'Refavela 40': Documentário sobre disco de Gil é indicado ao Emmy Internacional
O documentário "Refavela 40", sobre o álbum de mesmo nome do cantor e compositor Gilberto Gil foi indicado ao Emmy Internacional na categoria Melhor Programa de Arte.
O longa-metragem trata da importância histórica do disco, seu aspecto visionário e a relevância que ganhou ao longo do tempo ao abordar, entre outras questões, aquelas relativas aos negros brasileiros e suas raízes africanas.
Concorrendo com obras do Japão, Reino Unido e França, a produção sobre o tropicalista foi dirigido Mini Kerti e produzido pela Conspiração Filmes em parceria com a HBO Latin America em 2019.
A nova indicação garantiu para a Conspiração o posto de produtora independente como a brasileira mais indicada na história da premiação. A empresa venceu o Emmy Internacional em 2012, com "A Mulher Invisível" (TV Globo).
A cerimônia do Emmy Internacional será realizada no dia 23 de novembro, de forma virtual, e premiará os principais títulos exibidos na TV em todo o mundo. Outras atrações brasileiras de emissoras como a Globo, Record e Fox, além do streaming Netflix, também concorrem ao prêmio em diversas categorias (clique aqui).