Sábado, 04 de Abril de 2015 - 00:00

Banda de Ilhéus está entre as atrações de famoso festival do verão europeu

por Virgínia Andrade

Banda de Ilhéus está entre as atrações de famoso festival do verão europeu
OQuadro toca no Roskilde, na Dinamarca. Foto: Felippe Thomaz/Divulgação
Tem banda baiana na programação do Roskilde Festival 2015. Natural de Ilhéus, OQuadro é um grupo de rap, que representa no movimento Hip Hop uma tendência chamada "New School", ou "Nova Escola" em tradução livre, que busca, a partir do diálogo com outros estilos musicais e manifestações culturais, inovar esteticamente. Tudo a ver com o festival de música dinamarquês, famoso por sua programação eclética e seu caráter multicultural. Este ano, o evento acontecerá entre os dias 27 de junho e 4 de julho, com atrações como o ex-beatle Paul McCartney, os britânicos do Muse e da Florence + The Machine, além dos rappers norte-americanos Pharell Williams e Kendrick Lamar. Segundo Ricô, baixista e produtor musical d'OQuadro, o convite para tocar no Roskilde partiu de um dos curadores do festival, Peter Hvalkof, que já conhecia o trabalho da banda e estudava a possibilidade de levá-la para fora. "Peter ouviu o nosso som há mais ou menos dois anos e vinha namorando a ideia de levar a gente para tocar quando fez a proposta de integrarmos a grade do festival", conta. Para o músico, a sensação de participar do evento, um dos mais importantes do verão europeu, é um misto de gratidão e entusiasmo. "Para a gente é muito gratificante, porque trabalhamos nisso há muito tempo. Vai estar uma galera legal esse ano e vamos tocar adiante o que a gente já vem fazendo que é espalhar o nome da Bahia e do Brasil", destaca o baixista. Quanto ao show, Ricô diz que não haverá diferença entre o que estão acostumados a fazer e o que vão apresentar no festival, mas que tentarão uma parceria com um artista local. "Para eles, o que a gente faz aqui já é muito diferente. Como no show temos um momento para participação especial, vamos tentar entrosar com algum MC de lá e chamar ele para fazer uma rima", revela.
 
Vídeo de divulgação do Roskilde 2015. Ao todo, são mais de 150 bandas de mais de 30 países:
 

Embora seja a estreia d'OQuadro no Roskilde, esta não será a primeira vez que a banda se apresenta fora do Brasil. Em 2013, circularam com duas turnês europeias, uma em maio, pelo projeto "Bass Culture Clash", uma parceria entre a British Underground e a SECULT-BA, que propõe o intercâmbio entre artistas do Reino Unido e da Bahia; e a outra em agosto, tocando em festivais como Shamballa, Bestival e Number 6. Entre as melhores coisas de tocar fora do país, Ricô destaca a receptividade dos estrangeiros. "A receptividade fora é sempre legal, as pessoas são muito mais abertas, muito mais curiosas do que aqui no Brasil. Se curtem o som, dançam, se libertam. O som comunica bem forte, a língua não é uma barreira", avalia e conclui: "o pessoal de fora entende muito mais o som que a gente faz do que o pessoal daqui. Quando a gente vai pra fora, o lado brasileiro parece que dá mais valor. Mas, embora seja bom ir para fora, para gente é até mais importante ganhar o mercado brasileiro". Além da banda OQuadro, outras quatro atrações brasileiras integram o line-up do Roskilde, são eles: Tom Zé, Metá Metá, Tropkillaz e o DJ MAM. Entre as atrações internacionais, a principal expectativa da banda é ver a apresentação do rapper Kendrick Lamar, autor do hit "Bitch, Don't Kill My Vibe" e que lançou este ano o disco, aclamado por crítica e público, "To Pimp a Butterfly". "O Lamar é unânime na banda. No geral, queremos ver o show dele, o do Pharell e o de uma banda da África do Sul, a Die Antwoord, que entrou no line-up na última semana. Vai ter muita gente boa, mas esses shows vão ser bem especiais", destaca Ricô. Criado em 1971, o Roskilde Festival realiza edições anuais, com oito dias de programação, que inclui shows e muita diversão. Clique e confira a programação completa.
 
As bandas OQuadro, Metá Metá, Tropkillaz, além de Tom Zé e DJ MAM representam o Brasil na programação do Roskilde 2015. Foto: Reprodução | Site oficial do Roskilde

Comandado pelos vocais de Jef Rodriguez, Rans e Freeza, pela percussão de Jahgga e guitarra de Rodrigo Dalua, pelas programações de Vic Santana e o baixo de Ricô, OQuadro tem outro bom motivo para comemorar, além da participação no Roskilde. Após um hiato de quase três anos, a banda se prepara para lançar seu segundo álbum de carreira, ainda sem nome definido. Há cerca de dois meses, o grupo divulgou em suas redes sociais a faixa "Where I'm From", primeiro single do novo projeto, com lançamento estimado para o segundo semestre de 2015. Até julho, eles pretendem pôr na rede mais uma música do disco, além do clipe de "Filme". Ricô acredita que o próximo trabalho será bastante diferente do de estreia e atribui a mudança tanto à maturidade de gravar em estúdio quanto ao intenso trabalho de pesquisa, para ele, processo que nunca acaba na música. "O primeiro [álbum] foi mais artesanal, mais orgânico. Nesse, a gente vai misturar mais as tecnologias, as técnicas de som. O disco vai ser de rap, mas vamos trabalhar bastante esse flash com o eletrônico", explica. Morando no Rio de Janeiro, assim como Jef, Ricô acredita que o contato com outras cenas ajudam a incorporar novas referências à sonoridade da banda, que se vale principalmente da internet para administrar a distância, já que os demais integrantes do grupo continuam em Ilhéus. "Usamos muito a internet para nos comunicar, mas vai e volta a gente se encontra, ensaia, discute detalhes do show, do álbum... e assim vai, na medida do fluxo. A distância não atrapalha", ressalta. Assim como "OQuadro", de 2012, o novo CD também será gravado no estúdio do cantor Guilherme Arantes em Camaçari e lançado pelo selo "Coaxo do Sapo". Participações ainda não foram confirmadas, mas o grupo está estudando as possibilidades.

Ouça "Where I'm From", uma parceria d'OQuadro com Afrikan Boy:


Antes de embarcarem para a Dinarmarca, OQuadro retorna a Salvador para um show no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho. A apresentação acontece dia 9 de maio, às 21h, com ingressos à venda a partir do dia 7 de abril, nas lojas Ticketmix.

Serviço
O QUÊ: Show da banda "OQuadro"
QUANDO: Sábado, 9 de maio, às 21h
ONDE: Largo Pedro Archanjo, Pelourinho
QUANTO: R$ 15 (preço único)

Ouça o primeiro disco da banda OQuadro:

Histórico de Conteúdo