Ministro do Turismo nomeia monarquista olavista para superintendência do Iphan no Rio
Por Jamile Amine
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, nomeou um olavista defensor da monarquia para um cargo na Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Rio de Janeiro. A nomeação de Olav Antonio Schrader, assim como a exoneração de Manoel Vieira Gomes Junior, foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (17). Na quarta-feira (16), o ministro deligou a blogueira bolsonarista Monique Aguiar de cargo de coordenação do Iphan (clique aqui e saiba mais).
Formado em Relações Internacionais, integrande de família de restauradores e ligado a movimentos monarquistas como o grupo "Movimento Brasil Real", Schrader já foi o nome defendido pelo ex-secretário Especial da Cultura, Roberto Alvim, para comandar o Iphan, em dezembro de 2019. Na ocasião, Alvim, que deixou a secretaria após um discurso com estética nazista, acabou perdendo na queda de braço com o ministro. Outro motivo que supostamente levou a derrubar a nomeação, foi o fato dele ser estrangeiro.
O novo cargo de Olav Schrader foi recebido com críticas do Deputado Federal e ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero. “E o loteamento do Iphan segue. Hoje foi nomeado para a Superintendência do IPHAN no Rio um militante, sem qualificação para o cargo. Já haviam tentado emplacar seu nome, mas a falta de nacionalidade brasileira era obstáculo. Estamos estudando medidas para impedir esse absurdo”, avaliou.