Terça, 01 de Janeiro de 2019 - 12:30

Curtas do Poder

por Zeca de Aphonso

Curtas do Poder

Eu admito: 2018 foi um ano mais difícil de prever do que o ano passado. O único que parece ter desenvolvido ainda mais seu poder premonitório é o Homem da Luz, como diz minha cara colega Natália Comte. Mas para matarmos a saudade (ou exorcizá-lo de vez), vamos fazer uma retrospectiva sobre o que mais movimentou e preocupou os baianos.

 

Janeiro

 

*Esse ano, quem fez falta no camarote do prefeito na Virada foi Bitelo. (Tudo indica que não vai virar o ano por lá de novo)

 

*Preocupado em acompanhar o Correria, o secretário Fábio "Mauricinho" Vilas-Boas não parou de treinar até nas férias na neve. No pique que está, é capaz de ficar até o final do mandato no cargo. (continua no cargo e na academia)

 

*O presidenciável Jair Bolsanaro assinou - não sei se vale alguma coisa – carta compromisso com o nanico PSL. Aqui na Bahia, Marcelo “Cunha” já avisou que não vai ficar para recepcioná-lo. Vai deixar o “abacaxi” para seu desafeto Nelson “Nada” Leal. (Valeu alguma coisa, e muito! Quem acabou perdendo foi Nilo, que teve que ver "Nada" Leal conseguir a presidência da AL-BA)

 

*Enquanto o Correria definiu os partidos de sua chapa, o Soberano não sabe por onde começar. Mandacaru quer a vaga do Senado e não abre mão, pena que não tem voto. Zé da “Feira”, anda preocupado em entrar numa roubada ao largar sua terra, e o fantasma do MDB de Jacaré quer seu espaço. Tem tempo de TV, mas não oferece opção com cacife eleitoral. ( não só entrou em uma fria, como foi abandonado. O MDB lançou candidatura própria só pra não dar o tempo de TV)

 

*A corrida pela presidência da Câmara Municipal já começou em ritmo acelerado. Selfie partiu na frente confiando que o Gatinho, ao assumir o comando da prefeitura, dará total apoio na pretensão dele de chegar na cabeça. Cláudio “Tonico”, que estava na espreita, foi pra cima do Soberano e lançou seu nome na briga. (Selfie morreu na praia, Tonico nem teve chance e o Gatinho saiu mal na fita até com o Soberano. Rolando Lero, que nem foi citado, garantiu logo o seu e quando viram já era tarde)

 

*Os federais do PR estão “p” da vida com o Correria. Nas conversas não fazem questão de esconder de mais ninguém. Jonga, o problemático-chefe, não vê a hora de ir, ou melhor, já foi. Esteve há poucos dias com o Soberano para uma conversa de pé de ouvido. (No fim das contas, ficou com o Capitão em Brasília, com o Correria na Bahia e com o Soberano em Salvador. Quer o título de eterno governista, que era do MDB)


 

Fevereiro

 

*Coronel Card nem bem começou a campanha pelo interior e já tinha sido derrubado na semana passada por uma virose. Foi provocado em um evento por Correria, que insinuou que ele não aguentava o ritmo. Com o tom jocoso característico, Coronel respondeu: "É praga!". (A praga foi tão forte que teve até cirurgia em plena campanha)

 

*O governador pode até ser chamado de Correria, mas, no quesito emendas impositivas, o apelido passa longe. Semana passada, ele estava entregando em um evento obras de emendas empenhadas por Rogério Andrade. Seria ótimo se Andrade não tivesse deixado de ser deputado em 2016, quando virou prefeito da terra dos papa-jaca. Muito adiantada essa entrega, dois anos depois. (Pelo visto, a demora deve ser ainda maior)

 

*Era só o que faltava. João “Sem Voto” Henrique agora quer ser candidato ao governo da Bahia. Tem forte apoio de Da Luz. Pena que a “luz” dele não brilha mais. (E não é que ele insistiu mesmo?)

