Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias

Notícia

Psicopedagoga orienta como pais devem lidar com o acesso das crianças à internet

Psicopedagoga orienta como pais devem lidar com o acesso das crianças à internet

 


É importante refletir sobre as melhores maneiras de usar a web como fonte de conhecimento de qualidade para crianças e jovens em casa e na sala de aula. Segundo Regina Lima que é Professora e Especialista em Psicopedagogia e Altas Habilidades pela UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro as ofertas são muitas e é compreensível na nossa realidade que se faça uso, mas não de forma desmedida, do celular. 

"É importante haver um melhor gerenciamento do tempo em relação à tecnologia. O diálogo como conscientização para o uso correto no mundo virtual e, quando necessário, determinar o tempo são pontos fundamentais para melhorar outras vivências tão significativas para o crescimento pessoal”, explica Regina Lima.

Regina diz que é necessário saber como os menores estão lidando com os amigos na web e quem são eles. "Selecionar aplicativos e sites, verificar fotos e vídeos que postam e têm acesso são condutas importantes ", orienta.

A especialista lembra, no entanto, que se deve ressaltar o poder da influência e do valor das mídias, que não podem ser vistas como vilã. Para ela, não se deve confundir os enormes benefícios que a internet nos oferece com situações estritamente de descontrole de atitudes.

"Possuir um aparelho próprio pode ser um pressuposto básico para fazer parte de um grupo e ter status social, além de poder participar da rotina do outro, expressar proximidade, afeto e dar vazão aos sentimentos, sem falar da perspectiva de encontrar amigos e familiares a qualquer momento, ajudando de certa forma a otimizar a vida corrida que os dias de hoje demandam", pondera Regina Lima.