Domingo, 05 de Abril de 2020 - 12:40

Secretaria da Saúde de Juazeiro confirma mais um caso de coronavírus

por Ulisses Gama

Secretaria da Saúde de Juazeiro confirma mais um caso de coronavírus
Foto: Divulgação

Em nota divulgada neste domingo (5), a Secretaria de Saúde de Juazeiro informou mais um caso do novo coronavírus. Com isso, a cidade soma três pessoas infectadas até o momento. Até o último sábado (2), a Secretaria de Saúde da Bahia registrava dois casos.

 

De acordo com a pasta, "a paciente é do sexo feminino, com histórico de viagem para São Paulo. A mesma está em isolamento domiciliar com sintomas gripais e sem sinais de gravidade. A Secretaria da Saúde através da Vigilância Epidemiológica está acompanhando e orientando a paciente".

 

Juazeiro tem 12 casos suspeitos em análise e 15 já foram descartados. Não há nenhum óbito.

Sem novos infectados, Feira de Santana descarta 20 casos de coronavírus
Foto: Divulgação

Segunda cidade com mais casos do novo coronavírus, Feira de Santana teve 20 exames que descartaram a doença no último sábado (4). As informações são da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Município.

 

De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde da Bahia, Feira tem 21 pessoas infectadas pela Covid-19. Uma delas segue internada em um hospital local e todas as outras 20 estão em isolamento domiciliar.

 

No total, a Bahia registra 336 casos da doença, com oito óbitos.

Domingo, 05 de Abril de 2020 - 11:40

Prefeitura de Ilhéus registra a 11º pessoa infectada com coronavírus

por Ulisses Gama

Prefeitura de Ilhéus registra a 11º pessoa infectada com coronavírus
Foto: Divulgação

A secretaria de saúde de Ilhéus informou na noite do último sábado (4) mais um caso do novo coronavírus na cidade. Trata-se de um homem de 53 anos, residente no centro.

 

A confirmação do 11º caso aconteceu por volta das 20h, após o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia. O órgão estadual já foi informado do caso.

 

Além dos 11 casos confirmados, Ilhéus tem 100 casos descartados, 56 suspeitos, 142 pessoas sendo monitoradas e 16 atendimentos realizados referente à informações, dúvidas e demais solicitações.

Vitória da Conquista vai a 5 casos confirmados, 109 descartados e 65 aguardam resultados
Foto: Divulgação

A prefeitura de Vitória da Conquista confirmou mais três casos de coronavírus neste sábado (4), dois através de exames em laboratório privado e um confirmado pelo Lacen. Os dois casos confirmados por laboratório privado seguem para contraprova no Lacen, em Salvador. Conforme boletim da gestão municipal, a cidade do sudoeste baiano chegou a cinco casos confirmados até às 17h de sábado.

 

Conforme apurado pelo Blog do Anderson, os dois novos casos confirmados por laboratório privado são de duas mulheres, de 53 e 35 anos, sem comorbidades, que apresentaram sintomas respiratórios suspeitos de coronavírus e procuraram o laboratório privado para realizar o exame de diagnóstico da doença. Elas seguem em isolamento domiciliar, bem como todos os seus contatos familiares. Além disso, já apresentam melhora do quadro de saúde e estão devidamente monitoradas e acompanhadas pela equipe de referência do Covid-19 da Secretaria de Saúde.

 

O quinto caso confirmado é de um homem, de 42 anos, com histórico de viagem para o Rio Grande do Sul, notificado por meio do Call Center da Secretaria de Saúde e sintomático quando realizou o exame no dia 1º de abril. Ele se mantém isolado desde a sua chegada em Vitória da Conquista, de acordo com a reportagem do Blog.

 

O boletim ainda informa que a cidade soma 109 casos descartados laboratorialmente, 65 aguardam resultados e 45 aguardam coleta de amostras.

Prefeita de Porto Seguro decreta estado de calamidade e prorroga quarentena
Foto: Reprodução / Radar 64

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, decretou na última sexta-feira (3) estado de calamidade pública por causa do novo coronavírus. No mesmo decreto, a gestora prorrogou por mais 15 dias as medidas de isolamento social.

 

O decreto libera empresas que comercializam alimentos, vestuários, calçados e flores a fazerem entrega em domicílio. Os profissionais liberais também vão poder fazer seus atendimentos com hora marcada para evitar aglomeração de pessoas.

