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'Remédio do Cade é aceitável e fusão vai baixar preços', diz CEO da Petz sobre união com Cobasi

Por Daniele Madureira | Folhapress

'Remédio do Cade é aceitável e fusão vai baixar preços', diz CEO da Petz sobre união com Cobasi
Foto: Divulgação / Petz

O fundador e presidente da Petz, Sergio Zimerman, classificou como um remédio aceitável a decisão do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) de aprovar, com restrições, a fusão da empresa com a Cobasi.
 

A união das duas grandes redes de megalojas com venda de produtos e serviços para pets fará nascer um negócio com faturamento combinado de R$ 6,5 bilhões em 2024 e mais de 500 unidades. O Cade, no entanto, determinou a venda de 26 lojas do grupo no estado de São Paulo, que representam 3,3% do faturamento nos últimos 12 meses.
 

"A gente esperava a manutenção da decisão da Superintendência, mas respeitamos a decisão do tribunal. Foi um remédio que eu diria aceitável", afirmou Zimerman à Folha nesta quarta-feira (10). O empresário reiterou que as bandeiras devem ser mantidas em separado e que a conclusão da fusão acontece ainda este ano.
 

Também nesta quarta, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou dados que mostram uma queda acelerada no número de nascimentos no Brasil. Os brasileiros têm cada vez menos crianças e cada vez mais animais de estimação.
 

Apesar do grande faturamento, o setor é muito pulverizado: dos R$ 78 bilhões previstos de faturamento para o mercado em 2025, 48% estão nas mãos de pequenos e médios pet shops.
 

Petz e Cobasi são as grandes representantes do segmento de megalojas, que representa pouco menos de 10% das vendas. Para analistas do banco BTG, "o novo grupo terá o melhor posicionamento em relação aos concorrentes físicos e às plataformas digitais de cuidados com animais de estimação, cada vez mais relevantes".
 

Anunciada em abril de 2024, a fusão entre Petz e Cobasi teve sua aprovação sem restrições pela Superintendência-Geral do Cade em 2 de junho deste ano. Porém, a autarquia admitiu a rival Petlove como terceira interessada no processo, que passou a ser analisado pelo Tribunal do órgão.
 

Segundo a rival, os tutores vão enfrentar aumento de preços, uma vez que o novo grupo terá "posição monopolista em centenas de mercados no Brasil".
 

Zimerman, no entanto, refutou as acusações. "A junção é para diminuir custos, reduzir preços e beneficiar o consumidor", afirmou.
 

Para a Petlove, a venda das lojas determinada pelo Cade "não é suficiente para criar um rival efetivo capaz de equilibrar o jogo competitivo", mas a companhia já se mostrou interessada em adquirir pontos de venda dos rivais.
 

"A Petlove se mostra a candidata natural à aquisição dos ativos, não apenas em razão de seu porte, mas por seu posicionamento de mercado e pela sua capacidade acumulada em décadas de atuação online", diz a Petlove, em petição ao Cade.
 

Com 19 pontos de venda em quatro estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), a empresa nasceu no online e expandiu para a venda física.
 

De acordo com números da Abempet, houve um avanço das vendas online nos últimos anos, onde estão competidores como a Petlove, e também das vendas de produtos pet no varejo alimentar. Já as agrolojas perderam espaço, entre 2023 e 2025.
 

A ação da Petz fechou o dia com alta de 4,32%, cotada a R$ 4,35. Relatório assinado pelos analistas Luiz Guanais, Yan Cesquim e Pedro Lima, do BTG, afirma que a operação resultante da fusão, com uma base de receita estimada em R$ 7,2 bilhões, "visa criar um ambiente competitivo mais racional em um mercado ainda marcado por fragmentação e penetração regional desigual".
 

Os analistas, no entanto, chamam a atenção para a capacidade de as duas redes capturarem sinergias no curto prazo a partir da fusão, uma vez que as operações devem se manter com bandeiras distintas -a exemplo do Grupo RD Saúde, que inspirou a operação, ao manter Droga Raia e Drogasil independentes. "[...] Em um ambiente macro que permanece desafiador, mantemos uma posição 'neutra' aguardando evidências mais claras de capacidade de execução e captura de sinergias."
 

No acumulado dos nove primeiros meses de 2025, a Cobasi registrou receita bruta de R$ 2,6 bilhões. A empresa, fundada em 1985 em São Paulo pela família Nassar, tem 251 lojas, em 19 estados e no Distrito Federal. Cerca de 40% das suas vendas são digitais e 0,7% vêm de serviços.
 

Já a Petz, criada em 2002 na capital paulista sob o nome Pet Center Marginal, está presente em 23 estados e no Distrito Federal, com 264 lojas. De janeiro a setembro deste ano, faturou R$ 3,2 bilhões, sendo que as vendas digitais representaram 42,5% do total e, os serviços, 3%.
 

Zimerman deve assumir o conselho de administração da nova empresa, enquanto Paulo Nassar, presidente da Cobasi, será o CEO do novo grupo.
 

O fundador da Petz conta que tentou ser franqueado da Cobasi antes de abrir o próprio negócio. "Como eu não entendia absolutamente nada do ramo, tentei conversar com os donos da Cobasi, porque preferia ser um franqueado deles. Só que nem fui atendido, o gerente da loja disse que eles não se interessavam pelo modelo. Aí eu fui aprender sozinho."
 

Ao contráA Cobasi, por sua vez não tem ações em Bolsa, mas foi pioneira no conceito de megalojas com foco em produtos e serviços voltados para o cuidado de animais de estimação.