 

*Até 06 de abril vai ser uma boataria de dar gosto. Fulano tá com A, fulano tá com B, fulano vai trair, etc etc. Vou ficar esperando pra ver o que acontece. Ou até mesmo o que não acontece.(Acabou tudo praticamente igual)

 

*Equipe da PF: tirar os relógios de Galego é o mesmo que tirar a bola de Neymar, o microfone de Ivete, as referências à Liberdade do Correria ou o gel do Soberano. (Até hoje, nenhuma informação sobre o paradeiro dos relógios)

 

 

Março

 

*“Seo Barriga”, marinheiro de clube das “zelites”, sonha com a vaga prometida no 1º escalão do governo do Gatinho. A promessa feita por Jonga “Problema” tem deixado o moço ansioso além da conta. (Até o governo de Gatinho ficou na promessa, quanto mais a vaga de Seo Barriga)

 

*Aposto com quem quiser que o Pros não vai ficar com nenhum deputado de mandato para concorrer às eleições. Ontem deu no pé a dupla Manassés e Alan Castro. Até abril vai o deputado Jura de Ipirá. Outros que prometeram nem por lá vão aparecer. (Se eu tivesse apostado, ganhava)

 

*Já Bitelo quis dizer que está vivo, e muito vivo, no jogo político baiano. Se ficar, o Soberano não dá coligação. Se sair, pode representar sua morte política. Mas continua mandando no partido. (Acabou sem mandato, sem coligação e sem partido)

 

*A turma do PR, capitaneada por Zé “Bola Murcha”, já informou que mesmo que o Soberano venha a sair candidato vai aguardar para declarar apoio. A turma vai esperar a direção dos ventos para ver o rumo a tomar. Depois dizem que não são da turma da boquinha. (Esses pelo menos cumpriram a promessa)

 

*#Sabetudo fez uma carta aberta tentando sensibilizar o Soberano a sair candidato a governador. Seria bacana se não fosse redigido pelas bandas do Thomé de Souza. (E nem assim conseguiu convencê-lo)

 


Abril

 

*O pessoal da Guarda Municipal está em pânico com a possibilidade de Soberano ser candidato ao governo. Principalmente o GM que deu tiro de taser no Vice Gatinho quando fugiu de blitz na Contorno. (Trouxe essa história de novo só por ser tão incrível)

 

*Saindo candidato ao governo estadual, o palanque do Soberano vai engarrafar de presidenciáveis. Picolé de Chuchu, Rodrigo do “Chuchu” e o Mordomo vão querer bater ponto na popularidade do Soberano. Quero ver como ele vai escapar destes malas sem rodinha. (Acabou com o pepino de ter que apoiar "Picolé de Chuchu" até não dar mais, e depois acabou dando espaço para o Capitão a contragosto - apesar de não admitir nem sob tortura)

 

*Marceleza, conversa com o pessoal do Tivoli e pede pra dar um tempo na retirada de água da lagoa de PF pra molhar a grama. Espera voltar a chover antes que acabe com tudo. Aliviei em Peter. (O problema continua, viu? Mais um ano e a lagoa vai acabar vazia).

 

*O Vice Gatinho ficou tão tristinho que chorou no palanque em Periperi. A verdade é que o Soberano não confiava em deixar a caneta em suas mãos. Errado ele não estava.

 

*Aliás, a foto em Periperi, quando o Soberano anunciou sua desistência em assumir a corrida contra a sucessão do Correria, estava mais para enterro de pessoa muito querida. (O fim da eleição teve mais ou menos o mesmo clima)

 

*Leonelli comparou Lídice fora da chapa de Correria a Lula fora da eleição. Quero ver o que a esquerda diz disso. (Acabaram os dois fora de qualquer jeito)

 

 

Maio


*Luiza “Ávila” Maia ganhou como prêmio de consolação a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Sem votos para concorrer à reeleição, já que seu ex apoia outro candidato, só restou o ombro amigo do Correria. (E o ex acabou impugnado. Será carma?)

