiz. Os acusados chegaram em uma moto e atiraram. A adolescente morreu no local. Segundo a polícia, familiares disseram que a jovem estava com quatro meses de gestação. Ela morava com o pai, mas no momento do crime a jovem estava sozinha.

 

O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região.

Dias D’Ávila: Associação quer chegar a 100 mil mudas plantadas em margens de rio
Foto: Divulgação / Associação Jardim Futurama 2

Moradores de Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), pretendem chegar a 100 mil mudas plantadas nas margens do Rio Joanes 2. A ação tem como objetivo reflorestar a área que circunda o bairro Futurama 2. Segundo o diretor da associação do bairro, conhecido como Carlinhos, já foram plantadas 75 mil mudas até o momento.

 

A preocupação dos moradores tem sido o loteamento irregular do local por residências e empresas, o que afeta a qualidade da água do rio. Feitas pela própria comunidade, constituída por pessoas de baixa renda, as plantas servirão de “anel verde”, impedindo a degradação do meio ambiente da localidade. Além de fornecer água para o abastecimento de Dias D’Ávila, o Rio Joanes 2 fornece água para outras cidades da RMS, como Salvador. 

Sexta, 22 de Novembro de 2019 - 13:30

Flu de Feira: Jayro Miranda explica renúncia à presidência do Conselho Deliberativo

por Gabriel Rios / Leandro Aragão

Flu de Feira: Jayro Miranda explica renúncia à presidência do Conselho Deliberativo
Foto: Divulgação / Flu de Feira

Agora ex-presidente do Conselho Deliberativo do Fluminense de Feira, Jayro Miranda explicou o motivo da decisão pela renúncia da cadeira. Ele deixou a função na última terça-feira (20). Em entrevista ao jornalista Danillo Freitas, da Sociedade News, ele alegou desgaste para iniciar um novo processo eleitoral no clube, previsto para acontecer no próximo dia 3 de dezembro.  

 

"Renunciei mais por um descarrego de consciência e responsabilidade, porque a gente vinha manifestado à mesa há um tempão o interesse da nossa saída. Ficamos até para finalizar o campeonato, terminar tudo. Nós estamos aí a quase 15 dias da eleição que será no dia 3 de dezembro. A mesa já não tem tanta responsabilidade nesse novo estatuto para fazer essa transição de nova eleição. Quem faz é um comissão de transição eleitoral de cinco membros", afirmou. "Eu não queria, de uma certa forma, me desgastar com esse processo eleitoral, porque é um processo difícil, as pessoas não tem interesse de compor uma comissão, de compor um conselho e eu já estava mentalmente e espiritualmente desgastado para conduzir isso", completou.

 

De acordo com Jayro Miranda, o processo eleitoral será conduzido por João Gualberto, primeiro secretário da mesa diretiva do Conselho. No entanto, ele se colocou à disposição para ajudar no que for preciso. "João Gualberto, que é o primeiro secretário, deve tomar essas providências. De qualquer forma, estou à disposição deles e tenho ajudado naquilo que for possível", salientou.

 

Apesar de fora do Conselho Deliberativo, Jayro Miranda ressaltou que continuará torcendo e apoiando o Flu de Feira, mas como torcedor. "Vamos continuar dando apoio e agora como torcedor, como sempre fomos, ajudando e prestigiando as coisas do clube. Já completamos dois ciclos e acho que está bom. Tem que dar espaço para outros que queiram colaborar. O Fluminense é muito maior do que eu e do que todo mundo. Sempre trabalhamos em função do clube que é um patrimônio da cidade e está acima de qualquer coisa", finalizou.

Itabuna: Advogado morre após motocicleta cair em ribanceira na BR-415
Foto: Reprodução / Blog Verdinho Itabuna

Um advogado, de 41 anos, veio a óbito após a motocicleta que pilotava cair em uma ribanceira em um trecho da BR-415 em Itabuna, no sul baiano. O acidente ocorreu na noite desta quinta-feira (21). A vítima, identificada como Ronaldo Moraes Lobo Júnior, teria perdido o controle da motocicleta, o que ocasionou a queda do veículo.

