Carreiras FTC: Celular no modo 'educa'
Foto: Divulgação
Celular e Educação: ver duas palavras extremamente em alta em um mesmo contexto já traz a todos atenção ou estranheza. Os celulares são verdadeiros telefones inteligentes que abordam elementos da vida cotidiana de forma integrada. Com o mesmo aparelho, é possível ligar, calcular, pesquisar de tudo na web, jogar, construir texto escolares, assistir sua programação favorita, pagar suas contas, te despertar ao amanhecer e ainda aproximar você do mundo lá fora por meio das redes sociais.
A geração que hoje participa do processo educacional vive uma realidade extremamente digital, onde este aparelho tão dinâmico torna-se quase que seu assistente pessoal para assuntos aleatórios. Esta conexão entre indivíduo-aparelho faz parte do respirar no seu dia-a-dia, sendo quase que um afronte ao estudante tentar desvincular este aparelho de qualquer atividade sua.
Para os professores, este mesmo aparelho utilizado em sua sala de aula também é um afronte, mas à sua prática docente, ao seu processo de ensino. Mas será que os estudantes realmente foram para a sala de aula pensando em desrespeitar o professor? Ou usar o celular é uma prática normal da vida dele? Sabe quando estamos para decolar em um avião e anunciam que devemos colocar nossos celulares em modo avião? Quem não fica contrariado com isso e se sente desconectado do mundo?
O celular tem vários modos de operação: modo avião, modo vibração, modo silencioso... Imagine então que a nossa prática em sala de aula deveria ser em primeiro lugar motivacional ao estudante, entrando em sua realidade, e não buscando trazer ele à realidade de formação do professor que vem do século passado. Para tanto, além do uso das próprias redes sociais já conhecidas, o professor precisa estar apto a utilizar os diversos aplicativos educacionais que permitem a configuração de aulas por metodologias ativas propiciando assim não somente um maior engajamento do estudante em sala de aula, como também reinserindo a turma no foco abordado pelo professor.
Esta prática docente de relacionar tecnologias digitais em momentos de aprendizagem planejados dentro da realidade do estudante, utilizando o celular como ferramenta, caracteriza-se um novo modo de operação do celular, O MODO EDUCA, onde o professor dinamiza a aula e permite, a partir de redes sociais e softwares educativos interacionistas, que o estudante tenha uma aprendizagem cada vez mais ativa, contextualizada e motivacional.
*Jardel Araújo é pós-doutor em Currículo por Competências e responsável pelo Núcleo de Qualidade Acadêmica da Rede FTC
*Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias
