Autora espanhola lança 'Lina: Aventuras de uma Arquiteta', livro infantil sobre Bo Bardi
Ícone da arquitetura brasileira, tendo assinado projetos como o Solar do Unhão, em Salvador, e o Museu de Arte de São Paulo (Masp), a italiana Lina Bo Bardi é tema de um livro infantil que acaba de ser lançado pelo selo Pequena Zahar.
Capa do livro, com ilustração da própria autora | Foto: Divulgação
De acordo com informações do Estadão, o livro “Lina: Aventuras de uma Arquiteta”, escrito e ilustrado pela espanhola Ángela León, propõe um mergulho na vida da biografada, desde a infância na Itália entre guerras, passando pelo casamento com o colecionador Pietro Maria Bardi e a vinda ao Brasil, até a consagração como criadora de grandes obras no país, especialmente na capital paulista.
“Aparentemente, a Lina pode ter uma linguagem um pouco dura, crua, pelos materiais que usa, muito essencial e sem adornos, mas, na sua originalidade, tem um ponto de fantasia, como nas janelas com buracos do Sesc ou nos muros cheios de plantas da casa Valéria P.Cirell. Esse ponto fantasioso pode conectar com as crianças, e também seu interesse na convivência, em que seus projetos sejam vívidos, que aconteçam coisas neles. Dá para perceber muito bem esse lado dela, divertido, lúdico, nos seus desenhos”, diz León, sobre como a figura de Lina Bo Bardi pode despertar o interesse do público infantil.