Terça, 17 de Abril de 2018 - 13:10

Curtas do Poder

por Zeca de Aphonso

Curtas do Poder

*O comandante Zé Alves bem que poderia me contratar pra fazer uma análise de consumo de bebida alcóolica, ou de jogadores de dominó, ou de faladores da vida alheia na Baía de Todos-os-Santos. , desde que você chegou na Secretaria de Turismo só faz pesquisa disso e daquilo. Já teve roteirização, demanda turística... a última foi informalidade. Como tô aqui na Ilha, informalmente, me arruma uma boquinha também.

 

*Já na Bahiatursa, Diogo "Bola" Medrado resolveu implacar uma agência de promoção na licitação de propaganda. Os propagandistas estão pirados. Prometem entrar na Justiça. Aliás, essa agência que ganhou tem padrinho forte. Vem da Petrobras.

 

*Por falar em ilha, domingo foi dia da “zelites” inaugurarem o Restaurante Preta, na Ilha dos Frades. Por lá passaram Regina Casé, a filha do dono da Globo, Macarrão, os Coelho, Jadelson “O Belo”, Paulinho “Nariga” e sua trupe, Dinho de Jadelson, Fausto marido de Astrid, dentre outros.


*Mas bom mesmo foi ontem, a “Segunda Gorda”, a nossa festa dos “Orêa”, de quem trabalha, de quem produz! Lá estiveram Arlindo “Todo Duro”, Valdeci “Boca Furada”, Peroba “Belas Coxa”, a prefeita Dona Mira, o “Gaúcho ``Macho” Ed, Vanildo da “Galha”, a Judia, Lourinho Tição e o holandês Zé da Bianca, Pedro rei do congo, Marise farofa, o Gago, Binho o corno, o pau comeu até a madrugada.

 

*A senadora Lídice é hoje a grande dor de cabeça do Correria para montar a chapa que irá disputar a eleição de outubro. Sem voto, e “dona” de um partido “Tamanho M”, ela trava uma guerra contra o Coronel da Assembleia pela vaga. Este tem a força do partido e de Dotô Otto, que não é pouca coisa.

 

*Leonelli comparou Lídice fora da chapa de Rui a Lula fora da eleição. Quero ver o que a esquerda diz disso.

 

*Inclusive, não sei por que eu, cá de minha Itaparica, ainda me surpreendo com político. No PSB, todo mundo fica defendendo Lídice pro Senado. Mas isso não tem nada a ver com lealdade a ela. Tá todo mundo pensando no próprio mandato.

 

*Foi só falar em candidatura avulsa dela que logo já espernearam. Ninguém apoia, com medo de não se reeleger.

 

*Voando em céu de brigadeiro, o Correria não tá comendo os elogios dos “traíras”, que agora juram amor eterno. Tinhoso como ninguém, o moço sabe fazer cara de paisagem, e dá uma risadinha de que não está acreditando no lero lero.

 

*Vários parlamentares estão a incluir “Lula” ou “Moro” em seus nomes políticos visando as próximas eleições. Por aqui, podiam colocar “Correria”

 

*Ao povo da CUT: invadir o prédio da TV Bahia é fácil. Quero ver é invadir o da Polícia Federal, da Justiça Federal... Quando é pra isso, a resistência num instante acaba.

 

*Aqui na Bahia só o Soberano acredita, ou diz que acredita, que Rodrigo do "Chuchu" vai levar a candidatura presidencial até o fim. O DEM vai se notabilizando pelo recuo. Nasceu para ser apêndice. 

 

*Quem ficou sem pai nem mãe foi Mandacaru. Sem espaço, leia-se votos para renovar seu mandato como deputado federal. Desde que seu compadre, e cabo eleitoral de outrora, Marcelo “Cunha”, resolveu se candidatar a federal, procurava uma saída honrosa para a aposentadoria da vida pública.

 

*A turma quer ver as digitais do Soberano na chapa de Zé da “Feira”. Só acreditam quando virem o “Papai Júnior” e  #sabetudoAlôPrates no time. Não acontecendo, é sinal que o Soberano vai se poupar e cruzar os braços. 

 

*Excetuando-se o deputado Elmar Nascimento, que não escondeu sua indignação quando da desistência do Soberano de não concorrer à disputa do governo, os outros, e que não são poucos, em off não poupam críticas a atitude. A orelha do moço deve coçar o dia todo, e todo dia.

 

*Já que o Soberano tem uma certa intimidade com o tambor, vide um já falecido parente dele, eu bem me protegeria. Porque o que o nome dele deve ter entrado na boca de sapo após ter desistido da candidatura...

 

*Inclusive, a desistência do Soberano fez até a oposição mudar o uso da matemática na AL-BA. Se antes era pra contar dinheiro de campanha, agora é pra saber quantos votos a mais os deputados vão precisar pra reeleição.

 

*Já do lado governista, é só sorriso. Além de mandar muitos dos seus pra guilhotina, o Soberano facilitou a vida de muito deputado da base. A linha de corte, dizem, diminuiu por lá. E ainda crescem as chances de a bancada aumentar.

 

*O pré-candidato João Gualberto de Garcia D'Ávila Peter vem conversando com os partidos em busca de apoio. O que interessa mesmo, no final da conversa e articulações, é quanto Joâo vai di$ponibilizar para os candidatos e partidos. O leilão já começou.

 

*Tenho dado muita risada quando vejo os potenciais candidatos à chapa majoritária de Zé da “Feira” e João Gualberto de Garcia D'Ávila Peter. Ilustres desconhecidos, agora querem seus quinze minutos de fama. 

 

*A briga pela presidência da Câmara de Vereadores de Salvador ganhou força nos últimos dias. Corre nos corredores do Thomé de Souza que o Soberano já se definiu por Cláudio Tinoco. O candidato do Vice Gatinho, caso fosse alçado à condição de prefeito, seria “Selfie”, que agora perdeu força e vê o sonho se tornar pesadelo.

 

*Esse povo da igreja, de besta, não tem nada. Tia Eron, a nega em que ninguém manda, vivia pressionando por uma vaga na majoritária do Soberano. Agora que ele desistiu de ser candidato, indicou a vereadora Ireuda Quem? pra vaga. 

 

*Como ela sabe que o negócio tende a ficar mais fácil pro Correria, não quis correr o risco de ficar sem mandato. Se perdesse pra senadora, não ia poder ser mais deputada. Preferiu continuar na Câmara. Sabe que é mais seguro.

 

*Já Ireuda, se perder, pode continuar sua vida como vereadora. Ela, sim, não tem nada a perder (qualquer trocadilho com o filme do Edir Macedo não é mera coincidência). De quebra, ainda vai deixar de ser uma mera desconhecida.

 

Saiba quem são as personalidades citadas aqui:

 

Correria                                             Rui Costa

Soberano                                           ACM Neto

Dotô Otto                                          Otto Alencar

Coronel da Assembleia                   Angelo Coronel

Rodrigo do “Chuchu”                     Rodrigo Maia

Mandacaru                                        Jutahy Júnior

Marcelo "Cunha"                              Marcelo Nilo

Selfie                                                  Kiki Bispo

Ireuda Quem?                                   Ireuda Silva

Vice Gatinho                                     Bruno Reis

Zé da "Feira"                                    Zé Ronaldo   

#sabetudoAlôPrates                        Léo Prates

 

* Se você tem alguma sugestão, pode mandar para zecadeaphonso@bahianoticias.com.br ou, se preferir, vá ao Facebook de Zeca de Aphonso e conte!

Histórico de Conteúdo