Quarta, 11 de Março de 2020 - 10:10

Carreiras UniFTC: Representatividade põe o mundo em movimento

por Milena Oliveira

Carreiras UniFTC: Representatividade põe o mundo em movimento
Foto: Divulgação

Vestindo as camisas de seus times, desde sempre, garotos sonham em ser uma estrela do futebol. É só escolher um ídolo - artilheiro como Pelé ou astro internacional como Neymar? - e se imaginar entrando no estádio lotado enquanto a torcida grita seus nomes. As meninas que sonham em jogar profissionalmente, no entanto, não tinham em quem se inspirar até outro dia, não antes de poderem sonhar em ser Marta ou Formiga.

 

Ao traçar os próximos passos para a carreira em qualquer área, é muito importante ter alguém em quem se espelhar. Alguém que você olhe, admire e, sobretudo, se reconheça ao ponto de acreditar que é possível ter sucesso. Não custa repetir: representatividade importa.

 

De acordo com o Panorama Mulher, apenas 13% das empresas brasileiras são presididas por mulheres. Ainda não é o cenário dos sonhos, mas já avançamos tanto. No Brasil, 82% das mulheres entre 25 e 34 anos estão empregadas. Nós somos a maioria nas turmas de ensino superior e seguimos nos capacitando mais que o público masculino. Em 2020, pela primeira vez, a Forbes estampou uma mulher grávida como exemplo de sucesso em uma capa. Eu acredito que é importante dar visibilidade a essas conquistas e a essas mulheres que estão avançando em suas carreiras para que mais meninas possam sonhar com o cargo de CEO.

 

Há três anos, estou à frente do time de Marketing e Relacionamento da UniFTC e, escrevendo esse texto, percebi que, dos 11 cargos de liderança que estão sob meu guarda-chuva, 9 são ocupados por mulheres extremamente competentes. Mulheres que provam diariamente às suas assistentes e às alunas da Rede UniFTC que é possível ter sucesso; é possível equilibrar a maternidade, a casa, a carreira, as metas; tudo é possível quando acreditamos em nós mesmas, quando lutamos.

 

O 8 de Março foi há poucos dias e eu espero que, como as futuras futebolistas se inspiram em Marta e Formiga, as alunas da UniFTC possam sonhar em ser Milena ou Cristina ou qualquer uma de nossas gestoras e professoras que movimentam o mundo através de seus exemplos de liderança.

 

*Milena Oliveira é vice-presidente de Marketing e Relacionamento da Rede UniFTC

 

*Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias

Histórico de Conteúdo