Fonte histórica na Castro Alves vira concha acústica; palco terá nome de Moraes Moreira
Foto: Divulgação

Após as obras de requalificação da Praça Castro Alves, o espaço ganhará uma Concha Acústica, cujo palco será batizado com o nome de Moraes Moreira, cantor e compositor baiano morto na última segunda-feira (13), no Rio de Janeiro (clique aqui e saiba mais).

 

“Prestar essa homenagem na Praça Castro Alves, ao artista que transformou aquele espaço num palco de grandes carnavais é fazer jus não só ao cantor, como ao poeta, cordelista, letrista de inesquecíveis sucessos da MPB, o eterno Novo Baiano e a pessoa eletrizante que foi e sempre será, Moraes ‘Carnaval’ Moreira”, avalia o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, responsável por dar o nome de Moraes ao equipamento cultural, voltado para eventos com público de até 200 pessoas.


Para o professor e arquiteto, Nivaldo Andrade, autor do projeto, “a arte de Moraes Moreira está historicamente ligada à Praça Castro Alves. O carnaval da Bahia como conhecemos hoje, começou aqui, há 45 anos, com Moraes cantando em cima do trio elétrico de Dodô e Osmar. São inúmeras as canções compostas e imortalizadas por ele desde então que falam desta praça, como ‘Chame Gente’, ‘Chão da Praça’ e ‘Cidadão’. A cada carnaval, Moraes balançava o chão da Praça, enchendo de alegria a Praça e o poeta. Além disso, Moraes era também cordelista. A ideia do Prefeito ACM Neto de homenageá-lo neste espaço, que incorporará um palco para cordelistas e artistas de rua em geral, não poderia ser mais acertada. A Praça Castro Alves é do povo... e é também de Moraes Moreira!”. A obra está avaliada em R$ 1,8 milhão e tem conclusão prevista para o carnaval de 2021. 

 

O projeto visa criar um espaço que utilize a estrutura da fonte encontrada nas escavações de 2019 como um palco para atividades culturais de pequeno porte. Além disso, um sítio arqueológico com as ruínas da fachada do Teatro São João, farão parte do mesmo ambiente e serão abertas para interatividade com o público.

Histórico de Conteúdo