 

Segundo informou a delegacia da cidade ao G1, a vítima morreu no local. O corpo do advogado, que era morador de Ilhéus, na mesma região, foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna. 

Sexta, 22 de Novembro de 2019 - 13:15

Para o estadual: Bahia tem interesse no atacante Levi, artilheiro da Copa Baiana

por Ulisses Gama

Para o estadual: Bahia tem interesse no atacante Levi, artilheiro da Copa Baiana
Foto: Divulgação

Artilheiro da Copa Baiana de Aspirantes com quatro gols marcados e considerado o melhor jogador da competição, o atacante Levi, do Fluminense de Feira, é alvo de interesse do Bahia para a disputa do Campeonato Baiano.

 

De acordo com apuração do Bahia Notícias, o Esquadrão de Aço já fez uma sondagem pela situação do jogador, que tem contrato com o Touro do Sertão até o final de 2020.

 

Levi Araújo Oliveira tem 23 anos e surgiu no cenário do futebol baiano em 2017, quando jogava no Jacuipense. Ele também passou por Atlético de Alagoinhas, Juazeirense e Ipatinga.

Imbróglio judicial da Adab dificulta transporte legal de animais na Bahia
Foto: Divulgação / Adab

Pecuaristas da Bahia têm denunciado que não conseguem emitir as Guias de Trânsito Animal (GTA) para transportar seu gado de um local para o outro. A dificuldade já dura mais de 60 dias e tem implicado ações de venda, compra ou simples transferências dos animais para abate ou para exposições e leilões.

 

Segundo a assessoria de comunicação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), o problema ocorre porque o órgão não consegue acesso ao Siapec, que é o sistema que gerencia o banco de dados da movimentação agropecuária baiana.

 

Em setembro, a Adab encerrou o contrato com a empresa SM Solução para Gestão da Informação, antiga administradora do Siapec, mas, segundo o órgão estadual, a empresa agora se recusa a entregar as senhas de acesso, desobedecendo uma ordem judicial. A consequência disso é instabilidade nas funções do sistema e, por consequência, dificuldades no trabalho dos pecuaristas.

 

Além disso, a Adab reforça que o problema pode comprometer o andamento da Campanha de Vacinação contra a Aftosa, que chega ao fim no próximo dia 30. Ainda assim, a agência ressalta que está tomando as providências cabíveis com a Prodeb e a Procuradoria-Geral do Estado (PGR) para que a situação seja regularizada.

 

DISPUTA POR SOFTWARE
Segundo a Adab, em 2013 o órgão abriu concorrência pública para a compra do direito de uso de software a ser usado na defesa agropecuária, manutenção do sistema, treinamento de servidores e desenvolvimento de novas plataformas, saindo vencedora a SM Solução para Gestão da Informação. Em 2014, ao término do contrato, a autarquia diz que aditou o mesmo para que a empresa SM continuasse a dar manutenção ao sistema, que, por diversas vezes, foi renovado até setembro de 2019, não podendo mais ser aditado. Sendo assim, a ADAB procedeu com novo processo licitatório quando venceu a empresa Avancis.
 
"Surpreendentemente, a SM Solução, se recusou a entregar as senhas de acesso ao controle do programa, levando assim a autarquia junto com a Procuradoria Geral do Estado a acionar a empresa judicialmente. Entendendo que a ADAB adquiriu o direito de uso do programa, a justiça determinou que a SM entregasse as senhas, o que não ocorreu até a presente data. A empresa se nega a cumprir uma determinação judicial e, de maneira clandestina, tem acionado o sistema, provocando instabilidade, o que coloca em risco toda a defesa agropecuária e dificulta a movimentação de animais e vegetais no estado", acusa a agência.
 
A Adab informou que para não criar um "colapso no abastecimento de carnes e vegetais", tem autorizado a movimentação de animais e produtos vegetais, mesmo de maneira precária.

