Quinta, 02 de Abril de 2020 - 17:50

Instagram notifica Regina Duarte após secretária divulgar 'fake news' sobre cloroquina

por Jamile Amine / Ian Meneses

Instagram notifica Regina Duarte após secretária divulgar 'fake news' sobre cloroquina
Foto: Reprodução / TV Globo

Secretária Especial da Cultura do Brasil, a atriz Regina Duarte foi notificada pela rede social Instagram após a publicação de uma "fake news" sobre a cloroquina e hidroxicloroquina. A substância, vale lembrar, é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro como possível tratamento contra a Covid-19.

Na postagem sobre o assunto, onde aparecem as figuras de Bolsonaro e também do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, é erroneamente informando que as duas substâncias foram liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já como posologia para o tratamento do novo coronavírus. 
Um comentário de autor não identificado acompanha o print publicado, informando que “enquanto a imprensa espalha a desgraça, Bolsonaro e Mandetta trabalham pelo Brasil”. 

Diante da notícia falsa, verificadores de fatos independentes afirmaram que a postagem de Regina Duarte é “parcialmente falsa”, detalhando que as informações em tal publicação “são uma mistura de afirmações verdadeiras e falsas ou podem ser enganosas ou incompletas”.  

O trabalho de reconhecimento de "fake news" realizado pelo aplicativo contou com a parceria do verificador de fatos da Agência France Press (AFP) América Latina. No detalhamento da checagem, a empresa classificou a postagem como “enganosa” e informou que a Anvisa apenas concedeu autorização para a realização de pesquisa da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. 

Confira:




Foto: Reprodução / Instagram (clique aqui para ampliar)
 


Foto: Instagram / Reprodução (clique aqui para ampliar)

Histórico de Conteúdo