'Tragam seus filhos para ver gente nua', diz campanha publicitária de museu na França
Enquanto a exposição de crianças à nudez artística é discutida no Brasil, em Paris, na França, o Museu d'Orsay e o Museu da Orangerie relançam a campanha "Tragam seus filhos para ver gente nua". A propaganda, que foi lançada primeiramente em 2015, conta com nove cartazes, exibidos nas ruas, paradas de ônibus e metrôs de Paris. Segundo informações da Folha de S. Paulo, uma das telas mais famosas é "Femme Nue Couchée" (Mulher Nua Deitada).
De autoria do pintor Auguste Renoir, a obra de 1907 retrata uma jovem na cama, com os seios à mostra e as partes íntimas cobertas com um lençol. "A campanha foi muito bem recebida pelo público, apreciada e reproduzida. Não houve nenhuma polêmica em relação a ela", afirmou Amélie Hardivillier, diretora de comunicação do museu. A campanha foi feita pela agência parisiense Madame Bovary. De acordo com Amélie, a proposta era sugerir que o público se colocasse no lugar das crianças quando elas vão aos museus, decifrando suas reações e compreensões. "Queríamos mostrar que são as crianças que levam os pais aos museus", explicou. Amélie acrescenta que nenhuma obra do museu tem censura de idade.