8ª Mostra A Cidade Cria Cenários de Cidadania acontece no Pelourinho
'Quem me ensinou a nadar?'| Foto: Divulgação/ Wendel Wagner
A oitava edição da Mostra A Cidade Cria Cenários de Cidadania, realizada pelo Centro de Referência Integral de Adolescentes (Cria), acontece entre os dias 3 e 5 de outubro, no Sesc Senac Pelourinho.
No palco, três grupos formados por jovens atores levam ao público, gratuitamente, montagens que revelam realidades do cotidiano das comunidades de Salvador e do Centro Histórico, manifestações em busca dos direitos individuais e coletivos e o universo puro e sagaz das crianças.
Ao término de cada exibição, será realizada uma roda de conversa com o público e a participação de convidados especialistas nas temáticas. Nessa oitava edição, participarão das rodas Antônio Olavo, historiador e fotógrafo, fundador da Portifolium; Marcela Santos, diretora de combate ao racismo da UNE, e Irene Piñeiro, psicóloga e pesquisadora sobre o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
A abertura acontece a partir das 19h, na quinta-feira (3), e traz a mais nova montagem do Cria, o espetáculo "Pra lá de Tempo", encenado pelo grupo Chame Gente. Na sexta-feira (4), também às 19h, será encenado "Quem me Ensinou a Nadar?", com um novo elenco do grupo Iyá de Erê. E, para encerrar a mostra, o Cria, que há 19 anos provoca nas pessoas atitudes transformadoras através da arte-educação, apresenta "Ruth", formado pelo grupo Cria Palhaço.
A 8ª Mostra A Cidade Cria Cenários de Cidadania marca também o início do Circuito Comunitário do Cria. Após as estreias, os espetáculos circularão pelas comunidades de Salvador e no interior do Estado.
Programação
3 de outubro (quinta-feira) – 19h
Espetáculo: "Pra lá de Tempo"
Grupo Chame Gente
As realidades do dia-a-dia vividas nas nossas comunidades provocam manifestações de rua que ligam a juventude de ontem e de hoje numa luta contínua pela garantia de direitos individuais e coletivos. A praça, cenário de conquistas que atravessam gerações, é um lugar comum, palco de muitas histórias que resistiram ao tempo e, através dele, se ressignificam a cada dia, criando novas possibilidades.
Direção: Romilson Freitas
4 de outubro (sexta) – 19h
Espetáculo: Quem me Ensinou a Nadar?
Grupo Iyá de Erê
Uma história que se passa no Pelourinho, onde mulheres guerreiras fiam um destino que começou há muitos anos. Numa época em que os negros tornaram-se malungos (irmãos) no navio negreiro, e chegaram aqui para trabalhar na construção da cidade. A narrativa continua na luta do dia-a-dia, das mães que criam seus filhos com imensa dificuldade, e na brincadeira dos meninos e meninas que inventam mundos.
Direção: Carla Lopes
5 de outubro (sábado) – 17h
Espetáculo: Ruth
Grupo CRIA Palhaço
O palhaço é o avesso do mundo que nos acostumamos a ver. É o mundo que descobrimos com surpresa! Ele dispensa as palavras e traz para a cena o que só pode ser captado pela ingenuidade sagaz das crianças. Por isso, é o encontro do que há de mais puro em nós. De tão puro pode até chegar ao ridículo… “Ruth” desvenda a descoberta do amor entre um jovem palhaço e uma vassoura, num universo de brincadeiras e revelação de um mundo que se abre para os quatro palhaços em cena.
Direção: Andréia Franco
Serviço
O QUÊ: VIII Mostra A Cidade Cria Cenários de Cidadania
QUANDO: 3 a 5 de outubro
ONDE: Teatro Sesc Senac Pelourinho l 19h e 17h
QUANTO: Gratuito
