Curtas do Poder - Zeca de Aphonso - 16/12/2014
Rapaz, João Leão é um falastrão de marca maior. Andou dizendo que não é ministro de Dilma porque a mulher não deixou. O coroa do “buraco zero” gosta de ser folclórico, gosta de arrancar risadas, mas trabalho que é bom, nada. Falando em folclore, circula nos bastidores da política que a ida de Paulo Souto para a secretária da Fazenda é para que ele se fortaleça para ser candidato a vice no pleito de 2016. Antonio Imbassahy, que anda fechadinho com os irmãos Vieira Lima, está de olho e não está gostando nada desta história. Aí é briga de cachorro grande e eu quero cair fora. Não deixe de ler as Curtas do poder!
______________________________________________
* Não se espante se a qualquer momento você passar na frente da Fonte Nova e se deparar com uma placa dizendo: vende-se parte deste estabelecimento. Depois de por a venda sua participação na CLN, Doutor César partirá desse angu de caroço.
* Uma coisa o PT não perdeu durante esses anos de governo: a mania de invadir propriedade alheia.
* Vai aí uma dica para o movimento sem teto: invade o terreno de Ricardo Pessoa na Paralela e o hotel no Iguatemi, no qual é sócio de Yousseff, pois provavelmente foram adquiridos com suor da transpiração nacional.
* O nosso secretário com cara de São Nunca está a jogar no colo do ex-OAS Bruno Dauster a articulação do estaleiro de São Roque.
* Com a indicação de André Curvelo para secretário de Comunicação, o governo terá que arcar com mais um DAS, um personal stylist, pois o cabra é ruim de combinar roupa.
* As pessoas não aprendem. Soube que na posse à presidência do TCU do ministro Aroldo Cedraz, o lobysta maior da Odebrecht, Dão, não parou de articular um minuto. Era só cochichos pelos cantos. E adivinha a quem ele dedicou mais tempo? Ao deputado Jonguinha Bacelar, dono de construtora e todo enrolado no Conselho de Ética.
* Por falar nisso, Jonguinha tenta emplacar seu primo que trabalha em um jornal, conhecido como Seu Barriga, como secretário de Turismo.
* Por falar nisso, Jonguinha tenta emplacar seu primo que trabalha em um jornal, conhecido como Seu Barriga, como secretário de Turismo.
* Me disseram que Gervásio Oliveira (FTC) vai ter que desvender parte do terreno que tinha vendido para a Igreja Batista. Sendo assim, vai sobrar mais para os acordos na Justiça Trabalhista.
* Conhecida por chegar sempre atrasada em todos os eventos que participa, a figura acabou ficando em pé no ato do anúncio de Paulo Souto como novo secretário da Fazenda. O cerimonial, já acostumado, fez que não percebeu.
* O superintendente da Transalvador, Fabrízio Muller, conhecido como “ exu tranca rua”, anda tenso com as mudanças que serão efetuadas na área do Iguatemi. A obra era para setembro, virou outubro e agora só ano que vem.
* A coisa ficou preta para os vereadores do PT, Moises Rocha e Henrique Carballal, quando da votação do orçamento da prefeitura para 2015. Desobedecendo a orientação do líder da minoria, Gilmar Santiago, que orientou a retirada da bancada do plenário para evitar a votação, os dois vereadores rebeldes permaneceram imóveis, viabilizando a votação. Vânia Galvão, inconformada, disse em alto e bom som que os mesmos ficavam em função das benesses que recebiam do governo municipal.
* Cochilo que nada. A derrubada da sessão de votação da reforma administrativa de Rui Costa foi arquitetada pelos deputados da base do governo, e orquestrada na surdina pelo presidente Marcelo Nilo. A turma acha que assim pressiona o governador eleito que vai enxugar pessoal na administração estadual.
* A lista que o PDT apresentou a Rui Costa tava mais para agradar a Brizola. Brust, Severiano Alves, Nestor Duarte. A do PCdoB, os nomes de sempre: Ney Campelo, Olivia Santana, Javier. Os partidos não mudam, são sempre para os mesmos. É muito jurássico para um governo só.
* A coisa ficou preta para os vereadores do PT, Moises Rocha e Henrique Carballal, quando da votação do orçamento da prefeitura para 2015. Desobedecendo a orientação do líder da minoria, Gilmar Santiago, que orientou a retirada da bancada do plenário para evitar a votação, os dois vereadores rebeldes permaneceram imóveis, viabilizando a votação. Vânia Galvão, inconformada, disse em alto e bom som que os mesmos ficavam em função das benesses que recebiam do governo municipal.
* Cochilo que nada. A derrubada da sessão de votação da reforma administrativa de Rui Costa foi arquitetada pelos deputados da base do governo, e orquestrada na surdina pelo presidente Marcelo Nilo. A turma acha que assim pressiona o governador eleito que vai enxugar pessoal na administração estadual.
* A lista que o PDT apresentou a Rui Costa tava mais para agradar a Brizola. Brust, Severiano Alves, Nestor Duarte. A do PCdoB, os nomes de sempre: Ney Campelo, Olivia Santana, Javier. Os partidos não mudam, são sempre para os mesmos. É muito jurássico para um governo só.
* O projeto do executivo municipal que tramita na Câmara de Salvador relativo à redução dos valores da outorga onerosa ficou para ser apreciado só no ano que vem. Tem empresário cobrando de Guto (quem é o rapaz?) o compromisso de aprovação, pois já tinha sido lançado na contabilidade este custo financeiro.