 

*E Ricardinho “Todo Enrolado” Machado que teve sua prisão decretada e anda sendo procurado pela Polícia Civil. A “poliça” tem vasculhado tudo em busca do envolvido na Operação Adsumus. Só não precisa ir pelas bandas da Ondina. A turma de lá não quer nem ouvir falar no rapaz. (O pior é que passou o ano todo em um prende-solta sem fim)

 

*O Assessor Ostentação deu uma de macho. Disse que não vai obedecer ao Soberano, e muito menos o Gatinho. Quem manda no nanico PHS é ele e não mais ninguém. O Soberano nem ligou para o "piti" do rapaz. Disse em alto e bom som que na hora que quiser “Ostentação” faz absolutamente tudo que ele quer. (Inclusive, o agora Deputado Ostentação passou o ano inteiro tentando permanecer na presidência do partido)

 

*Deus Abençoe, pastor e nas horas vagas deputado, deu um chega pra lá nas pretensões de João Gualberto de Garcia D'Ávila Peter. De quebra descartou a vereadora Ireuda da Universal. Achando que está por cima da carne seca ainda lançou sua candidatura a prefeito de Feira em 2020. De besta ele não tem nada. (Apesar de ter amargado um terceiro lugar com menos da metade dos votos de Coronel Card)

 

*A estratégia do Cara de Paisagem é aproveitar qualquer movimentação polêmica do Soberano e se posicionar de forma a fazer o contra ponto, aproveitando para desgastar a administração municipal. Com muita frieza, ele faz o jogo de 2020. Thomé de Souza está de olho muito aberto para o “Cara”. (Isso se ele não se acostumar com o pijama até lá)

 


Junho

 

*Os petistas foice e martelo já estão armando contra a escolha de Coronel para a chapa, porque querem tirar a única mulher. E ainda por cima pra colocar um homem - e branco. Maldosos que são, têm chamado a chapa nos bastidores de "Segundo Sol", porque, assim como a novela da Globo, não tem nenhum negro. (Acabou a eleição, sem mulher e sem negro, e ninguém mais falou nada)

 

*E Popó anunciou que agora vai de senador. Vai levar um nocaute no primeiro round. “Gato Félix” Mendonça, político de “inteira” confiança do Correria, sempre aprontando surpresas. (O Gato acabou nocauteando o próprio "candidato", e o pugilista disse que desistiu de vez da política. Vamos ver até quando)

 

*O povo de Lauro de Freitas não gostou muito da divulgação do número de passageiros da Estação Aeroporto feito pela CCR. Os secretários já estavam "oferecendo" facilidades para o entorno da nova estação no centro da cidade. Soube que até o shopping engatou a ré. Seus sócios já não se entendem mais diante da situação. Por enquanto, é PIRES na mão. (Alguém sabe se a situação já melhorou?)

 

*O anúncio da chapa do Correria está parecendo novela mexicana. Todo mundo sabe o final da história, mas a novela não termina nunca. Chega, Correria. Já passou da hora! (Enrolou praticamente até o último capítulo. Vai ser a mesma coisa com a reforma administrativa)

 

*A nível estadual, o Soberano quer fazer uma bancada na Assembleia de dois ou três fiéis e combativos “cães de guarda”. O resto da bancada estadual vem por mera obediência. (Ele até conseguiu eleger os cães de guarda. O problema é que "o resto" diminuiu ainda mais)

 

 

Julho


*E ô bicho sortudo esse Coronel Card, viu? Uma vez, Galego disse que ele tinha nascido com o monossílabo virado para a lua, mas Card tinha nascido sentado na própria Lua. O homem foi de mero desconhecido que nem dava as caras direito na AL-BA para candidato ao Senado. (E já quer ser presidente do Congresso. O moço ficou mal acostumado)

 

*E Jacaré ainda pensa que está numa boa e continua a dar esporros a quem quer que seja. Foi querer distribuir “simpatia” para os agentes da Papuda e acabou ficando no “cantinho do pensamento”. Vida dura que segue. (Agora está sozinho na cela. Será que estava arranjando briga com os colegas também?)

