Terça, 16 de Junho de 2015 - 16:50

Governo lança ‘São João da Bahia’ com apoio a 109 cidades e festa no Pelourinho e Paripe

por Aymée Francine / Virginia Andrade

Governo lança ‘São João da Bahia’ com apoio a 109 cidades e festa no Pelourinho e Paripe
Foto: Divulgação
Nesta terça-feira (16), o Governo da Bahia realizou o lançamento do projeto “São João da Bahia” que acontece todos os anos, em comemoração aos festejos juninos na capital e no interior do estado.  Presente na coletiva, o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado falou sobre o investimento para a festa. “O investimento é de 10 milhões de reais, sendo R$ 4,6 milhões em convênios com o interior e R$5,4 milhões no São João de Salvador, entre Pelourinho, o concurso de quadrilhas na praça da revolução em Periperi  - que já aconteceu, e na praça de Paripe, nos dias 23 e 24”, declarou. Serão 109 cidades comtempladas pelo apoio do governo.

 
Ainda de acordo com Medrado, em 2015, a festa contará apenas com o patrocínio do Shopping da Bahia. Já a Petrobras, maior investidora na festa junina baiana nos últimos anos, não contribuirá. “A expectativa é de recebermos, no Terreiro de Jesus, de 30 a 40 mil pessoas por dias; e, em Paripe, 40 mil pessoas por dia”, disse Medrado.  Questionado sobre a demora para liberação da programação do evento, Medrado contou que o problema foi orçamentário. “O São João da Bahia vem sido trabalhado desde logo após o carnaval. Mas, infelizmente, por demanda orçamentária a gente vem discutindo com a governadoria esse tempo todo e chegamos agora a esse ponto. Vamos realizar um excelente são joão”, torceu.

 


 
Também presente na coletiva, o Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, explicou a formação da grade de atrações. “O Pelourinho, na verdade, tem uma tradição de programação. Temos, inclusive, artistas credenciados que estão formando uma fila pra entrar no palco. Esses credenciados para a festa junina, em sua maioria, são trio nordestinos. Eles é que vão preencher a nossa programação, foram nosso critério maior. Mesmo com a programação paralela no dia 23 e 24”, disse.

 
Diferente dos outros anos, em 2015, a festa se expande para o subúrbio de Salvador. Sobre a escolha dos locais, Portugal destacou que foi relativa ao público de cada programação. “Bom, o Subúrbio você tem uma área muito expandida que pode abrigar o público das grandes bandas. O pelourinho tem uma área muito menor, mas que é o retrato da Bahia para o mundo. Você não pode descartar o pelourinho de nada importante que aconteça na Bahia”, enfatizou o secretário, contando que acredita na contemplação de todos os públicos a artistas juninos no projeto. “É o meu primeiro são joão aqui. Ano passado eu estava fora do Brasil, e nos outros anos no interior. O diferencial é o seguinte, estamos aqui com todos os artistas contemplados. Os grandes fazedores da festa junina estão contemplados. Eu tenho aqui Estakazero, Zelito Miranda, Del Feliz, Calos Pita, Val Macambira. E mais ainda, as grandes bandas que são o objeto de desejo dessa meninada toda, e estão programadas pra uma festa muito maior”, finalizou.


Histórico de Conteúdo