Sindicato processa Alvim e pede indenização de R$ 30 mil por ataques a Fernanda Montenegro

Após o dramaturgo e atual diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, Roberto Alvim, promover ataques e xingamentos contra Fernanda Montenegro (clique aqui e saiba mais), o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de São Paulo (Sated-SP) protocolou uma ação judicial contra ele.
De acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, o sindicado pede uma indenização de R$ 30 mil por danos morais coletivos contra a classe artística. Alvim, que é bolsonarista e ganhou um cargo no governo federal após alegar que sofria boicote no meio cultural (clique aqui), chamou Fernanda Montenegro de “sórdida” e afirmou que a categoria “que aí está” é “radicalmente podre”, com “gente hipócrita e canalha”. Ao assumir o novo emprego, ele convocou “artistas conservadores” para compor um banco de dados e criar uma “máquina de guerra cultural” (clique aqui).
Ainda segundo a coluna, na ação, o Sated-SP pede também que o diretor retire as publicações com os ataques e que publique em sua página os termos de uma eventual sentença. Caso vença a causa, o sindicato pretende doar o valor da indenização para um fundo social voltado para a categoria de artistas e técnicos do estado de SP.
Em reação, Roberto Alvim afirma que a ação judicial é contra a “liberdade de expressão” e tem como objetivo “enfraquecer o governo de Jair Bolsonaro”. “Se formos por esse caminho, eu e milhões de brasileiros poderíamos processar uma série de atores que comparam o presidente a Hitler”, alegou.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
GastrôBahia - por Cris Montenegro

GastrôBahia: Mercearia e rotisseria com qualidade e sabor
13/01/2021 15:00
Recém-inaugurada na Pituba, a Esquina Paulista é uma ótima opção para os apreciadores da gastronomia.
Utopia Pop - por Deivide Sacramento

Utopia Pop: Com 40 anos de carreira, Björk continua sendo esnobada pelo Grammy
17/09/2020 11:30
O no Grammy encerrou recentemente o prazo para as submissões da premiação que será realizada em 2021, e a coluna está dando oficialmente a largada para falar sobre as apostas desta que é considerada o Oscar da música.
Raça, Saúde e Sociedade - Por Adelmo Filho

Coluna Raça: Quilombos de afeto - o dengo que toda mulher negra precisa ter
17/12/2020 14:20
Um dos assuntos mais importantes para discutirmos, é sobre o AFETO. Então, o que é o afeto? Ele tem cor? Gênero ou classe social? Sexualidade ou medida corporal? Para entender melhor convidamos a Doutora em Sociologia Bruna Cristina Jaquetto Pereira, que se debruça no estudo das trajetórias afetivo-sexuais de mulheres negras. Enquanto realizava pesquisas sobre violência contra mulheres negras, pôde perceber que a violência contra a mulher estava além das agressões físico-corporais, como por exemplo, o fato de muitos homens se recusarem a dar as mãos às mulheres, sendo mais uma forma de violência, que gera sofrimento psíquico. Isso a levou a aprofundar-se na temática das relações afetivo-sexuais, com foco no corpo da mulher negra.
Dose de Conhecimento - por Raimundo Freire

Dose de Conhecimento: Você sabe cozinhar com cachaça?
17/12/2020 10:50
A cachaça é um ícone brasileiro e já conquistou o status de um bom destilado ao redor do mundo. Deixou de ser uma bebida popular e hoje circula em diversos ambientes – da mesa dos bares mais simples até ao setor de ingredientes das cozinhas mais requintadas. Confira algumas dicas importantes de como aproveitar o melhor desse verdadeiro patrimônio nacional.