Terça, 03 de Dezembro de 2019 - 10:00

Carreiras FTC: Enfermagem na Urgência, Emergência e UTI

por Elisangela Torres

Carreiras FTC: Enfermagem na Urgência, Emergência e UTI
Foto: Divulgação
As doenças da modernidade são as que mais matam no Brasil. Dados do Ministério da Saúde confirmam que o perfil da mortalidade no país mudou ao longo dos anos, acompanhando a tendência mundial de mais mortes por doenças crônicas e violentas. Por grupo de causa, as doenças do aparelho circulatório – associadas à má alimentação, consumo excessivo de álcool, tabagismo e falta de atividade física - estão entre as que mais contribuem para um atendimento emergencial ou necessidade de monitorização dos padrões vitais de um paciente.

O paciente que procura o serviço de emergência busca uma solução imediata para suas manifestações, depositando na instituição e nos profissionais que ali atuam a última esperança para resolução do seu caso.  Contudo, existem também as diferenças entre a emergência estabelecida pelo doente e a emergência determinada pelo profissional de saúde como critério de gravidade e prioridade do atendimento.

Neste contexto, o enfermeiro tem sido um profissional de destaque por acolher o indivíduo que chega à Unidade de Emergência ou Unidade de Terapia Intensiva. O profissional precisa dispor de eficiência operacional, segurança do cuidado, saber trabalhar em equipe, controle emocional, conhecimento científico, dentre outras habilidades trabalhadas na Pós-Graduação de Urgência, Emergência e UTI da FTC Paralela.

O nosso curso possui um corpo docente excelente e com experiência prática, oferece métodos pedagógicos inovadores com experiências realísticas, discussão de casos clínicos, resolução de problemas desde o início do curso direcionadas a prática de mercado.  Além do desenvolvimento de habilidades assistenciais que norteiem a equipe multiprofissional na dinâmica do cuidar do paciente com segurança e qualidade, subsídio teórico-prático para os profissionais que compõem a equipe multiprofissional na atuação ou que desejam atuar nas diversas situações de Urgência, Emergência e UTI com humanização e ética.
 
*Elisangela Torres é Mestre em Enfermagem na Área do Cuidar no Desenvolvimento Humano, Especialista em Unidade de Terapia Intensiva, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem na Urgência, Emergência e UTI da FTC Salvador Paralela
 
*Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias

Histórico de Conteúdo