Ministério Público Federal processa diretores da Ancine por improbidade administrativa

O Ministério Público Federal (MPF) processou os diretores e o procurador-chefe da Agência Nacional do Cinema (Ancine) por improbidade administrativa. De acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, a ação foi ajuizada pelo procurador Sergio Gardenghi Suiama, na quinta-feira (17), na 11ª Vara Federal do Rio de Janeiro.
Segundo a coluna, o MPF ingressou com uma ação civil pública na qual afirma que houve omissão da agência no andamento e na conclusão de processos administrativos de projetos financiados com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), referentes aos editais de 2016, 2017 e 2018.
"Os demandados conscientemente ordenaram a seus subordinados que não dessem andamento a processos de projetos audiovisuais, omitiram dados que comprovam a paralisia do serviço e, ainda, recusam-se a comprometer-se com prazos ou medidas efetivas para solucionar o passivo de 782 projetos pendentes de análise", diz o texto, citando ainda que entre janeiro e setembro deste ano apenas 24 projetos foram concluídos.
Na ação, o MPF pede a concessão de tutela de urgência para obrigar a Ancine a concluir os processos administrativos em até 90 dias, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. Em julho, o Ministério Público Federal já havia aberto um inquérito para investigar a paralisação das atividades na agência (relembre).
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
GastrôBahia - por Cris Montenegro

GastrôBahia: Johnny's Pizza lança sabores veganos inspirados em ícones do Rock
05/03/2021 15:00
Pizzas levam nomes inspirados no vocalista Ozzy Osborne e na banda Los Hermanos.
Utopia Pop - por Deivide Sacramento

Utopia Pop: Com 40 anos de carreira, Björk continua sendo esnobada pelo Grammy
17/09/2020 11:30
O no Grammy encerrou recentemente o prazo para as submissões da premiação que será realizada em 2021, e a coluna está dando oficialmente a largada para falar sobre as apostas desta que é considerada o Oscar da música.
Raça, Saúde e Sociedade - Por Adelmo Filho

Bixas pretas periféricas: Identidade e resistência
27/01/2021 18:00
Falar sobre raça, saúde e sociedade, é possuir brechas para discutir diversas questões, principalmente as suas interseccionalidades, como gênero, classe, sexualidade, medidas corporais, e outras. Para falar sobre a realidade das bixas pretas no Brasil e como esse grupo ocupa um lugar, inicialmente, de vulnerabilidade, podemos pensar: a cada 16 horas morre uma pessoa vítima de homofobia; a cada 23 minutos morre um jovem negro. Logo, os riscos alinhados à sexualidade e raça, são redimensionados quando ligados a esse grupo.
Dose de Conhecimento - por Raimundo Freire

Tem copo certo para beber cachaça?
21/01/2021 10:30
Servir a bebida em um copo que não é adequado para ela pode fazer com que as pessoas que a estão consumindo não percebam totalmente suas características. Muita gente pode achar estranho, mas os copos e taças não tem formatos diferentes à toa. Cada desenho combina com um tipo de bebida e é responsável por realçar as sensações que causam ao paladar.