 

Na última quinta-feira (2) a prefeita se reuniu com empresários e representantes de diversos setores. O impacto da doença na economia foi o tema mais debatido.

Adab regulamenta procedimentos para abate de jumentos na Bahia
Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Os procedimentos para o trânsito e o abate de jumentos na Bahia foi regulamentado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

 

A Adab afirma que a preservação da espécie é garantida quando fica proibido o abate das fêmeas no terço final da gestação, o abate dos animais com peso inferior a 90 kg e na limitação de 40% do abate de fêmeas por lote.

 

A agência destaca que o bem-estar do jumentos é garantido pelas propriedades de triagem e criação, com responsável técnico, vinculado ao frigorífico e com capacidade de recepção e manutenção dos animais dentro das normas técnicas de bem-estar animal.

 

De acordo com reportagem do G1, as propriedades serão previamente cadastradas e fiscalizadas pelos técnicos da Adab. As empresas deverão ter estrutura de curral, cercas de divisas, bebedouros e alimentação suficiente para os jumentos.

 

Inicialmente o frigorífico da cidade de Amargosa é o único autorizado para abater os animais. O estabelecimento é o único no mundo credenciado pelo governo chinês para o abate de jumentos, onde a carne é utilizada para consumo humano e a pele é procurada pela indústria farmacêutica e de cosméticos.

Domingo de Ramos: Cristo Crucificado vai circular por Vitória da Conquista
Foto: Reprodução/Blog do Anderson

Com as igrejas sem poder receber fiéis, o domingo de Ramos, tradição da semana Santa, vai ser diferente em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Neste domingo (5) a Igreja Católica a memória da entrada de Jesus de Nazaré em Jerusalém. Neste ano, a Arquidiocese Metropolitana de Vitória da Conquista propôs que os fiéis adquiram seus ramos, assistam à celebração através das redes sociais e coloquem ramos frente de suas residências.

 

De acordo com o Blog do Anderson, um carro com o Cristo Crucificado sairá da Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias às 9h circulando por todas as Paróquias de Vitória da Conquista até o seu retorno, ao meio dia, quando acontece a Missa de Ramos que será transmitida pela página da Arquidiocese no Facebook.

Domingo, 05 de Abril de 2020 - 08:40

Eunápolis: Prefeitura autoriza reabertura do comércio

Eunápolis: Prefeitura autoriza reabertura do comércio
Foto: Divulgação

O comércio da cidade de Eunápolis, no sul do estado, será reaberto a partir desta segunda-feira (5). O prefeito da cidade, Robério Oliveira, definiu o Plano Municipal de Retomada Gradativa das Atividades Econômicas do município, regulamentado pelo decreto N° 9.011. O documento foi assinado na sexta-feira (3). As informações são do site Radar 64.

 

A medida foi adotada após reunião entre a gestão municipal, Ministério Público, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sincon, Sindicomércio, Polícia Militar e Conselho de Saúde.

 

O plano define a reabertura do comércio, mas impõe medidas restritivas. A intenção, conforme apurado pela reportagem do Radar 64 é tentar reduzir as aglomerações, contato e intensificar a higiene nos ambientes. O decreto é válido por 15 dias e poderá ser suspenso a qualquer momento, caso seja confirmado caso de coronavírus no município.

 

Entre as medidas está a limitação de entrada de pessoas nos estabelecimentos, controle da fila de acesso com distância mínima de 1,5 metro entre os clientes. além disso todos os estabelecimentos deverão disponibilizar álcool 70% ou lavatório com sabão para correta higienização das mãos.

Conquista: Passageiros de ônibus vindos do RJ e SP desembarcam sem controle sanitário
Foto: Blog do Anderson / Reprodução

Passageiros de ônibus de viagem vindos do Rio de Janeiro e São Paulo não estão passando por controle sanitário, ao desembarcarem em pontos de apoio de transporte de Vitória da Conquista. A situação ocorre em meio a pandemia do novo coronavírus. 

 

Segundo apuração do Blog do Anderson, que foi até o local neste sábado (4), a constatação da ausência de equipes de saúde no local foi relatada por um funcionário de uma das empresas de ônibus. No ponto de apoio haviam cinco veículos que levariam passageiros para Vitória da Conquista e cidades do Centro-Sul do estado. 

