Governo quer eliminar secretarias do Audiovisual e de Difusão e Cultural
Ministro do Turismo e secretária da Cultura discutem mudanças | Foto: Divulgação

O Ministério do Turismo, ao qual a Secretaria Especial da Cultura está vinculada, estuda junto a ela eliminar a Secretaria do Audiovisual. De acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, o órgão criado em 1992 seria incorporado à Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, enquanto a de Difusão e Infraestrutura Cultural iria para a Secretaria de Economia Criativa.


A Secretaria do Audiovisual (SAv), então Secretaria para o Desenvolvimento Audiovisual, foi criada pela Lei nº 8.490, de 19 de novembro de 1992. O objetivo do órgão é a formação produção inclusiva, regionalização, difusão não-comercial, democratização do acesso e preservação dos conteúdos audiovisuais brasileiros. Ela é responsável por diversos editais de fomento à produção audiovisual brasileira.


A Secretaria de Difusão e Infraestrutura Cultural (Seinfra) tem como objetivo construir, reformar e modernizar equipamentos culturais. Entre seus principais programas e linhas de ação estão as Estações Cidadania, o planejamento e implementação do programa de reforma, atualização e revitalização de equipamentos culturais e de promoção de modernização e adequação de bibliotecas, além da instalação de bibliotecas dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida do governo federal.

Histórico de Conteúdo