Terça, 23 de Abril de 2019 - 12:30

Curtas do Poder

por Zeca de Aphonso

Curtas do Poder

*Pelo menos no Instagram o nosso secretário de Turismo, Alô Alô Fausto, tá numa correria maior do que o Correria.

 

*Por falar em Fausto, soube que falta ele combinar com a Marinha o afundamento do ferry boat. Um amigo meu aqui da Ilha, da Força Náutica, me confidenciou que além de não ser informado, o povo de lá não concorda muito com a localização do futuro pesqueiro.


*Casa de ferreiro, espeto de pau. O descarte irregular de lixo na zona rural de Camaçari agora denunciado, e que vem causando, há muitos anos, dano ambiental significativo, traz um fato curioso. A autoridade municipal que poderia impedir esse crime ambiental, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Genival Seixas Graça, é irmão da promotora Cristina Seixas Graça, que chefia o Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama) do MP-BA, que tem como meta precípua a "proteção do meio ambiente e do patrimônio turístico e paisagístico".

 

*Fizeram tanto estardalhaço com a censura de Dias Toffoli que todas as entidades, encabeçadas pela OAB, se manifestaram. Me lembrei que uma juíza daqui da Bahia mandou retirar e não citar o nome de um candidato ao conselho da OAB apoiado por Luiz Viana, que na época não ficou lá muito indignado com a posição da magistrada. E nenhum conselheiro da Ordem baiana emitiu opinião.

 

*Três movimentos marcaram esta semana a busca do melhor lugar ao Sol nas eleições de 2020:


-Harry Potter Envelhecido marcou uns belos pontos nesta corrida com o bicampeonato do Baêa. Agora é aguardar o Brasileirão.


-#sabetudoAlôPrates fez questão de deixar claro na imprensa que só será candidato a prefeito se o Gatinho não emplacar. Imagine só qual é a torcida dele. Colocou logo que vai focar mais e trabalhar para crescer em Salvador. Amizade à parte, é cada um brigando por si. #sabetudo vai pra cima.


-E o lançamento da candidatura de Pierre Bourdieu. Este depende da boa vontade de dona Rita Flash do MP, pelas estripulias realizadas na secretaria da Educação e no Detran. E ainda tem que prestar contas ao Corpo de Bombeiros.

 

*Falando nela, dona Rita Flash do MP vai dar dor de cabeça aos vereadores que se aposentaram nas tetas da Câmara. A maioria já está de pijama cuidando dos netos. Tem outros que estão ganhando salário dobrado. Trabalho que é bom, quase nada.


*Fica a turma no lero lero dizendo que não há insatisfações na base do Correria. O deputado Robinho foi na ferida. Em alto e bom som disse que existe sim “uma insatisfação generalizada”. Não foi coincidência a turma do PP não ter aparecido para votar. 

 

*O deputado Alan Castro teve suspenso pelo Cremeb o seu direito de exercer a medicina por 30 dias. Achou o fato normalíssimo e ainda acusou Mauricinho da Saúde de também ter sido punido Cremeb. Só que, ao contrário dele, o Mauricinho tinha como provar que era fake news.

 

*Zé Cocá estreou na Assembleia via páginas policiais. Segundo a PF, quando prefeito de Lafaiete Coutinho, usou laranjas como donos de postos de combustíveis para fornecimento de combustíveis à prefeitura. É o PSL fazendo escola, ou melhor, laranjada.


*A Família Protetora dos Animais advogou em causa própria. Pediu ao Soberano a criação de uma diretoria dos animais para colocar um priminho. Tudo em casa, ou melhor, em família. 


*A turma do Soberano vai gastar a bagatela de R$ 21 milhões para compra de saquinhos plásticos transparentes. Só não está transparente a utilidade dos saquinhos. Deve ser para guardar “moedas”.


*Fiquei na dúvida se o secretário da Saúde municipal deu “caruara” por ter sido convocado para depor na Assembleia e na Câmara ou foi mesmo uma apendicite. Também com o nome de Luis Galvão GORDO Filho um dia ia cair na faca. É bom que aproveita e faz um regime.


*A ex-prefeita Quitéria da Timbalada arranjou um padrinho forte. Fez campanha para o PT na Bahia e acabou sendo agraciada com cargo no governo do Capitão. Como se não bastasse, com apenas dois meses sentada na cadeira já recebeu gratificação natalina antecipada. Com um padrinho como Zé "Bola Murcha", ela não vai morrer pagã. 


*Semana passada o vereador Ricardo Almeida foi demitido pelo Soberano da liderança na Câmara. Ontem foi a vez do independente vereador Cezar do MBL ser rebaixado de suas funções dentro do PSBD. Caça às bruxas. Se pudesse, o Soberano rebaixava Rolando


*Apenas três ou quatro vereadores quiseram “ir de taxi” na solenidade que o Soberano montou para apresentar App do sistema. Evento completamente desprestigiado pelos parlamentares é um reflexo claro do ânimo da turma com o Thomé de Souza.


*O Galego, que de besta não tem nada, hoje chama o desconhecido presidente do Senado Davi Alcolumbre de “meu irmão camarada”. Jeitoso e bom de papo, e de gole, vai distribuindo simpatia e conquistando fãs por onde anda.

 

*Saiba quem são as personalidades citadas aqui:

  

Soberano                                             ACM Neto

Correria                                               Rui Costa

Alô Alô Fausto                                    Fausto Franco

Família Protetora dos Animais         Marcell e Marcelle Moraes

Harry Potter Envelhecido                 Guilherme Bellintani

Rolando                                              Geraldo Júnior

Gatinho                                               Bruno Reis

Pierre Bourdieu                                 João Carlos Bacelar (Podemos)

Galego                                                Jaques Wagner

Capitão                                              Jair Bolsonaro

Mauricinho da Saúde                        Fábio Vilas-Boas

Quitéria da Timbalada                      Maria Quitéria

Zé “Bola Murcha”                            José Rocha   

#sabetudoAlôPrates                        Léo Prates

Cezar do MBL                                   Cezar Leite

Rita Flash do MP                              Rita Tourinho

 

*Se você tem alguma sugestão, pode mandar para zecadeaphonso@bahianoticias.com.br ou, se preferir, vá ao Facebook de Zeca de Aphonso e conte!

Histórico de Conteúdo