 

*A birra do Soberano com o Correria atende pelo nome de “Habite-se” do Couto Maia. Inaugurado semana passado, o Correria mandou funcionar sem autorização da prefeitura. Vamos ver se o Soberano vai ter força para mandar fechar. (Inclusive, essa história de emperrar obra do outro com falta de licença virou a diversão favorita dos dois)

 

*Quem participa da lista de transmissão de JH Sem Noção já está cansado de receber mensagens de ele vai ganhar a eleição de virada, como fez em 2008. Além disso, ele envia fotos do seu pai, João Durval, e faz contagem regressiva para a eleição. (Agora, não deve mandar nem mensagem de Feliz Natal)

 

*Soberano, peça coerência ao seu pessoal. Tem quatro meses que a Paralela foi recapeada e ainda permanecem 32 placas ao longo da avenida anunciando o recapeamento. #Cidadelimpa (Daqui a pouco elas completam um ano e continuam por lá. É para os turistas verem quem colocou asfalto na Paralela?)

 

Agosto

 

*Com a debandada dos nanicos, o Cara de Paisagem e o Missa Pai estão vendo Brasília cada vez mais longe. Sem escada e pesados vão ter que rebolar para chegar lá. (Nem rebolando se salvaram. A partir de 2019, vão ficar só de pijama)

 

*Eu adoro essa política. Vejam só essa coligação PHS e PSL. Além de Prisco, colocaram do mesmo lado o Pássaro Vereador e a turma de Bolsonaro. (Foi pior: acabou eleito pela Pró Dayane, primeira defensora do Capitão)

 

*Antes que acabe, se alguém tiver notícias do processo de Bitelo no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, pode avisar. Parece que o jogo combinado com o presidente do Conselho, Elmar "Capitão" Nascimento, vai vingar e o Bitelo vai ter a pele e o mandato salvo de Moro. (Ética segurou tanto o processo que Bitelo encerrou seu mandato e nem teve que se preocupar. Só que não adiantou: não conseguiu a reeleição e agora vai virar o ano preocupado com o que pode acontecer. Sorte a dele que Moro virou ministro)

 

*As eleições estaduais ainda não aconteceram e a disputa pela presidência da Assembleia já corre solta. Rosemberg Oil, “muito querido” pelos colegas depois que se vendeu a Dotô Otto, vem posando e se comportando como presidente. (Acabou levando rasteira de "Nada" Leal e ficou com o prêmio de consolação: a liderança do governo)

 

*Marcelo “Cunha” não engoliu até agora que o "Dotô" Otto o atropelou na disputa pela presidência da Assembleia. Não existe a menor possibilidade de “Cunha” ajudar Coronel Card. Podendo, vai atrapalhar em tudo que puder. (Tentar ele bem que tentou, só não conseguiu)

 

 

Setembro

* Eu sugiro que Pata "Rôca", antes de se candidatar a presidente da UPB, dê uma passadinha na prefeitura de Lauro de Freitas e assuma o cargo, já que nunca desceu do palanque. (Soube que ainda estão procurando por ela)


* O Soberano agendou para esta quinta-feira a assinatura do seu “mini” Centro de Convenções. Enquanto isto Zé "Boa Vida" Alves continua cozinhando o centro do estado. Ele fica calado, e quando questionado, informa que está em estudo um “mega” espaço. Com secretários destes quilates, só resta ao Correria aumentar o ritmo para compensar a wagareza da turma. (Até hoje, Zé Alves continua estudando... Ô secretário estudioso!)

