Com espetáculo de palavras, Arnaldo Antunes lota Caixa Cultural Salvador
Por Ailma Teixeira
Foto: Ailma Teixeira/ Bahia Notícias
Compositor de músicas como "Socorro", "Bichos Escrotos" e "Envelhecer", o multiartista Arnaldo Antunes mais uma vez dá outro sentido às palavras, agora com a exposição "Palavras em Movimento", inaugurada na Caixa Cultural, em Salvador, na noite desta quarta-feira (9). Com curadoria do baiano Daniel Rangel, a mostra exibe uma compilação de trabalhos entre caligrafias, colagens, cartazes, vídeos e outros formatos de expressão. "A gente reúne 30 anos da trajetória de Arnaldo como artista visual, então tem uma série de trabalhos aqui desde as colagens de 1980 até uns vídeos que ele fez no ano passado reunidos", conta Rangel. A mostra foi dividida em séries: Oráculo, que se refere a colagens com rasgos manuais e sobreposições de imagens, letras, fontes e palavras recortadas de revistas e jornais, entre 1981 e 1982; Caligrafias, que é um recorte de monotipias, feitas com tinta de carimbo entre os anos de 1998 e 2003; Objetos e instalações poéticas e Adesivos, banner e letreiros que retratam novas formas de se retirar a poesia do papel; e O Interno Exterior, último trabalho de Arnaldo, feito em 2014, que são poemas estruturados a partir de leituras e fotos de viagens. "Esses trabalhos, ele vem produzindo ao longo desses 30 anos de forma ininterrupta, com diversos suportes sempre na ideia de tirar a palavra do papel e levá-la para outros suportes, como a caligrafia, a escultura, a fotografia, os objetos, o designer gráfico, o vídeo, a voz... Então, a ideia da mostra é justamente de colocar a palavra em movimento, pra fora do papel e trazer ela para o espaço expositivo", detalha.
.jpg)
Parceiro de Arnaldo pela terceira vez, o baiano Daniel Rangel é o curador da mostra | Foto: Ailma Teixeira/ Bahia Notícias
A parceria entre o artista e o curador não é inédita. Há seis anos, Rangel retrata a obra não-musical do ex-Titãs e, juntos, os dois já lançaram duas exposições. "Essa é a terceira exposição que eu faço com Arnaldo, então já tem assim uns seis anos que a gente está trabalhando junto e aí a gente já tem uma trajetória. Essa foi uma exposição que nasceu muito dessa pesquisa, de eu ter uma certa liberdade de poder entrar na casa dele, poder olhar tudo, tirar os objetos de dentro da casa e trazê-los pra cá. Muitas dessas peças são peças únicas que ele produziu, que tinha dentro de casa e que a gente resolver reunir. Algumas já tinha sido expostas, em exposições individuais, menores, algumas coletivas, algumas bienais", comenta o curador.
Arnaldo Antunes assinou os livros com as imagens da exposição | Foto: Ailma Teixeira/ Bahia Notícias
Arnaldo Antunes apresenta Palavras em Movimento
Data: 10/12 a 31/01
Local: Caixa Cultural Salvador
Horário: de terça a domingo, de 9h às 18h
Entrada: Gratuita