 

OUTRO LADO

Em nota, a SM Soluções para Gestão da Informação Ltda. informou que apesar de enviar "diversas notificações" à Adab, alertando para a proximidade do final do contrato em 22 de setembro deste ano, não houve qualquer posição oficial do órgão acerca da continuidade dos serviços prestados. "Não obstante nossa empresa ter enviado proposta de minuta de contrato para que se pudesse disciplinar a manutenção durante este período pós vencimento contratual (após 22/09/2019), quando esgotado o prazo de contratação dos serviços de licenciamento de uso temporário e manutenção do sistema, para considerações e providências de contratação imediata pela ADAB, até o presente momento não houve qualquer retorno ou posição por parte desta Agência Estadual, chegando a prestação de serviços pela SM Soluções a 30 dias em 22 de outubro de 2019, sem qualquer contrapartida financeira ou resposta oficial da referida agencia, inviabilizando, por consequência, a manutenção dos serviços", diz o texto.

 

A empresa disse ainda que o sistema continua em uso por parte da Adab por aproximadamente dois meses sem contrato que lhe dê suporte pela licença do direito de uso, nem pelos serviços de manutenção. Porém, durante o período da campanha anual de vacinação contra a febre aftosa, período em que o número de acessos ao sistema aumenta de maneira vertiginosa, o sistema poderia estar oscilando "em decorrência do quantitativo de demandas de uso, sem a manutenção devida, o que pode estar gerando desconforto aos usuários, não podendo a empresa SM Soluções se responsabilizar por eventuais situações como lentidão do sistema, problemas na execução de relatórios ou mesmo uma possível interrupção temporária do sistema, se não estiver contratada para tanto".

 

"Informamos ainda que a Adab continua com acesso total e irrestrito ao Siapec, mesmo sem o devido instrumento de contrato, e pela seriedade que adotamos em todas nossas ações, em momento algum nossa empresa buscou descumprir ordem judicial, limitando-se a discutir no próprio judiciário, por meio dos recursos cabíveis, a impossibilidade de disponibilidade da senha master do sistema, por ser a mesma propriedade intelectual da empresa, protegida pelo INPI, e representar todo o patrimônio da SM Soluções", conclui o texto. Atualizado às 17h52.

Sexta, 22 de Novembro de 2019 - 12:40

Marinha ainda registra óleo em litoral de 5 cidades baianas

Marinha ainda registra óleo em litoral de 5 cidades baianas
Cumuruxatiba, em Prado / Foto: Reprodução / Prado Notícia

As praias de Conde, no Litoral Norte, Igrapiúna e Ilhéus, no Litoral Sul, Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, e Prado, no extremo sul baiano ainda apresentam vestígios de óleo. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (21). Desde o início da primeira ocorrência de óleo no país [final de agosto/começo de setembro], 695 localidades já foram afetadas.

 

Segundo o Comando do 2° Distrito Naval, há 12 dias não são encontradas manchas de óleo no mar. O Comando também informou que nos últimos 30 dias, 93% das ocorrências são de pequenos fragmentos de óleo nas praias atingidas. Já estão com praias limpas os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Espírito Santo.

 

Os resíduos recolhidos das praias são direcionados a fábricas de cimento e aterro sanitários. No primeiro momento, os fragmentos são recolhidos e acondicionados em recipientes apropriados para evitar que o solo seja contaminado.

 

As informações tem como base dados do Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Sexta, 22 de Novembro de 2019 - 12:20

Moradores voltam a protestar contra aumento de pedágio na Estrada do Coco

por Ailma Teixeira

Moradores voltam a protestar contra aumento de pedágio na Estrada do Coco
Foto: Polícia Rodoviária Estadual

Cerca de 100 pessoas realizaram um protesto contra o aumento do pedágio na BA-099, na Estrada do Coco, na manhã desta sexta-feira (22). O grupo se reuniu no KM 18 da rodovia, por volta das 7h30.

 

Com reajuste de 5,73%, o pedágio passou a custar R$ 7,00 em dias úteis e R$ 10,50 aos fins de semana e feriados para carros e caminhões. Já para motocicletas, o preço agora é R$ 3,50 em dias úteis e R$ 5,30 aos finais de semana e feriados. As novas tarifas estão em vigor desde o início do mês (veja aqui).