Hospital confirma oitava morte por Covid-19 na Bahia; vítima tinha 55 anos
Foto: Reprodução

Chega a oito o número de mortos pelo novo coronavírus na Bahia. Segundo informações divulgadas pelo Hospital Aeroporto, neste sábado (4), um paciente de 55 anos não resistiu às complicações da doença e faleceu no período da tarde. 

 

A unidade hospitalar, que fica no município de Lauro de Freitas, também informou, na sexta-feira (3), que no local há outro dois pacientes internados com Covid-19. No final da tarde, a Sesab informou em seu último boletim que há 336 pessoas infectadas pelo coronavírus no estado e 63 delas já foram curadas (veja aqui). 

 

Sesab confirma 336 casos positivos de Covid-19 no estado; 63 pessoas estão curadas
Foto: Freepik / Reprodução

Das 336 pessoas que foram diagnosticadas na Bahia com o novo coronavírus, 63 delas já foram curadas pela doença, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), na tarde deste sábado (4). Cidades como Adustina, Gandu, Itapetinga, Simões Filho e Uruçuca apresentaram novos casos de infectados. No estado, sete óbitos ocasionados pela Covid-19 foram confirmados até o momento. 

Sábado, 04 de Abril de 2020 - 17:00

Vacinação para gripe será retomada em Juazeiro na terça-feira

por Glauber Guerra

Vacinação para gripe será retomada em Juazeiro na terça-feira
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

A vacinação contra a gripe em Juazeiro será retomada na próxima terça-feira (7). A informação foi revelada por Pedro Alcântara, coordenador do Núcleo Regional de Saúde Norte do Estado. 

 

“Chegou hoje em Salvador os 15% das vacinas que faltam para a cobertura vacinal de idosos. Nossa equipe já se dirigiu a capital para pegar as vacinas na Central. Por determinação do Governo do Estado, a central estará de plantão amanhã para distribuir as vacinas. Esses 15% que faltaram foi por conta de um cancelamento do voo para Salvador. Na terça-feira a vacinação será retomada em Juazeiro”, disse Alcântara, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

A suspensão da vacinação em Juazeiro ocorreu no dia 24 de março, por conta da grande procura. A Prefeitura optou pela interrupção, já que o estoque era pequeno. Diante disso, a gestão municipal decidiu vacinar idosos acamados em suas casas e que já são acompanhados pela Secretaria de Saúde. 

 

Além de Juazeiro, mais 27 municípios da região norte da Bahia receberão as vacinas, entre eles Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Sobradinho, Uauá e Remanso.


Foto: Divulgação

PM-BA e moradores de Tucano distribuem cestas básicas para 200 famílias carentes
Foto: SSP / Dilvugação

Em meio a pandemia do novo coronavírus e dificuldades para a obtenção de recursos essenciais, duzentas famílias carentes do município de Tucano receberam ao todo R$ 20 mil em cestas básicas. Segundo o portal da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a ação de “força-tarefa” foi uma iniciativa da PM-BA em parceria com moradores da cidade. 

 

As entregas dos alimentos foram realizadas, nesta sexta-feira (3), pelos policiais militares da 2ª Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Euclides da Cunha). Todos os produtos arrecadados partiram de uma campanha organizada nas redes sociais. 

 

Sensibilizado e emocionado ao fazer a entrega das cestas, o capitão Duarte Gomes da Silveira percorreu com sua equipe cerca de 200 quilômetros. 

 

“A nossa ideia é apoiar os que mais precisavam. Divulgamos a composição de uma cesta básica juntamente com dois números de Whatsapp. Um para aqueles que gostariam de doar e outro para as famílias que precisavam receber os donativos. Foi assim que conseguimos filtrar e entregar os kits”, explicou Silveira. 

Feira de Santana suspende gratuidade dos ônibus para idosos em horários de pico
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Feira de Santana suspendeu temporariamente a gratuidade do transporte público para idosos em horários de pico, bem como pessoas com deficiências ou portadores de enfermidades. O decreto passa a valer a partir de terça-feira (7).

 

Os ônibus só poderão ser utilizado para quem tem o benefício da gratuidade nos períodos entre 8h e 17h e de 19h às 00.

