Artista visual baiano lança fotolivro 'Mar de Memórias'
Fotografias que remetem ao mar do passado e não entregam de imediato o que esteve na frente da lente, deixam para o observador completar com o que há dentro de si. Essa é a proposta do fotolivro “Mar de Memórias” do artista visual baiano Caíque Costa, que será lançado no próximo dia 6 de novembro pela editora Artisan Raw Books.
O fotolivro possui 23 imagens e uma poesia que versam sobre o mar, criado para contemplar e sentir. Com um estilo mais abstrato, as obras do artista são fruto da pesquisa por uma fotografia mais sensorial, livre das amarras técnicas do dispositivo.
“É importante conhecer as regras para propor, provocar novas sensações. As imagens do livro representam memórias da minha infância, onde o mar era uma companhia constante. Esse sentido é dado através da estética que remete à pintura impressionista, como as imagens borradas da nossa memória”, explica Caíque Costa.
Para que haja uma troca de sentidos entre a obra e o observador, a poética das imagens é aberta, sem induzir o olhar. “Cada imagem leva a outras imagens internas. Nossas relações com o mar passam pela vida e o livro busca ativar essas memórias e sentimentos”, completa o artista.
O lançamento vai acontecer em uma live no perfil do artista no Instagram (@caiquecostaphoto). Participa como convidado especial da live o artista visual e curador Edgard Oliva.
Em formato de bate-papo, o encontro passará também por outros temas relacionados à arte e fotografia no contexto contemporâneo, respondendo e interagindo com perguntas e comentários dos participantes.