'Pão da Liberdade': Artista polonês lança HQ com relatos de sobreviventes do Holocausto
Baseado em depoimentos dos sobreviventes do Holocausto, o artista polonês Pawel Piechnik lançou o romance gráfico "Chleb wolnosciowy", cuja tradução seria "Pão da Liberdade” (clique aqui e veja mais imagens do livro).
De acordo com informações do jornal O Globo, a história em quadrinho foi lançada para marcar o 75° aniversário do museu Majdanek, local que, antes de abrigar o equipamento cultural, funcionou como campo de concentração nazista onde morreram aproximadamente 80 mil pessoas, em sua maioria judeus.
Ainda segundo a publicação, o enredo engloba 11 relatos de prisioneiros de Majdanek. “Quis contar histórias verdadeiras, assim como... hoje em dia muitas vezes também não queremos ver coisas que nos dizem respeito. Naqueles dias o mundo não queria ver o que estava acontecendo nos campos”, diz Pawel Piechnik.
O título da HQ é uma referência à frase dita pelos prisioneiros para se referirem ao pão cozido do lado de fora, evocando a vontade de ter seu lar. “(O livro) mostra as condições bestiais nas quais os cativos eram mantidos, mas também mostra que, mesmo diante da fome, eles conseguiam demonstrar empatia, cooperação e compaixão”, explica Agnieszka Kowalczyk-Nowak, assessora de imprensa do Museu Estatal de Majdanek.