 

*Completou um ano que Jacaré foi com uma mala maior para a Papuda. Será que teve um bolinho pra comemorar o aniversário? De vez em quando faz falta os petardos que ele disparava. Imagina ele em 2018 contra o Correria? Ia ser emocionante ouvir as acusações sobre o "bunker" no horário eleitoral. (Pelo menos, teria sido mais animado do que tivemos com Zé da "Feira")

 

*O Galego, que é o mais safo de todos que estão por aí, já declarou que se Picolé e Capitão estiverem no segundo turno ele vai de Picolé. Como ele acredita que quem vai estar lá é o Estagiário de Lula, jogou o verde para colher o voto no vermelho. (Como já se esperava, não colou)

 

*A coisa tá tão feia que Zé da "Feira" foi para um evento com 4 mil pessoas e decidiu ironizar a pesquisa Ibope, que o coloca com 7% das intenções de voto. "Só aqui em Mata de São João tem mais de 10%". Logo, pelas contas do candidato, a Bahia tem cerca de 40 mil habitantes. Não enche uma Fonte Nova. Assim é fácil resolver os problemas do estado. (Ele chutou mais próximo do que ele teve de votos no total)

 

 

Outubro


*Assessores próximos ao Correria estão em polvorosa com o possível aumento no nível do mau humor do governador em um segundo mandato. (O segundo mandato nem começou e o mau humor já aumentou)

 

*O Soberano está torcendo para que o ano de 2018 acabe logo. Correu da disputa ao governo, aniquilou seu grupo político, foi o coordenador da campanha fracassada de Picolé de Chuchu e escolheu a mala do Gargamel para carregar. Para fechar, Correria lhe aplicou uma surra que vai durar pra ser esquecida. (Falta pouco, Soberano!)

 

*Isaac de Juazeiro não vai descansar, nem poupar dinheiro, para tomar o lugar de Leur na Câmara. Quero ver até que ponto Paulo Bonfim vai botar o dele na reta. (Nem todo choro no pé do caboclo deu jeito)

 

*Soube que #sabequasetudo, que se intitulava o condutor da disputa da Câmara, tomou uma sonora chamada do Soberano por ter perdido o controle do processo. O Soberano era informado que estava tudo sobre controle. Deu no que deu. (#sabequasetudo é outro que está contando os dias para o fim de 2018)

 

*Passado o segundo turno, começa o tititi em relação à distribuição dos cargos no novo governo do Correria. Pouco preocupado com o assunto, o Correria vai pegar o bonde e passar uma temporada fora dos fuxicos. (Está enrolando até agora)

 


Novembro

*Descobrimos a nova atividade empresarial do gordo Vieira Lima: Bitelo Carreto. (Espero que tenha tempo de acompanhar o investimento de perto)

*Tá aí. Eu quero ver se o Correria vai ser macho “mermo” de não suplementar o Judiciário e a Assembleia Legislativa. Tá tudo anotadinho aqui, viu? (Não foi, e ainda liberou o dinheiro na véspera de Natal, pra não chamar a atenção)

 

*Depois da eleição da OAB, meu Gmail sumiu. Mas também não faz muita falta, não. Só tinha bobagem, conteúdo zero.

 

*A sorte do Soberano foram as declarações do atrapalhado Confuso sugerindo a retirada das linhas de ônibus. O transporte público já não presta e o Confuso quer piorar. (Enquanto isso, o Soberano adiou o aumento da tarifa de ônibus na capital até que a frota seja renovada. É bem melhor capitalizar quando se faz o certo quando o outro lado se atrapalha)

 

*Cara de Paisagem está trabalhando a mudança de domicílio. Está de olho no PSL, seu sonho de consumo. Pode parar no colo do Bonitão ou de Zé da "Boca Mole". (Qual será sua resolução de fim de ano?)