* Circula nos bastidores da política que a ida de Paulo Souto tem o intuito de ser uma opção a candidato a vice no pleito de 2016. Antonio Imbassahy, que anda fechadinho com os irmãos Vieira Lima, está de olho e não está gostando nada desta história.
* Por falar nisso, veja a cara de bons amigos do Geddel no anúncio de Souto como secretário da Fazenda municipal. Clique aqui e veja.
* Tem uma cartomante, macumbeira, rezadeira, astróloga, sei lá o quê, que orienta há muito tempo os líderes de um grupo político baiano. Os discípulos do grupo, aí incluindos alguns “menudos”, também rezam da mesma cartilha. A “tal” responde pelo nome de Isolda. Cruz credo!!!
* João Leão dizer que não é ministro de Dilma porque a mulher não deixou é mais uma do falastrão do programa “buraco zero” quando era secretário de Infraestrutura e Transporte do Galego. Lembra a frase de Tancredo Neves aos correligionários inconformados pelo convite que não ocorreu para participar do governo e ao mesmo tempo despachar o aliado: “para mostrar prestígio, diga que foi chamado e que não aceitou” dizia Tancredo.
* Foi providencial o resultado da licitação para contratação de táxi para servir aos servidores da Sefaz municipal. A licitação no valor de quase meio milhão de reais vai dar até para Mauro “Romano” Ricardo ir até Curitiba, seu novo destino de malvadezas.
* Albérico Mascarenhas e Ademar Lemos estão trabalhando duro para afastar da presidência do Vitória o presidente Carlos Falcão. Reuniões têm acontecido com frequência e são acompanhadas a distância por Rodolfo Tourinho.
* A coluna política de um jornal, conhecida como “a coluna do Pascoal”, não acerta uma. Parece que vive no mundo da lua vendo os “satélites” e seres extraterrestres. Sabe de nada inocente!!!
* O secretário de Transportes da prefeitura, Fábio Mota, vai passar o réveillon em Maceió. A expectativa que ele fique fazendo turismo por lá até fim de 2018.
* O vereador Geraldo Jr. (Rolando Lero) do Solidariedade anda “muito” prestigiado. Ele espalhou que a indicação de Sílvio Pinheiro para secretário de Urbanismo na cota do partido foi dele. Pena que ele só soube depois de tudo acertado. Tá pior que marido traído.
* O fogo amigo tá virando incêndio. Marília Solla, mulher do ex-secretário de Saúde, tem dito “cobras e largatos” do médico Fabio Vilas-Boas, que vai assumir o posto na nova gestão estadual.
* E por falar no ex-secretário, tem redator chefe de jornal que se treme todo só em ouvir falar em Solla.
* Com a provável saída do vereador Joceval Rodrigues da liderança do governo Neto, Henrique Carballal aparece como o candidato mais forte para assumir o posto.
* Érico Mendonça deve herdar o espólio da secretaria de Bellintani por indicação do PTB de Benito Gama. Tony Brito deve indicar o herdeiro na Saltur.
* Com o possível arquivamento do processo contra o deputado federal não eleito Luiz Argôlo, segundo os jornais sulistas, pessoa de relação muito próximas - não disse íntimas - com o doleiro Alberto Youssef, o retorno do deputado à Brasília fica nas mãos do Soberano, já que o mesmo é o primeiro suplente da coligação liderada pelo DEM.
* Se Mauro “Romano” Ricardo é “o cara” das finanças, porque o governador Geraldo Alckmin, ao substituir semana passada seu secretário da Fazenda, não o levou de volta a São Paulo?
* O depoimento prestado à Polícia Federal por Mariana Braga, filha de Sérgio Braga, dono da empresa Expressa Distribuidora de Medicamentos, tem aumentado as vendas de calmantes nas farmácias do Centro Histórico de Salvador.
* Seção turismo: um grande passeio nesta época de férias é visitar haras, com lago de águas negras e muitos cavalos de raça. A sugestão porém é pra poucos, mas é tudo muito natural e ecológico com plantações “verdinhas”.
* A claque que o deputado federal eleito Jorge Solla levou para aplaudir sua diplomação parecia que tinha a intenção de mostrar que o ex-secretário está com força e impressionar o novo governador. Puro engano.
* O orçamento da prefeitura só foi votado na Câmara Municipal na semana passada por pressão do vereador Cláudio Tinoco. O presidente Paulo Câmara nem tava aí.
* Depois da divulgação do Vox Populi que indicou o Soberano como o prefeito mais bem avaliado do país, é aguardada com ansiedade a divulgação dos números do DataNilo.
* O Soberano ficou radiante com a pesquisa, não era pra menos. Na última avaliação realizada pelas urnas em outubro, Neto tinha tomado um banho em Salvador.
* A diretoria do rebaixado Bahia foi toda prestigiar a diplomação de Rui Costa. O presidente Fernando Schmidt, Sidônio Palmeira, Valton Pessoa, dentre outros. Estamos rezando que o fim de Rui não seja o mesmo do Jahia.
* O secretário do Trabalho anunciado por Rui Costa, Álvaro Gomes, foi quem mais fez greve na Bahia no Sindicato dos Bancários.
* Existem altos (muito altos) e baixos (muito baixos), mas nessa época do ano o espírito natalino reina, Jesus toca no coração das pessoas e tudo caminha para a mais perfeita harmonia.
*Se você tem alguma sugestão, pode mandar [email protected] ou, se preferir, vá ao Facebook de Zeca de Aphonso e conte.
