Diálogo entre pintura e azulejaria é tema de exposição no Museu Udo Knoff
A exposição “Entre Pedras e Telas – Um Diálogo, Uma Inspiração” será inaugurada nesta sexta-feira (5), no Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, localizado no Centro Histórico. Resultado das disciplinas “Teoria e Técnica de Pintura” e “Pintura I” da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, a mostra reúne 36 criações assinadas pelos alunos. Com visitação gratuita, a exposição segue em cartaz até o dia 15 de setembro.
Orientados pelo artista plástico, mestre em História da Arte e professor da EBA, Anderson Marinho, os estudantes se inspiraram em parte da coleção de azulejos do museu que atualmente está em exibição na mostra “Azulejos de Udo” para produzir as pinturas, em sua maioria, trabalhos com tinta acrílica e óleo sobre tela.
O conjunto de azulejos preservados pelo museu inclui painéis decorativos de autoria do próprio Udo e criações de representativos artistas locais, a exemplo de Jenner Augusto, Genaro de Carvalho, Sante Scaldaferri e Calasans Neto. Conta ainda com azulejos remanescentes de casarões do Centro Histórico de Salvador, reunidos pelo patrono do museu nos anos 60 e 70. As peças são datadas dos séculos XVI ao XX e são originárias de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Holanda e Itália.
Serviço
O QUÊ: “Exposição Entre Pedras e Telas – Um Diálogo, Uma Inspiração”
ONDE: Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica - Rua Frei Vicente, nº 03, Centro Histórico. Tel: (71) 3117-6389.
QUANDO: Abertura – 5 de julho (sexta-feira), 18h. Visitação: até 15 de setembro. Terça a sexta, das 12h às 18h. Sábados e domingos e feriados, das 12h às 17h.
QUANTO: Gratuito