 

Desde então, ao menos dois protestos foram realizados por moradores da localidade de Areias. A Concessionária Litoral Norte (CLN), responsável pela administração da rodovia, afirma que está à disposição para o diálogo com a população.

 

Procurada pelo Bahia Notícias, a assessoria de comunicação da CLN encaminhou uma nota de esclarecimento, onde repete que cumpre o contrato de concessão assinado com o governo do estado e pontua que os moradores de Areias podem utilizar as vias municipais para acessar o centro do município e suas residências, sem que haja a necessidade de pagamento do pedágio.

 

Quanto ao impacto do protesto de hoje, a assessoria de comunicação da Polícia Militar (PM) informou ao BN que o ato se concentrou no sentido Arembepe para Buraquinho. Mas os manifestantes também bloquearam, parcialmente, a pista no sentido Salvador. 

 

Quando as equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) chegaram ao local, os agentes negociaram e garantiram a liberação da segunda via. De acordo com a corporação, os PMs permaneceram no local até o fim do protesto, o que ocorreu por volta das 10h30.

Santo Estevão: Motorista de caminhão com diesel fica ferido em acidente na BR-116
Foto: Reprodução / Blog do Valente

O motorista de um caminhão carregado com óleo diesel ficou ferido em um acidente em um trecho da BR-116 de Santo Estevão, no Portal do Sertão, na noite desta quinta-feira (21). Conforme a Via Bahia, que administra a estrada, o caminhão tombou na altura do km 462, perto da entrada da cidade.

 

Conforme o G1, o motorista foi levado Samu para o Hospital Geral Clériston de Andrade (HGCA). Não há mais informações sobre o estado de saúde do motorista. As circunstâncias do acidente também não foram esclarecidas.

Anguera: Posto que vendia gasolina com mais de 90% de álcool fica perto de limite com Feira
Foto: Reprodução / Google Maps

O posto de combustíveis que teve as bombas lacradas em operação da Agência Nacional de Petróleo (ANP) em Anguera, no Portal do Sertão, fica na altura do km 12,5 da BA-052, a Estrada do Feijão, perto da entrada de Bonfim de Feira, em Feira de Santana. Segundo apurou o Bahia Notícias, o estabelecimento, com nome fantasia LS, foi flagrado com gasolina contendo mais de 90% de etanol. O limite permitido por lei é de 27%.

 

De acordo com a ANP, o caso é apontado com uma das maiores fraudes de combustíveis encontradas no país (ver aqui). A irregularidade foi constatada em laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Com o flagrante, o posto teve a inscrição do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] suspensa pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) e por isso fica impossibilitado de operar.

 

Ainda na operação Posto Legal, outros três postos do mesmo empresário em outros municípios do estado também tiveram o funcionamento suspenso.

Sexta, 22 de Novembro de 2019 - 10:30

Albino Leite diz que vai disputar a presidência do Atlético de Alagoinhas

por Leandro Aragão

Albino Leite diz que vai disputar a presidência do Atlético de Alagoinhas
Foto: Reprodução

Presidente do Conselho Deliberativo e atualmente presidente administrativo provisório do Atlético de Alagoinhas, Albino Leite disse que será candidato nas eleições presidenciais do clube. Ele vai liderar uma chapa tendo como vice Matos Júnior, que tem atuado como diretor de futebol no clube. A dupla está à frente da montagem do elenco (veja aqui) para a disputa da temporada de 2020. 

 

"Vou colocar o meu nome à disposição tendo como vice Matos Júnior. Ele é um esportista da cidade, conhece muito aqui, é também muito respeitado na cidade e está dando um suporte muito bom nas nossas linhas de contratações", declarou em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Albino Leite assumiu o comando do clube de Alagoinhas após o término do mandato de Raimundo Queiroz, no último dia 18. A partir do dia seguinte, ele concretizou a contratação do técnico Paulo Sales e dos primeiros jogadores que farão parte do elenco do próximo ano. A apresentação dos atletas deverá acontecer na próxima semana. Daí em diante, ele irá cuidar dos trâmites para realizar as eleições, que já deveria ter ocorrido no mês de outubro, mas acabou adiada devido a falta de candidatos.

