Carreiras UniFTC: A Importância da Iniciação Científica na graduação
Diante do avanço do conhecimento e das novas metodologias de ensino, é extremamente importante a busca de alternativas, onde desperte no próprio estudantes a capacidade de buscar conhecimentos e saber utilizá-los, ou seja, dominar o desconhecido.
A Iniciação Científica é um instrumento de aprendizagem complementar, realizado durante o período da graduação, agindo de forma adicional ao aprendizado acadêmico. A participação e execução de um projeto de Iniciação Científica traz ao estudante uma excelente estratégia para ampliar o conhecimento científico.
A Iniciação Científica começa no despertar da curiosidade em um determinado tema/assunto, na busca pela leitura complementar e na formulação de hipóteses/problemas. O segundo passo é buscar um orientador e discutir o assunto de forma a ampliar e reformular suas hipóteses/problemas. Em terceiro a construção de um projeto estruturado e em quarto a execução do projeto com a aplicação dos variados métodos a fim de explicitar ao máximo seus resultados alcançados.
Assim, aprende-se a lidar com o desconhecido e a encontrar novos conhecimentos aplicáveis à sua área específica, que trará ao estudante ao longo das atividades uma melhora na qualidade das atividades acadêmicas desenvolvidas durante o curso.
Com a aplicação desta modalidade, não faremos de nossos estudantes meros depositários de informações e sim profissionais competentes ao mercado de trabalho, como resposta que a sociedade espera. Esses recém-graduados passam a ter maior capacidade em disciplina pessoal, criatividade e senso crítico. Além disso, se tornam profissionais aptos a ingressar em cursos de pós-graduação, mestrado ou doutorado, visto que a grande maioria destes programas avaliam o desenvolvimento e participação do estudante em programas de Iniciação Científica em seu currículo acadêmico.
Com o desenvolvimento do trabalho, o estudante apresenta um diferencial no exercício profissional, com autonomia, senso crítico apurado e determinação ao enfrentamento às dificuldades encontradas, se destacando nas entrevistas de trabalho.
*Robinson Moresca de Andrade é doutor em Agronomia na área de concentração em Microbiologia Agrícola pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ/USP. É coordenador de Pesquisa, Extensão e Iniciação Científica da Rede UniFTC, do Portal Periódicos UniFTC e do Comitê de Ética em Pesquisa Humana do Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia (CEP/IMES).
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