 

De acordo com Saulo Figueiredo, secretário de Transportes e Trânsito (SMTT), o objetivo é diminuir o fluxo de pessoas que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus durante os horários de pico no Sistema Integrado de Transporte (SIT).

 

“Comparamos os dados da bilhetagem eletrônica a partir da primeira semana [23 a 27/março] logo após o decreto municipal 11.498 de 20/03/20 (com as medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus) e, mesmo recomendando aos usuários optarem por horários alternativos, a quantidade de pessoas vulneráveis à pandemia que usam ônibus já representava cerca de 15% do total da demanda do sistema municipal de transporte”, disse o secretário. “A medida vem sendo adotada por inúmeros municípios brasileiros e em alguns casos com restrição total, não sendo a nossa opção. Neste momento, o prefeito Colbert Filho tem como foco preservar a saúde da coletividade”, completou.

AL-BA autoriza governo a contratar bens e serviços para combate à Covid-19 sem licitação
Foto: Reprodução / Verdinho de Itabuna

Em sessão virtual na manhã deste sábado (4), a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou dois projetos de lei (PL) por unanimidade. Além da isenção nas contas de água para baianos de baixa renda (saiba mais aqui), os deputados estaduais também apreciaram a matéria 23.813/2020.

De autoria do Poder Executivo, o PL autoriza o estado a fazer contratações públicas destinadas ao atendimento de demandas em prol do combate ao novo coronavírus sem licitação. Conforme descrito no texto original, no caso de contratos de aquisição ou locação de bens e de prestação de serviços, a dispensa pode ocorrer depois da aceitação da proposta. 

 

Além disso, o projeto define ainda que o pagamento dos bens ou serviços adquiridos poderá ser antecipado se for um caso de investimento necessário para implantação de nova infraestrutura ou serviço; aquisição de materiais de consumo ou permanenteS com restrição de disponibilidade no mercado; contratação de outros serviços relacionados ao combate à pandemia que não possibilitem pagamento posterior; e outras hipóteses não detalhadas.

 

Para o presidente da AL-BA, o deputado Nelson Leal (AL-BA), esse é um dos projetos mais importantes votados pela AL-BA neste período de crise. “Isso porque é uma lei que destrava as amarras do estado em relação a burocracia que envolve a compra de insumos e matérias necessários para o combate a esta pandemia”, ressaltou. O projeto será encaminhado imediatamente para a sanção do governador Rui Costa (PT).

Sábado, 04 de Abril de 2020 - 11:00

Eleições 2020: prazo para filiação partidária expira neste sábado

por Glauber Guerra

 Eleições 2020: prazo para filiação partidária expira neste sábado
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

Os candidatos que pretendem disputar as eleições de 2020 têm poucas horas para se filiarem a algum partido político ou alterar seus domicílios eleitorais para lugar onde pretendem disputar o pleito. O prazo expira neste sábado (4).

 

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), mais de mil órgãos partidários municipais foram regularizados até a última sexta-feira (3). Em média, 150 solicitações são recebidas diariamente. Em seguida, esses pedidos são averiguados, lançados e só então chanceladas no sistema.

 

Somente nesta semana, o TRE-BA recebeu 1.700 pedidos de desfiliação partidária. 

 

A filiação partidária é um dos requisitos para a obtenção do registro de candidatura a cargos eletivos. As informações precisam ser enviadas eletronicamente por meio do sistema Filiaweb, ferramenta que permite a interação on-line com o Sistema de Filiação Partidária. A legislação eleitoral determina que, se a relação de filiados não for enviada pelos partidos até o prazo fixado a filiação constante da última relação remetida à Justiça Eleitoral permanecerá inalterada.

 

Neste ano, as eleições serão para prefeitos e vereadores. O primeiro turno será realizado em 4 de outubro. 

 

A “janela partidária” em que os vereadores ou prefeitos podiam mudar de partido sem sofrer punições expirou na última sexta (3).

AL-BA aprova isenção no pagamento das contas de água por 3 meses; veja quem tem direito
Foto: Divulgação / AL-BA

Após pedido do governador Rui Costa (PT), os deputados estaduais da Bahia aprovaram, por unanimidade, o projeto que isenta do pagamento da conta de água baianos em situação de vulnerabilidade. A votação virtual, feita através do Sistema de Deliberações Remoto (SDR), ocorreu na manhã deste sábado (4).