 

"Quero deixar bem claro que hoje ainda sou presidente do Conselho Deliberativo. Lutei muito para trazer um presidente, para que se candidatasse uma chapa, mas não encontramos pessoas que quiseram ser ousadas. Nós tivemos no mês passado a eleição que não apareceu ninguém. O mandato de [Raimundo] Queiroz terminou no dia 18, tive que assumir já preocupado, porque não aparecia nenhuma chapa e ficaria na mão do presidente do Conselho Deliberativo. Depois que fizer a apresentação do time e eles começarem a treinar, vou trabalhar pela eleição", explicou.

 

Albino projeta que o pleito presidencial acontecerá antes das destas de fim de ano. "A eleição em si deve acontecer lá para o dia 10 ou 15 de dezembro, antes dos festejos", finalizou.

 

O ano de 2020 será de importantes disputas para o Atlético de Alagoinhas. O Carcará vai participar do Campeonato Baiano, da Copa do Brasil e da Série D do Brasileiro. A estreia na temporada está marcada para o dia 15 de janeiro contra o Fluminense de Feira pela primeira rodada do estadual.

São Sebastião: Adolescente de 15 anos morre após ser baleado em bar
Foto: Reprodução / Rádio Baiana FM

Um adolescente, de 15 anos, morreu após ser baleado dentro de um bar na noite desta quinta-feira (21) em São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Até o começo desta sexta-feira (22) o acusado não foi preso. Segundo informou a delegada Joana Angélica ao Bahia Notícias, titular da delegacia do município, a vítima teria sido surpreendida por um suspeito rival do tráfico de drogas da cidade.

 

Conforme o G1, o atirador invadiu o bar, atirou no adolescente e fugiu. Atingida no abdômen, o jovem chegou a ser socorrido pelo Samu, mas não resistiu ao ferimento. O corpo do adolescente foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Salvador. A delegada também informou que uma testemunha já foi ouvida e o suspeito identificado. 

Sexta, 22 de Novembro de 2019 - 08:30

Diretor do Jacuipense comemora vaga na Copa São Paulo e avisa: 'Vamos chegar junto'

por Glauber Guerra / Leandro Aragão

Diretor do Jacuipense comemora vaga na Copa São Paulo e avisa: 'Vamos chegar junto'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

Após a confirmação da participação do Jacuipense na próxima edição da Copa São Paulo (leia mais aqui) na noite desta quinta-feira (21), o diretor do clube baiano, Luciano Cortizo, comemorou a vaga no torneio de base. Ele destacou a dificuldade da disputa do certame, mas avisou que o time não será um mero participante.

 

"Estamos muito felizes! Não podemos deixar de agradecer ao presidente Reinaldo Carneiro, da Federação Paulista de Futebol, ao nosso grande presidente Ricardo Lima, da Federação Bahiana de Futebol, que lutaram por essa quinta vaga. Uma vaga inédita para o Jacuipense, para a cidade de Riachão do Jacuípe. Isso é para abrilhantar o nosso ano que veio com o acesso, estamos fazendo uma final hoje contra o Vitória de Baiano juvenil depois de 36 anos, onde só deu a dupla Ba-Vi. É realmente para se comemorar uma vaga para a Copa São Paulo", afirmou em entrevista ao Bahia Notícias. "O que posso dizer é que nós já estamos nos preparando há mais de cinco meses. Nossa equipe vai forte para fazer história na Copinha. Sabemos que são 128 equipes, é muito difícil, mas temos capacidade de chegar junto. Chegar e com o objetivo de fazer uma final, não é só participar não. Nosso objetivo é estar entre os melhores da Copa São Paulo", completou.

 

Nesta sexta-feira (22), a partir das 19h15, o Jacuipense enfrenta o Vitória pelo segundo jogo da final do Campeonato Baiano sub-17. O time de Riachão do Jacuípe joga pelo empate, já que bateu o Rubro-negro soteropolitano por 1 a 0 no primeiro encontro.

