Festival de Veneza assina acordo de igualdade de gênero
Os organizadores do Festival de Veneza, Paolo Baratta e Alberto Barbera, assinaram nesta sexta-feira (31) um documento se comprometendo a estabelecer parâmetro para alcançar a igualdade de gênero dentro do evento. Esse termo já foi firmado por Cannes, Locarno e Sarajevo.
De acordo com informações do Deadline, existem três objetivos principais neste documento: transparência quanto aos detalhes da seleção de filmes, transparência sobre a estrutura dos comitês de seleção e da administração e o aumento da presença das mulheres na estrutura da organização.
"É perceptível que as mulheres não estão bem representadas. Nosso trabalho como selecionadores é identificar o melhor em termos de qualidade. Não acredito em cotas... o que conta é a qualidade. A única coisa que importa é o que está dentro do frame, não o que está fora", afirmou Barbera.
Além disso, o documento define que no próximo ano o Festival terá um painel dedicado à igualdade de gênero para analisar a situação da mulher no cinema, após ter cido alvo de críticas por ter apenas uma produção comandada por uma mulher na competição.