Com a expectativa de beneficiar 860 mil baianos, o projeto 23.812/2020 autoriza o Poder Executivo a bancar a conta de água dos cidadãos inscritos no cadastro social da Embasa e que consomem até 25 m³ por mês. A isenção vai se estender pelo período de 90 dias.

 

Assim como no caso do pagamento das contas de luz (veja aqui), este benefício visa atender à população mais carente enquanto o país enfrenta a crise do coronavírus, que já infectou pelo menos em 290 pessoas em solo baiano.

Prefeitura de Sapeaçu vai cobrar comprovante de residência para liberar acesso à cidade
Foto: Reprodução / A Tarde

Apesar de ainda não ter casos de coronavírus registrados em Sapeaçu, a prefeitura da cidade decidiu exigir a apresentação de um comprovante de residência para liberar a entrada de veículos. A medida, anunciada nas redes sociais da gestão municipal, começa a valer a partir da próxima segunda-feira (6).

 

"Em virtude de não permitir a entrada de outras pessoas no município, as equipes da barreira de isolamento estarão exigindo o comprovante de residência para os motociclistas e automóveis", diz o anúncio publicado no Instagram nessa sexta (3).

 

A prefeitura defende o isolamento social, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para conter a rápida disseminação do vírus. 

 

Também na rede social, a gestão atualizou seu boletim de monitoramento da Covid-19. Eles possuem apenas um caso suspeito, advindo de outro município, e aguardam o resultado do exame. Todo o estado possui 290 casos de coronavírus, com sete mortes.

Bahia registra 7ª morte por coronavírus neste sábado em Itapetinga; vítima tinha 28 anos
Foto: Reprodução / G1

O coronavírus fez sua sétima vítima fatal na Bahia, na manhã deste sábado (4). É a segunda morte do interior do estado, dessa vez em Itapetinga. Se trata de uma mulher de 28 anos, que tinha ido ao município realizar uma cesária.

 

Segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), ela teve alta e, sete dias após o parto, apresentou quadro de insuficiência respiratório, tendo sido internada em um hospital público do município. A vítima morava em Trancoso, distrito de Porto Seguro.

Juazeiro: Prefeitura libera reabertura de feiras e mercados em 'condições especiais'
Foto: Divulgação/ Ascom PMJ

Por meio de decreto municipal, o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PT), liberou a reabertura das feiras livres e mercados centrais, que estavam fechados em virtude da pandemia do novo coronavírus.

 

No entanto, o decreto obriga os comerciantes adotarem algumas medidas de segurança visando o combate à disseminação do coronavírus. Os feirantes precisam fazer uso constante de máscara, álcool gel, limitar o número de atendimentos simultâneos e distância mínima de um metro entre as pessoas e um metro entre barracas e equipamento.

 

Até a próxima quinta (9), os mercados poderão funcionar de forma contínua. Porém, na sexta (10), como já acontece em todos os anos, as feiras e mercados estarão fechados por conta do feriado da Semana Santa.

 

O consumidor poderá encontrar nas feiras e mercados itens como verduras, frutas, peixes, carnes, temperos secos, além de qualquer produto de origem vegetal e animal, inclusive seus derivados. Já as barracas que fornecem lanches e alimentação em geral somente poderão funcionar como delivery.

 

Até o momento, Juazeiro registrou dois casos de coronavírus. As vítimas já estão curadas.

Sábado, 04 de Abril de 2020 - 09:00

Coronavírus: Rally do Sisal é cancelado em Valente

por Glauber Guerra

Coronavírus: Rally do Sisal é cancelado em Valente
Foto: Divulgação/ CBA

O tradicional Rally do Sisal, que acontece anualmente em Valente, na região sisaleira da Bahia, foi cancelada por conta da pandemia do novo coronavírus.

 

“Visando preservar a integridade física e salvaguardar a saúde pública dos moradores da cidade, uma vez que o evento conta com a presença de   competidores e equipes de várias partes do país, optamos pela não realização do mesmo”, diz o comunicado emitido pela organização da prova.

 

A competição seria realizada no dia 27 de junho, um sábado.

Suspensão de transporte intermunicipal e interestadual é prorrogada até 15 de abril
Foto: Reprodução / Lauro de Freitas inf

A fim de conter o avanço da contaminação por coronavírus na população baiana, o governador Rui Costa (PT) prorrogou até 15 de abril o decreto que suspende o transporte interestadual e intermunicipal em algumas cidades baianas. A medida iria expirar neste domingo (5).

