Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias

Notícia

Piracanjuba utiliza IA para recriar retratos de pessoas desaparecidas

Por Júlia Galvão | Folhapress

Piracanjuba utiliza IA para recriar retratos de pessoas desaparecidas
Foto: Reprodução/Youtube

A Piracanjuba, em parceria com o Movimento Mães da Sé, promove um projeto que utiliza IA (Inteligência Artificial) para atualizar e divulgar o rosto de pessoas desaparecidas.
 

O principal recurso utilizado pela ação está nas caixas de leite da marca, que contam com uma imagem de progressão de idade gerada a partir de Inteligência Artificial. A embalagem do produto também conta com a idade atual, a informação do último local onde a pessoa foi vista, e uma foto antiga do desaparecido.
 

É possível entrar em contato com a Mães da Sé para notificar o reconhecimento de qualquer um dos desaparecidos por meio deste link.
 

A divulgação das imagens nos produtos começou em outubro deste ano. No Brasil, essa foi a primeira vez que a ação foi implementada, mas a prática de divulgar os rostos de pessoas desaparecidas em caixas de leite já era conhecida nos Estados Unidos.
 

Apenas no ano passado, cerca de 80.317 pessoas foram registradas como desaparecidas, número que representa um crescimento de 3,2% com relação ao ano de 2022, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Dessas, 52.970 já foram localizadas.
 

Até o momento, a campanha não conseguiu encontrar nenhuma das pessoas que estampam as caixas de leite.
 

Ivanise Espiridião, fundadora e presidente do Movimento Mães da Sé, explica que, infelizmente, ainda existem pessoas que atrapalham a ação, assim, é comum que ligações e e-mails enganosos sejam feitos. "Nessas situações, nós ficamos muito vulneráveis. As pessoas dizem que viram a pessoa, mas não mandam nenhuma indicação de onde o sujeito pode, de fato, estar".
 

O primeiro lote da campanha divulgou, ao todo, 19 pessoas. Novos lotes com as imagens de outros indivíduos já estão sendo produzidos, priorizando a imagem de crianças desaparecidas há mais de cinco anos.
 

Em nota, Lisiane Campos, diretora de Marketing do Grupo Piracanjuba, reforça que a ação busca gerar empatia e contribuir para a busca dessas pessoas. "Esta é uma iniciativa que nos enche de esperança. Os produtos Piracanjuba estão presentes no dia a dia das famílias, acompanhando muitos momentos de união e alegria à mesa. É muito triste o desaparecimento de um membro da família; é algo que afeta a todos", diz.