Crivella manda censurar HQ na Bienal do Livro por conter imagem de beijo entre dois homens
Foto: Reprodução / 'Vingadores - A Cruzada das Crianças'

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), que também é bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, mandou censurar revistas expostas na Bienal do Livro, por considerar que as obras trazem “conteúdo sexual para menores”. 


As publicações em questão são exemplares da HQ “Vingadores - A Cruzada das Crianças”, que em algumas páginas têm imagens de dois rapazes se beijando e trocando carícias, mas completamente vestidos. 


“Livros assim precisam estar embalados em plásticos preto lacrado e, do lado de fora, avisando o conteúdo. Portanto, a Prefeitura do Rio de Janeiro está protegendo os menores da nossa cidade”, disse Crivella, em um vídeo postado em suas redes sociais.

 


De acordo com informações da Folha de S. Paulo, a organização da Bienal informou que a prefeitura enviou uma notificação extrajudicial, na qual pedem que os livros sejam lacrados e tenham classificação indicativa ou aviso de que há material ou cenas proibidas para menores de idade. Apesar da orientação do poder público, os realizadores do evento afirmaram que não irão recolher ou embalar nenhum livro, já que o conteúdo não é impróprio e tampouco pornográfico.


Em nota, a Bienal destacou que “dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá dois painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+”.

Histórico de Conteúdo