 

No mesmo ato, o governador incluiu cinco municípios na restrição: Conde, Uruçuca, Itapetinga, Conceição do Coité e Utinga, onde ocorreu a sexta morte do estado (veja aqui).

 

Com elas, o número de cidades atingidas com a medida chega a 49. As demais são Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro, Prado, Lauro de Freitas, Simões Filho, Vera Cruz, Itaparica, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Camaçari, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória, Correntina, Entre Rios, Jequié, Brumado, Conceição do Jacuípe, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Nova Soure, São Domingos, Canarana, Ipiaú, Itagibá, Itamaraju, Itororó, Pojuca, Dias D’Ávila, Alagoinhas, Barra, Candeias, Coaraci, Itajuípe, Medeiros Neto, Santa Cruz Cabrália, Barra do Rocha, Eunápolis e Belmonte.

 

Ficam suspensas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo interestadual e intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Em algumas cidades sem casos de coronavírus, o sistema de transporte intermunicipal foi suspenso porque está integrado ao de municípios com registros da doença.

Resolução reduz a metade a capacidade de transportados nas Lanchas e Ferry-Boat
Foto: Divulgação / Internacional Travessias

A partir desta segunda-feira (6) o embarque de passageiros e veículos nos sistemas de travessias via Ferry-Boat, para Itaparica, e Lanchas, para Vera Cruz, será limitado a 50% da capacidade das embarcações. A resolução foi publicada no   Diário Oficial deste sábado (4) e edita a primeira resolução de 20 de março, que permitia ocupação de até 70%. 

 

A medida original foi endurecida com o intuito de desestimular a travessia de veranistas que têm realizado a travessia com frequência, neste momento de isolamento social. Os sistemas já estão operando com horários reduzidos e suspensão total dos serviços durante os finais de semana e feriados.

 

Por determinação do governador Rui Costa, o sistema Ferry-Boat não funcionará na próxima semana entre quinta-feira (9) e domingo (12), no feriado prolongado da Semana Santa. A medida também tem como objetivo desestimular o fluxo de pessoas entre Salvador e a Ilha de Itaparica.

Itapetinga tem primeira caso da Covid-19 confirmado após morte de infectada
Foto: Reprodução / G1

A cidade de Itapetinga teve o primeiro caso do novo coronavírus confirmado nesta sexta-feira (3). O teste foi realizado no Laboratório Central (Lacen), após a  vítima dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na última quarta-feira (1), e falecer. Rafaela de Jesus Silva de 28 anos tinha quadro de insuficiência respiratória, fortes dores de cabeça e febre. 

 

Diante do quadro grave e do óbito repentino, a Secretaria Municipal de Saúde fez a coleta do material para teste de COVID-19 e encaminhou para o Lacen, que confirmou o diagnóstico de Coronavírus nesta sexta-feira (3), segundo o Blog Sudoeste Hoje.
 

TRE-BA já regularizou mais de mil órgãos partidários municipais para as eleições
Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) já efetuou 1.195 regularizações de órgãos partidários municipais, conforme dados mais recentes da Seção de Gerenciamento de Registros de Dados Partidários e de Candidatos (Serpac). A data limite para que sejam regularizados é este sábado (4).

 

Em situações normais, este já é um período de intensa movimentação, por conta das eleições municipais e do calendário que deve ser obedecido. A Serpac gerencia o Sistema de Filiação Partidária (Filia) e dá suporte tanto aos cartórios do interior quanto ao público, que telefona ou manda e-mail para tirar dúvidas sobre como lançar filiados.

 

O fluxo também aumenta por conta da quantidade de trabalho que chega com a recepção dos órgãos partidários no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP), com anotações tanto da capital quanto do interior da Bahia. O chefe da Serpac, Jonas Júnior, contextualiza: são 457 municípios e 35 partidos que devem mandar anotações e essas, por sua vez, devem ser atualizadas para que não haja erro no sistema.

 

De acordo com o chefe da Seção, até 150 anotações são recebidas por dia, para que sejam averiguadas, lançadas e só então validadas no sistema. “É preciso averiguar a anterior e não pode haver erro na nova anotação, para não corromper a história do partido”, explica Jonas.

