Nova aula de yoga mescla acrobacia aérea circense com domínio da respiração
Por Simone Melo
Já pensou que ficar em suspensão pode auxiliar você a respirar melhor? Imagine agora a ideia de "voar" enquanto pratica “asanas” (posturas) da milenar técnica da yoga. Basicamente é esse o conceito do fly yoga ou yoga antigravidade, que funde movimentos de acrobacia aérea circense, com o uso do tecido, às posições e sequências comuns nas aulas da tradicional prática indiana. Funciona assim: barras de ferros presas ao teto seguram um tecido elástico; cada aluno faz uso de um dos tecidos suspensos como um suporte para as sustentações e alongamentos.
Pessoas de todas as idades podem participar, desde que possuam um diagnóstico médico compatível com a possibilidade de ficar de cabeça para baixo, e não são necessárias experiências anteriores com a yoga convencional. Para que todos consigam entrar no clima, durante as aulas de fly yoga, sempre existe um momento em solo que auxilia no domínio da respiração.
Alguns depoimentos sobre a técnica, que começou nos Estados Unidos e já está bastante difundida por lá, afirmam que é mais fácil chegar a um estado meditativo quando a força gravitacional também entra em jogo. Para Annalice Bacellar, facilitadora do fly yoga na Bahia, usar o tecido ajuda a ativar memórias afetivas intrauterinas, que permitem alcançar esse estado mais rapidamente. "O ambiente é muito fechadinho e lembra um útero. Além da sensação de estar no ar que permite realizar movimentos mais soltos e aliviar a tensão", afirmou. O suporte, que diminui o esforço físico e não sobrecarrega as articulações, também é um amparo na hora de conseguir um ritmo melhor para a respiração. "O tecido ajuda você a se manter mais consciente, porque você gasta menos energia e consegue manter uma respiração mais fluida e ritmada", explica, em entrevista ao Bahia Notícias.
Annalice é professora de yoga desde 2004 e há mais de nove anos trabalha com tecido acrobático no Circo Picolino, em Salvador. A ideia de fundir a sua experiência com as duas técnicas surgiu naturalmente com o desenvolvimento das práticas. "Vendo a necessidade de respirar para conseguir executar aquelas coisas lindas no tecido, logo comecei a me conectar com a yoga. Porque yoga é respiração", conta. No caminho para desenvolver uma metodologia do fly yoga, Annalice fez algumas pesquisas, experimentando posições e alongamentos no tecido.
Quem ficou curioso e quer saber um pouco mais, pode participar do I Workshop de Fly Yoga em Salvador, que acontece neste final de semana, no sábado (22) e no domingo (23)!
SERVIÇO
I Workshop Fly Yoga em Salvador (Yoga e Tecido)
Onde: Espaço Calli (Rua Itabuna, 119. Rio Vermelho)
Quando: 22 de setembro (grupo 1 das 8h às 12h/ grupo 2 das 14h às 18h); 23 de setembro (grupo 3 das 8h às 12h; grupo 4 das 14 às 18h).
Quanto: R$ 80,00
Informações e inscrições: (71) 9994-1918/ 8873-7366/ 9171-1163/ 8326-9816/ 3018-9944