Famoso por personagens gordinhos, Botero descobre 'Kama Sutra'
O artista colombiano Fernando Botero descobriu aos 81 anos uma nova forma de compor suas obras protagonizadas por figuras humanas gordinhas. Em maio passado, quando fazia a escultura de uma mulher nua reclinada, Botero decidiu colocar um homem sobre a mulher, "como se os dois estivessem fazendo amor". Em entrevista à Folha de S. Paulo, o artista contou que a resolução se deu devido à insatisfação com o desenho preliminar. "A composição se iluminou, ficou muito mais interessante", contou, do seu ateliê em Mônaco. Após mais duas esculturas com o tema, Botero leu o "Kama Sutra", texto indiano que descreve posições sexuais. E, "usando mais a imaginação do que a memória", diz, criou o "Boterosutra", uma coleção de desenhos ainda inédita e inacabada.
A série já tem 70 imagens, feitas entre maio e setembro, todas com personagens gordos, traço característico do artista. Apesar de já ter feito figuras nuas, este é o trabalho mais erótico do artista, que afirmou não pensar ser possível abordar a temática sexual de forma bela, longe da pornografia. Para obter tal resultado, Botero escondeu o sexo de todas as figuras retratadas. "Quero excitar as pessoas pela arte, não pelo erotismo", diferenciou.
O resultado é um "Kama Sutra" bem mais recatado do que as muitas versões ilustradas do texto indiano. A partir de 21 de dezembro, 50 das 70 imagens da série serão expostas pela primeira vez em St. Moritz (Suíça). Depois, devem seguir para Bogotá.