 

 

Dezembro

 

*Rolando Lero vem prometendo uma limpa na Câmara de Vereadores. Cumprindo a promessa vai para os braços da galera. Promete cortar privilégios históricos, de históricos. (Vamos aguardar)

 

*Outra que aceita qualquer boquinha na prefeitura é a “Nega que ninguém mandava”. Prestes a ficar desempregada, tem as seguintes opções: ajoelhar e orar aos pés do Soberano, colocar currículo no Simm ou voltar a ser obreira de igreja. Difícil escolha. (Estou curioso pra saber qual opção ela vai escolher)

 

*O ex-futuro ministro do Capitão, Magno Malta, foi sincero e objetivo quanto a seu futuro junto a seu aliado. “Eu achava que ia ser ministro e não fui”. Fica aí a dica de sinceridade para os inúmeros pretendentes a uma boquinha com o Correria e o Soberano. (Só pra reforçar a dica)

 

*Os políticos querem saber por onde anda o secretário de Educação do Correria, Walter Simpatia, que tem uns dois meses sumido. É bem possível que Simpatia esteja envolvido na campanha do genro para o Quinto Constitucional. Na vacância da secretaria, a "Feia" fez chegar seu nome ao Correria. (Até agora não apareceu. Acho que prefere curtir o recesso no fim do ano)

 

*Ronaldo dos Ônibus trabalha duro para desbancar a turma de Pierre Bourdieu do Detran. É pouco galinheiro para muita raposa. O barril de pólvora está prestes a explodir. (Vamos aguardar...)

 

*Saiba quem são as personalidades citadas aqui:

  

Soberano                                             ACM Neto

Correria                                               Rui Costa

Capitão                                                Jair Bolsonaro

Galego                                                 Jaques Wagner

Bonitão                                                João Leão  

“Dotô” Otto                                         Otto Alencar

Rolando Lero                                      Geraldo Júnior    

“Nega que ninguém mandava”         Tia Eron

Vice Gatinho                                        Bruno Reis

Assessor/Duputado Ostentação       Júnior Muniz

Mandacaru                                         Jutahy Júnior  

#sabetudo                                           Léo Prates

"Feia"                                                  Lídice da Mata

Bitelo                                                  Lúcio Vieira Lima

Jacaré                                                Geddel Vieira Lima

Coronel Card                                     Angelo Coronel

Cara de Paisagem                             Antônio Imbassahy

Picolé de Chuchu                              Geraldo Alckmin

Rodrigo do “Chuchu”                       Rodrigo Maia

Ronaldo dos Ônibus                         Ronaldo Carletto

Jonga “Problema”                            João Carlos Bacelar  (PR)

Pierre Bourdieu                                 João Carlos Bacelar (Podemos)

Walter Simpatia                                 Walter Pinheiro

Pró Dayane                                        Dayane Pimentel  

Zé da “Boca Mole”                           José Carlos Araújo

Marcelo "Cunha"                              Marcelo Nilo

Zé da "Feira"/Gargamel                   José Ronaldo

Selfie                                                  Kiki Bispo  

Tonico                                                Cláudio Tinoco

Zé “Bola Murcha”                             José Rocha   

Mordomo                                           Michel Temer

Deus Abençoe                                  Irmão Lázaro

"Gato Félix"                                      Félix Mendonça Júnior

JH Sem Noção                                  João Henrique

Pássaro Vereador                             Igor Kannário

Missa Pai                                          José Carlos Aleluia

Pata "Rôca"                                      Moema Gramacho

Estagiário de Lula                           Fernando Haddad

Isaac de Juazeiro                             Isaac Carvalho

Confuso                                            Bruno Dauster

 

*Se você tem alguma sugestão, pode mandar para zecadeaphonso@bahianoticias.com.br ou, se preferir, vá ao Facebook de Zeca de Aphonso e conte!

Histórico de Conteúdo