Terça, 08 de Janeiro de 2019 - 12:30

Curtas do Poder

por Zeca de Aphonso

Curtas do Poder

*Rolando Lero está cada dia mais rolando. Depois de anunciar uma limpa geral na Câmara de Vereadores, acabou deixando mais de cinquenta, isto mesmo, mais de cinquenta apadrinhados de #sabetudo. Então pra que dizer que ia fazer uma faxina?

 

*Aliás, 70% dos apadrinhados do #sabetudo com certeza são esposas de amigos ou indicados de Dona Rusário, a primeira-mãe.

 
*Quem não teve a mesma sorte foi a filha de uma famosa Mãe de Santo. Suspeito que o moço fechou o corpo em outro terreiro. Axé.


*A Nega que Ninguém Mandava, e que o eleitor desprezou nas últimas eleições, arrumou uma boquinha com o Capitão em Brasília. Pelo trabalho que realizou à frente da Secretaria da Pobreza de Salvador, o Capitão é que vai ter trabalho. O Soberano está aliviado de ter se livrado da Nega. Não deixou saudade. 


*O Correria acha cedo a discussão em relação à disputa da prefeitura de Salvador. Parece que não aprendeu a lição que Nelson Nada Leal lhe aplicou. Quando abrir os olhos, a vaca já foi pro brejo.


*O Camaleão parece que vai dançar na reforma do Soberano. Já se considerava secretário de qualquer coisa. Não deu. Jogou o barro para ver se colava a Limpurb, pois de lixo ele entende. Não colou também. Vai ficar mesmo na planície.  


*O homem da comunicação da era do Galego está se tornando um grande piadista. Agora quer se candidatar a prefeito de Salvador. RobINson perdeu completamente a noção do ridículo. Aliás já faz muito tempo. 


*A lista das opções apresentadas pelo PSB para assumir espaços do governo do Correria mostra a incrível “renovação” dos quadros partidários dos partidos “vermelhos”. Os nomes são os mesmos de cinquenta anos atrás. Só faltou incluir o jurássico-mor do partido, Domingos Leonelli.


*O PCdoB também não fica atrás quando é para apresentar os nomes novos para compor a equipe do Correria. O pensamento dos comunas é uma boquinha para os ditos históricos ou seus amigos do peito. Esquecem que o mundo mudou.


*Só falta o PDT impor o nome do presidente municipal como símbolo de renovação: Alexandre Brizola Brust. Aí é o fim do mundo.


*O Soberano chegou à posse de Rolando Lero pensando que iria reinar sozinho. Ficou visivelmente incomodado com a maciça presença do time do Correria. Para piorar o desconforto, acompanhou com o canto do olho a chegada de Bitelo, seu ex-aliado. O constrangimento que Rolando impôs foi tão grande que Soberano justificou uma viagem, que na realidade só seria no final da noite. 

 

*O Correria, fico a imaginar que combinado com Rolando, mandou uma tropa de elite para a cerimônia. O Soberano ficou mordido de ciúmes. Quem conhece sabe que vai ter troco. É muita provocação e independência de Rolando para o gosto do Soberano


*Falando em Bitelo, o outrora poderoso e temido político fez suas piadas habituais na Câmara, que invariavelmente foram seguidas de sorrisos amarelos pelos presentes. Bitelo perdeu o poder, e as piadas a graça.

 

*Por falar em Bitelo, falam que quem está voltando a atuar é o laranja de Jacaré, aquele da Cosbat. Agora tá colado com gente da Educação, mas ainda tem uns rolos na área imobiliária.


*Rolando deixou também o Gatinho de saia justa e cara de poucos amigos. Reservou a ele uma saudação meramente protocolar e nada mais. Já para Harry Potter Envelhecido, na mesma cerimônia, só foi rasgação de seda. Pirraça pura. É 2020 chegando.

 

*O pior de tudo é o nosso Simpatia, responsável por botar nossa Educação no último lugar no país, se lançar candidato a alguma coisa. Aliás, esse Simpatia foi um bom parlamentar e sindicalista, mas um péssimo gestor. Quando secretário de Planejamento, seu único projeto foi a Ponte Salvador-Itaparica, que prometeu ficar pronta em 2014.


*Tem vereador de Salvador, conhecido como Olho Vermelho, que vem dando as cartas no Detran. Antes discreto, agora participa das reuniões, determina as empresas que irão atuar na confecção das placas, e desautoriza o atual diretor quando vê ameaçado seus intere$$es, e olhe que não são pouco$. O órgão pode mudar de mãos a qualquer momento e o rapaz precisa agir rápido. 


