Secretário da Seman diz que "em 2025, o objetivo é manter tudo que foi feito"
Responsável por cuidar do espaço urbano de Salvador, a Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman) por meio do gestor da pasta, Lázaro Jezler, avaliou a atuação do órgão no ano de 2024 e pontuou qual será a missão em 2025, em entrevista exclusiva ao site Bahia Notícias.
“Trabalhamos com afinco para entregar o novo Campo Grande no ano passado. Todos os passeios do bairro foram requalificados, e agora conta também com uma praça belíssima em frente ao [monumento] Castro Alves”, disse o secretário.
"Em 2025, o objetivo é manter tudo que foi feito e, principalmente, neste começo de ano focar na zeladoria. A prefeitura de Salvador entregou muitas obras no ano passado e cabe a nós o trabalho de manutenção. Praça do Campo Grande repaginada, Praça da Aclamação [na Avenida Sete de Setembro] revitalizada. São espaços que demandam muitos cuidados para que o cidadão possa desfrutar”, acrescentou.
CENTRO HISTÓRICO
Conhecida por ser uma região turística e de muita movimentação de pessoas, o Centro Histórico de Salvador recebe uma atenção especial do órgão.
“Temos uma equipe específica para o Centro Histórico. Foi um desejo do prefeito. Veja, o Mercado Modelo, os turistas desembarcando dos navios naquela região e transitando numa região que foi bem requalificada. E, logo mais, será entregue o novo Mercado Modelo. Nessa equipe especial, temos um engenheiro que fiscaliza e recebe as informações dos outros órgãos municipais. Isso é necessário para que a gente mantenha esse espaço tão importante com segurança para receber as pessoas”, explicou Lázaro.
Para o gestor da pasta, é fundamental haver diálogo com os trabalhadores informais. “Ficou muito claro para a prefeitura que havia uma necessidade de integração com os ambulantes. Veja, agora tivemos o problema com os pintores tribais que não eram pessoas preparadas e não estavam sob a tutela do município", salientou.
“Inclusive, foi criada uma unidade da prefeitura-bairro para cuidar do Centro Histórico, e é o trabalho desse vetor da prefeitura fazer essa interlocução. Eles nos acionam quando ocorre algo na esfera de manutenção. Então, hoje há um trabalho com os moradores, com os comerciantes, os ambulantes, que são agentes importantes para a sobrevivência daquele local”, completou Lázaro.
Na próxima segunda-feira (17) publicaremos mais três matérias com o secretário Lázaro França e o vídeo com a entrevista na íntegra.