Presidente do Olodum confirma presença do grupo em enterro de fundador
Por Ailma Teixeira
Diante da morte do babalorixá Martins Lopes, que foi um dos fundadores e conselheiros do Olodum, toda a banda deve estar presente no enterro dele, nesta quinta-feira (11). O sepultamento está marcado para às 15h, no Cemitério Quinta dos Lázaros, na Baixa de Quintas, em Salvador.
"Nós vamos homenagear ele do ponto de vista de estar presente na despedida, no adeus e vamos homenageá-lo com a ação do Olodum presente lá", confirmou o músico João Jorge, acrescentando que como ele era um “morador importante” do Maciel, rua onde fica a sede do Olodum, a expectativa é ter "toda uma comunidade lá se despedindo do grande senhor do Pelourinho".
Martins Lopes era proprietário da casa número 11, na Rua Santa Isabel, e cedeu o imóvel para a fundação do Olodum, em 25 de abril de 1979. Assim, ele foi um dos homenageados pelo grupo, em abril deste ano, com a inauguração de uma placa com o nome de todos os fundadores no local. Martins, claro, esteve presente.
"Ele acompanhou até o último ensaio que nós fizemos agora em setembro. Ele é um dos símbolos do Olodum, de presença alegre, em enorme Carnaval", declarou o presidente. De acordo com João Jorge, o babalorixá não deixou de acompanhar o bloco, na folia momesca deste ano.