 

O Jacuipense foi escolhido para a quinta vaga baiana por ter sido quinto colocado no Campeonato Brasileiro Sub-20. A Copa São Paulo acontece tradicionalmente no mês de janeiro e é disputada por 128 equipes.

Anguera: Posto é interditado por vender gasolina com mais de 90% de álcool
Foto: Divulgação / Secom

Um posto de Anguera, no Portal do Sertão, foi lacrado após ser constatado que o estabelecimento vendia gasolina com mais de 90% de etanol [álcool]. O posto, localizado na BA-052, a Estrada do Feijão, teve as bombas fechadas durante a Operação posto Legal. A confirmação da fraude foi feita após laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

 

Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o caso se trata de uma das maiores fraudes do gênero já encontradas no país. Só para se ter ideia, o limite permitido de etanol na gasolina vai até 27%. A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) também impediu de funcionamento outros três postos do mesmo proprietário, medida baseada na lei estadual 9.655/2005. Ainda segundo a Sefaz-BA, esta não é a primeira vez que uma proporção altamente lesiva ao consumidor é encontrada pela operação Posto Legal.

 

Em agosto, foi feito um flagrante em um posto em Conceição do Jacuípe, no Recôncavo Baiano, que armazenava gasolina comum e aditivada com teores de etanol anidro de respectivamente 77% e 79%. O estabelecimento foi imediatamente impedido de operar pela Sefaz-Ba e sofreu sanções também da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e do Procon-Ba, mas foi reaberto por meio de liminar.

 

Outro caso encontrado pela Posto Legal foi o de um posto de gasolina em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. O estabelecimento teve um tanque e quatro bicos de combustível interditados por comercializar gasolina comum contendo mais de 30% de etanol anidro. 

Paulo Afonso: PRF-BA apreende carga de cigarros de quase R$ 2 milhões
Foto: Divulgação / PRF-BA

Uma carga de 500 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai foi apreendida em um trecho da BR-110 de Paulo Afonso, na divisa da Bahia com Alagoas e Sergipe. A ação foi feita nesta quinta-feira (21) na altura do km 17. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), a carga é avaliada em quase R$ 2 milhões. O motorista do caminhão que levava o material foi preso.

 

Ainda segundo a PRF-BA, a ação ocorreu após os policiais derem ordem de parada ao caminhão Volvo/VM 270. Após alguns questionamentos, os PRFs disseram que o homem apresentou certo nervosismo e contradições. Ao fazer a vistoria, os agentes encontraram os cigarros escondidos no compartimento de carga. Preso em flagrante, o motorista foi encaminhado a uma delegacia local.

 

Com esta apreensão, a PRF na Bahia já soma mais de 4,5 milhões de maços de cigarros apreendidos, ou seja, são mais de 90 milhões de unidades de cigarros retiradas de circulação nas rodovias federais do estado.

Sexta, 22 de Novembro de 2019 - 00:00

Saubara: Juiz obriga presidente da Câmara a pôr em votação projetos de prefeita

por Francis Juliano

Saubara: Juiz obriga presidente da Câmara a pôr em votação projetos de prefeita
Foto: Reprodução / Acorda Cidade

Uma decisão do juiz José Ayres de Souza Nascimento Júnior ordenou que o presidente da Câmara de Vereadores de Saubara, no Recôncavo, coloque em votação projetos enviados pela prefeita Márcia Mendes Oliveira de Araújo. A medida atende mandado de segurança da gestora. Márcia Araújo acusou o presidente da Casa, Dinaldo Santana de Oliveira, seu adversário político, de impedir que três projetos enviados por ela fossem à votação. As iniciativas chegaram para apreciação da Câmara nos dias 7 e 9 de maio e 26 de junho.

