PM de Pernambuco proibiu música de Chico Science no Carnaval, denunciam bandas
Foto: Reprodução / Metodista

Bandas que foram contratadas para tocar em palcos do Carnaval de Pernambuco foram proibidas e até ameaçadas de prisão por cantarem uma música de Chico Science. Conforme noticiou o Jornal do Commércio, os grupos cantavam “Banditismo por uma questão de classe”, em que um dos trechos diz: “Em cada morro uma história diferente, que a polícia mata gente inocente”.

 

O primeiro episódio teria ocorrido na segunda-feira (24) de Carnaval, quando a banda Janete Saiu Para Beber se apresentava na Rua do Apolo, no Bairro do Recife. Nas redes sociais o grupo escreveu: “A Polícia Militar fez uma barreira entre o público e a banda. Tivemos que parar o show com ameaça de levar nosso vocalista preso. A produção foi incrível e conseguiu reverter a situação, mas o mais absurdo foram os argumentos: Chico Science não pode tocar, não pode!”.

 

A outra banda que também relatou uma situação parecida com foi a Devotos, que se apresentava no polo Várzea - como é intitulado um dos palcos da folia - quando, de acordo com os membros, foi alertada pela PM que o show seria encerrado caso insistissem nessas canções.

 

Ao Jornal do Commércio, a Polícia Militar afirmou através de nota que “não há qualquer tipo de proibição à exibição de nenhuma música durante o Carnaval ou em qualquer época do ano. O efetivo somente orienta a suspensão de blocos que tenham estourado o tempo previsto para o desfile, por causa do planejamento operacional, que provoca o recolhimento da tropa após a dispersão dos foliões. Deixar que a festa prossiga sem a presença de policiais colocaria em risco a segurança de todos. Os organizadores das agremiações que acreditem ter havido algum abuso deve procurar o Batalhão responsável ou mesmo a Corregedoria Geral, para formalizar uma queixa e possibilitar uma detalhada apuração de todos os fatos”.

 

Veja o relato da Janete Saiu Para Beber:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sim amigos. Estamos vivendo sobre total Repressão Política. Na segunda de carnaval dia 24 tocamos o tributo ao Chico Science e Sheik Tosado na rua do Apólo - Recife Antigo. Durante o show enquanto tocávamos Banditismo por uma questão de classe, a Polícia Militar fez uma barreira entre o público e a banda. Tivemos que parar o show com ameaça de levar nosso vocalista preso! A produção foi incrível e conseguiu reverter a situação, mas o mais absurdo foram os argumentos: Chico Science não pode tocar, não pode! Assim como outras bandas de amigos também aconteceram a mesma coisa nos polos do recife. Também aconteceu com o @chinaina na no Polo da Lagoa do Araçá e com a @devotosoficial no Polo Várzea. Se isso não é ditadura, é oque então??? Resistencia! ????? . . . #resistencia #fuckthepolice #forafascistas #chicoscience #apoliciamatagenteinocente

Uma publicação compartilhada por Janete Saiu Para Beber (@janetesaiuparabeber) em

Histórico de Conteúdo