Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias

Notícia

Completando 21 anos, Saladearte faz campanha para retomada no pós-pandemia 

Por Jamile Amine

Completando 21 anos, Saladearte faz campanha para retomada no pós-pandemia 
Foto: Jamile Amine

Importante ponto de encontro para os amantes do cinema, arte e cultura na cidade de Salvador, o Circuito Saladearte completa, neste mês, 21 anos de trajetória. O projeto, com suas salas de Cinema do Museu, CineMAM, Cinema da Ufba, Cine XIV e Paseo Itaigara, marcou a memória afetiva dos baianos que buscam mais que blockbusters nas telonas, e agora recorre ao público para se manter vivo.

 

"Seja protagonista na história do cinema! Ajude a salvar o cinema de rua!", diz texto que abre a campanha virtual “Juntos Pela Saladearte!” (clique aqui), voltada para apoiar o projeto, diante das dificuldades enfrentadas durante a pandemia. 

 

Em um primeiro momento, a vaquinha online, que já conta com a adesão de cerca de 650 pessoas, entre anônimos e famosos como Lázaro Ramos e Wagner Moura, tem como meta arrecadar R$ 300 mil até 10 de agosto. Segundo Marcelo Sá, diretor do projeto, o valor será destinado a sanar débitos que impedem a reabertura do Circuito, a exemplo de aluguel, impostos, condomínio, distribuidoras e fornecedores. 

 

Campanha tem apoio anônimos e celebridades:

 

Ele lembra ainda que, mesmo durante o período de um ano e meio com as salas fechadas e sem bilheteria, os espaços requerem manutenção. “A gente faz limpeza a cada 15 dias, vem uma pessoa que limpa durante o dia, passa pano. A gente liga os equipamentos pra não ficar parado, mas existe também um limite mesmo de tempo. Por exemplo, tem algumas lâmpadas que precisa trocar”, explica o gestor. 

 

Tendo em vista esta realidade, a mobilização terá ainda outras duas metas: uma de R$ 50 mil a mais para angariar recursos para manutenção dos equipamentos, pintura, dedetização e pequenos reparos na sala; e outra, de mesmo valor, para melhorias voltadas ao conforto do público, como a utilização de plataformas digitais para vendas de ingressos online.

 

Apesar do desafio pela frente, Marcelo está entusiasmado com a adesão à campanha. “A Saladearte é um projeto cultural, não é só cinema, isso que é bacana e dá uma dimensão maior, a ponto de ter uma campanha dessa, completar 21 anos e ser tão admirado”, pontua Sá, destacando o apoio que tem recebido em menos de uma semana após a mobilização ir ao ar.  “A gente está com seis dias de campanha e com mais de 20% arrecadado já. Ou seja, existe um movimento da sociedade junto com a gente, pra que aconteça”, avalia o gestor, que, com o gás na campanha, espera também conseguir patrocinadores para o projeto.

 

Os interessados em colaborar poderão acessar a plataforma Benfeitoria e doar valores que variam entre R$ 30 e R$ 4 mil. Como forma de recompensa, os participantes poderão receber brindes como baldes de pipoca, canecas, camisetas, ingressos de cinema, livros, além de obras de arte doadas por colaboradores como Gustavo Moreno, Guache Marques, Bruno Marcelo e Ana Castro.