 

No entanto, desde então, não foram votadas, ultrapassando prazos legais e regimentais, como afirma o mandado de segurança feito pela gestora. Os projetos pediam a autorização de dois convênios, um com a Colônia de Pescadores Z-16 de Saubara e outra com a Liga Saubarense de Desportos. O terceiro projeto pedia a autorização de abertura de crédito adicional especial de R$ 8,4 milhões no Orçamento Geral do Município, do exercício financeiro de 2019. A sentença foi deferida nesta terça-feira (19). 

Pescados da Bahia absorveram óleo das praias, mas estão livres de contaminação
Foto: Reprodução / TV Globo

Ostras, caranguejos, siris e peixes da Bahia absorveram frações tóxicas das manchas de óleo que atingiram a costa baiana neste ano. O nível da contaminação, no entanto, está abaixo do nível de referência de risco estabelecido pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (Usepa), considerado internacionalmente como um limite aceitável para a presença das substâncias no corpo dos pescados.

 

O estudo foi realizado pelo Laboratório de Estudos do Petróleo (Lepetro) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e analisado por técnicos da Bahia Pesca. Foram 23 amostras de pescados coletados em 4 pontos de amostragem do Litoral Norte e 3 pontos de amostragens em Salvador e Região Metropolitana (RMS) para testar a qualidade e o nível de absorção do óleo. 

 

O resultado apontou a existência de pelo menos 1 dos 16 Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs), fração tóxica do petróleo, em 100% das amostras. No entanto, todos os compostos se encontram abaixo dos níveis de referência estabelecidos pela Usepa.

 

O óleo encontrado nas praias é lipofílico, por essa razão é que se dissolve em gorduras, óleos vegetais e lipídios em geral, sendo absorvido por meio dos tecidos biológicos dos organismos marinhos. De acordo com a Usepa, os 16 compostos de HPAs são tóxicos, poluentes e possuem características cancerígenas. 

 

HPAs de 2 e 3 anéis, considerados “leves”, foram encontrados em algumas amostras. Os compostos de 4 e 6 anéis considerados “pesados”  foram detectados entre 60% e 65% das amostras. Todos os compostos referidos se encontram abaixo dos níveis de referência estabelecidos pela Usepa. O índice é reconhecido internacionalmente e representa que não há risco de contaminação dos animais. 

 

Secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Lucas Costa, comentou os resultados. "O que podemos falar é que estamos abaixo dos níveis de referência de contaminação. Não existe a contaminação do nosso pescado", falou. 

 

A secretaria agora vai encaminhar o resultado do estudo para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que emitirá parecer sobre o consumo dos pescados baianos. 

Quinta, 21 de Novembro de 2019 - 20:20

Copa São Paulo: FBF consegue mais uma vaga e Jacuipense é o quinto representante baiano

por Glauber Guerra / Gabriel Rios

Copa São Paulo: FBF consegue mais uma vaga e Jacuipense é o quinto representante baiano
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

Mais uma vez, a Bahia terá cinco representantes na Copa São Paulo, principal competição de futebol júnior do Brasil. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) informou nesta quinta-feira (21) que o Jacuipense será o quinto clube do estado no certame. Com isso, o Leão Grená se junta ao Bahia, Vitória, Canaã e Vitória da Conquista, que já estavam confirmados na Copinha.

 

"Mais uma vitória para o futebol baiano. É fruto de muito trabalho e uma boa relação com nossos colegas da Federação Paulista. Agora, é acompanhar e apoiar nossos filiados para que consigam grandes resultados na Copa São Paulo", comemorou Ricardo Lima, presidente da FBF.

 

O critério de escolha do Jacuipense foi pelo fato do clube ter sido o quinto colocado no Campeonato Baiano Sub-20.

 

A Copa São Paulo vai para sua 51ª edição e acontece tradicionalmente no mês de janeiro. Ao todo, 128 equipes disputarão o certame.

Quinta, 21 de Novembro de 2019 - 19:25

São Francisco do Conde: TCU inocenta ex-prefeitos Antônio Calmon e Osmar Ramos

por Bruno Leite

São Francisco do Conde: TCU inocenta ex-prefeitos Antônio Calmon e Osmar Ramos
Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas da União (TCU) concedeu revisão e considerou regulares as contas dos ex-prefeitos de São Francisco do Conde, Osmar Ramos e Antônio Carlos Vasconcelos Calmon. A decisão considerou o recurso da defesa de Calmon e foi tomada na sessão ordinária desta quarta-feira (20). 