 

Além das demandas com os sistemas de filiação partidária e de gerenciamento de informações dos partidos, o TRE-BA tem lidado com um fluxo intenso de e-mails. Jonas explica que as mensagens têm sido enviadas porque os cartórios eleitorais estão mudando as anotações dos partidos que estão sendo regularizados.

 

“A maioria dessas mensagens é para reverter a suspensão dos órgãos partidários, que estavam suspensos, por exemplo, por falta de prestação de contas”, afirma.  Cada vez que um partido regulariza a sua situação, há uma decisão judicial a respeito, que é encaminhada para a Serpac.

 

Este serviço era realizado por processo administrativo digital. Mas, com os trabalhos presenciais suspensos por conta da pandemia do novo coronavírus, tudo está sendo enviado por e-mail e a Secretaria então faz a reversão da suspensão.

 

Além do e-mail, a Serpac tem duas linhas de transmissão operando por WhatsApp e que atende tanto aos partidos políticos quanto aos cartórios eleitorais. Jonas conta que dúvidas recorrentes são respondidas para todo o grupo, mas que também é comum atender caso a caso. “Esse serviço não para. É de manhã, de tarde, de noite, com pessoas enviando áudios, vídeos, documentos, tudo para que o registro das candidaturas seja assegurado”.

Indígenas bloqueiam via contra a Covid-19 e prefeitura de Buerarema tenta desbloqueio
Foto: Leitor BN

Indígenas tupinambás bloquearam uma das estradas de acesso à aldeia de Serra do Padeiro, a BA 668 Buararema/Uma (zona rural) por conta do contágio da Covid-19. A prefeitura da cidade alega que os indígenas estão obstruindo a circulação para as zonas rurais e comprometendo o abastecimento na cidade.

 

O defensor regional de Direitos Humanos (DHDH) na Bahia, Vladimir Correia, acompanhou o conflito entre tupinambás e a prefeitura na cidade de Buararema.vO defensor enviou nesta sexta-feira (3), um ofício à Fundação Nacional do Índio (Funai) relatando toda a situação e solicitando a intermediação em caso de eventual conflito. A DPU também pedirá esclarecimentos à prefeitura de Buararema. 

 

O prefeito da cidade, Vinicius Ibrann (PSDB), argumenta que os indígenas estão obstruindo a circulação para as zonas rurais e comprometendo o abastecimento na cidade. No ofício enviado à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), no último dia 31, no qual solicitou apoio para o desbloqueio, o gestor afirmou que a rodovia se encontra interditada por “supostos índios”.  

 

Segundo Correia, os indígenas, liderados pelo cacique Babau, negam o desabastecimento e afirmam que fecharam apenas o acesso à comunidade tradicional devido à inexistência de protocolo de proteção dos grupos tradicionais contra o Covid-19. Eles afirmam que, antes de colocar barreiras,  entraram em contato com diversos órgãos, entre eles a Governadoria do Estado, para solicitar a realização de um  barreira sanitária em conjunto com a intervenção policial na localidade, a fim de evitar que pessoas que estão se deslocando de municípios como Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Linhares, venham a entrar na comunidade indígena. 

 

Ao acionar o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH), os indígenas também relataram que estão sendo monitorados por drones.

Juazeiro: Procuradoria Geral do Município ajuíza ação contra autor de fake news
Foto: Reprodução / Carlos Britto

A Procuradoria Geral do Município (PGM) de Juazeiro ajuizou Ação Civil Pública de Dano Moral Coletivo contra o autor de uma fake news que utilizou imagens fora de contexto para induzir a população de que a prefeitura estaria determinando o corte do fornecimento de água em algumas residências do município.

 

Na ação, a PGM ressalta que “o direito à livre manifestação de pensamento decorre diretamente do regime democrático no qual vivemos. É garantida a todos a possibilidade de expressar suas opiniões, angústias e propostas”. Mas que não é um direito absoluto e “por diversas vezes entra em conflito com outros igualmente fundamentais, motivo pelo qual, eventualmente, o exercício da livre manifestação de pensamento pode acontecer de forma abusiva”.

