Centrada em 'líder religiosa', continuação de 'Deuses de Dois Mundos' é lançada em Salvador
Por Jamile Amine
Continuação de “Deuses de Dois Mundos”, espécie de trilogia épica dos orixás escrita pelo publicitário carioca PJ Pereira, o livro "A Mãe, a Filha e o Espírito da Santa" será lançado neste sábado (8), a partir das 15h, na livraria Saraiva do Shopping da Bahia, com a presenta do autor. Nesta publicação o escritor retorna ao passado para contar a origem de Pilar, uma das personagens centrais das obras anteriores. “Esse livro novo tem diversos pontos de conexão com a trilogia Deuses de Dois Mundos. Mas é tudo muito natural, parte da narrativa da vida da personagem principal. Eu queria que alguém que jamais tivesse lido um livro meu pudesse ler esse livro sem problemas. E que quem já tivesse lido tivesse algumas perguntas respondidas indiretamente também. Mas não é preciso ler os outros para entender esse”, explica PJ Pereira ao Bahia Notícias.
Livro é assinado pelo publicitário brasileiro, radicado nos Estados Unidos, PJ Pereira | Foto: Divulgação
A cronologia e a construção narrativa do novo livro será diferente dos anteriores, nos quais o leitor passeava no tempo em histórias que se passavam tanto no Orum, mundo habitado pelos orixás no Candomblé; quanto no Aiyê, universo físico onde vivem os humanos. “Esse livro tem uma estrutura independente. É a história de uma pessoa, a Pilar. Desde o nascimento, que dizem ter sido anunciado pelos anjos, até sua ascensão a mais influente líder religiosa do Brasil”, conta o autor radicado nos Estados Unidos, sobre o livro, que, antes mesmo de ser lançado, já ganhou um trailer.
Confira o trailer de "A Mãe, a Filha e o Espírito da Santa", com trilha assinada por Carlinhos Brown:
E esta não é a primeira vez que a obra de PJ Pereira é registrada em audiovisual, já que em 2013, ano de lançamento de “Deuses de Dois Mundos - o Livro do Silêncio”, um book trailer foi produzido pela Laundry Design, de Los Angeles, com trilha sonora de Otto e Pupillo (Nação Zumbi), participação especial de Andreas Kisser (Sepultura) e narração de Gilberto Gil. “O jeito que eu escrevo é bastante visual porque é assim que eu imagino a história, assim que gosto de contar. Já os trailers acabam acontecendo porque eu tenho a sorte de conhecer um monte de gente talentosa que resolve mergulhar no tema junto comigo”, afirma o escritor, destacando ainda a naturalidade com a qual suas histórias transitam entre as diversas linguagens artísticas.
Veja o trailer lançado em 2013:
“A música desse trailer [de 'A Mãe, a Filha e o Espírito da Santa'] por exemplo, foi escrita como parte do livro mesmo, uma música composta para enaltecer a personagem e o terecô (a encantaria de Codó, no Maranhão, onde nasceu Pilar). Um dia eu mostrei pro Carlinhos Brown pra saber o que ele achava e em dois dias ele mandou ‘uma ideia’ prontinha. Essa ideia era a música exatamente como está no trailer. Quando ouvi, gostei tanto que resolvi que o trailer desse livro seria um videoclipe musical para essa música”, revela PJ Pereira, que não descarta a possibilidade de levar suas obras para as telas. “Agora: vai virar filme? Quem sabe um dia? No lançamento em São Paulo perguntei ao público se eles preferiam que virasse filme ou série, e 100% da audiência respondeu série. Quem sabe tem alguém lendo essa entrevista que vai querer fazer isso acontecer? O mundo dos encantados às vezes apronta essas coisas...”, diz o escritor, deixando o futuro em aberto.
SERVIÇO
O QUÊ: Lançamento do livro "A Mãe, a Filha e o Espírito da Santa"
QUANDO: Sábado, 8 de abril, das 15h às 18h
ONDE: Livraria Saraiva – Shopping da Bahia