Com contribuição de músicos da MPB, mostra em homenagem a Vinicius chega a Salvador
Inspirada no poema "O Haver", a exposição "O Haver - Pinturas e Músicas para Vinicius" chega a Salvador na próxima terça-feira (8), às 19h, na Caixa Cultural Salvador. Assinada pelo artista gráfico e jornalista Elifas Andreato, a exposição reúne nomes de expressão da música popular brasileira, entre eles Chico Buarque, Paulinho da Viola, Toquinho, Antônio Nóbrega, Chico Cesar, Badi Assadi e Martinho da Vila, e os conecta ao de Elifas Andreato a fim de celebrar a obra do poeta e compositor Vinicius de Moraes. 
 
Idealizado por Andreato, o projeto viabilizou a criação de canções inéditas, por parte de 14 músicos convidados, todas inspiradas no poema "O Haver", de Vinicius. Autoral, a arte visual foi pensada, produzida e assinada por Elifas em parceria com cada um dos músicos participantes. O resultado do projeto, além da exposição, deu origem a um DVD e a um site (www.ohaver.com.br), onde está registrado todo o processo de produção do trabalho. 
 
Aos visitantes, serão oferecidos lápis aquarela e perfis de Vinicius, para a produção de obras artísticas, além do espaço de criação das oficinas, sempre disponível àqueles que quiserem utilizá-lo. A exposição estará aberta para visitação durante o período de 9 de outubro a 10 de novembro de 2013.
 
Considerado um dos mais importantes expoentes das artes gráficas no Brasil, Elifas já produziu capas de discos de importantes músicos da MPB, entre elas a arte do LP “Vinicius e Toquinho”, trabalho que deu início a sua relação de amizade com o poetinha. Além disso, colaborou com jornais e revistas de oposição à ditadura militar e atuou como programador visual de espetáculos teatrais, entre eles peças de William Sha, Jean-Paul Sartre e Augusto Boal.
 
Serviço
O QUÊ:
Exposição "O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius"
QUANDO: Abertura - 8 de outubro, às 19h; Visitação - De 9 de outubro a 10 de novembro de 2013 (terça-feira à domingo) das 9h às 18h
ONDE: Caixa Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro
QUANTO: Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre

Histórico de Conteúdo