*Tem gente grande que está de olho, há algum tempo, na movimentação suspeita do famoso Meinho Bourdieu. O rapaz, também conhecido como Cara de Broa ou Cara de Bolacha, movimenta malas de um lado para o outro em nome de um deputado como se fosse funcionário de empresa aérea. 


*A festa da inauguração das novas instalações do SAC Detran transcorria às mil maravilhas até que o Correria, que não está para fazer graça com ninguém – alias, nunca esteve – criticou duramente a qualidade dos serviços prestados pelo órgão, o que não é surpresa para ninguém. A turma de comando do órgão fez cara de paisagem. 


*A família Grana perdeu as eleições e a boquinha na prefeitura. A vereadora Rogéria da Universal vai abocanhar o que sobrou da Secretaria das Mulheres, seja de rosa ou azul. Depois da passagem dos Grana, está tudo desbotado por aquelas bandas.


*Pablo do Arrocha vai amargar o ostracismo na turma do Soberano. Sempre de nariz em pé, o “simpático” moço vai ganhar um cargo de décimo escalão. E olhe lá.


*Anotem aí: o Gatinho trabalhou pela entrada do neo deputado Abílio do Peixe no PR, para com seu amigo e fiel aliado, Jonga Problema, assumir o controle do partido. Zé da Bola Murcha vai tomar bola nas costas. 


*#sabetudo quer um lugar ao sol na equipe do Soberano. Súdito de primeiríssima hora, faz qualquer negócio para ficar junto do chefe. Ajude o rapaz, Soberano


*Fico a imaginar a foto presidencial do Capitão no gabinete do Correria. Se o moço é casca grossa, vendo o Capitão todo dia, irá ficar com cara de quem chupou tamarindo. Para o bem dos secretários e assessores, sugiro não colocarem a foto. 


*O apetite do PP em aumentar seu espaço no governo tem impressionado os aliados. O Bonitão tá com apetite de leão faminto. E bota faminto nisto.


*Hoje qualquer movimentação de deputados em busca de novas siglas passa pelo crivo do Bonitão, que vem se arrumando para voos mais altos. Começou a briga por 2022.


*Os secretários do Correria não aguentam mais de tamanha ansiedade. Pirracento - que o diga o Soberano - o Correria desconversa sobre as alterações na equipe. Um efeito prático da ansiedade é a quantidade de secretários que agora participam dos eventos. Caminham, sobem e descem ladeiras e escadas sem reclamar. Tem alguns que se largar não sabem voltar pra casa. Só ligando para o Uber.


*Tem deputado federal, com o intuito de se cacifar a secretário do Correria, que todo dia planta na imprensa uma notinha mostrando que “entende” de educação. Uma dica: o Correria já assistiu ao filme “Seu Passado lhe Condena”. 

 

*Depois daquele polêmico vídeo com um funk nada familiar, o Soberano decidiu só gravar vídeos sem música ao fundo. Só faltou combinar com quem montava a estrutura do Festival Virada, pra não falar ao som do barulho de ré do gindaste.

 

*Se o pai não conseguiu uma boquinha na Câmara dos Deputados e a vaga na Câmara de Salvador do irmão está difícil de aparecer, por que não investir na carreira de digital influencer com patrocínio de fotos sem camisa? Melhor do que atrapalhar a tranquilidade da viagem dos passageiros de ônibus em Salvador, né, Manassés III?

 

*Saiba quem são as personalidades citadas aqui:

  

Soberano                                             ACM Neto

Correria                                               Rui Costa

Capitão                                                Jair Bolsonaro

Galego                                                 Jaques Wagner

Bonitão                                                João Leão  

Rolando Lero                                      Geraldo Júnior    

“Nega que ninguém mandava”         Tia Eron

Gatinho                                                Bruno Reis

#sabetudo                                           Léo Prates

Bitelo                                                  Lúcio Vieira Lima

Jacaré                                                Geddel Vieira Lima

Jonga Problema                               João Carlos Bacelar  (PR)

Pierre Bourdieu                                 João Carlos Bacelar (Podemos)

Simpatia                                             Walter Pinheiro

Zé “Bola Murcha”                             José Rocha   

Camaleão                                           Henrique Carballal

Harry Potter Envelhecido                 Guilherme Bellintani

Rogéria da Universal                         Rogéria Santos

Pablo do Arrocha                              Pablo Barrozo

Abílio do Peixe                                  Abílio Santana

 

*Se você tem alguma sugestão, pode mandar para zecadeaphonso@bahianoticias.com.br ou, se preferir, vá ao Facebook de Zeca de Aphonso e conte!

Histórico de Conteúdo