 

De acordo com o procurador Eduardo Fernandes, em tempos de combate ao novo coronavírus, fake news como a veiculada pelo acusado “entram em conflito com a necessidade de se garantir a ordem pública e o adequado andamento das medidas sanitárias que estão sendo adotadas. Ao utilizar imagens fora de contexto, para induzir a coletividade à falsa ideia de que a Administração Pública Municipal está determinando o corte do fornecimento de água em algumas residências, o cidadão abusou da sua liberdade de expressão com a finalidade exclusiva de reduzir a credibilidade dos órgãos públicos e das ações que vêm sendo adotadas. Conduta desta natureza apenas contribui para diminuir o grau de adesão da população às medidas de combate ao Covid-19, constituindo claro comportamento antidemocrático”.

 

Como publicou o blog do Geraldo José, no texto, Eduardo Fernandes fializa:  “Acredito que a Justiça acate os nossos pedidos e mostre à sociedade de Juazeiro que a desinformação nociva prejudica, enfraquece e contraria o combate à pandemia do Coronavírus”.

Sexta, 03 de Abril de 2020 - 21:00

Governo suspende transporte intermunicipal em Eunápolis e Belmonte; já são 45 cidades

por Matheus Caldas / Bruno Leite

Governo suspende transporte intermunicipal em Eunápolis e Belmonte; já são 45 cidades
Foto: Reprodução

O governador Rui Costa assinou, nesta quinta-feira (2), um decreto que suspende, a partir deste sábado (4), a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans nos municípios de Eunápolis e Belmonte até o dia 5 de abril.

 

Com a iclusão das duas cidades, sobe para 45 o número de municípios que também estão com o transporte intermunicipal suspenso. O transporte interestadual também está proibido, em todo o estado.

 

A medida de poibição do transporte é uma das estratégias de enfrentamento ao novo coronavírus na Bahia. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) divulgado na tarde desta sexta-feira (3), foram registrados 290 casos de pacientes infectados com a Covid-19 e seis mortes por complicações decorrentes da doença.

Santa Inês: Prefeitura decreta estado de calamidade pública em decorrência do coronavírus
Foto: Divulgação

 

A prefeitura de Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá, declarou, nesta quinta-feira (2), estado de calamidade pública em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O decreto, caso aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), valerá até o dia 31 de dezembro de 2020.

 

O município declarou situação de emergência de saúde pública no último dia 23 de março, quando estabeleceu diversas medidas restritivas de circulação para impedir a proliferação do novo coronavírus. Outro decreto de declaração de emergência já havia sido publicado 10 dias antes, por causa das fortes chuvas que caíram sobre a cidade.

 

Santa Inês ainda não possui nenhum caso confirmado da Covid-19.

Alagoinhas: Prefeitura inicia entrega de cestas básicas para estudantes da rede municipal
Foto: Divulgação

A prefeitura de Alagoinhas começou, nesta quinta-feira (2), com investimento de recursos próprios do município, a distribuição de cestas básicas para todos os alunos da rede municipal de ensino, que estão sem merenda por conta da suspensão das aulas. A iniciativa vai contemplar todas as 80 escolas locais.

 

De acordo com a gestão, a aquisição das cestas básicas deve garantir a segurança alimentar dos aproximadamente 13 mil alunos matriculados na rede de ensino, por um período de até 3 meses consecutivos. Um cronograma de entrega dos itens alimentícios foi estruturado pela Secretaria de Educação (Seduc) para evitar aglomerações nos pontos de retirada. Também está prevista, a partir da próxima semana, a distribuição de kits escolares para todos os estudantes das escolas municipais.

 

Para evitar que os alunos da rede municipal fossem prejudicados no plano pedagógico, a prefeitura disponibilizou um espaço virtual com atividades complementares organizado por segmentos e modalidades, da educação infantil à educação para jovens e adultos (EJA), com conteúdo também para o ensino fundamental e educação inclusiva. São exercícios de matemática, língua portuguesa, textos, sugestões de perguntas para responder em casa, caça-palavras e atividades de diversas áreas do conhecimento para cada série escolar.

 

Atualizado com atividades que chegam semanalmente aos estudantes e disponibilizado no site da prefeitura, o material também é compartilhado em grupos do Whatsapp compostos por alunos e professores. A gestão municipal conta, ainda, com o apoio do programa “Educar pra Valer”, que tem contribuído com orientações e estratégias junto à equipe técnica, no que se refere às atividades complementares.

Histórico de Conteúdo