'Golpista do Tinder', Simon Leviev é preso na Geórgia
Por Leonardo Volpato | Folhapress
Conhecido como "golpista do Tinder" e destaque de uma série da Netflix, o israelense Simon Leviev foi preso Geórgia a pedido da Interpol.
Segundo a BBC e o The Guardian, Simon, cujo nome de batismo é Shimon Yehuda Hayut, foi detido no domingo (14) ao chegar ao aeroporto internacional de Batumi, no sudoeste do país.
Não há informações concretas a respeito do motivo da prisão, mas o Ministério do Interior da Geórgia informou que isso aconteceu após um alerta vermelho da Interpol.
À imprensa israelense, o advogado de Leviev disse que também não sabia os motivos da detenção. "Falei com ele esta manhã, depois que ele foi detido, mas ainda não entendemos o motivo."
No documentário da Netflix, lançado no dia 2 de fevereiro de 2022, Leviev era acusado de enganar mulheres que conhecia por meio do aplicativo de relacionamentos Tinder.
As lesadas contavam que ele fingia ser herdeiro de um dono de minas de diamantes e esbanjava riqueza, mas depois pedia dinheiro para fugir de supostos inimigos que o estavam perseguindo após ter as contas bloqueadas.
Foi suspeito de extorquir quase US$ 10 milhões dessas mulheres e sempre alegou inocência. Em 2019, foi preso pela Interpol na Grécia, mas foi liberado meses depois.