 

As irregularidades que condenaram os dois prefeitos teriam ocorrido em decorrência da não comprovação da aplicação dos recursos federais repassados ao município pela Caixa Econômica Federal durante a gestão de Osmar.

 

O advogado de Calmon, Antônio Marra, explicou que a condenação aconteceu em 2004 pelo TCU entender que Antônio Calmon, que sucedeu Osmar, deveria responsabilizá-lo nas contas prestadas pelas supostas irregularidades. 

 

No recurso, segundo Marra, foi demonstrado que "não havia nenhuma irregularidade e o Tribunal reconheceu, tirando toda a responsabilidade dele e até do Osmar Ramos. Está afastada toda a condenação", disse.

Acusado de estelionato, empresário baiano é preso no Distrito Federal
Foto: Reprodução / Blog do Anderson

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na última segunda-feira (18), no Distrito Federal, o empresário Jair de Jesus Silva, o "Jair Lagoa". Ele é suspeito de ter vendido motos através de consórcios e não entregá-las, além de não pagar fornecedores. Cinco inquéritos estão abertos contra o acusado na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista pela prática de estelionato.

 

Uma empresa liderada por Jair administrou consórcio de veículos fraudulento, conhecido como “morte súbita”. Centenas de pessoas foram prejudicadas pelo esquema.

 

Conforme o Blog do Anderson, Jair Lagoa vai ser transferido para uma unidade prisional nos próximos dias.

Detento foge durante transferência de presos em Santo Antônio de Jesus
Foto: Reprodução

Um detento que estava sendo transferido para o presídio de Valença fugiu da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Santo Antônio de Jesus, nesta quinta-feira (21). Preso novamente minutos depois, o homem foi identificado como Joselino da Silva.

 

O caso aconteceu quando a polícia transferia 11 pessoas. De acordo com o delegado Adilson Freitas, Joselino da Silva tem uma das mãos quebrada e "isso deve ter facilitado ele retirar as algemas e escapar".

 

Com a mão mais leve que os demais, o suspeito - que é acusado de furtos e arrombamentos em residências - ficou livre apenas por cerca de 30 minutos. "Em menos de meia hora conseguimos encontrá-lo e ele já está no presídio junto com os outros”, disse o delegado.

 

As informações são do Blog do Valente.

 Petrobras arrenda Fafen da Bahia por 10 anos; Proquigel terá o contole da unidade
Foto: Divulgação

A Petrobras arrendou duas fábricas de fertilizantes nitrogenados, a da Bahia (Fafen-BA) e a de Sergipe (Fafen-SE). Anunciado nesta quinta-feira (21), o arrendamento dá o controle das unidades nordestinas para a Proquigel Química S.A por um período de 10 anos, renováveis pelo mesmo período. Os terminais de amônia e ureia do Porto de Aratu também fizeram parte da negócio, que envolve o montante de R$ 177 milhões.

 

A diretora de Refino e Gás Natural da Petrobras, Anelise Lara, disse que  o arrendamento das unidades vai permitir que as fábricas de fertilizantes, que estavam hibernadas, voltem a operar, gerando novos empregos e atraindo investimentos. 

 

“Nosso planejamento estratégico concentra investimentos na produção de óleo e gás no Brasil. Ao focarmos nas atividades principais da empresa, estamos também abrindo espaço para que novas empresas surjam e comecem a investir em novos segmentos. Isso trará benefícios tanto para Bahia, quanto para Sergipe, pois abre novas perspectivas para as economias locais. A expectativa é que todos os envolvidos ganhem com o negócio”, explicou.

 

A empresa, que participou de um processo de licitação, atua produzindo e comercializando produtos para o setor de papel e celulose, têxtil, eletrônicos, embalagens, eletrodomésticos, construção civil, automotivo, agronegócios, mineração e indústria química.

Histórico de Conteúdo