Escritora baiana Júlia Grilo lança livro 'Cães'
A escritora baiana Júlia Grilo lança seu romance de estreia “Cães”. Com orelha escrita pela cartunista Laerte Coutinho e prefácio de Wagner Teles, a baiana define a obra como um romance sobre limiares, sobre o que nos une e o que nos separa, sobre a distância que há entre os homens e os bichos (o homem é ou não é bicho?), e os homens e as mulheres (as mulheres também compõem o que se chama de homem?). A edição ganha uma versão em e-book disponível para pré-venda no perfil da autora.
Com uma linguagem densa e fluida, a narrativa, com tons autobiográficos, apresenta o fio cultural que corre como uma herança repassada de geração a geração. O romance passeia pelos ecos coloniais e destrincha os pilares que nos constituem como povo.
Foto:Paula Menezes
Em “Cães”, Júlia também entra em territórios da alteridade, questionando a posição da figura feminina nos meios sociais. A autora evidencia seu gosto por intérpretes da dor feminina. “Dizem que eu pareço Clarice, mas acho que dizem isso menos porque nos parecemos e mais porque escrevemos coisas de mulherzinha. Detesto ser mulher, mas a verdade é que sou mulherzinha pra caramba. Sou uma mulherzinha melancólica óbvia pra caramba. E daí? Elena Ferrante também é, e eu a adoro”, provoca.
Júlia Grilo nasceu em Salvador e cresceu em Amélia Rodrigues. Atualmente, vive na capital baiana, onde estuda psicologia pela Universidade Federal da Bahia.