Baiano favorito para chefiar Ministério da Justiça é chamado no Planalto e deve ser anunciado nesta terça
Por Catia Seabra e Raquel Lopes | Folhapress
O advogado Wellington César Lima e Silva foi chamado no Palácio do Planalto para uma conversa com o presidente Lula (PT) nesta terça-feira (13). Ele deve ser anunciado ministro da Justiça e Segurança Pública ainda hoje.
Lima e Silva já ocupou diferentes cargos em gestões petistas e teve uma breve passagem no comando da pasta. Atualmente, ele chefia o departamento jurídico da Petrobras, cargo para o qual foi indicado pelo próprio presidente.
Antes disso, foi secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, função que ocupou de janeiro de 2023 a julho de 2024.
Wellington César Lima e Silva também fez carreira no Ministério Público da Bahia, onde chegou ao cargo de procurador-geral de Justiça, posto que ocupou por dois mandatos, ambos quando o governador era Jaques Wagner (PT). Em 2016, foi nomeado ministro da Justiça por Dilma Rousseff, mas passou apenas onze dias no posto. Sua posse foi anulada pelo STF, que à época entendeu que um integrante do MP não poderia ocupar função no Poder Executivo.
