Terça, 15 de Janeiro de 2019 - 12:50

Curtas do Poder

por Zeca de Aphonso

Curtas do Poder

*A pré-estreia de Jerônimo Rodrigues como secretário das Relações Institucionais do Correria produziu efeito desastroso em Salvador. Sua interferência, a favor do grupo da “mana”, dividiu a já diminuta oposição na Câmara de Vereadores. O Soberano agradece.

 

*Essa história de que o Correria teve longo almoço com Harry Potter Envelhecido só para “bater papo” e falar do Bahia, junto com Sinônimo, o Propagandista, só me faz acreditar que, ou o Correria pretende se candidatar a presidente do Baêa em 2022, ou ele está sem muito que fazer ou, o que parece mais verdadeiro, estão querendo me enganar.


*Quando soube do almoço que se estendeu por toda a tarde, cheguei a pensar que poderia ser para formalizar, primeiramente, o convite para a Secretaria de Educação, e futuramente, para novos voos a partir de 2020.


*Chego à conclusão que o Correria está postergando o anúncio do secretariado por mera falta de opção. Os nomes disponibilizados pelos partidos políticos aliados conseguem ser piores dos que aí estão. Com raríssimas exceções dos atuais, os demais, se forem batidos no liquidificador não sobra muita coisa. 


*O PT pleiteia a vaga de secretário de Educação do Correria. Por total falta de nomes capazes para a vaga, o Correria pode exportar um nome mineiro para o lugar. Tem mineira sendo sondada.

 

*O Correria, inclusive, está bem conectado mesmo. Entrou na moda de bastidores no Twitter e ajudou a divulgar uma blogueira que estava falando mal "dazamigas".


*Caso Pierre Bourdieu permaneça dando as cartas no Detran, vai mudar o comando. Assume a direção geral um vereador que, de fato, já vem dando as cartas por lá, e de quebra, assume um radialista na Câmara de Vereadores. 

 

*Aliás, o bicho está pegando no Detran. Dona Rita do MP está com lupa no processo das novas placas do órgão. Calejada das maracutaias de Pierre Bourdieu, dona Rita está doida para enquadrar o rapaz e colocá-lo no xilindró.


*Tem chamado atenção, dentro e fora do governo estadual, a desenvoltura de determinado empreiteiro. Ganhador de 9 em cada 10 processos nas hostes governistas, todos querem saber quem é este padrinho forte. O moço tem entrada livre nos gabinetes poderosos do CAB.

 

*Soube que a proximidade Rolando Lero com o Correria já o afetou em seus primeiros dias como presidente. Os vereadores que o procuram ouvem que ele está ocupado e não pode falar. Na época em que buscava apoio na eleição, o telefone não tocava duas vezes.


*Coronel Card adora criar um factóide. Agora se coloca como candidato a presidente do Senado. Tendo como principal plataforma a implantação do “Senado de Carinho”, é um ilustre desconhecido dos demais senadores. 


*Em entrevista, até mesmo o Galego apontou outros nomes como possíveis candidatos e nem sequer citou Coronel. Uns dizem que ele realmente esqueceu-se de citar, outros sabem que o Galego não é de embarcar em falta de “desconfiômetro”. 

 

*Inclusive, os tentáculos familiares de Coronel Card estão entranhados por todo governo do Correria. Depois da denúncia do laranjal na Assembleia, agora surge a Nora-Card com contratos, sem licitação, na secretaria de Saúde para fornecimento de alimentação nos hospitais estaduais. É muita gente mamando, ou melhor, comendo do mesmo prato.


*Depois de não se reeleger no último pleito de outubro, o Cara de Paisagem e seu fiel escudeiro, Paulo Caroço, vão amargar o rebaixamento do seu afilhado do comando da Secretaria de Ordem Pública. O moço vai ocupar cargo no terceiro escalão na turma do Soberano.


*O Cara de Paisagem, depois de estagiário no governo do Mordomo, teve seu currículo avalizado pelo Engomadinho Paulista, que o nomeou como ajudante de ordens em Brasília. Melhor do que ficar desempregado.


*Com o apetite do Engomadinho de tomar o poder dos tucanos a nível nacional, cresce exponencialmente as chances do Cara vir a assumir o partido na Bahia. Com João Gualberto de Garcia d’Ávila Peter e Mandacaru de sunga em Praia do Forte, vai ser barbada.

 

*Por falar em Garcia d’Ávila Peter, o seu parceiro supermercadista Teobaldo do Táxi botou na cabeça que quer ser prefeito de Lauro de Freitas. Se precisar, até transforma o seu Atakarejo em Cesta do Povo.

 

*Na verdade, o atacadista queria mesmo é sua ex-esposa Mirela do Surf. Mas como ela optou pela carreira solo, vai ele mesmo.

 

*Se bem que não deve ser muito difícil tomar essa prefeitura, até porque a Pata "Rôca" deve estar entediada em ter que ficar atendendo a população. Já que não há mais os movimentos populares, tipo Lula Livre, #EleNão e a eleição do Correria, ela foi obrigada a voltar pro gabinete.


*A aula inaugural de natação no piscinão do Soberano será com a presença do próprio. Com este calorão que está fazendo em Salvador, o Soberano vai ser o primeiro a participar da aula. Por questões de segurança, a aula será ministrada na piscina infantil. 


*Como contrapartida para assumir a secretaria da Pobreza de Salvador, e como prova de lealdade ao chefe, foi exigido que #sabetudo sirva de porta-voz nas contundentes críticas ao Correria. Antes light nas declarações, agora #sabetudo só bate na boca do estômago. 

 

*Aliás, de pobreza o #sabetudo não entende nada. De 4 em 4 anos, dá uma passadinha por ela.

 

*Prevalecendo os pedidos da Procuradoria Geral da República de dona Raquel, os irmãos Jacaré e Bitelo vão apodrecer na Papuda. De Jacaré ninguém sente saudade, mas Bitelo é gente boa. Vai fazer falta.

 

*Saiba quem são as personalidades citadas aqui:

  

Soberano                                             ACM Neto

Correria                                               Rui Costa

Galego                                                 Jaques Wagner

Rolando Lero                                      Geraldo Júnior    

#sabetudo                                           Léo Prates

Bitelo                                                  Lúcio Vieira Lima

Jacaré                                                Geddel Vieira Lima

Pierre Bourdieu                                 João Carlos Bacelar (Podemos)

Harry Potter Envelhecido                 Guilherme Bellintani

Coronel Card                                     Angelo Coronel

Cara de Paisagem                             Antônio Imbassahy

Paulo Caroço                                     Paulo Câmara

Mordomo                                           Michel Temer

Engomadinho Paulista                     João Doria

Mandacaru                                         Jutahy Júnior  

Pata "Rôca"                                       Moema Gramacho

Mirela do Surf                                     Mirela Macedo

Sinônimo, o Propagandista              Sidônio Palmeira

 

*Se você tem alguma sugestão, pode mandar para zecadeaphonso@bahianoticias.com.br ou, se preferir, vá ao Facebook de Zeca de Aphonso e conte!

Histórico de Conteúdo