Corte de verba no setor cultural será debatido em sessão plenária
Foto: Emídio Bastos
O corte de verba no setor cultural, imposto pelo Estado desde que o governador Jaques Wagner anunciou, em agosto, o contingenciamento dos gastos do poder público, será tema, este mês, de sessão plenária do Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC). Artistas, produtores e grupos culturais terão a chance de debater o assunto com representantes governamentais na próxima quarta-feira (9), às 14 horas, na sede do órgão, no Campo Grande.
A mesa de debate será mediada pelo presidente do colegiado, Márcio Caires. Foram convidados o secretário estadual de Cultura, Albino Rubim e representantes da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e do Ministério da Cultura (MinC). É esperada também a presença do deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa da Bahia. Para representar a categoria artística, devem comparecer o presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões do Estado da Bahia (Sated), Fernando Marinho, e o representante dos Colegiados Setoriais, o diretor e ator de teatro Eurico de Freitas Neto, mais conhecido como Gordo Neto. Cada convidado falará por 15 minutos e, em seguida, o público poderá interagir e sugerir melhorias nas questões mais pertinentes.
A sessão foi motivada em razão das medidas de contenção de despesas do governo baiano, adotadas por meio dos decretos 14.682/13 e 14.710/13, que resultaram no cancelamento e adiamento de algumas atividades apoiadas por editais da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e pelos recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).
Serviço
O QUÊ: Sessão Plenária sobre corte de verba na Cultura
QUANDO: 9 de outubro, das 14h às 17h
ONDE: Sede do Conselho Estadual de Cultura, no Campo Grande
